Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over GA-G31M-S2L e Core 2 E7200


AbelR

Posts recomendados

  • Membro VIP
(ja arrumei meu HD????????, "adeus notebook", mas valeu pela dica do teclado)... Falou... :)

primeiro obrigado pelas dicas... vou dar uma olhada nisso tudo que você falor e ver o que acontece....

agora sobre a minha dica, não tinha nada a ver com notebook... é que vários notes para se colocar o ponto de interrogação você tem que teclar altGR+w entendeu?

por isso que era uma dica de note... não tava falando do teu note... tava falando do teu teclado que era em espanhol e que você disse que não tinha ponto de interrogação... hehehehehehehe

valeu e t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tentei baixar mas dá pau...

o fsb tá em 400

memoria mult 2.00 = 800

e v.core 1.45 ai rola...

pcie = auto

o que preciso mudar pra baixar o v.core que tu disse?

tempmg9.jpg

temp

voltfh9.jpg

tensão

fanip0.jpg

fans

statip3.jpg

status

Tenta tirar a VGA-off... Da uma testada e ve se concegue diminuir o vcore e manter o FSB!!! Na página inicial do setup da GA-G31M-S2L você deve clickar CTRL + F1 para abrir as opções avançadas de configuração!!! Aumenta o vFSB que fica um pouco acima do vcore nas opções do setup!!! Depois tenta c/ a VGA-off instalada e aumentando o vFSB!!! OK??? Se não entender é só da um grito que explico melhor... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devo partir de que tensão?

coloquei agora 1.4000 de v.core

ofsb 0.3

mas não rolou também

Atualiza sua BIOS(se ja não fez) e tenta de novo... Deve ter algum tipo de problema com a configuração da sua MoBo ou fisico com o processador!!! Eu estou utilizando o mesmo CPU q você e estou com vcore 1.175v em 3.32GHz e em 3.8GHz já consegui estabilizar com 1.2v!!! Tenta utilizar só um módulo de memória e alterna entre os slot's... Ta meio complicado teu caso... Se tiver como testar em outra mobo o CPU e ver até onde ele chega com menor vcore possível também ia dar uma ajudinha!!! Não tem nenhum amigo que possa lhe emprestar uma mobo... OK??? Qualquer coisa é dar um grito... Falou.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas mesmo q seja o mesmo processador...se els forem de revisoes diferentes ou mesmo a MoBo de revisoes diferentes...você pode nao conseguir o mesmo nível de over sem mexer no Vcore q o amigo conseguiu.....

e cuidado com aumento de Vcore...q. você pode mandar mesmo seu Processador pro cemitério dos torradinhos......abratz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim me passar as revisões do teu proc e da mobo

e a bios que tu está utilizando

se eu colocar a 1.4 já dá despejo de memória

o estável fica em 1.4

poderia ser alguma coisa com a frequencia da pcie? tipo não é uma vga muito potente mas pode ter algo?

poderia também me passar como tu faz para estabilizar em 3.8 a 1.2v, exatamente tudo que tu altera? para eu tentar

vou atualizar a bios também que não o fiz ainda por falta de tempo

abraços

PS: agora meio dia atualizei a bios pra f6, e consegui deixar 1.35vcore

ocfsb 0.1+

baixou a temperatura pra média de 50° vou tentar depois baixar mais o vcore talvez tenha que aumentar a ofsb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola abelr, comprei a ga-g31m-s2l e estou usando por emquanto um Pentium D 3.0 ate o e7200 chegar e notei que a temperatura do processador na bios fica travada em 33graus e nao altera nunca, e no evereste acontece a mesma coisa mesmo executando jogos ou programas nao se altera e isso acontece com o hd também!

Sera que terei que atualizar a bios? Nao queria fazer isso pois nao sei exatamente como fazer.

A bios da mobo é a F3.

Agradeço desde ja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Abel, uma coisa que me ocorreu agora....

eu tenho 4 pentes de 1gb da corsair para colocar no micro que estou montando. elas são corsair de 533 (é o que diz no selo)

só que agora eu abri o manual da placa mãe pela internet e ela diz o seguinte:

Dual-Channel memory architecture

- 4 X 240-pin DIMM sockets support unbuffered

non-ECC DDR2 1066*/800/667MHz memory modules

isso pode querer dizer que 533 não cabe alí??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abel gostaria de pedir um favor pra você. Não sei exatamente as configs que tenho q alterar na bios para faz OC aqui no meu pc, se puder passar os itens q devem ser alterados na bios e seus valores para q o pc opere em 3.2ghz agradeço. A config de meu pc é igual a sua, a mesma G32M-S2L com um Core2Duo E7200 @ 2,53Ghz, 2 x DDR2 1GB (Markvision) em Dual Channel, VGA ZOGIS 8600GT 512MB e Samsung 250GB Sata. Acho q se passares os mesmos valores q tu usas ai vai dar certo. Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

assim me passar as revisões do teu proc e da mobo

e a bios que tu está utilizando

se eu colocar a 1.4 já dá despejo de memória

o estável fica em 1.4

poderia ser alguma coisa com a frequencia da pcie? tipo não é uma vga muito potente mas pode ter algo?

poderia também me passar como tu faz para estabilizar em 3.8 a 1.2v, exatamente tudo que tu altera? para eu tentar

vou atualizar a bios também que não o fiz ainda por falta de tempo

abraços

PS: agora meio dia atualizei a bios pra f6, e consegui deixar 1.35vcore

ocfsb 0.1+

baixou a temperatura pra média de 50° vou tentar depois baixar mais o vcore talvez tenha que aumentar a ofsb

Se você tirar sua VGA-off você concegue chegar em 3.8GHz c/ vcore em 1.2v com tranquilidade!!! Se você deixar a VGA-off vai ter que aumentar o PCIex na medida q aumentar o FSB!!! Por exemplo, se aumentar de 333MHz p/ 400MHz o FSB, vai haver um aumento de 20% e esse aumento vai ter que refletir no PCIex, elevando a 120MHz!!! OK??? Se não entender é só perguntar de novo... Falou... :)

ola abelr, comprei a ga-g31m-s2l e estou usando por emquanto um Pentium D 3.0 ate o e7200 chegar e notei que a temperatura do processador na bios fica travada em 33graus e nao altera nunca, e no evereste acontece a mesma coisa mesmo executando jogos ou programas nao se altera e isso acontece com o hd também!

Sera que terei que atualizar a bios? Nao queria fazer isso pois nao sei exatamente como fazer.

A bios da mobo é a F3.

Agradeço desde ja.

A probabilidade de ser a BIOS é muito alta... Baixa a ultima versão (F6) e com o flashBIOS (que vem no CD da GA-G31M-S2L) você atualiza sua BIOS... Muito cuidado p/ atualizar a BIOS com a versão errada... LINK p/ download da última versão: http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/BIOS_DownloadFile.aspx?FileType=BIOS&FileID=13654

O PC não pode desligar de nenhuma forma durante a atualização... OK??? Espero que de certoa ai... Depois posta o resultado... Falou... :)

Abel, uma coisa que me ocorreu agora....

eu tenho 4 pentes de 1gb da corsair para colocar no micro que estou montando. elas são corsair de 533 (é o que diz no selo)

só que agora eu abri o manual da placa mãe pela internet e ela diz o seguinte:

Dual-Channel memory architecture

- 4 X 240-pin DIMM sockets support unbuffered

non-ECC DDR2 1066*/800/667MHz memory modules

isso pode querer dizer que 533 não cabe alí??????

Provavelmente a MoBo vai configurar automaticamente de 533MHz p/ 667MHz!!! Talvez de erro nas memo, ai você tera que aumentar o vDIMM p/ estabilizar, mas eu acho muito improvavel que suas memo's não funcionem a 667MHz sem vDIMM a mais!!! OK??? Falou... :)

Abel gostaria de pedir um favor pra você. Não sei exatamente as configs que tenho q alterar na bios para faz OC aqui no meu pc, se puder passar os itens q devem ser alterados na bios e seus valores para q o pc opere em 3.2ghz agradeço. A config de meu pc é igual a sua, a mesma G32M-S2L com um Core2Duo E7200 @ 2,53Ghz, 2 x DDR2 1GB (Markvision) em Dual Channel, VGA ZOGIS 8600GT 512MB e Samsung 250GB Sata. Acho q se passares os mesmos valores q tu usas ai vai dar certo. Abraço!

Aumenta o FSB de 266MHz p/ 333MHz, ai o E7200 vai trabalhar em 3.16GHz e você não vai precisar aumentar o PCIex (eu acho mais aconselhavel dessa forma)... Se mesmo assim você quiser aumentar p/ 3.2GHz você vai ter que aumentar o FSB p/ 337MHz, talvez tenha que aumentar o PCIex, mas tenta sem aumentar, se não der, aumenta o PCIex p/ 101MHz... OK??? se tiver duvida é só perguntar... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas mesmo q seja o mesmo processador...se els forem de revisoes diferentes ou mesmo a MoBo de revisoes diferentes...você pode nao conseguir o mesmo nível de over sem mexer no Vcore q o amigo conseguiu.....

e cuidado com aumento de Vcore...q. você pode mandar mesmo seu Processador pro cemitério dos torradinhos......abratz

O E7200 e a GA-G31M-S2L (dentro do que eu sei) ainda estão na 1° revisão!!! Por isso acho meio estranho ele não estar alcançando o mesmo nível de OC com o vcore baixo!!! Se tiver informações atualizadas sobre o E7200 ou sobre a GA-G31M-S2L posta ai... Este tópico esta meio carente de informações atualizadas... To meio sem tempo, só respondendo as dúvidas do pessoal... Assim que der vou fazer uma pesquisa avançada nos fórum's gringos e sites de teste, p/ dar um UP no tópico!!! valeu, Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou pensando em comprar um sistema extremamente parecido com o do dono do topico...

Mas nao pretendo fazer OC tão altos, porque é a primeira vez q irei fazer e também porque não quero forçar o processador...

Da pra chegar a qual Clock sem mmodificar o Vcore? E mudando pouco?

Da pra fazer um OC aumentando apenas o multiplier ou o FSB Clock?

--

Sou iniciante em OC ainda... Por issto tenho muitas duvidas...hehe...

Desculpem o amadorismo..haha

Obrigadao!

---

(eu vi q o Abel chegou a 3,2 Ghz com vcore 1.175v... foi fácil chegar a ISSO? Eu queria tentar algo mais simples no começo... ^_^)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aumenta o FSB de 266MHz p/ 333MHz, ai o E7200 vai trabalhar em 3.16GHz e você não vai precisar aumentar o PCIex (eu acho mais aconselhavel dessa forma)... Se mesmo assim você quiser aumentar p/ 3.2GHz você vai ter que aumentar o FSB p/ 337MHz, talvez tenha que aumentar o PCIex, mas tenta sem aumentar, se não der, aumenta o PCIex p/ 101MHz... OK??? se tiver duvida é só perguntar... Falou... :)

Olá Abel!...Tive tempo de ler os scraps antes de postar hj..huahua...

Vi q a resposta do meu scrap anterior ja existia...

você mudou APENAS o FSB pra 333 ou teve q mexer em algo mais?Por curiosidade...a quanto chega a temperatura do processador a 3,16 Ghz?Estou vendo se compro o um cooler junto ou nao...

(No caso eu compraria o Cooler Master Hyper TX2... Mas se tiver noção de algo bom também e barato...ja poderia me dar um dica?)

valeu MESMO!!

(ah...parabens pela iniciativa de ajudar todo mundo... =])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tchê eu tenho que aumentar a pcie proporcional como tu falou então em principio sai dos 266(padrão) para 400(objetivo) isso dá em torno de 50% de over então tenho que colocar a pcie em 150? isso não poderia causar algum tipo de dano?

A GA-G31M-S2L tem o FSB 1333MHz originais... Isso faz com que você possa por o FSB em 333MHz sem aumentar o PCIex... você só vai aumentar o PCIex quando o sistema fircar instável... O sistema só vai ficar instável quando você ultrapassar o limite de FSB da sua MoBo!!! OK??? Qualquer duvida é só perguntar... Falou... :)

Olá Abel!...Tive tempo de ler os scraps antes de postar hj..huahua...

Vi q a resposta do meu scrap anterior ja existia...

você mudou APENAS o FSB pra 333 ou teve q mexer em algo mais?Por curiosidade...a quanto chega a temperatura do processador a 3,16 Ghz?Estou vendo se compro o um cooler junto ou nao...

(No caso eu compraria o Cooler Master Hyper TX2... Mas se tiver noção de algo bom também e barato...ja poderia me dar um dica?)

valeu MESMO!!

(ah...parabens pela iniciativa de ajudar todo mundo... =])

Basta aumentar o FSB de 266MHz p/ 333MHz, mas, se você tiver uma memória que trabalha a menos de 800MHz, talvez tenha que mexer nos timing das memo e até mesmo no vDIMM, isso será um pouco mais complicado, só que nem um pouco difícil, você vai ver que é bem fácil de configurar... Qual a velocidade das memo que você tem ou vai comprar e de que marca ela é???

Em 3.16GHz a temperatura do E7200 permanece baixa, como se estive-se em 2.53GHz!!! O E7200 e o E8500, são muito iguais (compartilham do mesmo núcleo de processamento, o penryn) e o E8500 trabalha a 3.16GHz e fica com praticamente a mesma temperatura do E7200... O hyper TX2 é muito bm (de acordo com relatos do pessoal do CDH), eu particularmente acho que você pode continuar com o cooler BOX[ta], a não ser que você realmente queira diminuir a temp. do processador, ai o hyper TX2 é uma boa pedida, até um buffalo da evercool já seria mais do que suficiente, sendo também barato, em torno de uns 50-60R$ no ML!!! OK??? Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta aumentar o FSB de 266MHz p/ 333MHz, mas, se você tiver uma memória que trabalha a menos de 800MHz, talvez tenha que mexer nos timing das memo e até mesmo no vDIMM, isso será um pouco mais complicado, só que nem um pouco difícil, você vai ver que é bem fácil de configurar... Qual a velocidade das memo que você tem ou vai comprar e de que marca ela é???

Em 3.16GHz a temperatura do E7200 permanece baixa, como se estive-se em 2.53GHz!!! O E7200 e o E8500, são muito iguais (compartilham do mesmo núcleo de processamento, o penryn) e o E8500 trabalha a 3.16GHz e fica com praticamente a mesma temperatura do E7200... O hyper TX2 é muito bm (de acordo com relatos do pessoal do CDH), eu particularmente acho que você pode continuar com o cooler BOX[ta], a não ser que você realmente queira diminuir a temp. do processador, ai o hyper TX2 é uma boa pedida, até um buffalo da evercool já seria mais do que suficiente, sendo também barato, em torno de uns 50-60R$ no ML!!! OK??? Falou... :)

To pensando em colocar 2x1gb DDR2 800 Kingston (por 118 reais ao todo) ou pegar 2x512Mb DDR2 800 da Corsair (por 70 reais ao todo)...

To achando que vou pegar essa ultima opção mesmo...(2x512) porque o meu pc atual tem apenas 1x1gb (e ainda compartilhada com o video on board e eu me viro super bem...)

Do mais...procurei esse o buffalo ae...mas só achei no mercado livre e no e-armazem(por mais de 60 reais)... acho q num compensa comprar assim... vou ficar com o cooler box ou o Cooler master mesmo...

Do mais vou usar um gabinete com 1 fan de 12 cm...+ uma fonte da Zalman(360w)

acho q da pra gasto...

Será q da problema usar essas memorias de marca MESMO elas sendo dos modelos MAIS simples que tem(apesar de serem DDR2 800)?

Falou ae abel! Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pensando em colocar 2x1gb DDR2 800 Kingston (por 118 reais ao todo) ou pegar 2x512Mb DDR2 800 da Corsair (por 70 reais ao todo)...

To achando que vou pegar essa ultima opção mesmo...(2x512) porque o meu pc atual tem apenas 1x1gb (e ainda compartilhada com o video on board e eu me viro super bem...)

Do mais...procurei esse o buffalo ae...mas só achei no mercado livre e no e-armazem(por mais de 60 reais)... acho q num compensa comprar assim... vou ficar com o cooler box ou o Cooler master mesmo...

Do mais vou usar um gabinete com 1 fan de 12 cm...+ uma fonte da Zalman(360w)

acho q da pra gasto...

Será q da problema usar essas memorias de marca MESMO elas sendo dos modelos MAIS simples que tem(apesar de serem DDR2 800)?

Falou ae abel! Obrigado pela atenção!

Se elas forem 800MHz. muito dificilmente irão lhe dar problema, quase certo que não precisara nem se quer mudar as opções de timing e tensão... Pode ficar tranquilo que vai ficar beleza teu sistema!!! Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, já entrei em contato aqui nesse tópico quando estava para comprar e logo depois com minha maquina novo (a que esta na minha assinatura) minhas duvidas foram quase todas sanadas mas agora estou com outras.

Bem meu PC novo esta apenas com o cooler do processador que vem com ela, o Box, estou para colocar um na tampa lateral e um exaustor na traseira , vou trocar minha fonte da Genérica que incrivelmente esta funcionado bem mas como tenho uma seventeam de 420 reais vou usar ela pois não vou deixar uma fonte boa dessas parada, e vou fazer um OC de 2,53 para 3,1. Minhas duvidas são as seguintes:

1 – Qual a temporização das memórias Kingston de 800 Mhz passando para 900 ou 1000 Mhz. Isso vai deixar meu sistema instável, é vantagem aumentar o clock da memória em um sistema que já é relativamente rápido?

2 – A temperatura hoje sem o OC quando o processador esta em low (1.6 Ghz) é de 56 ºC e em Full (2.53 Ghz) é de 62 ºC será que usando ele em 3.1 com o exaustor e o ventilador da tampa lateral e levando em consideração que o cooler da fonte SevenTeam é bem grande jogando o ar quente para fora será que vou ter problemas com a temperatura?

3 – Gostaria de saber como funciona esse lance das voltagens para essa placa mãe com essa fonte. Quais seriam os valores adequados para uma temperatura mais baixa possível e um sistema estável!

Valeu galera e fico no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A probabilidade de ser a BIOS é muito alta... Baixa a ultima versão (F6) e com o flashBIOS (que vem no CD da GA-G31M-S2L) você atualiza sua BIOS... Muito cuidado p/ atualizar a BIOS com a versão errada... LINK p/ download da última versão: http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/BIOS_DownloadFile.aspx?FileType=BIOS&FileID=13654

O PC não pode desligar de nenhuma forma durante a atualização... OK??? Espero que de certoa ai... Depois posta o resultado... Falou... :)

Abel alem da temperatura, depois de algumas horas o windows reseta. No e-mule e no avg também acontece alguns erros e pede para ser fechado.

Agora quanto a atualização sou meio leigo. Eu gravo essa atualização nova num pendrive, e entro no flash bios? Abel se você puder me explicar detalhadamente eu agradeço!

Que Jeova te abençoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A probabilidade de ser a BIOS é muito alta... Baixa a ultima versão (F6) e com o flashBIOS (que vem no CD da GA-G31M-S2L) você atualiza sua BIOS... Muito cuidado p/ atualizar a BIOS com a versão errada... LINK p/ download da última versão: http://www.gigabyte.com.tw/Support/Motherboard/BIOS_DownloadFile.aspx?FileType=BIOS&FileID=13654

O PC não pode desligar de nenhuma forma durante a atualização... OK??? Espero que de certoa ai... Depois posta o resultado... Falou... :)

Abel alem da temperatura, depois de algumas horas o windows reseta. No e-mule e no avg também acontece alguns erros e pede para ser fechado.

Agora quanto a atualização sou meio leigo. Eu gravo essa atualização nova num pendrive, e entro no flash bios? Abel se você puder me explicar detalhadamente eu agradeço!

Que Jeova te abençoe

Normalmente nao tem misterios é so voce olhar no site da sua placa-mãe que deve ter um passo a passo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

abel uma pergunta simples...

chegou o meu 7200 box, vou usar pelo menos por enquanto o cooler original mesmo...

sei que ele já vem com pasta termica.... a minha pergunta é a seguinte.... vale a pena eu raspar essa pasta original para colocar aquela da akasa que tem na digimer por 4 pilas que diz que é com silver ou é melhor deixar a original mesmo???

isso para aumentar pouca coisa só o processador... tipo, no máximo a 3,16

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola gelara, gostaria de saber o que é esse tal de DRAM: Proporção FSB = 16:12 que vi em meu everest como esta na foto a baixo, minha duvida é porque vi em um post do AbeIr que o dele estava em 1:1, o que quer dizer isso e qual dos dois é melhor. Se o 1:1 igual do AbeIr for melhor como faço para colocar igual????

minhatelacp1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!