Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O borne do contagiros está ligado.

O gate do mosfet fica com a tensão 0. Ela aumenta mas depois de 2 segundos some.

Como descobrir se o LM311M está queimado?

Testei ele na placa boa e na queimada e as medidas foram as mesmas. Somente há tensão no pino de 25v. Em todos os outros a tensão é 0v, mesmo na placa boa e quando a esteira está rolando.

Valeu novamente.

Postado

Se o sinal chega no coletor de Q1, fica por 2 segundos e corta, no gate do MOSFET esse pulso tem que ser ainda maior. Tudo indica que U3 esteja pifado. Experimenta trocar.

Detalhe1: U3 nada mais é do que um pré-amplificador do sinal PWM que sai do PIC16Fxx e os entrega no nível exato para acionar o gate do mosfet.

IR2304S_zps90e9af5b.jpg

Detalhe2: Q1 funciona como chave; quando o motor não vira, não há pulso de retorno no µcontrolador vindos do contagiro; então o PICxxx manda um nível alto para a base de Q1 saturando-o e desviando todo o pulso PWM e outros resíduos de sinal para terra.

Agricio

Postado

Novamente, você tem razão.

O sinal chega no coletor do Q1 com uma tensão igual nas duas placas (queimadas e boa), mas no gate do Mosfet na placa boa, em 2 segundos ele chega a 4 volts e na queimada ele não passa de 1 volt. Realmente o U3 não está amplificando.

Procurei em algumas lojas o CI IR2304S, mas não encontrei. Em uma busca na net só encontrei em um site (compomil) em Sampa.

Seu conhecimento sugere algum mais comum e compatível ou compro este mesmo?

Obrigado.

Postado
sugere algum mais comum e compatível ou compro este mesmo?

Sempre o original, mesmo porque não há substituto que eu conheça.

O U6 também deve ter ido p/ espaço.

Agricio

Postado

Boa noite!

Tenho essa esteira e minha esposa usa direto, ontem ela começou a acelerar sozinha, ela acelera e diminui.

Troquei as pilhas do painel, desmontei e limpei

os contatos, mas ela continua acelerando sozinha.

Alguem sabe como resolver o problema?

Abs.

Postado

Talvês os contatos das teclas UP/DOWN estejam chamuscados de grafite pelo desgaste de tanto "aperta e solta" as teclas colocando em curto esses mesmos contatos.

É preciso desmontar e limpar com muito cuidado.

É apenas uma hipótese e é muito comum de acontecer.

Agricio

Postado
Talvês os contatos das teclas UP/DOWN estejam chamuscados de grafite pelo desgaste de tanto "aperta e solta" as teclas colocando em curto esses mesmos contatos.

É preciso desmontar e limpar com muito cuidado.

É apenas uma hipótese e é muito comum de acontecer.

Agricio

Amigo, obrigado pelo retorno, mas a limpeza que eu executei foi exatamente nesses contatos, usei uma borracha para limpar, esse é o procedimento correto?

Abs,:confused:

Postado
usei uma borracha para limpar,

Eu uso algodão embebido em alcoól ou mesmo água com detergente. Depois é só usar um secador de cabelos p/ enxugar rápido.

Agricio

• Curtir 1
Postado
Eu uso algodão embebido em alcoól ou mesmo água com detergente. Depois é só usar uma secador de cabelos p/ enxugar rápido.

Agricio

Amigo fiz a limpeza com alcool e vou testar, anexei 3 fotos da placa, dá uma olhada e veja se esta muito ruim...

post-428072-13884965673354_thumb.jpg

post-428072-1388496567373_thumb.jpg

post-428072-13884965674175_thumb.jpg

Postado
Amigo fiz a limpeza com alcool e vou testar, anexei 3 fotos da placa, dá uma olhada e veja se esta muito ruim...

Parece normal. Agora, antes de montar, liga a esteira e observe se a velocidade aumenta sózinha, resumindo, se continua dando defeito. Tomando o máximo de cuidado p/ não piorar.

Agricio

• Curtir 1
Postado
Sempre o original, mesmo porque não há substituto que eu conheça.

O U6 também deve ter ido p/ espaço.

Agricio

Cheguei a um beco sem saída!

A Compomil, única que eu encontrei o CI me respondeu informando que eles não tem nenhum dos dois CIs em estoque.

Acho que vou ter que comprar uma placa inteira nova.:(

Postado
Parece normal. Agora, antes de montar, liga a esteira e observe se a velocidade aumenta sózinha, resumindo, se continua dando defeito. Tomando o máximo de cuidado p/ não piorar.

Agricio

Agrício, boa noite,

Fiz a limpeza com álcool e realmente estava muito sujo, porém não resolveu, continua totalmente instável, ora aumenta ora diminui, existe algum outro procedimento que eu possa fazer?

Tirando a placa, existe algum outro componente que possa apresentar esse problema?

Agradeço a ajuda.

Abs.:D

Postado
Fiz a limpeza com álcool e realmente estava muito sujo, porém não resolveu, continua totalmente instável, ora aumenta ora diminui, existe algum outro procedimento que eu possa fazer?

Tirando a placa, existe algum outro componente que possa apresentar esse problema?

Agradeço a ajuda.

Coloca uma foto da placa de potência ou o modêlo correto da mesma p/ eu ver se tenho o esquema aqui.

Não confunda modêlo da placa de potência com modêlo comercial da esteira.

Agricio

Postado
Coloca uma foto da placa de potência ou o modêlo correto da mesma p/ eu ver se tenho o esquema aqui.

Não confunda modêlo da placa de potência com modêlo comercial da esteira.

Agricio

Consegui identificar o problema, ontem desmontei a carenagem do motor para limpar e percebi que existe uma peça de plástico cheio de furos preso ao eixo dianteiro, pelo que entendi seria como um contador de voltas, pois ela passa entre um sensor em formato "U", e essa peça está quebrada. Fiz uma limpeza, colei essa peça e o problema foi resolvido... Percebi que a correia está muito ruim, preciso trocar a correia e essa peça, você sabe onde posso encontrar essas peças? Estou em Campinas - SP...

Abs

Postado
Percebi que a correia está muito ruim, preciso trocar a correia e essa peça, você sabe onde posso encontrar essas peças? Estou em Campinas - SP...

Na própria fábrica.

http://www.atleticway.com/

Em search digite "correia" que vai te levar até a página que tem.

Agricio

Postado

Uma dúvida.

O contador que verifica a velocidade da esteira e manda informações para a placa, tem que girar junto com o motor?

Vou melhorar a pergunta, a rotação dele tem que ser a mesma do motor, ou o simples fato dele girar já libera o funcionamento da placa?

Por que da dúvida, meu sensor está girando mas o eixo dele não está bem preso no eixo da esteira, pode ser que o eixo gire mais rápido que o sensor. Isto pode atrapalhar a placa?

Postado
Uma dúvida.

O contador que verifica a velocidade da esteira e manda informações para a placa, tem que girar junto com o motor?

O que gira é a polia perfurada, o sensor fica fixo.

Vou melhorar a pergunta, a rotação dele tem que ser a mesma do motor,

A rotação da polia perfurada acompanha a rotação do motor.

ou o simples fato dele girar já libera o funcionamento da placa?

O simples fato da polia perfurada girar atravessando o emissor e receptor de LUZ, ou seja, o sensor.

meu sensor está girando

Não! o sensor não pode estar virando, ele é fixo, o que gira é a polia perfurada.

mas o eixo dele não está bem preso no eixo da esteira, pode

Então, fixe isso aí direito.

pode ser que o eixo gire mais rápido que o sensor

Você quer dizer polia perfurada não acompanhando o giro do eixo do motor, correto?

Isto pode atrapalhar a placa?

Vai mandar informação errada p/ o µcontrolador.

Afinal, você encontrou o C.I. que procurava?

Agricio

Postado

Obrigado de novo pelas respostas.

Ontem, depois de uma grande novela, recebi pelo correio o CI IR2304S e o instalei na placa.

Testei na esteira e ... voi lá, funcionou.

O problema agora é com a outra esteira.

Ela funciona 1 hora na velocidade de 6km/h normal. Mas se eu ando 10 minutos e coloco ela para correr em 8 km/h ela para após 2 minutos da corrida.

Agora o motor dela se recusa a funcionar. Aumenta um pouco a velocidade, até uns 3 km/h, e não aumenta mais. Troquei as placas e continua o defeito.

Testei na placa e as voltagens dos contatos com o painel funcionam quando acelero ou diminuo (vão de 4,8 a 0 volts) normalmente.

As escovas, apesar de terem um ano de uso, estão boas, com um comprimento grande ainda.

Vou tirar o motor e desmontá-lo para ver se acho algo errado. Alguma sugestão de testes?

Valeu.

Postado
Troquei as placas e continua o defeito.
Testei na placa e as voltagens dos contatos com o painel funcionam quando acelero ou diminuo (vão de 4,8 a 0 volts) normalmente.
Vou tirar o motor e desmontá-lo para ver se acho algo errado. Alguma sugestão de testes?

Uéée!!!!!! Se trocastes as placas, colocastes uma funcionando, não resolveu. Se medistes as voltagens do painel e está tudo normal, conforme afirmas? então, o que mais pode ser além do motor? Tem mais alguma coisa nessa esteira?

Agricio

Postado

Estou tentando não acreditar que o defeito esteja no motor. Eu desmontei ele, fiz uma limpeza nos contatos, uma lubrificação no eixo e não vi nada de anormal nele.

Hoje troquei o sensor de rotação e nada ainda.

O motor funciona bem e quando chega a uma velocidade ele apresenta um barulho misto de curto e freio a motor e diminui a rotação. Fica na rotação mais baixa até que seja desligado, quando funciona novamente.

Vou tentar o último teste que é trocar os motores das esteiras.

O problema de levar o motor para consertar é que o problema é intermitente, o que acho que dificultará a identificação do problema.

Postado
Vou tentar o último teste que é trocar os motores das esteiras.

Isso é fácil. Melhor do que gastar dinheiro com motor e não resolver.

Agricio

• 2 semanas depois...
Postado
olá pessoal, sou novo aqui no fórum.

Tenho algumas esteiras reebok tr3 aqui no meu condomínio, e em duas delas está ocorrendo o seguinte: Quando coloca-se carga na esteira, a velocidade do motor cai bastante.

Tenho um motor no qual recentemente foi feita manutenção, considero que o mesmo está ok. Mesmo com esse motor, o problema ocorre.

Hoje pela manhã medi a saída dc da placa de potência (parecida com a da foto postada pelo colega), e a tensão não cai quando é colocada a carga. Achei isso bem estranho.

Alguém poderia me dar algumas dicas de como resolver, e se alguém tiver e puder me passar o esquemático da esteira, agradeço!

Um abraço, antônio.

quando você aumenta a velocidade da esteira ela nÃo corresponde a velocidade marcada no painel.

O que foi feito de serviÇo nas suas esteiras.

Foi feito troca de alguma peÇa,

• 3 semanas depois...
Postado

Prezados... primeiramente uma ótima tarde à todos.

Possuo uma esteira Reebok TR1 (110V), porém no fim de uma corrida de 1 hora a uma velocidade de 10Km/h (já estava diminuindo a velocidade para parar a corrida) o motor começou a emitir uns estalos e diminui drasticamente a velocidade e o torque.

Desmontei a carenagem, retirei a correia e liguei a esteira, permanecendo o mesmo problema!

O problema é que o motor (2,75 PHP, 110VDC) está emitindo estes estalos, girando e dando trancos e com uma velocidade muito abaixo da normal.

Retirei os fios do motor e realizei o teste de ligar um lâmpada de 60W - 110V nos contatos que vão para o motor. A lâmpada permaneceu desligada até a tecla start no painel ser pressionada. Ao aumentar e diminuir a velocidade, a intensidade da lâmpada aumentava e diminuía normalmente.

Para o teste do motor, liguei uma bateria (18V) no motor e o mesmo girou sem problemas (lentamente, obviamente).

Sendo assim, acredito que o problema não esteja no motor.

Conto com a ajuda de vocês, sendo qualquer ajuda muito bem vinda!!!

Desde já, obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...