Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa da esteira elétrica


Posts recomendados

Liguei um fio direto no motor (Não sei se fiz besteira).

Você fêz besteira sim.

Essas placas quando molham com água limpa, é só esperar secar bem que elas voltam a funcionar sózinhas ou, usar um secador de cabelos na potência máxima p/ ajudar a secar e pronto, resolvido.

Se molhou com água suja, de inundação, é só lavar a mesma com água bem limpa e secar da mesma maneira.

Pelo que você descreveu acima o Mosfet deve ter pifado.

Agricio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa molhou com água limpa do lençol freático que subiu muito. Deixei secar bastante e tempo e quando fui ligar não acendia nada (só o led).

Acabei de testar a placa com o multímetro e nos polos de saída para o motor a leitura é zero. Não está passando energia. Pelo que já andei lendo o tal Mosfet é uma peçinha com 3 pinos, mas qual delas na placa? Vou tentar trocar pois com solda me entendo.

E quanto ao motor o que posso fazer para testar? Após colocar energia diretamente é que fui pesquisar e descobri que este motor é DC - Corrente contínua, não? Será que estraguei o motor?

Obrigado aqueles que me deram dicas valiosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado aos que me ajudaram.

Vou procurar na internet mesmo para ver o que mais posso fazer. Ainda não é hora de entregar os pontos pois é assim que se aprende. E eu gosto de desafios. Pior não pode ficar pois o técnico da esteira trocaria tudo.

Mais fácil é comprear uma placa nova e testar. E depois tratar do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Obrigado aos que me ajudaram.

Vou procurar na internet mesmo para ver o que mais posso fazer. Ainda não é hora de entregar os pontos pois é assim que se aprende. E eu gosto de desafios. Pior não pode ficar pois o técnico da esteira trocaria tudo.

Mais fácil é comprear uma placa nova e testar. E depois tratar do motor.

Calma colega LyBeck!, o problema é que agora você teria que ter um pouco de conhecimento em eletrônica para continuar com os testes na placa! (te digo, Não é simples não!)

Não basta trocar a placa toda sem ter certeza que o motor esta bom, se ele estiver travado vai queimar a placa nova também, pois ele é de corrente contínua e danificará de imediato o FET e provavelmente um dos diodos retificadores da fonte dela.

Outro procedimento seria uma completa revisão da esteira como: desmontagem e lubrificação das roldanas e lona, limpeza do sensor de movimento, verificação de zinabre nas conexões dos fios e etc... ou seja não é um serviço simples!...

E em todo caso, você pode chamar um técnico ai para fazer um orçamento sem compromisso...

Passe para nós o que foi dito, que te diremos se esta coerente com sua cituação ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Bcpetronzio. esta sim me ajudou muito. Eu não entendo de eletrônica mas isto não significa que não consiga fazer alguns testes básicos. O problema é que o serviço de manutenção da esteira não faz reparo em placas. Êles trocam as peças por novas. Neste caso, troco eu mesma (sairá metade do valor cobrado). Neste ponto, eu gostaria de saber como testar o motor (Motor Universal PMDC 90v) para ver se está funcionando. Não conheço ninguém que conserte placas de eletrônica ou motor. Por isto é que gostaria de dar um passo a mais. Já sei que a placa não está energizando o motor (pois a leitura de saída é zero) - Então a placa está com defeito. Falta saber do motor somente. Se for possível alguma dica para testá-lo.

Complementando: Eu desmontei a esteira um pouco, fim uma limpeza geral, limpei a lona, verifiquei alguns fios e não tem zinabre aparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok!, primeiramente, com o motor fora da esteira, tente girar seu eixo, ele deve ter uma caixa de redução, então você sentirá um peso muito grande ao tentar girar, mas mesmo com dificuldades você tem que conseguir move-lo...

A outra forma de testa-lo é aplicando uma tensão contínua sobre ele, neste caso teria que ter uma fonte para fornecer aproximadamente 70V contínuos para o motor, eu ainda não vi uma fonte dessas..., geralmente o pessoal de oficinas improvisam uma de 55V colocando um transformador de 220V para 110V ligado em 110V, quando se retifica e filtra essa tensão, ela sobe para aproximadamente 77V o que dá para testar o motor sem prejudica-lo...

Não estando travado o motor e aplicando uma tensão nele ele gira!, o problema vai estar na placa mesmo..., sendo: Fet Aberto, o motor não recebe nenhuma alimentração, ou FET em curto, o motor giraria a plena velocidade (nesse caso a esteira desarma pelo sensor de movimento), ou Inoperante, o processador não "percebeu" movimento do motor (nesse caso o sensor de movimento esta obstruido ou queimado), ou no pior dos casos, o processador esta com seus dados de memória corrompidos ou esta queimado!, nesse caso é só trocando a placa completa mesmo... não tem outra solução!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Motor no lugar: Consigo puxar a correia e o eixo gira com facilidade. Antes da limpeza estava emperrado mas não travado. Pergunto: Somente esta condição do motor, de eixo travado, é que danificaria uma placa nova caso eu trocasse a velha?

O sensor de movimento é aquele imã que fica preso no painel da esteira? Então deve haver uma conexão dele com a placa, certo? Que imagino venha junto com o conector com vários fiozinhos.

Coloquei uma foto da placa

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=85804&stc=1&d=1326677735

O tal Mosfet é a peça grande que fica parafusada no dissipador? Vou tentar trocar (pior q tá não fica). Qual seria a referência para q eu possa comprar?

post-878151-13884961647945_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O MOSFET é aquela peça preta, "a maior," quadrada, de 3 terminais, fixada no dissipador. Nesse modêlo é usado o IRFP264.

Antes de trocar coloca uma lampada de 127 volts, ± 60 Watts e meça p/ ver se tem 170 volts naquele terminal central do MOSFET. A medição deve ser feita em relação à massa ou terra. Cuidado p/ não curtocircuitar os pinos do MOSFET.

Aproveita p/ ver como se comporta a lâmpada, se fica acesa ou apagada direto.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Agricio. Para mim é um desafio e gosto de adquirir novos conhecimentos.

Eu coloquei uma lâmpada de 40w nos terminais que vão para o motor, liguei a placa na tomada 127v e a lâmpada não acendeu. Como tenho um multímetro digital, testei estes terminais com a seleção DC 200 (positivo no positivo) e a medição foi 0.9/1. Tentei medir o MOSFET ( sem energia na placa) com a seleção do símbolo do diodo mas a leitura não mexe, está sempre em 1. Pelo que li na apostila, o transistor deve estar aberto mesmo (estragado).

Para eu medir a saída do MOSFET e ver se tem 170v como sugerido, eu devo usar a seleção DC 200 do multímetro digital, certo? (Meu multímetro é usado para instalação elétrica). Tenho lido muito sobre eletrônica básica e as vezes as apostilas não informam isto que pode parecer elementar para quem entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para eu medir a saída do MOSFET e ver se tem 170v como sugerido, eu devo usar a seleção DC 200 do multímetro digital, certo?

Exatamente isso.

Eu coloquei uma lâmpada de 40w nos terminais que vão para o motor, liguei a placa na tomada 127v e a lâmpada não acendeu

Sinal que "por enquanto" não encontramos nada em curto ainda.

Como tenho um multímetro digital, testei estes terminais com a seleção DC 200 (positivo no positivo) e a medição foi 0.9/1

Aqui ficou uma dúvida!

Você fêz essa medição em relação ao terra; ou você colocou os 2 fios do voltímetro em paralelo com a lâmpada?

Você tem que colocar o fio positivo (vermelho) no pino central do MOSFET e o negativo (preto) no terra. CARCAÇA da placa.

Caso você não saiba como encontrar o terra, segue aqui a dica:

Aquela ligação tipo bobina aérea, (1 qradrado) pertinho do MOSFET, está simulando um resistor de 0,22R/5W. Um lado dele é soldado em um dos terminais do MOSFET e o outro lado é soldado à MASSA, CARCAÇA ou TERRA e as medições com o voltímetro devem sempre ser feitas com o NEGATIVO (fio preto) do voltímetro ligado nesse ponto.

Tentei medir o MOSFET ( sem energia na placa) com a seleção do símbolo do diodo mas a leitura não mexe, está sempre em 1

Desista; não se testa MOSFET com voltímetro digital; você tem que usar um analógico e assim mesmo não será simples como você imagina.

Tem muito a ser feito ainda (medido) antes de trocar alguma coisa.

Vá respondendo que nós vamos chegar lá.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A medição que me referi foi feita nos terminais onde estavam encaixados os fios que alimentam o motor. Pensei: sendo o motor DC, tem que existir alguma energia nestes terminais que possa ser medida com o multímetro digital DC 200 com a ponta vermelha no + e a ponta preta no -. Foi assim que medi e achei o valor de 0.9 e 1

O painel principal da esteira não acende nada.

Vou medir o MOSFET como ensinado e depois informo. Eu já li bastante sobre como testar MOSFET com multimetro analógico, escala x10K, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula Nota 10.

Leitura no MOSFET e Terra (com a lampada no lugar do motor) = 176 - 176.9v

Após estas explicações, os resultados e relendo os tópicos anteriores passei a entender a importância da lâmpada nos testes. Eu achava que seria justamente ao contrário, que quando energizasse a placa, a corrente fluiria e acenderia a lâmpada (meu conhecimento de instalação elétrica) estando a placa OK. Mas em eletrônica a lâmpada só acenderia se houvesse algum componente com fuga ou aberto. Estou certa?

O que mais podemos testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em eletrônica a lâmpada só acenderia se houvesse algum componente com fuga ou aberto. Estou certa?

Quase certo. Só acende se houver algum componente com FUGA. ABERTO não acende de jeito nenhum.

Isso significa que o MOSFET não está em curto, mas não significa que o mesmo não possa estar com defeito.

Quando tudo estiver funcionando a lampada vai acender sim, vagarosamente quando você apertar a tecla + lá no painel e apagar também vagarosamente quando você apertar a tecla - também no painel.

Você tentou acionar o comando p/ aumentar a rotação do motor no painel p/ ver se a lampada vai acendendo bem devagar e vice versa? (NÃO COLOQUE O MOTOR, FAÇA TESTES SOMENTE COM A LÂMPADA.)

Vá respondendo; tem mais coisa p/ testar ai.

Me passa o modêlo dessa placa p/ eu ver se tenho o esquema aqui.

Começa com AGC......... "5 números depois do AGC"

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O painel não acende quando ligo a esteira.

O único número que tem perto do AGC é 3305 (inclusive dá para ver na foto). Esta numeração está escrita na placa entre o dissipador e o capacitor(?).

Me ocorreu agora uma dúvida (Não sei se procede) mas o painel é energizado através da placa? Pois tem um soquete para pilha que está sem pilha na parte frontal do painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei as conexões do cabo que sai da placa e vai ao painel. Aparentemente está tudo correto (será que preciso desmontar tudo até chegar a plaquinha do painel?). Coloquei 2 pilhas tb (Não sei para que servem pois nem no manual achei). Liguei a esteira (sempre com o fio de segurança - imã no lugar) e nada funciona. Painel não acende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa tem que estar conectada ao painel, senão nunca irá funcionar.

Você apertou o botão que corresponde a aumentar a velocidade do motor?

Mantendo esse botão apertado a lâmpada deve acender gradualmente.

Aí na placa; o cabo de ligação até o painel é um borne ou os fios são soldados diretamente na placa?

Na figura que você postou não está bem claro isso.

Preciso dessa resposta p/ poder passar outras informações.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez a chave de segurança conectada, mantendo o botão p/ aumentar a rotação do motor lá no painel apertado a lâmpada irá acender gradualmente até o máximo do brilho.

Estou acreditando que você esteja fazendo tudo certo. A lâmpada está de fato ligada no lugar do motor?? "Ao contrário do motor, tem uma lâmpada boa no lugar?!"

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!