Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] - Evolute Sfx-35/d341 Core 2 Duo 2gb Hd 160gb


fsevero

Posts recomendados

Se o chipset da mobo desse notebook for GL960 ele aceita até 3Gb (1 + 2Gb).

Se for GM965, aceita 4Gb (2 + 2Gb).

Nessa família GM965 o limite de barramento das memórias é 667Mhz; logo se botar memórias DDR2-800 elas váo rodar como DDr2-667. Já o GL960 eu não sei se o limite também é 667 ou 533Mhz.

No meu descritivo que o everest mostrou apareceu essa informação: "Mobile Intel® PM965/GM965/GL960 Express Processor to DRAM Controller - 2A00". Agora nao entendi qual ele é... serve 4gb e de qualquer mhz?

Valeww:D

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o CpuZ e veja se ele identifica qual o chipset certo.

Passei novamente o everest e achei falando isso: "Mobile Intel® 965 Express Chipset Family", mas nao fala é PM ou GM. Mas... passei o cpuz e deu que o chipset é GL960... to perdido... nao sei em qual confiar... ainda bem q ainda nao comprei as memórias.. ou, A memoria...

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oh pessoal eu estou em duvida se eu compro ou não esse note, porque se você olha as configurações são boas, mais depois você ve uns falando de problems(principalmente na tela e na placa-mãe) estou pensando em pegar um desse com 3GB, hd de 250GB, core 2duo, mais estou em duvida por causa dos problemas citados e da assistencia tecnica num ser boa...

e ai vocês acham o q compro ou não?:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
oh pessoal eu estou em duvida se eu compro ou não esse note, porque se você olha as configurações são boas, mais depois você ve uns falando de problems(principalmente na tela e na placa-mãe) estou pensando em pegar um desse com 3GB, hd de 250GB, core 2duo, mais estou em duvida por causa dos problemas citados e da assistencia tecnica num ser boa...

e ai vocês acham o q compro ou não?:(

É um excelente Note até começar a dar problema.

Sei que estou tendo uma dor de cabeça federal com esse note.

Mandei pra assistencia pela 3 vez, foi trocada a placa mãe, mas como demoraram 2 meses pra me devolver já botei no Procon.

Agora é esperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Se o chipset da mobo desse notebook for GL960 ele aceita até 3Gb (1 + 2Gb).

Se for GM965, aceita 4Gb (2 + 2Gb).

Nessa família GM965 o limite de barramento das memórias é 667Mhz; logo se botar memórias DDR2-800 elas váo rodar como DDr2-667. Já o GL960 eu não sei se o limite também é 667 ou 533Mhz.

O meu é GL960 e não funcionou com 3Gb (1 + 2Gb).. nem ligou. Só com 2Gb mesmo, que é a nova, a antiga de 1Gb tá sobrando por aqui. Estou cada vez mais acreditando que seja em função do SO de 32 bits.. será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é idêntico as fotos do 1º post.

Para testar comprei 1GB de memória em um pente DDR2-667-Markivision.

A princípio nem ligou, depois verifiquei melhor e não havia encaixado direito o pente no soquete. E funcionou!

Testei o soquete extra do notebook com a própria memória que veio, antes de colocar o pente de 1GB novo.

Resultado: Estou agora com 3GB de memória!!! 2GB+1GB!!!

No manual do notebook, informa que ele suporta até 4GB, no site e aqui na própria comunidade dizem que não vai mais que 2GB.

Vai entender... Comprei a memória por minha conta e risco, afinal o preço das memórias baixou bastante. se não desse certo, paciência... Por isso comprei somente um pente de 1GB.

Isso!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é idêntico as fotos do 1º post.

Para testar comprei 1GB de memória em um pente DDR2-667-Markivision.

A princípio nem ligou, depois verifiquei melhor e não havia encaixado direito o pente no soquete. E funcionou!

Testei o soquete extra do notebook com a própria memória que veio, antes de colocar o pente de 1GB novo.

Resultado: Estou agora com 3GB de memória!!! 2GB+1GB!!!

No manual do notebook, informa que ele suporta até 4GB, no site e aqui na própria comunidade dizem que não vai mais que 2GB.

Vai entender... Comprei a memória por minha conta e risco, afinal o preço das memórias baixou bastante. se não desse certo, paciência... Por isso comprei somente um pente de 1GB.

Isso!!!!!!

Depois do teu post resolvi testar na marra de novo. Só me diz uma coisa, as marcas das memos são as mesmas?

Testei por aqui 200 vezes e consegui! Ficou assim: 1Gb (original) + 2 Gb (kingston), as duas ddr2 667. Resta saber se elas estão sendo 100% aproveitadas.. vou correr atrás disso agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a memória de 2GB que veio no notebook é Samsung 800.

A que comprei é 1GB Markivision 667.

Bem o importante é que funcionou e está mais ágil com programas mais pesados.

Quando tiver tempo e $$$ vou comprar uma de 2GB.

A princípio quando instalei a memório nova... Ao ligar apareceu o logo Intel, porém ficou travado, tendo estrias horizontais na tela.

Mas, quando vi que foi mal encaixe.... Fiquei rindo à toa!

Afinal, é um bom notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um notebook igual ao do 1º Post.

(Inclusive as fotos são iguais)

Troquei o HD original de 160GB-Toshiba, por um 500GB-Samsung.

E está funcionando bem..

Funcionou bem um HD grande assim? Sabe qual o RPM dele?

Tava pensanso em pegar um também pra arquivos de fotos e músicas, mas to em dúvida se pego um interno ou externo.

No mais, vou testar um bom windows 7. Talvez até melhore o índice de experiência do windows. Só to com medo de não funcionar o Photoshop CS4 que tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Info:

Samsung HM500JI-Samsung hard drive, 500 GB storage capacity, SATA2 interface, 8 MB buffer memory, Notebook, 5400 RPM rotational speed, 300 MB/s transfer rate, Format 2.5".

---

Troquei porque fico com muitos arquivos no notebook, depois transfiro para um HD externo e quando o externo fica cheio, coloco num DVD, e limpo as cópias liberando o espaço.

---

Windows 7 funciona perfeitamente no notebook. Quanto ao Photoshop CS4, eu não sei, mas qualquer coisa informe.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Info:

Samsung HM500JI-Samsung hard drive, 500 GB storage capacity, SATA2 interface, 8 MB buffer memory, Notebook, 5400 RPM rotational speed, 300 MB/s transfer rate, Format 2.5".

---

Troquei porque fico com muitos arquivos no notebook, depois transfiro para um HD externo e quando o externo fica cheio, coloco num DVD, e limpo as cópias liberando o espaço.

---

Windows 7 funciona perfeitamente no notebook. Quanto ao Photoshop CS4, eu não sei, mas qualquer coisa informe.

Valeu!

Ok. Devo investir num HD desses e num windows 7.. mas deixa melhorar a verba. Quando tiver os resultados, informo por aqui. Obrigado pelas infos. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...

Fala ae galera do CDH.

Como prometido, postarei um breve tutorial ensinando como colocar mais de 2gb de Ram no notebook Evolute Sfx-35.

Antes de começar gostaria de dizer que não sou um expert em informática e só consegui isso depois de ler muito sobre esse notebook e o famigerado chipset Intel Gl960, que é o grande causador do problema.

Caso fale alguma besteira durante o tutorial, por favor me corrijam, Ok?

Sem mais enrrolações, vamos começar:

O modelo adquirido foi um Evolute Sfx-35 d341 com um DualCore 2370 ( 1.73ghz ), Hd de 160 gb, 2gb Memoria Ram em um único pente Samsung DDR2 800mhz.

Esse modelo de Notebook, como todos sabem, possui um chipset Intel Gl 960 que suporta os seguintes barramentos : FSB-533, FSB-667, FSB-800 e segundo documentação da Intel esse chipset suporta no Maximo 2gb de memória á 667/800.

Colocar mais do que isso é meio que uma “gambiarra” e só conseguiremos chegar ao Maximo de 3gb de Ram.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://ark.intel.com/chipset.aspx%3FfamilyID%3D26558

Por algum motivo, mesmo que a Intel diga em sua documentação que o GL960 suporte no Maximo 2gb de RAM, conseguimos chegar aos 3gbs com uma ressalva, o FSB será 533.

No meu caso foi feito o seguinte:

Como eu já possuía 1 pente de memória de 2gb ddr2-800 o que fiz foi comprar 1 pente de 1gb ddr2- 533 por R$ 50,00.

Nesse caso como os barramentos são diferentes ( 800 e 533 respectivamente ) e o GL960 só aceita mais de 2gb com FSB 533, o sistema derruba o FSB800 da primeira memória para 533 fazendo com que ambas trabalhem em conjunto e na mesma freqüência, conseguindo assim reconhecer os 3gb de RAM trabalhando em dual-channel.

Algumas observações importantes.

1- Para que de certo essa “gambiarra” a memória adquirida para upgrade terá que ser obrigatoriamente uma ddr2-533, para que o sistema derrube o barramento da memória já existente no notebook e reconheça os 3gb.

2- Mesmo com o FSB a 533 nosso notebook nunca reconhecerá mais de 3gb, então sigam essa tabelinha

Possui 1 pente 1gb ( FSB 800 ou 667), compre 1 pente de 2gb ddr2-533

Possui 1 pente 2gb ( FSB 800 ou 667 ), compre 1 pente de 1gb ddr2-533

3- Não se existem casos de usuários com 1gb RAM ( 512x2 ), mais nesse caso deve ser comprado 2 pentes de memória ( 1gb+2gb) sendo que ambos ou pelo menos 1 deles obrigatoriamente deverá ser DDR2-533.

4- Caso seja possível, leve o notebook com você e teste a memória na própria loja antes de comprar . Se não reconhecer os 3gb troque a ordem dos pentes nos slots colocando a menor no slot 1 e a maior no slot 2, se mesmo assim não reconhecer tente outra marca. ( Fiz essa Obs pois aconteceu isso comigo )

5- Vale a pena lembrar que essa tecnica não se restringe apenas ao Evolute Sfx-35, a mesma poderá ser aplicada em qualquer notebook que tenha o chipset Gl960.

Bom pessoal, foi assim que coloquei consegui chegar aos 3gb de RAM no Evolute sfx-35.

Qualquer duvida, critica ou sugestão entrem em contato comigo.

Abaixo colocarei algumas fotos de como ficou a configuração depois desse upgrade.

Abraços

foto1tutorial.png

By null at 2010-10-19

tutorial2q.png

By null at 2010-10-19

tutorial3q.png

By null at 2010-10-19

tutorial4.png

By null at 2010-10-19

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!