Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microcontroladores


miniman12

Posts recomendados

Dae galera pretendo entrar na area dos microcontroladores mas está um pouco difícil de começar.

É necessário usar o computador para programa-lo?Pois estou com medo de fazer alguma ***** e quebrar o computador.

Qual seria o mais básicos mesmo para eu começar devagar?

Tem como eu fazer algum dispositivo que eu programe atráves de botões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar o computador você terá que usar com certeza, idependente do tipo do microcontrolador que você queira programar. Você precisará também do circuito eletrônico que será conectado no PC (pela porta paralela, por exemplo) que permitirá gravar os dados do programa que você está fazendo na memória do microcontrolador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Coleguinha!, não duvido de sua capacidade autodidata!!!, mas procure entender primeiro?, o que um transistor faz!..., para depois se aventurar com microcontroladores..., é um conselho de amigo!!!..., a não ser que desejas abandonar a eletrônica e partir para programação!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, miniman12.

Sim. Pra programar microcontroladores, o mais comum é o uso de PCs, mesmo. você precisa dos PCs para transferir o programa que foi compilado, pra memória do MCU.

você vai precisar de um gravador compatível com o modelo do seu microcontrolador.

A interface pode variar entre PARALELA, SERIAL e USB.

Na internet existem centenas de projetos de gravadores, depende do modelo de MCU que você vai adotar.

você tb pode iniciar com um kit didático.

Pra PIC e 8051, este site tem alguns:

http://www.microgenius.com.br/shop/default.asp

Esses kits já vem com quase tudo o que você precisa pra começar a programar.

E, claro, é bom conhecer eletrônica, e lógica digital.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na verdade eu tambem sou programador...Mas não gosto tanto da programação quanto da eletrônica então passei a estudar eletrônica

Não confunda programador de microcoputador com programador de microcontrolador. Neste ultimo caso, tem tudo a ver com eletrônica e é até desejavél ter algum conhecimento de eletronica. Hoje em dia, quase todos os equipamentos eletrônicos modernos usam microcontroladores.

Aliás, hoje em dia os projetistas usam o microcontrolador como um CI dedicado. Isto facilita muito o projeto e o torna protegido contra cópias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Se a programação dele for por SPI este aqui serve:

http://www.olimex.com/dev/avr-pg1.html

http://www.olimex.com/dev/images/avr-pg1b-sch.gif

Acredito que todos AVR são gravados por SPI, mas trabalhei apenas com o attiny2313, atmega88 e atmega8 não dou certeza sem olhar o datasheet e ver se tem os pinos MISO, MOSI, SCK, etc, que são para gravação via SPI (ICSP).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!