Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Procura por um tip42 e potenciometro de 10k linear.

Liga o coletor na fonte de 12v e o potencio entre o terra e a base, o motor você liga no emissor.

• Membro VIP
Postado

Primeiro tem que dar informações do motor pra depois saber que tipo de controle usar. Para baixa corrente, o controle sugerido pelo colega tazaki pode funcionar, mas não é eficiente pois o torque cai bastante e pode até parar quando a tensão de controle for abaixo de certo valor, pois trata-se de um circuito seguidor de emissor (coletor comum).

Também existem CIs que podem simplificar tal tarefa nesse motores de baixa corrente:

http://ci-fácil.com/motor/AN6651.html

http://ci-fácil.com/motor/AN6657.html

Já para motor de alta corrente sugiro controle por PWM, onde mantém-se a tensão no motor, mas varia-se o duty-cicle.

Pode usar uma parte deste circuito:

http://www.projekit.com/diversos/pwm_rgb-LM339.html

Postado

então tazaki...esse ckt é confiavel???...pois meu motor é aquele q faz o cd do do parelho de som girar para o leitor ler...

preciso fazer dois...o outro motor...é de ar condicionado de carro...

grato

Postado

Me corrijam se eu estiver errado...

não é eficiente pois o torque cai bastante e pode até parar quando a tensão de controle for abaixo de certo valor

Concordo que o circuito proposto não é eficiente, pois ele estará convertendo boa parte da energia em calor a medida que se ajusta o potenciômetro para diminuir a tensão sobre o motor.

Já para motor de alta corrente sugiro controle por PWM, onde mantém-se a tensão no motor, mas varia-se o duty-cicle.

Aí que o "X" da questão...

Os sistemas PWM são mais eficientes por utilizarem dispositivos de chaveamento (liga/desliga) ao invéz de sistemas lineares, onde conforme dito acima boa parte da energia se perde em calor.

Nos dispositivos PWM os elementos de chaveamento (MOSFETs ou IGBTs, por exemplo) são mais eficientes por;

1- Quando estão ligados (saturados) a corrente é alta, mas a tensão sobre eles é baixa, logo a potência dissipada é baixa;

2- Quando estão desligados (cortados) a tensão é alta, mas não existe corrente, logo a potência dissipada é nula...

Mas note que a tensão aplicada sobre o motor não é a tensão da fonte.

Quando se varia o duty cicle, varia-se a tensão eficaz (ou RMS) aplicada sobre o motor. Ele, na realidade, não "enxerga" os picos de tensão que estão sendo aplicados nele pelo elemento de chaveamento (até porque estes pulsos são de frequências muito altas), mas apenas a tensão média resultante deles.

Assim, creio que o efeito de perda de torque aconteceria tanto num sistema (no linear) quanto no outro (chaveado)... Estou certo?

• Membro VIP
Postado

É... embora muitos artigos afirmem que não há perda de torque, já constatei que isto não é verdade. Mas pelo menos não se perde potência em forma de calor. Outra ponto positivo é que se consegue um controle de velocidades muito baixas. Enquanto o controlador linear não permite controlar abaixo de 10 RPM, por exemplo, com o PWM consegue-se até menos.

Eis um simples controle PWM para motor DC.

555-pwm-motor.gif

http://www.electronics-lab.com/projects/motor_light/038/

• 8 anos depois...
Postado

Boa noite pessoal, to com um probleminha e gostaria de uma ajuda, tenho um motor de 12 volts , com 1 amper ,e rotação de 35000rpm é bastante potente ,quero montar uma mini retifica e preciso de um ckt que faça varias a velocidade desse motor ,mas tem que ser um ckt pequeno pois o diâmetro do envolucro é de 3/4 , alguem poderia me ajudar?

Postado
2 minutos atrás, Leandro Gielow Ferro disse:

Boa noite pessoal, to com um probleminha e gostaria de uma ajuda, tenho um motor de 12 volts , com 1 amper ,e rotação de 35000rpm é bastante potente ,quero montar uma mini retifica e preciso de um ckt que faça varias a velocidade desse motor ,mas tem que ser um ckt pequeno pois o diâmetro do envolucro é de 3/4 , alguem poderia me ajudar?

Um controle de PWM com o 555 e algum MOSFET pode servir, aguarde que tem um pessoal que manja disso aqui no fórum.

• Curtir 1
Postado
Em 24/11/2008 às 17:46, thiagomarquesrib disse:

preciso fazer dois...o outro motor...é de ar condicionado de carro...

grato

Você está falando do motor da VENTOINHA do ar-condicionado, ou o motor mesmo do ar-condicionado do carro?

Controlar o motorzinho que gira o CD é uma coisa, controlar o motor do ar é outra bem diferente.

Postado
14 minutos atrás, marioscs disse:

Você está falando do motor da VENTOINHA do ar-condicionado, ou o motor mesmo do ar-condicionado do carro?

Controlar o motorzinho que gira o CD é uma coisa, controlar o motor do ar é outra bem diferente.

Nem um nem outro. 

A pergunta em questão está no post feito pelo amigo @Leandro Gielow Ferro onde ele quer regular a velocidade de um pequeno motor de 12V. 

• Membro VIP
Postado

Em 24/11/2008 às 16:46, thiagomarquesrib disse:

o outro motor...é de ar condicionado

este é um dos problemas de cavar tópicos antigos. Olha a data! E olha que acho que o sistema até avisa. Mas tem gente que tá nem aí... ou é 1/2 sem noção mesmo kk

Mas a boa intenção tem seu valor inestimável...

6 horas atrás, marioscs disse:

o motor mesmo do ar-condicionado do carro?

Realmente também penso que um minimalista ...

9 horas atrás, Mestre88 disse:

controle de PWM com o 555 e algum MOSFET

... é o + indicado

pwm.png

(apesar de eu nunca ter feito um trem deste)

• Curtir 2
Postado

O circuito proposto pela @Isadora Ferraz é o mais simples e vai bem para seu projeto. Falou de dimensões reduzidas, tem como trabalhar com transistor SMD? Esse daqui é baratinho, mede 3x3mm e trabalha com aquecimento quase zero.

Outra questão: pretende usar uma fonte chaveada de 12V ou um transformador de 12V com retificação?

Sem título.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...