Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera esse é meu 1º tópico sobre overclock e hoje queria contar minha experiencia com o undervolt, para quem não sabe undervolt é: Diminuir a tensão mas mantendo a velocidade/estabilidade do processador. Bem eu ganhei um Phenom II X4 955 revisão C3 de aniversário(10/05) e quando eu botei já deu para perceber o que é uma ventoinha à 4000rpm, não sei o motivo mas o processador em full estava chegando na casa dos 60ºC e o máximo 'permitido' é 62ºC, então pensei, ta na hora do undervolt!

O Default do processador era 1.38v (Achei alto de mais para um 45nm (_()

Resolvi abrir o famoso Overdrive da AMD para fazer o undervolt, só para constar: Minha placa é possível fazer um X3 virar X4, bem quando abri fui direto no modo avançado e fui diminuindo pouco-a-pouco e testando OCCT (Teste de estabilidade) com variações de 20min à 1hora. Aqui vai umas screenshots do teste de estabilidade que também contém a temperatura do CPU.

De 1.38v para 1.34v - Temperatura máxima de 55.5ºC

2010-05-16-16h58-CPU1.png

De 1.34v para 1.31v - Temperatura máxima de 55ºC

2010-05-16-17h06-CPU1.png

De 1.31v para 1.30v - Temperatura máxima de 54.5ºC

2010-05-16-18h09-CPU1.png

De 1.31v para 1.28v - Temperatura máxima de 53ºC

2010-05-16-18h47-CPU1.png

De 1.28v para 1.26v - Temperatura máxima de 53.5ºC (Não sei porque aumentou)

2010-05-16-19h36-CPU1.png

De 1.26v para 1.25v - Temperatura máxima de 54.5ºC (Média de 52ºC)

2010-05-16-19h57-CPU1.png

REDUÇÃO DE 6ºC Deixei até 1.25V estável porque a redução de + de 10% pode causar perda de performance .

Bem essa foi minha experiencia.

Qualquer crítica; sugestão; aviso, aceito todos.

PS: Esse foi meu 1º "review" vamos dizer, então pode ou vai haver erros.^_^

Até logo pessoal!

Postado
Deixei até 1.25V estável porque a redução de + de 10% pode causar perda de performance.

Undervolting não causa redução de performance pois não interfere nos clocks da CPU ou na estrutura interna da arquitetura do mesmo (que não dá para mexer, fisicamente falando), apenas na tensão, que influencia diretamente na redução da temperatura e consumo. O que o undervolting excessivo pode causar é instabilidade da CPU, comprometendo todo o sistema, mas prejudicar a performance? Jamais. ^_^

Falouws :cool:

• mês depois...
Postado

É possível fazer um undervolting e um overclock ao mesmo tempo?

Porque se for possível, não seria necessário tanta ventilação no CPU, porque a temperatura que o undervolt causaria irá fazer com que a temperatura se estabilize no overclock. É como na matemática: Undervolt : -1, Overclock +1, então tende a ficar normal, como se fosse zero:D

Postado
É possível fazer um undervolting e um overclock ao mesmo tempo?

Porque se for possível, não seria necessário tanta ventilação no CPU, porque a temperatura que o undervolt causaria irá fazer com que a temperatura se estabilize no overclock. É como na matemática: Undervolt : -1, Overclock +1, então tende a ficar normal, como se fosse zero:D

Sim, é perfeitamente possível fazer undervolt + overclock nas CPUs modernas.

O que você disse para as temperaturas não é 100% correto porque a queda de temperatura pelo undervolt é maior do que o aumento da temperatura pelo aumento da frequência de operação do chip. Na verdade, aumentar a frequência aumenta muito pouco a temperatura. Quem interfere diretamente nas tempraturas é o Vcore.

• 7 meses depois...
Postado

Pessoal,

Alguém saberia informar se o Cool'n' Quiet interfere no Undervolt, ou seja, se eu não desabilitar o Cool'n' Quiet, o Undervolt terá a mesma eficiência?

Postado
Pessoal,

Alguém saberia informar se o Cool'n' Quiet interfere no Undervolt, ou seja, se eu não desabilitar o Cool'n' Quiet, o Undervolt terá a mesma eficiência?

Cool'n'Quiet, não tem nada a ver, se você fixar uma tensão inferior a de [Auto] ele agirá sobre o Clock que é um derivado de Clock base x4.

Postado
Na minha placa-mãe isso não vale jonny, o CnQ ignora a tensão que eu seleciono.

Para baixo sim, e tem versões do Cool'n'quiet.

Edit:

Ex: na minha plaquinha sem Dual Dinamic Power no VRM se eu fixar uma tensão, o Cool'n'quiet não mexe, só no clock.

iesg.th.jpg

• Membro VIP
Postado

Ah Asus safada !!

Na minha eu já testei, se habilitar o CnQ, a tensão vai pra 1.4 de novo. (_(

Maas.. como meu processador fica 98% do tempo em carga alta, não faz muita diferença. ;)

Postado
Na minha eu já testei, se habilitar o CnQ, a tensão vai pra 1.4 de novo.
na minha plaquinha sem Dual Dinamic Power no VRM se eu fixar uma tensão, o Cool'n'quiet não mexe, só no clock.

Bem,

Pelo visto então, eu posso continuar usando o Cool´n Quiet :confused:

Como saber se o Undervolt perdeu ou não a tensão que foi configurada na Bios? Tem algum software pra medir isso?

Postado
Sim.

Você pode usar o CPU-Z para verificar a tensão.

Bem, acabei de fazer o teste e o V-core permaneceu o mesmo que eu fixei na Bios (1.225v) ^_^

Então na minha configuração ambos podem conviver pacificamente:D

jonny_br, Evandro e Ribeiro, estou pra fazer meu primeiro over nesta máquina da assintura. Espero contar com opinião dos senhores, assim que eu abrir o tópico.

Até breve!

• Membro VIP
Postado
Bem,

Pelo visto então, eu posso continuar usando o Cool´n Quiet :confused:

Só testando, mas é provavel que consiga sim, porque minha placa já é bisavó..

Como saber se o Undervolt perdeu ou não a tensão que foi configurada na Bios? Tem algum software pra medir isso?

Eu usava o programa da Asus pra monitorar o sistema todo.

Sobre over, não poderei ajudar, mas, os demais colegas são muito competentes no assunto, confiaria neles tranquilamente pra fazer isso. :joia:

Postado

Ontem a noite testei pela primeira vez o Undervolt, apenas baixei o Vcore para 1,04 e deixei o multiplicador em 160 a 3,2ghz, memórias a 1600mhz com 1,6v !

Temperatura ambiente segundo gadget do Win7 aqui em CWB 17°, meu quarto 22°, MB e CPU 47-48°.

Foldando desde ontem a noite com os 4 cores a 100%, inlcusive com algumas execuções de Super Pi 1mb durante a " foldagem ", além de navegador, msn, e assistindo filmes no VLC, não rodei nenhum jogo ou outro programa de stress, mas acho que posso considerar que o sistema está estável ...

• Membro VIP
Postado
Ontem a noite testei pela primeira vez o Undervolt, apenas baixei o Vcore para 1,04 e deixei o multiplicador em 160 a 3,2ghz, memórias a 1600mhz com 1,6v !

Temperatura ambiente segundo gadget do Win7 aqui em CWB 17°, meu quarto 22°, MB e CPU 47-48°.

Foldando desde ontem a noite com os 4 cores a 100%, inlcusive com algumas execuções de Super Pi 1mb durante a " foldagem ", além de navegador, msn, e assistindo filmes no VLC, não rodei nenhum jogo ou outro programa de stress, mas acho que posso considerar que o sistema está estável ...

Interessante...

Essa noite, madrugada para falar a verdade, eu rodei o OCCT por 20 minutos com temperatura ambiente praticamente igual a sua.

A temperatura mostrada pelo Gadget era de 21º, mas o meu quadrado estava em 23ºC. Um termômetro ambiente digital dizia isso.

Meu processador estava na configuração padrão e turbo ativado, o que joga a frequência de 2.8GHz para 2.940GHz.

Veja como ficaram as temperaturas com Undervolt. Meu sistema de refrigeração é um H70 Hydro da Corsair.

Full Load

temp.jpg

Idle

temp_2.jpg

• 2 meses depois...
Postado

Fui descobrir esse tópico só agora, mas eu tava ficando preocupado com meu athlon x3, com o vcore em auto na minha mobo, já tenho ele há um ano +ou- e trabalhou sempre no vcore auto até recentemente.

Utilizando o proc. com cnq desativado com o pc em idle o vcore fica na casa dos 1.39-1.44 e a temperatura em idle em 40-42°, vendo que o pessoal fala ser 1,4 uma tensão alta sendo usada em overclocks e mesmo assim a AMD diz ser a tensão stock normal do processador. Então comecei a testar abaixando as voltagens mas o que reparei foi que com a tensão abaixo de 1,3 a temperatura diminui bastante batendo apenas 40° em full load mas ao mesmo tempo tem perca no desempenho, como nos benchmarks do 3dmark03 e pcmark05 com vcore de 1,25-1,26. Não cheguei no limite ainda para descobrir aonde o pc trava, mas fui diminuindo de 0,5 em média até os 1,25 para ver se ficava estável e até agora tudo bem.

Por último queria saber a relação da vga com a tensão do processador, pois após diminuir o vcore do cpu a temperatura da vga despencou também de 40-42° idle para 35-37°, teria alguma relação?

Postado
Por último queria saber a relação da vga com a tensão do processador, pois após diminuir o vcore do cpu a temperatura da vga despencou também de 40-42° idle para 35-37°, teria alguma relação?

O processador esquentou menos o ar dentro do gabinete, fazendo com que a VGA pegasse um ar com menor temperatura.

Isso é um sinal que adicionar um fan nesse gabinete deve ajudar bastante. (principalmente no sentido exaustão)

• mês depois...
Postado

Venho aqui deixar minha experiência com Undervolt.

Essa semana peguei uma placa-mãe usada, GA-G31-ES2L, e com um processador também usado, Pentium Dual-Core E5300, resolvi fazer um undervolt(economia de energia/temperatura/durabilidade dos componentes).

Foi que me veio a surpresa, usando uma fonte generica(a minha AeroCool ainda não chegou) consegui jogar o Vcore de 1.248 para 0.99375(abaixo de 0.99375 dava erro no y-crucher).

E as temperaturas cairam de 42ºC stress(tá frio essa manhã) para 32ºC stres, e 23ºC Idle O_O

Não imaginava que iria conseguir abaixar 21% do Vcore padrão e ainda conseguir uma queda de quase 24% na temperatura.

Isso sem usar Cooler Torre, apenas um da cooler master, parecido com este aqui porém com base de cobre e controle de velocidade.

Passei ontem a noite inteira fazendo teste de Vcore, mas valeu bastante a pena.

Processador e MB combinaram para esse maravilho undervolt, depois vou tentar um overclock e entrar no ranking CdH xD

• Membro VIP
Postado

Olá! Bom dia?

Undervolt é sempre bem vindo, mas nunca devemos esquecer-nos da necessidade de um teste mais intenso para atestar a estabilidade do sistema.

De todo modo, foi um belo resultado geral.

Parabéns e boa sorte.

Postado
Olá! Bom dia?

Undervolt é sempre bem vindo, mas nunca devemos esquecer-nos da necessidade de um teste mais intenso para atestar a estabilidade do sistema.

De todo modo, foi um belo resultado geral.

Parabéns e boa sorte.

Deixei a noite rodando o teste de stress do y-cruncher.

Ficou 8 horas fazendo o teste, e no meio deles havia um que sozinho demorou 4 horas :eek:

Ontem já coloquei para rodar o F@H, será 3 dias calculando.

Se não der erro na Work Unit, ficarei deveras feliz :wub:

• 3 semanas depois...
Postado

Interessante esse artigo, estava procurando por uma solução simples para poder baixar a temperatura do meu processador em full, que estava chegando a quase 75 ºC. A solução foi ativar o epu da bios da asus no máximo e desativar o q-fan. Onde ficava até 1.25 V agora fica até somente 1.08 V. A temperatura caiu de máximo de 75º C para 62~63ºC. Testado no prime95, por quase 1 hora, tudo estável. Em idle também caiu, de 0,90 V para uns 0,808 V. Mas nesse caso não fez diferença, já que em idle[38~40 ºC] a tensão não influencia tanto, pelo que percebi. Enquanto não dou um jeito nesses dois fans invertidos meus, está bom já.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Muito interessante Evandro...

Pena que é mais difícil de aplicar o undervolt em VGA que em CPU... Em processador é bem mais prático - no geral.

Eu achei a diferença de temperatura muito desproporcional à queda da tensão. GPU é bem diferente de CPU.

Valeu colega.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...