Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

Galera, meu Q6600 ta funcionando bacana com over(na minha assinatura ta o valor do overclock), porém está sobre overvoltage(nada exorbitante), ele não funciona de jeito nenhum em undervoltage. Alguém poderia me dizer qual seria o problema(se tiver)?

Mas como você está fazendo o undervolt? A partir de qual valor ele não aceita mais abaixar o Vcore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisei em fóruns e vi gente conseguindo tensão menor com overclock nesse processador...por isso achei estranho isso.

Acontece que cada placa mãe reage de maneira diferente a alterações de clock e voltagens. Muito provavelmente essas pessoas utilizavam mobos diferentes da sua (que é a mesma da minha).;)

EDIT: Qualquer coisa experimente atualizar a versão do seu BIOS e tentar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Recentemente comprei o combo GA-G31M-S2L + E7400, para ter uma máquina barata e de bom desempenho em jogos como Crysis.

Consigo um O.C. de 3.4GHz com tensão stock, que após o Vdrop e Vdroop mais o EIST ativo fica em 1.076~1.20V (Idle~Full). Até aí excelente. Porém, quase nunca preciso de 3.4GHz (talvez nem nos jogos), pois a máquina fica na maior parte do tempo em idle, com clock de 1.94GHz. Portanto decidi abandonar o overclock (exceto quando for jogar claro) e fazer undervolt para economizar energia, já que o PC fica ligado dias direto. Como não vi ninguém falar de Undervolt no E7400 decidi fazer esse post.

Após vários testes, consegui deixá-lo no clock stock (2.8GHz) totalmente estável, numa tensão de 1.0750V travada na BIOS. O normal é 1.26250V.

Para testar a estabilidade utilizei:

-IntelBurn Test v2.2: stress level = high (5 times, ~766 s)

-OCCT v3.1.0: CPU Linpack 64bit test mode = max (1 h)

Nos testes, em full load, a tensão fica em 1.024V e a temperatura não passa de 56ºC em ambos os cores (53ºC CPU).

Em Idle a tensão fica em 1.040V e 38 e 40ºC nos cores (24ºC CPU).

Acho que é uma boa configuração para o dia-a-dia.

Udervolt RULEZ!!:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

Recentemente comprei o combo GA-G31M-S2L + E7400, para ter uma máquina barata e de bom desempenho em jogos como Crysis.

Consigo um O.C. de 3.4GHz com tensão stock, que após o Vdrop e Vdroop mais o EIST ativo fica em 1.076~1.20V (Idle~Full). Até aí excelente. Porém, quase nunca preciso de 3.4GHz (talvez nem nos jogos), pois a máquina fica na maior parte do tempo em idle, com clock de 1.94GHz. Portanto decidi abandonar o overclock (exceto quando for jogar claro) e fazer undervolt para economizar energia, já que o PC fica ligado dias direto. Como não vi ninguém falar de Undervolt no E7400 decidi fazer esse post.

Após vários testes, consegui deixá-lo no clock stock (2.8GHz) totalmente estável, numa tensão de 1.0750V travada na BIOS. O normal é 1.26250V.

Para testar a estabilidade utilizei:

-IntelBurn Test v2.2: stress level = high (5 times, ~766 s)

-OCCT v3.1.0: CPU Linpack 64bit test mode = max (1 h)

Nos testes, em full load, a tensão fica em 1.024V e a temperatura não passa de 56ºC em ambos os cores (53ºC CPU).

Em Idle a tensão fica em 1.040V e 38 e 40ºC nos cores (24ºC CPU).

Acho que é uma boa configuração para o dia-a-dia.

Udervolt RULEZ!!:aplausos:

Seria bom você deixar mais tempo estressando a CPU. Use o Prime95 por pelo menos 4 horas.

Tem certeza de que não dá pra diminuir mais? Teu processador é 45nm, creio que dê pra diminuir um pouco mais. No meu, E4500 65nm consegui quase o mesmo que você, 1.085V, mas deixei em 1.092V só por desencargo de consciência, e também porque não houve diferença nas temperaturas para 1.092V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SuperrooT,

Acho que você me ajudou a montar essa máquina, na escolha da VGA!

Bem, acho que consigo menos, mais não muito menos, lembro que em 1.06xxV (não lembro exatamente) o windows não iniciava, então tb por desencargo deixei em 1.075V.

Usei o OCCT (Linpack) e o IntelBurnTest, porque li que são muito mais extremos que o Prime95, com aumento de mais de 20ºC no cores em relação ao Prime95.

Edit

Resolvi testar uma tensão menor, não é que o SuperrooT estava certo!

Mudei o "Performance Enhance" para "Standard" e fui baixando até 1.0500V na BIOS. E pra minha surpresa está funcionando! :eek:

testedeestabilidade.th.jpg

O Vcore em Idle fica em 1.008V, e em Full Load em 0.992V. E as temperaturas em Full caíram de 56ºC para 52ºC. Muito bom! Será que dá pra descer mais? :wow:

Bem, vou usar a máquina assim um tempo, pra só depois fazer mais testes! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SuperrooT,

Acho que você me ajudou a montar essa máquina, na escolha da VGA!

Bem, acho que consigo menos, mais não muito menos, lembro que em 1.06xxV (não lembro exatamente) o windows não iniciava, então tb por desencargo deixei em 1.075V.

Usei o OCCT (Linpack) e o IntelBurnTest, porque li que são muito mais extremos que o Prime95, com aumento de mais de 20ºC no cores em relação ao Prime95.

Hehe, a gente se encontra por aí...:D

Vi pela sua assinatura que tem dois valores pro Vcore. Por um acaso você setou 1.024V mas a BIOS mostra 1.075V ? Eu tive esse problema de diferenças de valores também, mas confiei no valor que o BIOS mostra no menu Status.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, a gente se encontra por aí...:D

Vi pela sua assinatura que tem dois valores pro Vcore. Por um acaso você setou 1.024V mas a BIOS mostra 1.075V ? Eu tive esse problema de diferenças de valores também, mas confiei no valor que o BIOS mostra no menu Status.

Fala aí!!

Eu editei meu post anterior! Saca só as tensão que eu consegui até agora!

Não, o primeiro valor (agora 0.992V) é o que o CPU-Z mostra em Full Load. O segundo (agora 1.050V) é o que eu travo na BIOS! Essa diferença se deve ao Vdrop de 0.042V (1.050V > 1.008V) da MoBo + um Vdroop de 0.016V (1.008V > 0.992V) da CPU.

Vou mudar a assinatura pra ficar mais claro

EDIT

Para encerrar, acabei ficando impaciente e fiz novos testes. Descobri que a tensão mínima para ter estabilidade com meu E7400 é 1.04375V, o primeiro valor abaixo de 1.05000V. Abaixo disto o windows trava e dá tela azul, comecei em 1.02500V, até inicia, mas trava, e então fui subindo até 1.04375V onde o windows não travou. Fiz os testes com 1.04375V, tudo estável! Mas os Vcores no CPU-Z ficaram os mesmos de antes (1.008~0.992, Idle~Full) então decidi deixar em 1.05000V pra ter um pequena margem de segurança.

Aqui estão os gráficos do teste em 1.05000V com o OCCT:

2009062319h40cpu1.th.png

2009062319h40cpu2.th.png

2009062319h40vcore.th.png

E aqui o resultado do Prime95 em "Blend" por 4 horas. É interessante que no Prime95 o Vcore fica em 1.008V, mesmo com a CPU em 100%, e as temperaturas não passam de 44~45ºC. Diferente dos outros testes anteriores onde o Vcore cai a 0.992V e as temperaturas vão a 52ºC. Será que o Prime95 realmente estressa a CPU?

prime95.th.jpg

E agora, mais de 8 horas de Prime95 e tudo estável, e com temperaturas ainda mais baixas (42 e 43ºC):

prime95.th.jpg

Espero que meus testes sejam úteis. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l_s_pinheiro, você tem uma ideia de quanto baixou o consumo de energia do seu processador?

Valeu.

Olha Carpa, eu utilizei o eXtreme Power Suply Calculator pra ter uma ideia, embora eu ache que essa não é a maneira correta de avaliar. Com o meu sistema em tensão stock (1.20V), a potência recomendada da fonte fica em 218 W, já com a tensão que eu estou (0.992V) a potência cai para 200 W.

Mas eu acho que na verdade a diferença de consumo é insignificante, o que importa mesmo é a diminuição da temperatura máxima dos cores. Isso é que vai "economizar" a vida útil do processador.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, finalmente montei a maquina que vai ficar como servidor de download ligada 24 hs por dia torrent e emule. é um athlon 64 3200+ / asus k8v-vm ultra porém a bios dessa placa mãe é bem basica mesmo, não tem como mudar o vcore, nem fsb nem nada, gostária de saber se alguem conhece algum programa que eu consiga baixar o vcore pelo windows. A temperatura atual gira em torno de 42° - 48° e vcore fica em média 1.49.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha... meu 7750BE trabalha travado com Vcore 1,25 a 3104mhz e estressei ele por mais ou menos umas 12 horas (sem querer depois q fui ve q o prime tava ligado... ahuiAH)

nem uma ocilaçao e com outros programas ligados ainda, temperatura nao passa de 12 graus ;D estão lindo IAUHiUAHa

12ºC? Você se confundiu aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Gente, fiz besteira. :blush:

Terminei de montar o PC da minha irmã sozinho e tava tudo funcionando direito. Aí eu cometi o pecado da empolgação e resolvi fazer um undervolt nele sem nem ao menos checar se minha placa mãe tinha o tal jumper pra fazer o reset se desse algum erro.

Consegui baixar a tensão de 1.2 pra menos de 1.0 facilmente, mas quanto passei de 0.950 o PC reiniciou e agora se recusa a ligar.

Imediatamente abri a máquina e procurei pelo tal jumper, mas não achei. Aí li o manual da mobo e tá dizendo lá que pra dar clear CMOS eu tenho que retirar a bateria, esperar alguns minutos e colocá-la novamente. O problema é que não tô conseguindo retirar a bendita nem a pau, pois ela é presa na lateral por uma espécie de trava. Já tentei dar uma forçada nela com uma chave de fenda e não saiu. Tô com medo de forçar mais e quebrar.

Sei que a responsabilidade por essa besteira é toda minha e da minha falta de juízo, mas será que alguém poderia fazer o grande favor de me explicar como tiro essa bateria?

Obrigado desde já e bom final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Trovador Solitário beleza?

Agora é que fui reparar no seu processador e no VCORE padrão que ele está/estava trabalhando.

Esse VCORE de 1.81~1.83 está errado, esses processadores não trabalham com esse vcore. Parece ser erro da placa mãe.

Já pensou na possibilidade de alterar a ponte da CPU para fixar vcore mais baixo?

Resultado: fiz certinho o processo mas nada aconteceu. Observei que antes mesmo de fazer a "ponte" um dos lados do contato quase não exite. É como se tivesse uma pequena falha (na verdade em dois contatos) e com isso parece não "ferchar". Tudo bem, baixei o CPUIdle Full e tudo bem, não quero ficar mexendo muito neste PC antigo. O próximo será mais silencioso. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, que placa é essa ?

Não vai ter jeito.. acho difícil quebrar a trava, ainda mais sendo de metal.

A placa é uma Gigabyte GA-G31M-ES2C:

ga-g31m-es2c_big.jpg

Eu tô com medo de quebrar o slot porque não sei como destravar a bateria. Só sei que tem uma travinha na lateral, mas não sei como faço para soltá-la. Acho que se eu tentar tirar a bateria sem destravar eu arrebento tudo.

Dá o modelo da placa pra gente!!

Cara, o PC não liga ou não dá boot?

Se estiver ligando, mas não dando boot, tenta tirar as memórias e ligar. Desligue, recoloque as memórias, e ligue novamente.

Isso dava certo comigo, com minha antiga placa intel que tb não tinha jumper!

Boa sorte!

Desculpa, mas não sei a diferença entre não ligar e não dar boot...

O que acontece é que eu aperto o power do gabinete, ele acende e não aparece nada na tela. O monitor só fica piscando.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu fiz um undervolt legal há um tempo atars, com minha outra placa mãe, era uma M2N-SLI deluxe, e tinha dezenas de opções de overclock, a atual que estou, nem tem tanta opções assim, mas foi o seguinte, coloque meu X2 5200 em 1000MHz com 0,93v !!!

creio que ficou muito economico esse pc :) era uma versão manual do "cool 'n' quiet"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!