Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt - Uma visão diferente


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
A placa é uma Gigabyte GA-G31M-ES2C:

ga-g31m-es2c_big.jpg

Eu tô com medo de quebrar o slot porque não sei como destravar a bateria. Só sei que tem uma travinha na lateral, mas não sei como faço para soltá-la. Acho que se eu tentar tirar a bateria sem destravar eu arrebento tudo.

Desculpa, mas não sei a diferença entre não ligar e não dar boot...

O que acontece é que eu aperto o power do gabinete, ele acende e não aparece nada na tela. O monitor só fica piscando.

Valeu.

Aparentemente a trava é a peça de metal que está "pra baixo" nesta imagem.

eu fiz um undervolt legal há um tempo atars, com minha outra placa mãe, era uma M2N-SLI deluxe, e tinha dezenas de opções de overclock, a atual que estou, nem tem tanta opções assim, mas foi o seguinte, coloque meu X2 5200 em 1000MHz com 0,93v !!!

creio que ficou muito economico esse pc :) era uma versão manual do "cool 'n' quiet"

O CnQ aqui coloca o meu a menos de 0.8 V neste clock. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda. Consegui retirar e recolocar a bateria e agora o PC voltou ao normal. Estou disposto a tentar de novo com 1.0v, mas estou com medo de causar algum dano ao processador ou placa mãe.

Li num post anterior que undervolt não causa danos permanentes à CPU, é verdade? Posso sair fuçando até achar minha tensão mínima tranquilamente, mesmo que tenha que fazer clear CMOS com a bateria umas 10 vezes?

Outra coisa, como vocês fazem pra calcular a temperatura do PC de vocês em idle e full? Vocês usam algum jogo ou programa pra isso? Quero anotar os resultados pra fazer uma comparação do antes e depois, mas não sei como estressar o processador ao máximo pra calcular o "full".

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado a todos pela ajuda. Consegui retirar e recolocar a bateria e agora o PC voltou ao normal. Estou disposto a tentar de novo com 1.0v, mas estou com medo de causar algum dano ao processador ou placa mãe.

Li num post anterior que undervolt não causa danos permanentes à CPU, é verdade? Posso sair fuçando até achar minha tensão mínima tranquilamente, mesmo que tenha que fazer clear CMOS com a bateria umas 10 vezes?

Outra coisa, como vocês fazem pra calcular a temperatura do PC de vocês em idle e full? Vocês usam algum jogo ou programa pra isso? Quero anotar os resultados pra fazer uma comparação do antes e depois, mas não sei como estressar o processador ao máximo pra calcular o "full".

Valeu.

Pode fazer isso N vezes desde que não quebre a trava ^_^

Eu uso o programa da Asus que veio com minha placa-mãe, a sua deve ter um também.

Se não tiver, pelo que lembro o Everest mede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me expressei mal, Xita. Desculpa. :lol:

Eu sei como medir a temperatura do processador usando o Everest. O que eu não sei é como estressá-lo para que sua temperatura se adeque aos padrões considerados "idle" e full". Saca?

Acho que pra medir "idle" é só deixar todos os programas exceto o everest aberto, certo? E pra "full"? Existe algum programa que faça a CPU trabalhar em carga total para eu poder medir essa temperatura?

Obrigado e boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Me expressei mal, Xita. Desculpa. :lol:

Eu sei como medir a temperatura do processador usando o Everest. O que eu não sei é como estressá-lo para que sua temperatura se adeque aos padrões considerados "idle" e full". Saca?

Acho que pra medir "idle" é só deixar todos os programas exceto o everest aberto, certo? E pra "full"? Existe algum programa que faça a CPU trabalhar em carga total para eu poder medir essa temperatura?

Obrigado e boa noite.

Pode rodar o prime, um jogo, converter um vídeo..

Coisa pra estressar CPU é o que não falta. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me expressei mal, Xita. Desculpa. :lol:

Eu sei como medir a temperatura do processador usando o Everest. O que eu não sei é como estressá-lo para que sua temperatura se adeque aos padrões considerados "idle" e full". Saca?

Acho que pra medir "idle" é só deixar todos os programas exceto o everest aberto, certo? E pra "full"? Existe algum programa que faça a CPU trabalhar em carga total para eu poder medir essa temperatura?

Obrigado e boa noite.

Carpa,

Até para efeitos de comparação você utilizar o teste padrão do Clube do Hardware para avaliação das temperaturas, neste tópico.

Povo,

Ontem a noite fiz alguns testes alterando o Vcore e sinceramente fiquei impressionado com as diferenças nas temperaturas :o!

As temperaturas são do núcleo do processador rodando em full, após 15 minutos com o Prime95 ligado.

Vcore em "auto": 65ºC

Vcore em 1,00V: 54ºC

Vcore em 0,95V: 52ºC

Temp. Ambiente: 27ºC

Mexendo com o Vcore eu consegui um decréscimo de 13ºC na tempertura :eek:. Não esperava uma diferença tão significativa!

Empolgado, deixei o Prime95 rodando por uma hora e não tive nenhum aviso de erro. Porém depois entrei em um jogo e mais ou menos meia hora depois ele "travou", mas não chegou a congelar o computador inteiro, consegui voltar para o Windows (via Alt + Tab) e fechar o jogo "problemático". O Windows continuou normalmente.

Daí vem as dúvidas: essa "travada" no jogo pode ter sido causado pelo undervolt? Tensão baixa demais pode causar erros deste tipo ou só do tipo "congela tudo e só sai pelo Reset"? Me lembro que esse mesmo jogo já tinha apresentado esse erro antes com o Vcore "padrão", mas não com essa frequencia (duas vezes, cada uma com Vcore diferente) e tão cedo (praticamente após 30 minutos).

Mas devo repetir esses testes com outros jogos e também estou querendo medir o desempenho para saber se o Undervolt não está "capando" o processador, já que o Core i7 possui o controlador de memória dentro do chip. Esse programa "SuperPI" é uma boa para isso?

[]'s

Povo,

Primeiramente desculpe pelo tempo sem notícias, mas estou de volta para relatar o que eu fiz desde então.

O problema que eu tive com o jogo citado acima foi um caso de incompatibilidade de software (ou seja, o jogo Spore e o "famoso" patch 1.03 :mad:), não tendo nada a ver com o undervolt. Problema resolvido, acabei voltando ao undervolt.

Acabei deixando o Vcore fixo em 1,05V (o Vcore padrão do Core i7 920 é de 1,20V) e estou usando o computador já faz algum tempo em jogos, decodificação de vídeo e atividades diversas sem nenhum problema ^_^. Só não fiz a medição do desempenho antes e depois, mais na prática não senti nenhuma diferença na performance.

Resumindo, para quem não está a fim de fazer overclock (o meu caso por enquanto), undervolt no Core i7 é uma ótima medida para controlar as temperaturas deste processador.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem como fazer overclock com undervolt. (apaguei as SS semana passada :()

O meu eu consegui colocar ele a 2.2 GHz @ 1.25 V e 2.3 GHz @ 1.3 V.

2.4 foi só com a tensão original.

Mas em C2D e provavelmente em i7 deve dar pra conseguir mais. ^_^

Se o clock foi mantido e não há instablidade você não vai ter diferença no desempenho ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como fazer overclock com undervolt. (apaguei as SS semana passada :()

O meu eu consegui colocar ele a 2.2 GHz @ 1.25 V e 2.3 GHz @ 1.3 V.

2.4 foi só com a tensão original.

Mas em C2D e provavelmente em i7 deve dar pra conseguir mais. ^_^

Se o clock foi mantido e não há instablidade você não vai ter diferença no desempenho ;)

Fala, XITA!

Acho que me expressei mal. É que no overclock, em geral, você pode ter que elevar o Vcore para conseguir estabilidade em clocks mais elevados. Você pode consegur clocks mais altos com Vcore mais baixo, mais não é a regra.

O que eu quis dizer foi que, se você não vai mexer nos outros parâmetros do processador, não há a necessidade de manter o Vcore padrão, pelo menos no Core i7.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala, XITA!

Acho que me expressei mal. É que no overclock, em geral, você pode ter que elevar o Vcore para conseguir estabilidade em clocks mais elevados. Você pode consegur clocks mais altos com Vcore mais baixo, mais não é a regra.

O que eu quis dizer foi que, se você não vai mexer nos outros parâmetros do processador, não há a necessicade de manter o Vcore padrão, pelo menos no Core i7.

[]'s

Acho que em nenhum processador precisa. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

xita não entendi, você quer medir o vcore do processador com o multimetro ou quer ver a energia q é consumida pelo pc? se for a primeira opção esquece é muuiito arriscado e difícil... e pra segunda opção, tem alguns aparelhos q medem, é so pluga ele na tomada e o pc nele, e ele mede na hora o quanto o pc ta puxando, so q tem um limite de 10 amps, mas é muita coisa, da + de 1000watts... o nome desse aparelho eu não lembro mas acredito q em eletronica tenha deve ser uns 50 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
xita não entendi, você quer medir o vcore do processador com o multimetro ou quer ver a energia q é consumida pelo pc? se for a primeira opção esquece é muuiito arriscado e difícil... e pra segunda opção, tem alguns aparelhos q medem, é so pluga ele na tomada e o pc nele, e ele mede na hora o quanto o pc ta puxando, so q tem um limite de 10 amps, mas é muita coisa, da + de 1000watts... o nome desse aparelho eu não lembro mas acredito q em eletronica tenha deve ser uns 50 reais...

Amigo, sou farmacêutico, nunca operei um multímetro.. medir o consumo do processador exige conhecimento e um nível de coragem que eu não tenho. :D (mas se fosse pra sintetizar TNT eu teria hehehe)

Se eu medir o consumo será do micro todo, pela tomada, e também pretendo realizar mais testes como underclock, underclock da placa-gráfica e quem sabe, undervolt nela, mas só depois que eu estudar o assunto. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
interessante .. aqui consegui fazer um VID Mod no Q6600 que é VID = 1.3250

baixei o VID para 1.2250 .. resultado : 5ºC a menos e com certeza consumindo menos.

Obs: Fiz o Mod porque minha mobo não tem opção de vcore ..

Ahm, o que seria o VID mod ?

E estes 5 graus foram em quanto ? (de 55 pra 50 por exmeplo)

Foram 5 graus em iddle ou em load ?

Obrigado pela participação. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico XITA, tentei aqui e o resultado foi surpreendente, meu Q9550 baixou 7 graus em idde e 5 em load, a Vcore dele era AUTO na BIOS ai ficava entre 1.2 e 1.3 coloquei em 1.1 com loadline calibration ai o everest mostra 1.07 e as temps. dele antes eram 34º (iddle) 48º (load) agora são 27º (iddle) 43º (load), eu uso um Z600 com 2 fans, se quiser mais detalhes tenho um tópico de over que mostra os pormenores. http://forum.clubedohardware.com.br/over-striker-ii/707723

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ótimo tópico XITA, tentei aqui e o resultado foi surpreendente, meu Q9550 baixou 7 graus em idde e 5 em load, a Vcore dele era AUTO na BIOS ai ficava entre 1.2 e 1.3 coloquei em 1.1 com loadline calibration ai o everest mostra 1.07 e as temps. dele antes eram 34º (iddle) 48º (load) agora são 27º (iddle) 43º (load), eu uso um Z600 com 2 fans, se quiser mais detalhes tenho um tópico de over que mostra os pormenores. http://forum.clubedohardware.com.br/over-striker-ii/707723

Obrigado Dettox !

Rapaz, caiu bem o seu, o inveja ! :D

Você vai tentar over, poderia tentar over com undervolt, ou ainda tentar baixar mais esta tensão.. eu acho que ele desce mais. (e acho exagero fazer over nesta CPU hehehe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Dettox !

Rapaz, caiu bem o seu, o inveja ! :D

Você vai tentar over, poderia tentar over com undervolt, ou ainda tentar baixar mais esta tensão.. eu acho que ele desce mais. (e acho exagero fazer over nesta CPU hehehe)

Com certeza esse processador já é muito bom eu fiz o over só para fazer testes e queria ajuda para ver se posso conseguir mais, mas não consigo de jeito nenhum. Hoje estava jogando GTA IV e resolvi dar uma olhada no benchmark de lá, fiz um com e sem over e aumentaram incríveis 0.2 fps na média. O máximo que consegui de over foi 1,25v com os 35% de over, por inquanto, to com preguiça de tentar de novo :) o ruim é essa memória que num quer subir mais de 1100 com tensão abaixo de 2,5v. O ruim do meu pc é a VGA, não tão ruim, mas em comparação com os outros componentes, estou esperando sair as GT300 para ver se posso pagar, nem que seja em 24 vezes :D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 duvida:

se eu baixar muito o clock do processador posso danificá-lo? (tipo de 2.4Ghz para 800Mhz)

se eu diminuir tanto assim, poderei diminuir mais ainda o Vcore?

minha ideia seria fazer algo assim quando for ligar o pc só para navegar/msn/word

Não, se você baixar muito ele pode travar ou ficar instável.

Mas se vai ficar só no MSN, internet e outras coisas leves, pode baixar o clock também ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz um over no meu Q6600 pra 3.0 com vcore 1.4v (um site de overclock informava que o ideal era 1.5v). Como sou teimoso e inexperiente fiz com 1.4v mesmo e como tinha lido que over bom é feito com a menor tensão possível, fui baixando o vcore até 1.26 (não tentei baixar mais).

Com 1.4v ele dava 55° em idle e 65° em full, com 1.26v ele está com 40° em idle e 54° em full. Baixou 11°, e deve ter muita gente usando vcore em auto sem saber disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz um over no meu Q6600 pra 3.0 com vcore 1.4v (um site de overclock informava que o ideal era 1.5v). Como sou teimoso e inexperiente fiz com 1.4v mesmo e como tinha lido que over bom é feito com a menor tensão possível, fui baixando o vcore até 1.26 (não tentei baixar mais).

Com 1.4v ele dava 55° em idle e 65° em full, com 1.26v ele está com 40° em idle e 54° em full. Baixou 11°, e deve ter muita gente usando vcore em auto sem saber disso.

Opa!

Quando você diz "full", como e por quanto tempo você testou a estabilidade?

Se você testou por pelo menos umas 2 horas no Prime95 ou em jogos como crysis, então tudo bem, belo over!!:lol:

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!