Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nVidia GT300 / GF100/110: Geforce GTX4** e GTX5**


Evandro

Posts recomendados

Para a turminha do OC...rs...

http://www.overclockers.ru/lab/40930_4/Obzor_videokarty_NVIDIA_GeForce_GTX_590.html

Hey Jonny_br, essa Asus que usaram, ela não vem mexida de fábrica? Ou é o modelo de referencia?

Referência, não vi nada de ***** nela.

O Guru fez duelo de x4, é muita GPU por gabinete quadrado.

http://www.guru3d.com/article/geforce-gtx-590-sli-review/8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
menos ruído? milagre! temperatura e consumo, como estão??

Concordo, a nVidia fez milagre com o cooler. A placa é menor, consome mais, esquenta o mesmo tanto e com menos barulho. Acho que a AMD se explodiu com esse "blower"... mas quem tá explodindo de fato é a GTX 590. :) Apesar do que, na minha cabeça, o cooler faz pouca diferença pro público alvo desta placa, que vai tender a blockar a placa.

Dei uma olhada nas palavras finais do Anand, e segundo ele a melhor escolha para games no momento é... depende, pois cada uma foi bem em um jogo específico, contudo para jogos futuros ele achou a HD 6990 melhor. O Xbit declarou empate, baseado na mesma ideia do Anand, dizendo que ambas foram bem, não entendi o Techpowerup dando a coroa para a GTX 590 o.O

De qualquer forma, esse corte no preço de última hora, mostrou exatamente que ela não teria TODO aquele desempenho que alguns diziam por aí

Sem contar que parece que a GTX 590, já chega meio que no limite de onde ela pode ir, segundo palavras do Anand

O TPU não deu a coroa para a GTX 590, muito pelo contrário, deu a nota 7.0 e não recomendou a placa, uma das notas mais baixas dos últimos tempos.

Você pode ter confundido olhando pelo gráfico de desempenho médio em todas as resoluções, que é um gráfico que não faz sentido algum, pois mistura resoluções sub 1080p e ninguém normal compra uma placa destas ou um CF/SLI para estas resoluções. No gráfico que importa, que é a resolução 4MP, a HD 6990 abre 3% de vantagem e em 2MP há empate absoluto, pelo menos no TPU.

Eu vi bem isso, ela é até uns 10% mais rápida que a 6990 mas na média fica em 5, isso porque tem casos one o desempenho é bem maior e outros onde é bem menor ?
Bom, pelos reviews que li, Anand Tech e Tech Report, e pelos que passei o olho: TPU, Xbit, etc, há um empate entre as duas placas, mas a HD 6990 tende a ser consistentemente melhor nos casos onde realmente importam, isto é, nos jogos mais exigentes onde esta liderança importa de fato.
Chato é eu não poder ver os reviews com tranquilidade hehe.

Quem viu que a 590 tá explodindo pode trazer as fontes?

E, com essa queda de preço, a margem da gtx590 deve mesmo estar BEM inferior ao que a nVIDIA tá acostumada.

E eu acredito mais nessa leitura de consumo do techpowerup, por sinal.

sirro, dá uma olhada no que o wizzard falou sobre a placa dele, que explodiu: http://www.techpowerup.com/reviews/ASUS/GeForce_GTX_590/26.html

Tem fusível no regulador de tensão, 1,2V no máximo ou Kabum.

nada que uma gambiarra não resolva.

Não me parece ser o caso, pois mesmo com o bypass no "resistor fusível" feito pelo wizzard a placa não aguentou e um mosfet do regulador de tensão estourou logo em seguida.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, pelos reviews que li, Anand Tech e Tech Report, e pelos que passei o olho: TPU, Xbit, etc, há um empate entre as duas placas, mas a HD 6990 tende a ser consistentemente melhor nos casos onde realmente importam, isto é, nos jogos mais exigentes onde esta liderança importa de fato.

Na minha vista por cima, eu vi que ela perde nos FPS mínimos para a 6990.. esse não era o ponto forte do Fermi ? Ou eu vi errado ?

To lembrando de cum certo vídeo, onde um certo "tio Adolf" esbraveja com o lançamento do Fermi.. né Jones ? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelos reviews que li, Anand Tech e Tech Report, e pelos que passei o olho: TPU, Xbit, etc, há um empate entre as duas placas, mas a HD 6990 tende a ser consistentemente melhor nos casos onde realmente importam, isto é, nos jogos mais exigentes onde esta liderança importa de fato.

sirro, dá uma olhada no que o wizzard falou sobre a placa dele, que explodiu: http://www.techpowerup.com/reviews/ASUS/GeForce_GTX_590/26.html

Não me parece ser o caso, pois mesmo com o bypass no "resistor fusível" feito pelo wizzard a placa não aguentou e um mosfet do regulador de tensão estourou logo em seguida.

Tô me coçando para ler os reviews. Só parei agora e vou ter que sair daqui a pouco de novo. =/

Mas eu vi o link q você mostrou, diego e isso mostra que o que eu dizia é verdade, a nVIDIA não chega nem perto de ter um sistema de controle de tensão/consumo como a AMD nas 6900. O pior é que além de não ser sofisticado e facilmente burlado (pois é via driver, segundo info dos reviewers, antes e agora), parece estar absolutamente quebrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o techpowerup, tom's hardware e Anandtech. Resto vou deixar pra depois.

Percebi que o TPU usa drivers antigos da AMD, o que pode explicar porque os outros dois são mais benéficos com a 6990.

Por sinal, para quem quiser entender as diferenças entre as performances diferenciadas de cada placa em um mesmo jogo, aconselho uma leitura nas materias mais antigas da época do RV770 e gf200 lá no anandtech. Muito boas.

Acho que no final, em placa referência não tem dúvida que a 6990 tá superior, nem que seja com o AUSUM, certo?

------

Se alguém quiser os dados de consumo/acústica que peguei desses reviews olhae:

----

TPU

power 590:6990+diff.

idle: 36+12 =048w

average:252+66 =318w

peak: 301+55 =356w

maximum:338-4 =334w

acoustic 590: 6990+diff.

idle: 34-1 =33dbA

load: 53-5 = 48dbA

Anand

power 590:6990+diff / 6990OC:590+diff

idle: 171+13

load: 491+15 / 506+48

maximum: 525+11/ 536+44

acoustic 590: 6990+diff.

idle: 44.9+1.9

load: 65-5,2

Tom's

power 590:6990+diff / 6990OC:590+diff

idle: 148.5+11,7 / 160,2-10

average:396,21+40,97 / 437,18-5,01

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na minha vista por cima, eu vi que ela perde nos FPS mínimos para a 6990.. esse não era o ponto forte do Fermi ? Ou eu vi errado ?

To lembrando de cum certo vídeo, onde um certo "tio Adolf" esbraveja com o lançamento do Fermi.. né Jones ? :D

Em certos casos sim, vale lembrar que o CF melhorou muito, em termos práticos eu diria que com os drivers de hoje é melhor que o SLI.

Mas eu vi o link q você mostrou, diego e isso mostra que o que eu dizia é verdade, a nVIDIA não chega nem perto de ter um sistema de controle de tensão/consumo como a AMD nas 6900. O pior é que além de não ser sofisticado e facilmente burlado (pois é via driver, segundo info dos reviewers, antes e agora), parece estar absolutamente quebrado.

Exatamente, esta é a diferença de ter ou não ter algo como o Powertune, por isso na minha opinião o ponto mais interessante dos Cayman, gastões tal como vieram, é justamente o powertune.

TPU

power 590:6990+diff.

idle: 36+12 =048w

average:252+66 =318w

peak: 301+55 =356w

maximum:338-4 =334w

Só pra dizer, o que o wizzard chama de "maximum" é o teste com o Furmark, que é sabotado pelo driver da nvidia.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dizer, o que o wizzard chama de "maximum" é o teste com o Furmark, que é sabotado pelo driver da nvidia.

Deu pra ver só pelo fato dele diminuir o consumo e do peak da gtx590 no TPU estar superior ao "maximum". =)

Como disse, só fiz copiar o que tinha nos testes (para o bloco de notas). Dá para ter a ideia geral.

O triste é que o techpowerup é um dos poucos que restringem a leitura de consumo apenas às placas. Tem outro que eu n lembro agora (e que não vi o review, no caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Deu pra ver só pelo fato dele diminuir o consumo e do peak da gtx590 no TPU estar superior ao "maximum". =)

Como disse, só fiz copiar o que tinha nos testes (para o bloco de notas). Dá para ter a ideia geral.

O triste é que o techpowerup é um dos poucos que restringem a leitura de consumo apenas às placas. Tem outro que eu n lembro agora (e que não vi o review, no caso).

Xbitlabs, mas eu ando desconfiado dos resultados deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preview: TGT did it again - the fastest card on the planet

PoV GTX 590 Ultra Charged

tgt-590-uc-card-front.jpg

http://www.fudzilla.com/reviews/item/22288-point-of-view-/-tgt-gtx-590-beast-previewed

Cadê a com water cooler? :D

---------------------------------------

GTX 590 bios is good, no changes

http://www.fudzilla.com/graphics/item/22274-gtx-590-bios-is-good-no-changes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, saiu a seguinte notícia no último boletim (1.022) do CdH:

NVIDIA prepara GeForce GTX 560, “sem Ti”

Há rumores de que a NVIDIA lançará dentro de algumas semanas a GeForce GTX

560, que ao contrário do modelo homônimo lançado no início do ano não traz

o sufixo “Ti” (Titânio).

A placa terá 336 processadores (o modelo Ti tem 384) e 1 GB de memória

GDDR5 com interface de 256 bits. Informações sobre clock ainda não foram

confirmadas.

A GeForce GTX 560 ficará posicionada no mercado entre a GTX 560 Ti (US$

249) e a GTX 550 Ti (US$149).

Se for isso mesmo, parece que teremos uma GTX 460 1GB renomeada no mercado... (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E esse tal "Ti" é só uma versão Turbo? Ou tem algo a ver fisicamente?

Não... As séries GTX 460 e 560 são baseadas no GF104, a versão 560 Ti é o modelo que vem com o GF104 Full, ou seja, com todos os 8 SMs ativos (cada SM tem 48 Cuda Cores) e todos os 4 barramentos ativos (cada barramento tem 8 ROPs e 256MB de memória GDDR5, que são acessados através de um barramento de 64 bits)... A 560 ''sem Ti'' e a 460 1GB possuem 7 SM ativos (ou seja, 336 CCs no total) e os 4 barramentos ativos. A 460 768MB possui 7 SMs ativos mas apenas 3 barramentos ativos (o que totaliza os 24 ROPs, 768MB de memória acessados por uma interface de 192 bits). A 460 SE é um caso à parte, já que apenas 6 dos SMs estão ativos, mas os 4 barramentos são funcionais.

Marketing.

Só vão lançar a placa sem o Ti por causa da 6790.

Não acho, a concorrente da 6790 é a 550 Ti mesmo... Essa 560 será para substituir a 460 1GB (as duas são praticamente idênticas, só falta saber os clocks para ver se são totalmente iguais), ou seja, para concorrer com a 6850.

Só eu fiquei com a impressão que ela será uma GTX460 de nome novo ?

Hehe, sim, é mais uma remarcação... Dessa vez da 460 1GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho, a concorrente da 6790 é a 550 Ti mesmo... Essa 560 será para substituir a 460 1GB (as duas são praticamente idênticas, só falta saber os clocks para ver se são totalmente iguais), ou seja, para concorrer com a 6850.

(...)

Hehe, sim, é mais uma remarcação... Dessa vez da 460 1GB.

Ai que tá, acho que só por causa da pressão feita pela 6790 que a nVIDIA achou necessário relançar a 460 como 560. A 550 Ti, em termos de performance (e preço, ao menos por enquanto) não chega a competir diretamente com a 6790, apesar que ficou claro que a AMD teve a 550 Ti como alvo quando calculava clock e etc.

Remarcar placa é por puro marketing mesmo. Se a nVIDIA achava necessário relançar a 460, porque não fez antes? resposta: porque agora tem a 6790 para fazer bagunça no meio da festa.

Ah! E por desencargo de consciência, se não baixar o preço da 6790 ela vai ficar boiando no mercado, canibalizada pela 6850. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.techpowerup.com/144133/ASUS-Releases-the-ESC4000-GPU-Server.html

Asus lança servidor 2U com capacidade para dois processadores e até 8 placas Tesla.

http://www.techpowerup.com/144132/Point-of-View-and-TGT-Release-GeForce-GTX-590-BEAST-Graphics-Card.html

POV e TGT lan;cam GTX590 Beast. (refrigeração líquida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!