Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando corretamente as unidades de grandeza


Posts recomendados

A massa medida pela maior parte das balanças é baseada na força peso. No caso de algumas, se utiliza comparação de forças pesos (balanças de braços, como as usadas para comparação do padrão com os outros protótipos), e nesse caso a massa medida é sempre a mesma, independente da aceleração da gravidade.

Já nas balanças utilizadas no dia-a-dia, a força peso é comparada com um padrão de aceleração fixo, e a escala é ajustada (dividida pelo valor de g considerado padrão local) para que a balança forneça massa nas condições de aceleração gravitacional consideradas. Por causa disso, se a aceleração gravitacional varia, a massa medida varia, embora a massa real não varie realmente.

Na verdade, em plurais com s, você coloca a apóstrofe atrás do s final, então seria CDs' house.

Você tem razão. No caso do plural, o apóstrofo vai depois do "s". Então nem ele e nem eu estávamos certos.

Link: http://pt.wikihow.com/Usar-Ap%C3%B3strofos-na-L%C3%ADngua-Inglesa

E sobre o MJ (megajoules) que eu disse lá em cima, não seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E sobre o MJ (megajoules) que eu disse lá em cima, não seria possível?

Hehe... o SI recomenda que se use o J e seus múltiplos e submúltiplos para energia (kJ, MJ, GJ, mJ, uJ, pJ, nJ, TJ... só para citar os mais óbvios) mas isso não é realmente obrigatório na prática. É mais uma questão de convenção:

Na Física, é padrão usar Joule e as outras unidades do SI para todos os casos. Na prática... bem, não é isso que acontece. Quando se fala de Física de Estado Sólido, de Partículas, Quântica, Nuclear... é muito comum utilizar eV e múltiplos (elétronsvolt, igual a energia que um elétron ganha ao ser acelerado com um volt de tensão...) para medir energias. Em algumas áreas mais fundamentais chega-se a usar sistemas de unidades (sim, inteiros) mais especializados, baseados em constantes universais (como velocidade da luz, constante gravitacional e similares).

E de qualquer modo, um Físico médio tende a preferir não usar múltiplos (quilo, mega, pico, mili, micro) e usar notação científica.

Não sei como é na Química.

Na Engenharia é que o SI realmente tem mais domínio. Dificilmente você vai ouvir um engenheiro usar qualquer coisa não-SI (quando houver um equivalente SI, muitas unidades e padrões de Engenharia não existem e nem podem ser construídas de forma razoável no SI). Quando se usa, é alguma unidade mais antiga, como kgf (força) ou kgfm (torque, trabalho, energia...), normalmente em Mecânica. Em Elétrica, para dizer a verdade, não me lembro de uma unidade não-SI ser utilizada nesses casos. E Engenheiros adoram prefixos. Nunca vi um engenheiro dizer 10^(-3) F... é sempre mF. Inclusive, o costume na Engenharia é sempre usar potências de 10 múltiplas de 3, para facilitar o uso de prefixos.

Agora, e na sua conta de luz? Nesse caso, para apresentação a "populares"/"trouxas" (no sentido do Harry Potter :)...), a convenção é utilizar a forma mais fácil de compreender. Quando as pessoas (mais preparadas) ouvem kWh, tendem a pensar da seguinte forma: "Ah, meu chuveiro consome 2000 W = 2kW... e fica ligado mais ou menos uma hora por dia, então eu devo consumir tipo uns 60 kWh nisso...". Quando ouvem MJ... bem, a tendência é "?????????????".

Não é um problema de prefixos ou valores grandes, a verdade é que as pessoas tem dificuldade com relacionar segundos, watts e joules com consumo elétrico real.

Como pode ver, essa história de unidades é complicada. Ningúém se importa em se comunicar com os "trouxas" usando outras unidades, nem com o fato de que físicos não sabem usar SI e mecânicos adoram unidades do tempo em que a máquina a vapor era novidade. Mas... eventos como este mostram por que o SI é tão considerado na Engenharia e na Ciência: as pessoas esperam ele, e se você não utilizá-lo, é bom deixar isso bem claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita cara, não sei inglês, mas pelo que eu me lembro, essa missão foi para o vinagre justamente por causa da confusão dos sistemas de unidades e grandezas.

Então, como eu havia imaginado, a explicação para as cias. de energia elétrica usarem o kW/h e não o J está na conveniência de entendimento e não no tamanho das casas decimais do número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei muitos comentários falando de massa.

Apenas para que fique claro, a massa não é uma constante. Ela é variável sim.

A massa é determinada em função da velocidade da mesma. Quanto maior a velocidade de um corpo, maior será a massa do mesmo comparado à quando estava em repouso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Notei muitos comentários falando de massa.

Apenas para que fique claro, a massa não é uma constante. Ela é variável sim.

A massa é determinada em função da velocidade da mesma. Quanto maior a velocidade de um corpo, maior será a massa do mesmo comparado à quando estava em repouso.

Isso quando são considerados os efeitos relativísticos. Para situações onde v<<c, ela pode ser considadera constante.

Outra interpretação é que o termo "massa" usado na mecânica clássica deve ser substituído por "massa de repouso", aí fica tudo correto.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Olá, meio atrasado este comentário mas foi hoje que li a matéria, muito interessante, apenas o termo tensão acho que não deveria ser colocado como "errado", pode ser considerado inadequado mas não errado. tensão é uma livre adaptação do inglês voltage, tanto que está nos dicionários. Estudo engenharia elétrica e muitos dizem que o termo não existe, mas mesmo na engenharia se usam derivados de palavras estrangeiras mesmo quando existe termo em português e nem por isso esses termos são considerados errados ou inadequados.

Provavelmente esta preciosidade se dá devido o termo ser muito utilizado por leigos e muitos engenheiros se consideram "especiais" criando certas birras como está.

Desculpem-me o modo como defendo o termo, mas estou remando contra a correnteza, mesmo assim não considero tensão o termo adequado, porém de forma alguma é errado, até porque a aceitação ou não de novos termos se deve aos linguistas e não à engenheiros ou físicos.

OBS: "corrente" (corrente elétrica) e "wattagem" (potência), esses estão errados, wattage até é usado no inglês mas mesmo nesta língua é um termo coloquial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu li este artigo e sinceramente, vocês deveriam mudar o termo de "correto" para "adequado", porque vocês estão confundindo padrão de medidas com modalidades da língua, e não é assim que uma língua funciona, na base do certo ou errado. Há um lugar adequado para o uso da língua e dessas medidas. Você não falará de medidas para um açogueiro da mesma forma de quando você fazer uma avaliação de um curso de física da faculdade, do mesmo jeito que não se anda de roupa de negócios para tomar banho na praia.

Mas fazer o que, estudar física é diferente de estudar o funcionamento das línguas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Legal G.T. Ao ler só o artigo de bits e bytes que você destacou me fez lembrar de antigamente da marcação de capacitores de micro farads uF marcava impresso MF : Mega Farads (!). Se algum dia achar publico fotos dele só como curiosidade mesmo. Normal pra época sem padronização direito, hoje soa engraçado mas profetizo que em pouco tempo vai ser normal capacitores de MF ... milhões de farads (!!)... passado presente no futuro 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Excelente matéria. Fico extremamente chateado e por vezes confuso quando os termos relativos à velocidades de transferência são escritos de forma incorreta. Já vi diversos livros e manuais da área de informática com a grafia errada.

Porém, infelizmente, ao meu ver, o autor caiu no mesmo erro que muitos.

No meu entendimento, sempre que for representar 1000 unidades o termo correto seria kilo (ou quilo), cuja abreviatura é a letra "k" SEMPRE minúscula, conforme consta na tabela citada na terceira página desta matéria.

Pois, na quarta página, aparecem diversas vezes o termo "KB" para representar quilobytes, quando o correto seria kB.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!