Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer quando a fonte consome mais que o no-break ou filtro?


jackdaniel

Posts recomendados

Não sei quantos watts consome esse pc, mas tive problemas depois que instalei a 9600GT, o monitor não ligava só o PC e não dava boot, retirei a VGA voltou ao normal, mas ainda aconteceu de o monitor não ligar com VGA on-board, dai tive problemas com o modem não ligar, só ai percebi que pode ser o no-break que estava usando o max dele é 185W.

Pluguei apenas o pc no no-break e o monitor/modem/caixa de som, pluguei em um estabilizador, tudo ok, mas não testei com a VGA off ainda.

O que devo fazer comprar um no-break adequado pra esse PC ou apenas um filtro de linha, já que um no-break acima de 360w é meio caro.

Configuração:

ASUS P5KPL-CM

3GB DDR2/800 (2+1)

2 HDs SATA

2 Gravador DVD SATA

Core 2 Duo E4400 2.0

GeForce 9600GT

3 fans

Fonte Satellite 600W

Monitor Samsung 740n '17

Modem D-Link 500b

Caixas de som

Impressora HP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que devo fazer comprar um no-break adequado pra esse PC ou apenas um filtro de linha, já que um no-break acima de 360w é meio caro.

A função do no-break é de manter o micro ligado por algum tempo após a queda de energia para permitir que você. salve o trabalho que estava fazendo. Se não for possível manter o monitor junto com o micro ele simplesmente não servirá para nada.

Se quedas de rede não forem freqüentes na sua região e/ou você. não fizer regularmente trabalhos importantes nesse micro o melhor é trocá-lo por um filtro de linha. Caso contrário será necessário adquirir um no-break mais potente.

Eu usei um no-break enquanto ocorriam freqüentes interrupções de energia na minha região; quando a rede elétrica melhorou ele foi devidamente aposentado e um filtro de linha simples entrou em seu lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nobreak serve para deixar o PC ligado quando falta luz, se você não precisa disso não tem motivo algum para usar um nobreak, ele não vai fornecer uma energia mais limpa para seu PC e não vai ficar mais protegido.

Estabilizadores são dês-recomendados, não há necessidade de estabilizar a tensão antes de ligar um PC, e o modo que os estabilizadores fazem isso é tão rudimentar que prejudica muito o PC.

Filtros de linha, desde que de qualidade, trazem proteção contra surtos para o seu PC, podendo proteger até de raios.

Não é necessário nenhum deles para ligar seu PC, o PC pode ir direto na tomada, assim como os outros eletrônicos da sua casa, mas o uso de um filtro de linha é recomendado.

Não vou me alongar, se quiser mais explicação sobre esses equipamentos e o funcionamento deles você facilmente encontrará aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função do no-break é de manter o micro ligado por algum tempo após a queda de energia para permitir que você. salve o trabalho que estava fazendo. Se não for possível manter o monitor junto com o micro ele simplesmente não servirá para nada.

Se quedas de rede não forem freqüentes na sua região e/ou você. não fizer regularmente trabalhos importantes nesse micro o melhor é trocá-lo por um filtro de linha. Caso contrário será necessário adquirir um no-break mais potente.

Eu usei um no-break enquanto ocorriam freqüentes interrupções de energia na minha região; quando a rede elétrica melhorou ele foi devidamente aposentado e um filtro de linha simples entrou em seu lugar.

acho que não entendeu minha dúvida, eu sei pra que serve um no-break pois tenho um de 185w, a minha pergunta é; meu PC consome mais de 185w, o que pode acontecer?, no-break derrete? consome + energia?, não manda energia suficiente pra fonte impossibilitando alguns itens de funcionar corretamente? e sim eu preciso de um no-break aqui pois ocorre muitas "quedas rapidas" tipo piscadas, isso não corrompe windows ou danifica a fonte do pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, existe um cálculo para saber qto aguenta realmente um nobreak, transformando VA em W. Como você chegou a esse valor de 185W?

você usando um nobreak subdimensionado, o mais comum é ter essas quedas no fornecimento de energia para o conjunto, principalmente qd ocorre uma demanda maior de potência. O nobreak derreter ou algo do tipo, pode até ocorrer, mas aí depende da qualidade do produto, pois o certo é suportar ou não a demanda, e suportando funcionar normal, e não suportando, não fornecer o necessário, mas sem derreter nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
acho que não entendeu minha dúvida, eu sei pra que serve um no-break pois tenho um de 185w, a minha pergunta é; meu PC consome mais de 185w, o que pode acontecer?, no-break derrete? consome + energia?, não manda energia suficiente pra fonte impossibilitando alguns itens de funcionar corretamente? e sim eu preciso de um no-break aqui pois ocorre muitas "quedas rapidas" tipo piscadas, isso não corrompe windows ou danifica a fonte do pc?
Seu PC pede, no pico do pico de sua exigência, cerca de 210 Watts...

Sua fonte tem uma eficiência de 80%, desse modo, ao seu PC solicitar 210 Watts da fonte, ela solicitará cerca de 210/0,80 = 263 Watts a quem estiver suprindo a mesma, no caso o no-break. Desse modo, mesmo que você não ligue seu monitor no no-break, ele terá que fornecer cerca de 263/185 = 1,42 => 42% de potência a maior daquilo que ele foi dimensionado. O que poderia acontecer?

1) Quando houver energia na rede ele estará sobrecarregando seu estabilizador interno podendo, ou fornecer tensão a menor e/ou levar seu no-break ao fogo, após aquecê-lo ao extremo.

2) Quando seu no-break estiver operando como inversor, na falta de rede, sua etapa de potência poderá, por excesso de demanda, se queimar, danificar os transistores.. Só isso, nada mais do que isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não entendeu minha dúvida, eu sei pra que serve um no-break pois tenho um de 185w, a minha pergunta é; meu PC consome mais de 185w, o que pode acontecer?, no-break derrete? consome + energia?, não manda energia suficiente pra fonte impossibilitando alguns itens de funcionar corretamente? e sim eu preciso de um no-break aqui pois ocorre muitas "quedas rapidas" tipo piscadas, isso não corrompe windows ou danifica a fonte do pc?

O amigo faller já respondeu muito bem sobre o que pode acontecer com o no-break (arriar, queimar e no pior dos casos pegar fogo).

Se ocorrem muitas quedas rápidas existe sim a possibilidade de corromper o Windows (nem tanto no 2000/XP/vista) e de estressar a fonte do PC. Nesse caso um no-break é a melhor solução mesmo.

Pegue a estimativa de consumo do faller (263W) mais o consumo dos outros itens que pretenda ligar no no-break (monitor, modem, etc.), coloque um fator de segurança e procure um no-break que forneça essa potência em watts (não em VA).

Geralmente o consumo dos aparelhos consta na etiqueta dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, existe um cálculo para saber qto aguenta realmente um nobreak, transformando VA em W. Como você chegou a esse valor de 185W?

você usando um nobreak subdimensionado, o mais comum é ter essas quedas no fornecimento de energia para o conjunto, principalmente qd ocorre uma demanda maior de potência. O nobreak derreter ou algo do tipo, pode até ocorrer, mas aí depende da qualidade do produto, pois o certo é suportar ou não a demanda, e suportando funcionar normal, e não suportando, não fornecer o necessário, mas sem derreter nada.

no manual diz que suporta 185w

Seu PC pede, no pico do pico de sua exigência, cerca de 210 Watts...

Sua fonte tem uma eficiência de 80%, desse modo, ao seu PC solicitar 210 Watts da fonte, ela solicitará cerca de 210/0,80 = 263 Watts a quem estiver suprindo a mesma, no caso o no-break. Desse modo, mesmo que você não ligue seu monitor no no-break, ele terá que fornecer cerca de 263/185 = 1,42 => 42% de potência a maior daquilo que ele foi dimensionado. O que poderia acontecer?

1) Quando houver energia na rede ele estará sobrecarregando seu estabilizador interno podendo, ou fornecer tensão a menor e/ou levar seu no-break ao fogo, após aquecê-lo ao extremo.

2) Quando seu no-break estiver operando como inversor, na falta de rede, sua etapa de potência poderá, por excesso de demanda, se queimar, danificar os transistores.. Só isso, nada mais do que isso..

voce acha que ele sobrecarregado estaria gastando muito energia?

Vou comprar um no-break de 360w 600va, acho que vai da conta, só preciso saber quanto consome o monitor LCD samsgun 740n '17, pra saber se uso ele junto com o nobreak

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce acha que ele sobrecarregado estaria gastando muito energia?

Vou comprar um no-break de 360w 600va, acho que vai da conta, só preciso saber quanto consome o monitor LCD samsgun 740n '17, pra saber se uso ele junto com o nobreak

Em sobrecarga ele com certeza consome mais, ele não esquenta (a ponto de incendiar) de graça, ele gasta energia considerável para isso.

O consumo do monitor tem na parte de trás dele e provavelmente no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!