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Fala Oliveira!

 

Em relação ao cooler original do i7 2600, na época passei pelo mesmo perrengue quando jogava o Dirt3. Tive que adquirir um air cooler às pressas por causa disso. Quanto ao desempenho do H100i, realmente tem algo de errado nessa história, meu caro. Além de monitorar as temps pelo programa da Corsair, utilize paralelamente outros programas de monitoramento de temps e tensão do processador. O HW monitor ( http://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html ) ou o HWInfo ( http://www.hwinfo.com/download.php ) são boas opções para temperatura. Para tensão do processador em particular, eu acompanho pelo CPU-Z: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

-Observe principalmente se a tensão do i7 2600 está no patamar normal dele. Se a tensão estiver muito exagerada, a temperatura exagerada é um sintoma muito forte deste problema. Para efeito de comparação, o meu processador, o mesmo i7 2600, a tensão máxima em full é de 1,200V. Uma calibragem via Bios da Sabertooth se faz necessária se confirmar um exagero nessa tensão e, claro, alguns testes para ver se o processador consegue trabalhar em full após um eventual decréscimo de sua tensão.

 

SCi9CCg.png

 

Oliveira, se depois de checar o comportamento novamente com diferentes programas e ver que a maré continua braba, cheque (novamente) o funcionamento do WC. Não conheço muito bem o setup proprietário do H100i, o meu é um recente "pé de porco" Seidon 120V, então me desculpe caso falar alguma bobeira ou algo que já domina a respeito:

 

-Se tiver no setup diferentes padrões de rotação da bomba, selecione a opção de "performance máxima" ;

-Veja se há ruídos "estranhos" no funcionamento da bomba. Isso pode ser sintoma de bolhas de ar no interior do sistema. Uma boa sacudida no conjunto do H100i pode resolver, mas faça com cuidado e apenas com ele em mãos (bloco em uma mão e o radiador na outra).

 

Estando tudo ok, bomba na potência máxima e em seu perfeito funcionamento (sem ruídos exageradamente altos) e o negócio não melhorar, aí terá que revisar a instalação dele novamente:

 

-Apesar da MX-4 ser uma excelente pasta, o excesso pode diminuir a performance de transferência de calor entre CPU e bloco. Limpe os resíduos das aplicações anteriores de ambas as superfícies com álcool isopropílico (ou isopropanol) com o auxílio de um pano, ou guardanapo, limpo. Depois, reaplique o MX-4 de forma que não tenha excessos na borda após a pressão do bloco após instalado.

 

Nesse caso de métodos de aplicação de pasta, alguns preferem "pingar" uma pequena quantidade de pasta no centro da chapa da CPU (uma gota ligeiramente maior que um grão de arroz) para que a própria pressão do bloco a espalhe uniformemente. Há aqueles que preferem espalhar a pasta pela superfície da CPU com a ajuda de uma espátula; 

 

-Observe se algum duto está com alguma dobra ou retenção;

 

-Se for possível, tente inverter a posição do radiador no topo, ou até mesmo testar o micro "deitado". Parece mentira, mas pode ter uma diferença de performance só nisso aí.

 

Por enquanto seriam esses procedimentos que eu faria para lidar com essa situação que está passando, Oliveira. Eu acho muito improvável que seja problema de CPU, no entanto. Aguarde também mais opiniões dos amigos do CdH com mais dicas e procedimentos sobre o H100i.

 

 

Pelo que mostrou das temps dos demais componentes, não creio que o foco do problema está pelo sentido de ar que o H100 está instalado. Particularmente, eu contrariaria os "mandamentos do fluxo de ar" de um gabinete padrão e instalaria as fans para captar ar ambiente para o radiador (seja na posição Push - entre o gabinete e o radiador, ou na posição Pull - "atrás" do radiador), e deixaria a exaustão por conta da fan traseira apenas. É um teste válido em fazer, caso tenha paciência para isso, claro!

 

Oliveira, boa sorte nos procedimentos!

 

Abraço!!

Olha ai como esta, não esta dando nem 1,200.

 

https://imagizer.imageshack.us/v2/1019x721q90/594/cfqr.png

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Rapidamente...

 

Oliveira, tente monitorar o processador em full, em 100%. Os dados acima estão postados com o processador em idle, em repouso. Monitore-o enquanto estiver jogando o jogo pesado ou use o Teste de estabilidade do Aida64 ou rode o Prime95 por alguns momentos. Se a temperatura dos núcleos chegarem perto dos 80ºC, aborte imediatamente o teste, valeu?

 

Aida64 (trial test): http://www.aida64.com/downloads

Prime95: http://www.overclock.net/t/137251/prime95

 

Edição: Vi que pelo HW Monitor a tensão máx tá em 1,256V. Parece-me um pouco alta para sua CPU em stock, mas tente fazer os testes pelo Aida ou Prime pra certificar desta tensão, principalmente pelo CPU-Z, que é o mais próximo da realidade.

 

Abraço!

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Rapidamente...

 

Oliveira, tente monitorar o processador em full, em 100%. Os dados acima estão postados com o processador em idle, em repouso. Monitore-o enquanto estiver jogando o jogo pesado ou use o Teste de estabilidade do Aida64 ou rode o Prime95 por alguns momentos. Se a temperatura dos núcleos chegarem perto dos 80ºC, aborte imediatamente o teste, valeu?

 

Aida64 (trial test): http://www.aida64.com/downloads

Prime95: http://www.overclock.net/t/137251/prime95

 

Edição: Vi que pelo HW Monitor a tensão máx tá em 1,256V. Parece-me um pouco alta para sua CPU em stock, mas tente fazer os testes pelo Aida ou Prime pra certificar desta tensão, principalmente pelo CPU-Z, que é o mais próximo da realidade.

 

Abraço!

Olha ai o resultado:

 

http://imageshack.com/a/img24/7673/m3bq.png

 

Engraçado que o monitor de temperatura da Sabertooth não aumentou.

 

Ai as fotos do meu Gabinete, é simples, eu mesmo  customizei, as 2 fans laterais são da zalman de 90mm, e jogam o ar pra dentro, o traseiro é da mesma marca mas de 120mm jogando o ar pra fora e os de cima são do radiador também jogando o ar pra fora:

 

 
 

http://imageshack.com/a/img43/2470/a8vc.jpg

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Oliveira a posição dos fans esta boa, apesar que como o cabelo citou o melhor seria ter ar fresco de fora passando pelo radiador mas isso muitas vezes é pouco pratico ou impossível, deixe por um ou dois dias o sistema funcionando que pode ter um decréscimo da temperatura pelo assentamento da pasta térmica, verifique a tensão como foi dito que ela é um dos problemas das temperaturas altas e por fim pode ser o mesmo problema que eu tenho como o meu 920D0 aonde por over acabei travando o sensor da temperatura do CPU e ele sempre mostra algo bem acima da realidade.

 

Pelo que notei e pesquisei por incrível que pareça parece ser algo bem comum, acho que você não teria um sensor digital para verificar a temperatura real, mas verifique também se tem algum update de bios que quem sabe pode melhorar um pouco isso, valeu.

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Boa noite, rapaziada!

 

Antes de mais nada, o casemod ficou muito maneiro, Oliveira! 

 

Uma coisa que notei foi que a janela de acrílico está bloqueando a ampla exaustão do H100i. Pode não ser a causa principal, mas certamente terá uma melhora substancial nas temps. O que eu vou dizer será um procedimento sacal...desmontar e montar o radiador do gabinete é chato á vera! Mesmo assim, retiraria o radiador do teto só para testá-lo de forma que a superfície de exaustão do radiador ficasse o mais livre possível.

 

Outra parada: Meu irmão...teve núcleos beirando os 93ºC!! Era para abortar a brincadeira em 80ºC, quase morri aqui vendo os benchs, ueahuehaeuhe!! O que achei mais estranho é que o meu i7, com over de boost de 0,4Ghz (3,9~4,2GHz) e mesmo com a tensão de cerca de 1,27V, estabiliza em 74ºC os núcleos no teste do Aida em temperatura ambiente de 32ºC (Rio de Janeiro, meu chapa....sol pra cada um aqui!). Se seu processador estiver em stock (3,4GHz com boost de até 3,9GHz), a tensão está muito alta.

 

Fiz esse print para um amigo do fórum demonstrando o recurso de turbo-core, por isso o teste é curto. Até caiu bem, porque compreende mais ou menos o mesmo tempo e praticamente a mesma tensão. Lembrando que meu WC é um Seidon 120V com 2 CM Excalibur em "push-pull" @ 1650RPM e o multiplicador do processador está em 42x (pasta térmica - Noctua NT-H1):

 

wgIpPOn.png

Agora viu porque me causa estranheza as temps do seu micro?

 

Observe pela bios de seu Saber se o valor de tensão se repete. Oliveira, caso confirme tais dados, faça um load das configurações originais das configurações da bios e salve. Após o "load-safe", verifique novamente pela bios se a tensão deu uma "trégua", diminuindo de valor.

 

Abraço Oliveira, e um salve para o meu camarada BetoUK!

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Boa noite, rapaziada!

Antes de mais nada, o casemod ficou muito maneiro, Oliveira!

Uma coisa que notei foi que a janela de acrílico está bloqueando a ampla exaustão do H100i. Pode não ser a causa principal, mas certamente terá uma melhora substancial nas temps. O que eu vou dizer será um procedimento sacal...desmontar e montar o radiador do gabinete é chato á vera! Mesmo assim, retiraria o radiador do teto só para testá-lo de forma que a superfície de exaustão do radiador ficasse o mais livre possível.

Outra parada: Meu irmão...teve núcleos beirando os 93ºC!! Era para abortar a brincadeira em 80ºC, quase morri aqui vendo os benchs, ueahuehaeuhe!! O que achei mais estranho é que o meu i7, com over de boost de 0,4Ghz (3,9~4,2GHz) e mesmo com a tensão de cerca de 1,27V, estabiliza em 74ºC os núcleos no teste do Aida em temperatura ambiente de 32ºC (Rio de Janeiro, meu chapa....sol pra cada um aqui!). Se seu processador estiver em stock (3,4GHz com boost de até 3,9GHz), a tensão está muito alta.

Fiz esse print para um amigo do fórum demonstrando o recurso de turbo-core, por isso o teste é curto. Até caiu bem, porque compreende mais ou menos o mesmo tempo e praticamente a mesma tensão. Lembrando que meu WC é um Seidon 120V com 2 CM Excalibur em "push-pull" @ 1650RPM e o multiplicador do processador está em 42x (pasta térmica - Noctua NT-H1):

wgIpPOn.png

Agora viu porque me causa estranheza as temps do seu micro?

Observe pela bios de seu Saber se o valor de tensão se repete. Oliveira, caso confirme tais dados, faça um load das configurações originais das configurações da bios e salve. Após o "load-safe", verifique novamente pela bios se a tensão deu uma "trégua", diminuindo de valor.

Abraço Oliveira, e um salve para o meu camarada BetoUK!

E ai cabelo, na minha placa tem um botão de reset da bios, resetando por ele pode voltar ao normal? Ou tenho que redefinir as configurações no setup da placa mãe? Não lembro de ter mudado nada no setup, mudei apenas uma configuração de memória, porque a placa mãe não estava liberando a frequência normal das memórias, estava travando em 1333 e as minhas memórias são 1600. Eu não entendo muito sobre as voltagens da placa, então desculpe tantas perguntas.

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Tamos aí!

 

 

 

E ai cabelo, na minha placa tem um botão de reset da bios, resetando por ele pode voltar ao normal? Ou tenho que redefinir as configurações no setup da placa mãe?

 

A princípio, as configurações serão padrões da placamãe, como se tivesse bootada pela primeira vez. Todos os recursos serão "setados" como auto e talvez os níveis de tensão do i7 voltem ao patamar normal. No caso de algum ajuste anterior específico, sim Oliveira, terá que redefini-los. Mas resolva fazer o reset da bios, por ora deixe-o nas configs padrões apenas para saber se o comportamento das temps tenham alguma melhora e que a tensão do i7 volte ao normal. Depois, é só retornar à Bios e ajustar as configurações de RAM conforme o desejado.

 

Se a Saber tiver como "salvar perfil" de configuração da bios, salve-a antes do reset. Aí é só ativá-la depois dos testes, te salvando da "geometria" em fazer tudo de novo, e , aproveitando para checar se essa configuração é a responsável pela situação.

 

 

 

Eu não entendo muito sobre as voltagens da placa, então desculpe tantas perguntas.

 

Pode ficar tranquilo, Oliveira! Pergunte o que precisar saber. A sorte que eu tô pesquisando a respeito de tensões para o i7 2600 para raciocinar uma forma de diminuir as tensões do turbo-core ao máximo no meu possante sem tomar BSOD na cara. Já que tu tem o mesmo processador e tá passando um aperto nas temps, custa nada mandar uma moral. Devagar, vou aprendendo também...

 

Abraço!!

Postado

Tamos aí!

A princípio, as configurações serão padrões da placamãe, como se tivesse bootada pela primeira vez. Todos os recursos serão "setados" como auto e talvez os níveis de tensão do i7 voltem ao patamar normal. No caso de algum ajuste anterior específico, sim Oliveira, terá que redefini-los. Mas resolva fazer o reset da bios, por ora deixe-o nas configs padrões apenas para saber se o comportamento das temps tenham alguma melhora e que a tensão do i7 volte ao normal. Depois, é só retornar à Bios e ajustar as configurações de RAM conforme o desejado.

Se a Saber tiver como "salvar perfil" de configuração da bios, salve-a antes do reset. Aí é só ativá-la depois dos testes, te salvando da "geometria" em fazer tudo de novo, e , aproveitando para checar se essa configuração é a responsável pela situação.

Pode ficar tranquilo, Oliveira! Pergunte o que precisar saber. A sorte que eu tô pesquisando a respeito de tensões para o i7 2600 para raciocinar uma forma de diminuir as tensões do turbo-core ao máximo no meu possante sem tomar BSOD na cara. Já que tu tem o mesmo processador e tá passando um aperto nas temps, custa nada mandar uma moral. Devagar, vou aprendendo também...

Abraço!!

Se por um acaso a tensão continuar a mesma o que pode ser feito? Qual seria a tensão normal sem estar usando o processador em full? Abraço.

Postado

Na área!

 

 

 

Se por um acaso a tensão continuar a mesma o que pode ser feito? Qual seria a tensão normal sem estar usando o processador em full? 

 

A tensão do meu i7 quando estão com as config padrões de fábrica nos clocks, fica em 1,200V sem qualquer ajuste da placamãe para isso, tudo no padrão automático. Se faço o "over non-k", eu diminuo a tensão via opção CPU Voltage da bios e atualmente calibro em modo OFFSET -0,025V para reduzir um pouco a tensão em relação ao controle automático, ainda quero diminuir um pouco mais isso aí. Estudo agora como reduzir um pouco pelo quesito PLL, mas ainda não domino bem esse tipo de abordagem. Para efeito de comparação, minha placa em si é uma ASRock Z77 Extreme 3.

 

Creio que após o reset da bios, as tensões estarão em um patamar normal. Se a parada continuar alta, pode ir diminuindo paulatinamente a tensão do processador via CPU Voltage> modo offset. Reduza 0,005 do valor e teste o sistema com o Aida ou Prime. Se não deu BSOD ou instabilidade do sistema, volte à bios e reduza mais 0,005V do valor anterior e refaça o teste...Não sei como a galera se amarra em over...muito chato esse negócio, uheauheauaehaeuh!!

 

Mas continuo a crer que não precisará mexer nisso não, Oliveira. A própria Saber achará o prumo do processador. Lembre-se também do acrílico do topo que não deixa a exaustão do H100i livre, beleza?

 

Abraço!!

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Na área!

A tensão do meu i7 quando estão com as config padrões de fábrica nos clocks, fica em 1,200V sem qualquer ajuste da placamãe para isso, tudo no padrão automático. Se faço o "over non-k", eu diminuo a tensão via opção CPU Voltage da bios e atualmente calibro em modo OFFSET -0,025V para reduzir um pouco a tensão em relação ao controle automático, ainda quero diminuir um pouco mais isso aí. Estudo agora como reduzir um pouco pelo quesito PLL, mas ainda não domino bem esse tipo de abordagem. Para efeito de comparação, minha placa em si é uma ASRock Z77 Extreme 3.

Creio que após o reset da bios, as tensões estarão em um patamar normal. Se a parada continuar alta, pode ir diminuindo paulatinamente a tensão do processador via CPU Voltage> modo offset. Reduza 0,005 do valor e teste o sistema com o Aida ou Prime. Se não deu BSOD ou instabilidade do sistema, volte à bios e reduza mais 0,005V do valor anterior e refaça o teste...Não sei como a galera se amarra em over...muito chato esse negócio, uheauheauaehaeuh!!

Mas continuo a crer que não precisará mexer nisso não, Oliveira. A própria Saber achará o prumo do processador. Lembre-se também do acrílico do topo que não deixa a exaustão do H100i livre, beleza?

Abraço!!

To no trampo ainda, com dor de cabeça insuportável por causa disso ai, chegando em casa vou fazer isso, deixar o radiador pra fora e testar, se não melhorar reseto tudo e testo de novo, mais tarde posto os resultados. Obrigado por enquanto.
Postado

To no trampo ainda, com dor de cabeça insuportável por causa disso ai, chegando em casa vou fazer isso, deixar o radiador pra fora e testar, se não melhorar reseto tudo e testo de novo, mais tarde posto os resultados. Obrigado por enquanto.

Cabelo, vi na minha saber um conector cpu opt do lado do cpu fan, pode ser esse o problema, porque conectei no cpu fan, pra que serve o opt?

To no trampo ainda, com dor de cabeça insuportável por causa disso ai, chegando em casa vou fazer isso, deixar o radiador pra fora e testar, se não melhorar reseto tudo e testo de novo, mais tarde posto os resultados. Obrigado por enquanto.

Cabelo, vi na minha saber um conector cpu opt do lado do cpu fan, pode ser esse o problema, porque conectei no cpu fan, pra que serve o opt?

Postado

Boa tarde, rapaziada!

 

 

 

Cabelo, vi na minha saber um conector cpu opt do lado do cpu fan, pode ser esse o problema, porque conectei no cpu fan, pra que serve o opt?

 

 

 

P.ex., fazer push'n'pull no cooler. Ambos controlados pelos mesmos parâmetros.

 

Valeu, Brahma!! 

 

E os testes Oliveira? A parada deu uma amenizada por aí, meu camarada?

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BetoUK, Cabelo75, Dalai_Brahma, o que dizer a vocês???

 

Resolveram meu problema, resolvi seguir os tutoriais de vocês, e acabou minha dor de cabeça.

 

O problema era bem mais simples, apenas tirei o radiador e deixei ele "respirar" do lado de fora, Fiz o reset da bios, só isso ja me rendeu um resfriamento de 20°, reiniciei o pc, e regulei a tensão como o Cabelo75 disse pra eu tentar, modo offset para 0,005, agora rodando o aida, o cpuID, o cpuID HW monitor, o corsair link e ainda digitando esse post resposta ouvindo uma musica a temperatura não passou de 71°, e ainda vai melhorar porque aqui ta um calor de 32° ambiente.

 

Muito obrigado pela ajuda de vocês, vou continuar trocando idéias com o Cabelo75 pra ver se ele calibra redondinho a tensão do processador dele, ja que é igual o meu tem como melhorar mais ainda.

 

http://imageshack.com/a/img30/232/tykt.jpg - Reset da bios

 

http://imageshack.com/a/img580/7276/7sci.png - Temperatura Ambiente

 

http://imageshack.com/a/img607/5479/9rbl.jpg - Radiador pra fora

 

http://imageshack.com/a/img593/5910/tb1i.png - 1 minuto

 

http://imageshack.com/a/img845/6756/0ec1.png - 2 minutos

 

http://imageshack.com/a/img844/1533/xtrp.png - 6 minutos

 

http://imageshack.com/a/img856/5134/94sk.png - 10 minutos

 

http://imageshack.com/a/img23/2035/3l3i.png - Final do teste, 34 minutos

 

http://imageshack.com/a/img34/4853/2i9w.png - Estatísticas

 

Nem tem como eu agradeçer pela ajuda, muito obrigado de verdade.


Boa tarde, rapaziada!

 

 

 

Valeu, Brahma!! 

 

E os testes Oliveira? A parada deu uma amenizada por aí, meu camarada?

Deixa eu tirar outra duvida, os coolers do radiador estão setados em performance, se eu deixar no máximo diminui a vida útil ou da algum outro problema, ou só fica um ruido maior?


Agora ta de boa jogar Battlefield 4, Valeu mesmo rapaziada.

 

http://imageshack.com/a/img829/7900/i8li.png

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Agora sim!!

 

Fiquei felizão por você ter resolvido o problema da melhor forma possível, Oliveira! As temps novas correspondem à realidade do hardware e da temperatura ambiente finalmente. Sobre o suporte do teto de acrílico? Pensei em uma forma de até substituir a placa de acrílico em uma chapa perfurada "mash", estilo frente de caixa de som "pancadão". Uma arte nVidia na parada e teria o suporte mais adequado para o radiador sem perder o estilo!

 

Em relação a tensão do i7, tá muito próximo do prumo. acho que no máximo, o set de -0,010 a -0,015 no offset "mata" de vez o problema overvoltage do processador. Mas assim tá bem aceitável, se não quiser mexer mais, tranquilo.

 

Oliveira, agradeço pelo seu empenho em seguir nossos procedimentos. Ajudar é uma forma de aprender também, meu caro!

 

E o que precisar do fórum, é só retornar!

 

Edição:

 

Deixa eu tirar outra duvida, os coolers do radiador estão setados em performance, se eu deixar no máximo diminui a vida útil ou da algum outro problema, ou só fica um ruido maior?


Agora ta de boa jogar Battlefield 4, Valeu mesmo rapaziada.

 

Na minha opinião, antes Oliveira, agora Cristian, pode "setar" as fan no automático mesmo. As temperaturas estão normais, ainda mais o calorão que tá fazendo aí (por aqui tá muito brabo!!!). Quanto ao desgaste, claro que há um desgaste maior das ventoinhas em full, mas nada que o alarme, o fator "esporro" das fans é bem mais relevante, uhaeuaehaeuehau!! Boa jogatina aí!

 

Grande abraço, irmão!!

  • Membro VIP
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Pessoal. Eu tenho um Antec Kuhler 620, no qual pus duas ventoinhas viper akasa em push pull. As ventoinhas são com PWM, e setei ela para 1PWM/ºC. Ainda não pus over.

 

Em idle, geralmente, 42ºC

 

As ventoinhas:

AK-FN063_f00.jpg

 

Eu vi um mod que o Xandelly fez no overBR e gostaria de aproveitar o mod dele, mas apenas para uma coisa. Por mais fluído de arrefecimento no Antec

 

neste caso

  • Que fluído seria recomendável usar?
  • Seria apenas colocar o fluído num recipiente e deixar a bomba puxar, até começar a devolver?
  • Caso não, como seria o método para trocar o fluído, sem claro queimar a bomba?

 

O quarto onde o PC fica é quente. Cerca de 10graus a mais que o resto da casa. O cooler até que faz seu trabalho, mas com dois fans, acho que posso aproveitar melhor a capacidade dele. O cooler já tem 4 anos, então acho, até, que pode-se por mais fluído.

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Fala Ilky!

 

Não saberia dizer como, mas curti a "artimanha" que tá bolando! Mas quanto a "re-vedação" do tubo? Esse seria o maior temor que eu tenho em relação a WCs: vazamentos, é que sou extremamente juvenil em WC, só por isso.

 

Tô acompanhando sua dúvida pra ver a solução da rapaziada que entende, Ilkyest!

 

OBS: Será que a adição de um reservatório extra, não ajudaria? Não saberia dizer se haveria algum impacto negativo na bomba usando deste artifício...

 

Abraço!

  • Membro VIP
Postado

pelo que o Xandelly postou no overPC, ela é bem isolada quanto a vazamentos, e conforme ele, tem de fazer muita força para tirar os tubos.

http://www.overbr.com.br/forum/showthread.php?t=44311

 

então, acho que a vazamentos não seria o problema... minha dúvida seria um fluido ideal para tal, e depois, como fazer a bomba puxar.

 

Reservatório extra tá fora de cogitação. não tem muito espaço para isso

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Bem Ilkyest a bomba vai puxar o fluido sem problema, o problema é que ela não deve funcionar sem liquido, caso isso ocorra você vai danificar a bomba, então...

 

O processo seria o mesmo da sangria de um loop custom, monte o loop fixe ele no computador para ver se esta tudo certinho, coneccoes okay, tubos okay.

 

Agora tire ele para fora, no seu caso vai ser fácil, coloque o reservatório em uma posição superior  ao bloco/radiador e comece a colocar liquido (eu pessoalmente iria com agua destilada + nuke, cuidado nuke mata fungos e pode também matar pessoas), mexa ele e os blocos/radiador um pouco para soltar ar e complete a agua, com certeza não vai ser muito liquido (dependendo do reservatório). 

 

Nesse ponto esta a hora de fazer a bomba funcionar, você pode colocar um cooler no cpu e ligar o loop no computador e ligar o computador, isso vai fazer o liquido circular, desligue de imediato, complete o liquido e repita o processo ate você ver que não tem mais como colocar liquido no loop, agora se você não quer fazer o seu computador ligar e desligar diversas vezes você pode....

 

... desligue o computador da tomada, desligue todos os cabos da mobo, no cabo mais largo que vai na mobo com um clipe de metal ou um pedaço de fio, ligue o fio verde (so tem um) com um fio preto (qualquer preto), ligue a bomba a fonte, agora ao ligar o computador na tomada ele vai dar start direto e ligar a bomba, agora é so desligar da tomada para a bomba parar de funcionar.

 

Ao completar o processo é somente colocar o seu loop novamente no computador e pronto, fique de olho no nível do reservatório nas primeiras horas e complete se for necessário. Se for o caso antes de colocar aproveite para verificar se tem vazamentos ao terminar de encher o reservatório, deixe funcionando por 1 hora antes de instalar para garantir que as mangueiras não vão vazar ou romper, valeu e boa sorte.

Postado

Eae pessoal!

Dei uma pesquisada, já vi várias imagens e ainda assim não consegui esclarecer uma dúvida que tenho. Aqueles reservatórios "cilíndricos" (como este ou este) podem ser utilizados horizontalmente depois de terem sido enchidos? Tenho essa dúvida porque nunca vi ninguém usando eles assim, sempre vejo usando eles verticalmente.

Desde já, obrigado!

Postado

Eae pessoal!

Dei uma pesquisada, já vi várias imagens e ainda assim não consegui esclarecer uma dúvida que tenho. Aqueles reservatórios "cilíndricos" (como este ou este) podem ser utilizados horizontalmente depois de terem sido enchidos? Tenho essa dúvida porque nunca vi ninguém usando eles assim, sempre vejo usando eles verticalmente.

Desde já, obrigado!

 

Bem Fuga poder pode sem problemas, mas você vai enfrentar algumas pontos peculiares já que eles inicialmente não foram feitos para trabalhar nessa posição, mas esse é um dos princípios do water cooler fazer "mod",

 

No meu ponto de vista eles vão se tornar nada mais nada menos que uma mangueira grossa e transparente, nada de errado nisso. Por sinal nos primórdios do tópico, a alguns séculos atrás quando eu, o china, o dalai, o cabelo e outros ainda erramos jovens alguns ate diziam que fazer um loop sem reservatório era "pratico".

 

Você vai ter que prestar atenção nos pontos principais de um reservatório, nessa posição o seu nível de water vai ficar em uma situação muito delicada e pode vir a baixar sem você perceber, tem que ver como as bolhas de ar vão se comportar e como você vai fazer a entrada e saída do liquido no reservatório sem comprometer a pressão e fluxo do liquido, bem nada impossível por sinal bem fácil.

 

Dica: verifique como certos reservatório de baia funcionam e bingo seu projeto já esta em andamento, valeu e boa sorte

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Fácil, Beto! Os modelos de baia são feitos para trabalharem com nível de fluido acima da sucção da bomba, ou seja, do fitting que alimenta a bomba. Se o nível baixar do topo desse conector, já era!.. entrada de ar e queima da bomba.

O retorno - do sistema pro reservatório - é irrelevante por se tratar de recalque - trecho de pressão positiva alimentado pela bomba.

 

Resumindo: se usar estes cilíndricos horizontalmente, tem de cuidar de posicionar as entrada para baixo e manter o nível de fluido acima deles. Acho que acima da metade do diâmetro (2/3) do reservatório é uma boa medida.

Isso me deu uma ideia: fazer de um tubo (pvc ou acrílico) ou de uma mangueira de 2" um reservatório.

 

E na questão 'sem reservatório que o Beto falou, o espigão " T " invertido com válvula serviria de dreno/bico de encher. Ideias são muitas.. é testar...

 

.

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Primeiramente, obrigado Beto e Dalai pelas respostas!

Mas então, não vou colocar meu wc pra já, é algo que já quero há anos, mas vai esperar mais uns meses - no mínimo, já que ainda vou trocar de placa-mãe, processador, placa de vídeo e gabinete este ano. Talvez seja algo só para o ano que vem. Decidi perguntar aqui porque já tenho meio que uma ideia de como vou querer fazer, e essa ideia inclui um reservatório cilíndrico posicionado horizontalmente (pretendo colocá-lo no NZXT H440, na parte que cobre a fonte de alimentação, para que fique bem aparente pela janela lateral).

Mas enfim, basicamente, se os furos estiverem totalmente cobertos com o líquido, não haveria problemas? Minha maior preocupação seria com algum possível vazamento. Ah, também gostaria de aproveitar para perguntar sobre o a quantidade de líquido e tamanho do reservatório. Existe alguma recomendação para isso ou o importante é ter apenas o suficiente para fluir por todo o loop constantemente? Vejo que existem reservatórios minúsculos e outros enormes, e agora fiquei sabendo que nem necessários são rsrs

Bom, mais uma vez, obrigado pelas respostas, pessoal!

Postado

@thefuga

Sim, é garantir que entrada e saída (para a bomba, principalmente) estejam submersos.

O tamanho do reservatório influi, porém, pouco. Apenas, por ter uma área de troca de calor com o ar dentro do gabinete (mas, que não é 'frio').

Quanto a instalá-lo acima da fonte, é altamente arriscado. Eu não faria.

Mas, nesse site sai muuuiito caro! Vai no Ebay ou DX.com .

http://www.dx.com/pt/p/f500018-wt-048-11cm-acrylic-transparent-cylindrical-tank-black-transparent-300319#.UzL1j6hdWSo

Sucesso!

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