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Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


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Estou tentando conversar o responsável da área de informática da minha empresa que estabilizador não presta mas o cara é muito cabeça dura!!!! Parece que por ser o "expert" da área, ele não aceita ser contrariado....

ÊÊ luta difícil.....

Pergunte ele se ele é engenheiro eletricista, ou outra formação da área de eletricidade, visto que é esse o ponto discutido.

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Não adianta.

Por mais que a pessoa não entenda, ela vai inventar N razões pra NÃO tirar de lá essa *****.

Vai dizer que conhece um técnico que mexe com isso há 20 anos disse que é necessário, que a tia disse, a família toda, quiça até a ana maria braga disse que é necessário pra ligar o microondas.

Com gente assim não adianta esquentar a cabeça.

E ainda mais: Melhor não falar iisso pra o chefe da empresa; vai que um dia algum pc dá pau, ele vai dizer que o problema foi causado pela ausência do estabilizador e o resposabilizado vai ser tu.

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Realmente um excelente tópico.

Mas eu tive um probleminha com meu filtro de linha.

Comprei o filtro da UPSAI FHT - 1200.

Fiz tudo certinho, pensando na aposentadoria do estabilizador, mas aí, quando coloquei na tomada... poft. Queimou o fusível. Vem com um de 6A. Como eu tinha um de 7A em mãos, troquei o falecido e fui a uma nova tentativa. Desta vez só liguei o pc no filtro.

Adivinhem? Novo poft, fogos de artifício e perdi minha fonte.

O que aconteceu? Sou completamente iniciante em energia, mas até ligar um filtro tem mistério?

Tô pensando em devolver o filtro.

Faller, socorro.

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  • Membro VIP

Será que a tensão dai não é de 220 Volts e sua fonte do PC está setada para operar em 110 Volts???

Olhe atrás do PC para ver...

Ai, se for isso mesmo, não tem maneira não. Refrigeradores, lâmpadas, pianos elétricos, secadores de cabelo, cortadores de mortadela e mais uma centena de equipamentos elétricos vão estragar, explodir, danificar, se ligados em tensão errada, principalmente se ligados em 220 Volts estando sua fonte preparada ou selecionada para trabalhar em 110 Volts..

Se for isso não tem maneira não... O fusível até tentou ajudar, da primeira vez, mas da segunda, com um mais forte um pouco, não teve maneira..

Veja ai e nos fale...

Abraço..

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Li o q você escreveu em um outro tópico faller, sobre o estabilizador estar convertendo para 115.

Mas isso é burrice do cara que montou o pc? (colocar a fonte pra funcionar em 115, sendo q existe a opção de funcionar na tensão normal daqui)

Ou é padrão agirem assim?

Como ele saberia que eu ligaria meu pc num estabilizador e não direto na tomada?

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Li o q você escreveu em um outro tópico faller, sobre o estabilizador estar convertendo para 115.

Mas isso é burrice do cara que montou o pc? (colocar a fonte pra funcionar em 115, sendo q existe a opção de funcionar na tensão normal daqui)

De certa forma é burrice, de certa forma é picaretagem.

Ou é padrão agirem assim?

É o padrão dos picaretas colocar um estabilizador para um cliente.

Como ele saberia que eu ligaria meu pc num estabilizador e não direto na tomada?

Ou ele viu que você tinha um ou ele ia vender um para você.

Sem falar que a enorme maioria da população usa essa praga... Não fazem a menor ideia do porque e também nem sequer procuram saber. "se o pc tá ligando então tá bão".

Ai depois quando começa à dar manutenção em fonte/estabilizador, a culpa é da "péssima energia brasileira" (na verdade ela é muito boa, pelo menos no sul/sudeste não deixa à desejar)

Resumindo:

Isso é a soma de muita picaretagem (dependendo do caso é burrice mesmo) por parte dos "técnicos" e total falta de interesse por parte da população em geral.

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Hahahahahahahahahahhaa Jorno

Gargalhei aqui com a última frase.

Na verdade, além de falta de interessse, é cultural.

Estabilizador tá embutido na cabeça do povo.

Pra você ter uma ideia, quando fui procurar o filtro, fui em uma loja de informática aqui perto.

O DONO não entendeu nada quando falei que não queria estabilizador e sim filtro, expliquei tudo, etc.

Ainda arrematei: - Olha, você como dono, trabalhando na área, deve conhecer o Clube do hardware, né? Lê lá sobre establilizadores.

Se você tivesse visto a cara que ele fez...

Tipo, do que ela ta falando? Clube do Hardware?

Hahahahahahahahaaa

Agora, se o dono tem esse conhecimento todo, imagina o resto.

Triste!

Pra finalizar. O que faço? Além de matar o cara que montou o pc.

Comprou outra fonte e uso o filtro sem medo de ser feliz?

Tô traumatizada :(

Bjs

Obs: o fórum é bonzinho. Eu não sou iniciante não, sou nOooOBb mesmo. :D

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Hahahahahahahahahahhaa Jorno

Gargalhei aqui com a última frase.

Na verdade, além de falta de interessse, é cultural.

Estabilizador tá embutido na cabeça do povo.

Pra você ter uma ideia, quando fui procurar o filtro, fui em uma loja de informática aqui perto.

O DONO não entendeu nada quando falei que não queria estabilizador e sim filtro, expliquei tudo, etc.

Ainda arrematei: - Olha, você como dono, trabalhando na área, deve conhecer o Clube do hardware, né? Lê lá sobre establilizadores.

Se você tivesse visto a cara que ele fez...

Tipo, do que ela ta falando? Clube do Hardware?

Hahahahahahahahaaa

Agora, se o dono tem esse conhecimento todo, imagina o resto.

Triste!

Pra finalizar. O que faço? Além de matar o cara que montou o pc.

Comprou outra fonte e uso o filtro sem medo de ser feliz?

Tô traumatizada :(

Bjs

Obs: o fórum é bonzinho. Eu não sou iniciante não, sou nOooOBb mesmo. :D

Dê mais detalhes sobre o seu pc e sobre a fonte que queimou (curiosidade é fods).

E é normal essa ignorância toda. hoje eu já estou fazendo algo mais ou menos assim:

Se é na internet, tento convencer 1 vez e depois insisto,não acreditou? ai eu falo fo..-se

Se é pessoalmente já é outra história.. a ultima parte se altera :D

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Realmente um excelente tópico.

Mas eu tive um probleminha com meu filtro de linha.

Comprei o filtro da UPSAI FHT - 1200.

Fiz tudo certinho, pensando na aposentadoria do estabilizador, mas aí, quando coloquei na tomada... poft. Queimou o fusível. Vem com um de 6A. Como eu tinha um de 7A em mãos, troquei o falecido e fui a uma nova tentativa. Desta vez só liguei o pc no filtro.

Adivinhem? Novo poft, fogos de artifício e perdi minha fonte.

O que aconteceu? Sou completamente iniciante em energia, mas até ligar um filtro tem mistério?

Tô pensando em devolver o filtro.

Faller, socorro.

observe bem, pois o filtro upsai fht 1200 tem nas duas voltagens (110v e 220v), veja se o que voce adquiriu, corresponde a tensão onde o computador é ligado, pois se voce ligar o 110v em 220v é lógico que vai estourar o fusível do mesmo. O outro ponto naturalente é a fonte, pois eu tenho uma igual e ela é bivolt, portanto cuidado porque o seletor atras da fonte tem que corresponder a tensão onde o equipamento será ligado.

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Pow Karlo, não sou tão iniciante assim.

Claro que verifiquei a vontagem do aparelho que adquiri.

Quanto a fonte, depois do prejuízo, olhei atrás e vi que está setada em 115, apesar de ter uma plaquinha ao lado escrita: ATENÇÃO: TENSÃO AJUSTADA EM 220V (_(

Obrigada mesmo assim.^_^

Mas acabou que ninguém me respondeu.

Compro outra fonte e uso o filtro sem medo de ser feliz?

faller?

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Pow Karlo, não sou tão iniciante assim.

Claro que verifiquei a vontagem do aparelho que adquiri.

Quanto a fonte, depois do prejuízo, olhei atrás e vi que está setada em 115, apesar de ter uma plaquinha ao lado escrita: ATENÇÃO: TENSÃO AJUSTADA EM 220V (_(

Obrigada mesmo assim.^_^

Mas acabou que ninguém me respondeu.

Compro outra fonte e uso o filtro sem medo de ser feliz?

faller?

Sim.

O filtro é 220v né? :D

E fonte eu recomendo uma OCZ SxS2 400W, Corsair 400CX (ou a 430CX), Antec 430-EAD.

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  • Membro VIP
Li o q você escreveu em um outro tópico faller, sobre o estabilizador estar convertendo para 115.

Mas isso é burrice do cara que montou o pc? (colocar a fonte pra funcionar em 115, sendo q existe a opção de funcionar na tensão normal daqui)

Ou é padrão agirem assim?

Como ele saberia que eu ligaria meu pc num estabilizador e não direto na tomada?

Não, não é burrice do cidadão que montou sua config.. É cegueira completa dos fabricantes de estabilizador, na sua maioria com chave seletora de entrada, 110/220 mas com tensão de saída fixa em 115 Volts, uma decisão de engenharia lastimável, pois toda e qualquer fonte trabalha nativamente em 220 Volts.. Nascem para operar em 220 Volts e, excepcionalmente, para poder operar em 110 Volts toda a fonte das tradicionais, como a sua, necessita ter um dobrador de tensão que recuperar os 220 Volts, para a fonte poder operar numa boa..

Portanto a maior asneira do mundo é o estabilizador baixar de 220 para 110 Volts. Sua fonte queimou muito pela burrice e cegueira do fabricante de estabilizador..

Sei de duas coisas...

- Nem você nem o montador de sua config são os culpados;

- Sei quem vai pagar pela Kgada... Você certamente...

Meus pêsames...

Leia esse tópico e você entenderá melhor a questão do 110 ou 220 Volts: Devo alimentar o PC com 110 ou 220 Volts??

Compre outra fonte e melhore a sua escolha dessa vez para não ter mais problemas. Escolha uma fonte com PFC ativo, uma OCZ400SXS ou SXS2, por exemplo, que está abaixo de R$ 170 na Kabum, como exemplo..

Esse tipo de fonte pode trabalhar desde 90 Volts AC até 264 Volts AC sem nenhum problema e nem tem de trocar chave alguma...

Sua eficiência ultrapassa os 84% o que significa economia de energia, trabalho a frio e desse modo sem barulho, pois o ventilador não necessita arrefecer a mesma tanto quanto as de baixa eficiência..

Fonte nova, vida nova, e seu filtro de linha/proteção. Faça agora a coisa certa..

Abraço...

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Sim.

O filtro é 220v né? :D

E fonte eu recomendo uma OCZ SxS2 400W, Corsair 400CX (ou a 430CX), Antec 430-EAD.

(_(

Engraçadinho esse garoto. :P

Hahahahahahahaa

Valeu meninos pela orientação.

Pode deixar faller, farei a coisa certa. (era isso q eu tava tentando ;))

Depois posto o resultado aqui.

Bjs

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Nos topicos que eu procurei esse pareceu o mais adequado para o assunto... é que eu estou usando um estabilizador BMI Protector 700VA, que é uma *****, quando tem queda de tensão ele corta o fornecimento de energia.

Sim, eu quero comprar um nobreak, se o estabilizador é de 700VA o nobreak tb deve ser de 700VA? to pensando em comprar o microsol stay 700.

Valeu

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Não to defendo estabilizadores, mas seu BMI tá fazendo o que foi programado para fazer e provavelmente a tensão em sua casa está caindo demais, fora de valores toleráveis, mesmo após esgotar todas suas possibilidades de aumento de tensão. Essa é a proteção contra subtensão sustentada atuando.

Se há necessidade de fornecimento de 700VA, que para cargas informáticas equivale algo em torno de 350W, sim, o seu nobreak deve ser um 700VA. Eu recomendo um APC BE600N-BR - www.atera.com.br, apesar de ser 600VA, ele fornece 360W.

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Não sei não caros amigos, sou Técnico em Eletrônica e vou dizer algumas coisas, essa teoria se aplica aos primeiros estabilizadores que eram digamos "processados via relé", e é por isso que eles sempre chegavam atrasados, o tempo de chaveamento dos relés é muito lento, tanto para on quanto para off, mas hj em dia os estabilizadores são multi-processados via transistores, ou seja, eles abandonaram os relés (tipico click que se ouve quando ele chaveia para um TAP menos ou maior), essa lentidão fazia com que overvolts passassem para a saída do estabilizador aonde estão ligados os periféricos como monitores, fonte de alimentação e tudo mais, podendo resultar em queima ou não, ou mesmo em undervolts o reset ou desligamento da fonte ou do pc.

Hj em dia é uma associação de transsistores e tips que fazem esse multiprocessamento e chaveamento das entradar e saídas taps do estabilizador, e esses transistores são infinitamente mais rápidos que os relés dos estabilizadores antigos e arcaicos de anos atrás. Essa velocidade de chaveamento menor faz com que não dê tempo para o overvolt chegar à saída do estabilizador uma vez que a troca de taps é muito mais rápida e segura, evitando assim que as tensões alternadas na saída do estabilizador variem, isso é fácil de testar com um varivolt, um aparelho que altera as tensões de entrada onde estão ligados os estabilizadores fazendo eles chavearem, e com isso, através de um multímetro ou osciloscópio você possa verificar essa variação, que se for muito pequena comprova a eficiência da estabilização das tensões de saída.

Hj em dia a maioria dos estabilizadores são eletrônicos, com circuitos eletrônicos de estabilização, a única parte analógica é o transformador em si com os seus taps ou fases de estabilização.

Eu tenho um TS SHARA de 1200VA (tensão vezes corrente é igual a potência ou WATTS, ou seja, este estabilizador é 1200Watss de potência), sei, é muito, mas com isso não me preocupo com muita carga e recomendo porque muitas vezes presenciei variações de tensão na minha rede e ele segurou perfeitamente, não deixando a fonte usar o PFC nenhuma vez, a fonte nem se incomodou com nada, não queimei nada ainda.

Antes desse TSSHARA eu tinha um que era a relé e perdi HD, Drive de CD e outras coisas devido ao longo período de chaveamento dele, não dava tempo para trocar de tap então as tensões de saída iam para valores altíssimos e como a minha fonte de alimentação não tinha PFC ativo porque era uma Troni 300Watts, acabou queimando essas peças.

Depois que comprei uma Corsair TX650Watts com PFC ativo e esse estabilizador nunca mais me incomodei com queima de peças, e olha que as variações de tensão foram violentas, tanto que dá um barulho de TÂÂÂÂÂÂ forte, é a mudança de tap, ocorre tão rapidamente que a variação de saída do estabilizador e na entrada da fonte nem são sentidas.

Por isso volto a afirmar, um estabilizador multiprocessado com uma boa fonte de alimentação fazem com que nunca vá ocorrer resets ou queima de peças.

Espero ter ajudado...

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Cara, olha no site de todos os fabricantes de estabilizadores, SMS, TS Shara, Enermax, BMI e um mundarel de fabricantes e verá que toda linha para casa/escritório usam relés! São microprossados sim, mas esse é apenas o controle e medição, o comando continua sendo feito por relés! Conheço diversos SMS novos, todos usam relés. Raros são estabilizadores tiristorizados, tão bem como nobreaks.

Essa por exemplo é a placa de circuito de um SMS 430VA ano 2008/09:

SMSRevolutionVI.jpg

Todo estabilizador que tenho contato, mesmo novos, fabricação 2010, usam relés, fazem clicks!

O paliativo da coisa é que hoje em dia praticamente todo fabricante tá colocando um filtro na saída + varistor, o que ameniza e muito possíveis picos gerados pelos relés. Antigamente muitos estabilizadores não vinham com praticamente nada de proteção.

Tensão x Corrente (VA) só tem relação reciproca quando a carga é 100% resistiva (FP = 1), seu TS SHARA de 1200VA só entrega 1200W se você só ligar cargas resistivas no mesmo. Cargas com fator de potência abaixo de 1 como são as cargas informáticas nunca permitirá que o seu estabilizador entregue sua potência em VA total em Watts.

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Cara, olha no site de todos os fabricantes de estabilizadores, SMS, TS Shara, Enermax, BMI e um mundarel de fabricantes e verá que toda linha para casa/escritório usam relés! São microprossados sim, mas esse é apenas o controle e medição, o comando continua sendo feito por relés! Conheço diversos SMS novos, todos usam relés. Raros são estabilizadores tiristorizados, tão bem como nobreaks.

Essa por exemplo é a placa de circuito de um SMS 430VA ano 2008/09:

SMSRevolutionVI.jpg

Todo estabilizador que tenho contato, mesmo novos, fabricação 2010, usam relés, fazem clicks!

O paliativo da coisa é que hoje em dia praticamente todo fabricante tá colocando um filtro na saída + varistor, o que ameniza e muito possíveis picos gerados pelos relés. Antigamente muitos estabilizadores não vinham com praticamente nada de proteção.

Tensão x Corrente (VA) só tem relação reciproca quando a carga é 100% resistiva (FP = 1), seu TS SHARA de 1200VA só entrega 1200W se você só ligar cargas resistivas no mesmo. Cargas com fator de potência abaixo de 1 como são as cargas informáticas nunca permitirá que o seu estabilizador entregue sua potência em VA total em Watts.

Cara, como assim só tem relação quando a carga (não interessa se seja 100% resistiva, carga é carga) é resistiva, faça as contas P(potência)=E(tensão x I(corrente), então você divide 1200Watts por 115volts resultando em 10A máximo de consumo, se você notar, ele terá um fusível de 10A como proteção porque acima disso por acontecer derretimento de fios e queima do trafo, o trafo é grande porque é de 10A, trafos menores entregam menos corrente, é sempre sobre corrente que é o que é consumido, a tensão é padrão e a potência varia com a qualidade dos componentes.

100% resistiva, você quer fazer oquê, transformar um estabilizador num chuveiro??? Não se esqueça dos casamentos de impedância necessários para não produzir resistividade causando assim aquecimento, o que aquece aqui é nada menos que o trafo, uma bobina de indução com vários estágios diferentes chamadas TAPS (etapas de conversão), ou seja, um multitrafo, vários trafos num só...

Hj eu não vou abrir o meu TS SHARA, (to sem saco), mas amanhã eu irei abri-lo para ver quantos relés ele possui se tiver algum...

Para mim esses relés estão na etapa de proteção e não na de etapa de seleção de taps onde é tudo seguro e multiprocessado via transistores e tips..

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