Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Olá pessoal sou novo no forum e estou gostando muito dos assuntos abordados.

Agora com relação ao tópico.

Então quer dizer que o estabilizador é uma maldição para os pcs, sempre achei que eles serviam para protege-los. Aqui onde trabalho o cara fez uma gabiarra terrivel.

Pra começar ele usou um filtro de energia ligou os dois estabilizadores nele, e nos estabilizadores ligou uma impressora+um roteador+gabinete+monitor+um adaptador para impressora

- - Não é bem assim, o estabilizador nao é ruim, o que é ruim são estabilizadores baratos...

um estabilizador que funciona e bem, é o no-break , ele é um estabilizador "mais caro" e que funciona bem!

tem muita gente com trauma de estabilizador barato e generalizando tudo...;

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
- - Não é bem assim, o estabilizador nao é ruim, o que é ruim são estabilizadores baratos...

um estabilizador que funciona e bem, é o no-break , ele é um estabilizador "mais caro" e que funciona bem!

tem muita gente com trauma de estabilizador barato e generalizando tudo...;

Ótima essa sua colocação. É de opiniões desse tipo que um fórum necessita.

Agora, para coroar essa sua importante conclusão, favor nos dizer como, por qual mecanismos esses "bons estabilizadores" resolveram aquelas três principais agressões que enumerei lá no texto de abertura desse tópico.

Aguardo ansioso...

• Curtir 1
Postado

A mim parece que o colega David vem crescendo pouco em seus estudos desde 2009:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3655563&postcount=89

Bom estabilizador até existe - pelo menos fora do Brasil - mas continua ruim para o PC. O que é inclusive mostrado por um bom fabricante americano de estabilizadores:

http://www.teal.com/products/App%20note%20AN-2.htm

• Curtir 1
Postado
A mim parece que o colega David vem crescendo pouco em seus estudos desde 2009:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3655563&postcount=89

Bom estabilizador até existe - pelo menos fora do Brasil - mas continua ruim para o PC. O que é inclusive mostrado por um bom fabricante americano de estabilizadores:

http://www.teal.com/products/App%20note%20AN-2.htm

Estabilizador com transformadores ISOLADOS + disjuntor "modulo Isolador"

quantas casas no brasil usam fiação sub-dimencionada ? quantos predios e condominios nao oferecem "aterramento adequado" ?

vocês colocam o filtro de linha um cenario Inexistente...

- - E quanto ao colega que cita o uso do No-Break como desnecessario, provavelmente é porque ficou muito na eletronica e esqueceu a parte software, e principalmente a parte da Integridade do Sistema Operacional.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
- - E quanto ao colega que cita o uso do No-Break como desnecessario, provavelmente é porque ficou muito na eletronica e esqueceu a parte software, e principalmente a parte da Integridade do Sistema Operacional.

Linux com raiserfs já preve esse cenário a muito tempo. Salvo engano, desde o Windows XP, a famìlia Windows também já preve esse cenário. Qual o problema com a integridade do sistema operacional?

Quanto ao nobreak, a minha opiniao particular é de usa-lo onde voce necessita que o computador fique ligado 24/7 ininterruptamente, salvo contrário, nao vejo muita necessidade, exceto em atualizacao de bios, para evitar ter que gravar o bios fora da placa-mãe, em um gravador de bios, coisa que muitos poucos tem, mas que nao tem muito a ver com o que estamos discutindo neste tópico.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

quantas casas no brasil usam fiação sub-dimencionada ? quantos predios e condominios nao oferecem "aterramento adequado" ?

Isso citado (tanto o estabilizador quanto o "módulo isolador", quanto, "no-break") ainda continua a ser "Remédio tarja preta", que se não sofre dos males a qual ele é nescessário, não utilize.

Só utilize sob prescrição de um eletricista formado, não os eletricistas de equina, assim como os remédios tarja preta, isso tem seus efeitos colaterais, que ainda continuam sendo os mesmos citados no tópico.

Há sim, e o que um "módulo isolador" vai ajudar remediando um problema estrutural na rede elétrica, pois sai mais barato refazer a rede elétrica a comprar um "módulo isolador" para remediar um problema de rede subdimencionada, leigo não sabe o que é um módulo isolador, e muito menos tem dinheiro para comprar um, então procura o jeitinho brasileiro dos "eletricistas" para contornar a situação, ou até mesmo contrata um profissional da área para dimensionar a rede.

• Curtir 1
Postado

Exatamente. Por isso que fabricantes honestos, ao contrário da Microsol, não fazem "módulos isoladores" e sim transformadores isoladores, sem AVR.

Inúmeras. Melhor manter longe dessas casas, prédios e condomínios os estabilizadores e transformadores isoladores. Não que o transformador isolador fará algum mal, como acontece com o módulo isolador Microsol ou com os estabilizadores comuns, mas a utilização de transformador isolador na tentativa de resolver anomalias e deficiências da rede elétrica é uma ilusão. Transformador isolador tem praticamente nenhuma utilidade nos dias de hoje. Só mesmo nos casos em que há a necessidade de dar proteção contra choque elétrico. E de preferência deve-se fazer o uso de núcleos toroidais na implementação desses transformadores.

Qualquer cenário elétrico que não faça uso de um nobreak online de dupla conversão está sujeito a surtos de tensão.

O uso de nobreak é necessário para backup de energia. Raras pessoas têm tal necessidade. Isso não diz respeito à integridade do sistema operacional, mas à integridade dos trabalhos que se encontrarem abertos e não salvos no momento de um corte de energia.

• Curtir 1
Postado

Sou meio novo nessa área do fórum, não entendo muito do assunto, queria parabenizar a todos pela ótima discussão e aproveitar pra fazer uma pergunta:

Eu quero tirar o meu estabilizador, do meu pc e do xbox360, mas preciso que a corrente seja de 110v, aqui em Recife é 220v, o que eu devo usar para transforma-la em 110v? Alguma indicação de produtos bons seria muito bom.

Só utilize sob prescrição de um eletricista formado, não os eletricistas de equina, assim como os remédios tarja preta, isso tem seus efeitos colaterais, que ainda continuam sendo os mesmos citados no tópico.

Queria apenas ressaltar uma questão quanto a esse comentário, pelo o que tenho visto ultimamente, nem uma formação garante que esse eletricista é bom, pois, como aconteceu comigo há alguns dias, uma boa parte simplesmente para no tempo. Conheço alguns eletricistas que estão no ramo há 30 anos, trabalham com meu pai e simplesmente quando falei com eles sobre esse os problemas citados por nosso amigo faller, eles disseram que era tudo babozeira, besteira, que era impossível o estabilizador ser prejudicial às fontes. Eram 6 os eletricistas, apenas um deles se submeteu a leitura desse post.

Então, é bom procurar alguém de confiança e não apenas formado.

• Curtir 1
Postado
Eu quero tirar o meu estabilizador, do meu pc e do xbox360, mas preciso que a corrente seja de 110v, aqui em Recife é 220v, o que eu devo usar para transforma-la em 110v? Alguma indicação de produtos bons seria muito bom.

Use um transformador ;)

• Curtir 1
Postado
hehe ta, boa ideia, eu só queria saber se tinha outra opcao e como eu posso procurar um transformador bom?

Pelo o que eu saiba a Upsai faz transformadores, não sei se são bons, mas pelo menos o filtro de linha desta marca é muito bom... a qualidade deve se repetir nos transformadores (ou pelo menos deveria)

mas acho que não tem muito segredo, basta não comprar um que o consumo dos aparelhos que vão ser ligados nele fique muito próximo do limite de sua capacidade e também ter um certo bom-senso e evitar preços milagrosos.

Talvez alguém aqui do fórum possa lhe ajudar melhor quanto a marca.

• Curtir 1
Postado
Use um transformador ;)
hehe ta, boa ideia, eu só queria saber se tinha outra opcao e como eu posso procurar um transformador bom?
Sou meio novo nessa área do fórum, não entendo muito do assunto, queria parabenizar a todos pela ótima discussão e aproveitar pra fazer uma pergunta:

Queria apenas ressaltar uma questão quanto a esse comentário, pelo o que tenho visto ultimamente, nem uma formação garante que esse eletricista é bom, pois, como aconteceu comigo há alguns dias, uma boa parte simplesmente para no tempo. Conheço alguns eletricistas que estão no ramo há 30 anos, trabalham com meu pai e simplesmente quando falei com eles sobre esse os problemas citados por nosso amigo faller, eles disseram que era tudo babozeira, besteira, que era impossível o estabilizador ser prejudicial às fontes. Eram 6 os eletricistas, apenas um deles se submeteu a leitura desse post.

Então, é bom procurar alguém de confiança e não apenas formado.

Bom pra começar você saber que você precisa de uma tensão de 127v e não uma corrente de 127v.

Corrente seria media em Amperes e não em volts...

Mas no seu caso acho que é fácil de resolver,a não ser que o padrão de sua região seja somente F+F (fase+fase)e não tenha neutro(N) na instalação...

se tiver o neutro em sua residência é só pegar F+N que tu consegue aproximadamente 127v..

@edit:

Só me responde mais uma:

É você que quer essa tensão de 127 v ou o pc e o xbox só trabalham nessa tensão?

Acho difícil um pc e o seu xbox não ter a opção de duas tensões,quelquer fonte de 25 conto tem...

• Curtir 1
Postado

_sLAdE_, vai na rua da concordia, no centro. la você encontra dezenas de transformadores.

ser graduado, mestre ou doutor, ainda estara sujeito a ignorância, so de credito às pessoas que se atualizam, e nao às que aprenderam algo que era atual à 30 anos, como vemos nas faculdades publicas e particulares do Brasil.

• Curtir 1
Postado

@ mated

hmm entendi, a parada das tensoes, valeu! é que sou bem leigo na area ^^"

sim, aqui é F+N

meu pc é bivolt na verdade, mas a fonte original do meu xbox é 110v

@jorno

valeu a dica, vou procurar um transformador da upsai

@renatodru

valeu, vou la amanha comprar um =]

• Curtir 1
Postado
@ mated

sim, aqui é F+N

@jorno

@renatodru

Particularmente eu não gosto dos transformadores,só servem pra esquentar e queimar o seu dinheiro.

Se você pudesse trocar(invereter) os fios dessa tomada seria mais interessante do que transformador.

Mesmo que o preço que um eletricista cobraria pra fazer isso for maior que o que você vai pagar em um transformador,acho que a longo prazo compensaria chamar um eletricista..

Não sei como está a instalação da sua casa,mas se ela foi feita no padrão ela deve de conter tres fios na tomada(1 seria o Neutro que deve estar desligado),ai seria só inverte uma fase..

Coisa muito fácl de se fazer...

Obs:Pra quem entende...

• Curtir 1
Postado
Particularmente eu não gosto dos transformadores,só servem pra esquentar e queimar o seu dinheiro.

Se você pudesse trocar(invereter) os fios dessa tomada seria mais interessante do que transformador.

Mesmo que o preço que um eletricista cobraria pra fazer isso for maior que o que você vai pagar em um transformador,acho que a longo prazo compensaria chamar um eletricista..

Não sei como está a instalação da sua casa,mas se ela foi feita no padrão ela deve de conter tres fios na tomada(1 seria o Neutro que deve estar desligado),ai seria só inverte uma fase..

hmm entendi, também nao gosto da ideia do transformador, mas é o seguinte, nessa mesma tomada eu uso uma filtro de linha com outros equipamentes ligados (como tv, dvdplayer e hometheater), nao seria problema pra nenhum desses outros equipamentos eu inverter?

• Curtir 1
Postado
hmm entendi, também nao gosto da ideia do transformador, mas é o seguinte, nessa mesma tomada eu uso uma filtro de linha com outros equipamentes ligados (como tv, dvdplayer e hometheater), nao seria problema pra nenhum desses outros equipamentos eu inverter?

Ai seria diferente ,ocê que tem que me dizer qual a tensão que eles trabalham,se forem bi-volt não tem problema...

Veja bem que você vai ter que comprar um trafo de mínimo uns 450wats,que você deve de pagar entre 60 a 85 reais...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
@ mated

sim, aqui é F+N

@jorno

@renatodru

Não tem maneira de fazer nenhum modo de conseguir 110 Volts se a tomada é 220 Volts Fase-Neutro, como foi dito. Fase-Fase seria 380 Volts..

Só será possível se conseguir 110 com transformador ou autotransformador..

O colega mated está confundindo com as distribuições 110 Fase-Neutro, que Fase-Fase dão 220 Volts...

Quando a distribuição for 220 Fase Neutro não dá para conseguir 110 só mexendo em fiação..

Vai de autotransformador mesmo.

Veja ai alguns, só para referência: http://www.eletronicasantana.com.br/produtos_secoes.asp?SecP=7&SecS=56&afiliadoId=39&gclid=CMWdipWl9ZgCFQEpGgod8mlA1Q

Abraço...

• Curtir 1
Postado
Não tem maneira de fazer nenhum modo de conseguir 110 Volts se a tomada é 220 Volts Fase-Neutro, como foi dito. Fase-Fase seria 380 Volts..

O colega mated está confundindo com as distribuições 110 Fase-Neutro, que Fase-Fase dão 220 Volts...

Quando a distribuição for 220 Fase Neutro não dá para conseguir 110 só mexendo em fiação..

Veja ai alguns, só para referência: http://www.eletronicasantana.com.br/produtos_secoes.asp?SecP=7&SecS=56&afiliadoId=39&gclid=CMWdipWl9ZgCFQEpGgod8mlA1Q

Abraço...

Não estou confundindo não faller por isso que no meu primeiro post eu falei assim:

"Mas no seu caso acho que é fácil de resolver,a não ser que o padrão de sua região seja somente F+F (fase+fase)e não tenha neutro(N) na instalação..."

Só deveria eu ser mais especifico quanto ao falar as tensõe...

É que em minha região F+F é igaual a 220 volts entendeu?

Por isso o fato deu ter falado que F+N ser igual a 127 v...

Abç..

@edit..

Agor entendi o que você quis dizer faller,não tinha prestado muita atenção quando foi falado que era F+N 220volts,me passou despercebido isso...

Se for essa a situação não vai conseguir mesmo 127 v com F+N...

Desculpas _sLAdE_

• Curtir 1
Postado

Abraço...

Entendi, valeu faller! Estou procurando agora.

Não estou confundindo não faller por isso que no meu primeiro post eu falei assim:

"Mas no seu caso acho que é fácil de resolver,a não ser que o padrão de sua região seja somente F+F (fase+fase)e não tenha neutro(N) na instalação..."

Só deveria eu ser mais especifico quanto ao falar as tensõe...

É que em minha região F+F é igaual a 220 volts entendeu?

Por isso o fato deu ter falado que F+N ser igual a 127 v...

Abç..

@edit..

Agor entendi o que você quis dizer faller,não tinha prestado muita atenção quando foi falado que era F+N 220volts,me passou despercebido isso...

Se for essa a situação não vai conseguir mesmo 127 v com F+N...

Desculpas _sLAdE_

Que nada cara, brigado mesmo assim pela ajuda. :D

• Curtir 1
Postado

Tô com o PC novo aqui, já comprei um filtro de linha bom (UPSAI FHT-1200), mas me falta 1 adaptador, pra uma das tomadas, aí tô ligando o filtro no estabilizador (que vou jogar no lixo assim que eu comprar o adaptador).

O estabilizador já tem alguns anos, usava num PC fraquinho, agora comprei um PC bem forte (Phenom 965, ATI 6870, fonte 550 corsair) e enquanto eu jogava, o estabilizador começou dar uns estalos sem parar, e tava pelando!

Saí do jogo e na hora parou... agora tô com medo de jogar de novo, vou esperar até amanhã pra comprar o adaptador de tomada e usar só o filtro de linha!

• Curtir 1
Postado

hmm, alguem poderia me ajudar com a compra do auto transformador?

são algumas duvidas simples (eu acho) tipo

a potência, faz alguma diferenca? depende de quantos aparelhos vou usar nele é? se sim, quanto seria suficiente só para o meu xbox?

no site que o faller me passou (http://www.eletronicasantana.com.br/produtos_secoes.asp?SecP=7&SecS=56&afiliadoId=39&gclid=CMWdipWl9ZgCFQEpGgod8mlA1Q) tem de varias potências.

• Curtir 1
Postado

faller,

parabéns pelo tópico, e não só por este mas por vários outros espalhados pelo fórum Clube do Hardware.

Se você me permite fazer uma observação, há vários conceitos (eu diria fundamentais) nele que são de díficil entendimento para um usuário leigo, como por exemplo, saber as funções / princípio de funcionamento de um indutor ou capacitor dentro de um circuito elétrico, relação entre corrente alternada e tensão / tensão, etc. Vejo, e.g., muitos confundirem tensão / tensão com corrente ou potência, e assim, sequer entendem o papel destas num circuito e tanto mais dos demais dispositivos elétricos (capacitores, resistores, transformadores, etc.).

Não me entenda mal: estes conceitos são difícieis ao leigo não porque faltam explicações ou analogias em sua exposição (até pelo contrário, suas analogias são muito elucidativas ao público leigo), mas pela péssima qualidade do ensino de física no nível médio em geral.

Digo isso porque sou professor de física de ensino médio há algum tempo e dificilmente tenho condições de fazer estas explicações aos meus alunos. Seja pela falta de tempo / carga horária fornecida nas escolas públicas, seja pela total falta de conhecimentos básicos ou engajamento dos alunos.

Creio que alguém que esteja realmente interessado em entender as explanações deste tópico, i.e., o porquê não deve utilizar, em quase a totalidade dos casos, um estabilizador numa fonte com PFC ativo, terá de estudadar um pouquinho de física (eletricidade e magnetismo) básica. Um professor de física como eu agradece esta contribuição (segunda) da sua parte ao ensino.

Bem no meu caso, eu tenho uma fonte Corsair VX 550 e um nobreak Netplus 4+ de 1400 VA da SMS (fator de potência de 0,7 e a forma de onda do inversor "senoidal por aproximação"...). A luz em minha região tem o péssimo "hábito" de acabar de forma imprevisível e até com certa freqüência (diria sem exagero, que numa carga de 1 ou 2 vezes por mês). Como tenho de digitar trabalhos, petições, contribuo com alguns artigos, etc., uma queda brusca de energia sem salvar trabalhos em curso é totalmente desastroso. Em geral, as funções de proteção e salvamento em desligamento abrupto nos programas que utilizo são péssimas. Ora, utilizo este nobreak realmente porque preciso (para se ter uma ideia, o cumprimento de alguns prazos em trabalhos aqui, que a queda de energia pode vir ou já veio a comprometer, custaria o valor de um "nobreak senoidal"), mesmo sabendo que estou agredindo violentamente minha fonte.

A questão que surge é: valeria a pena investir num melhor nobreak, ou este SMS não estaria prejudicando suficientemente minha fonte a ponto de não ter de trocar por uma outra a cada um ou dois anos?

Peço desculpas aí por qualquer expressão mais infeliz, e agradeço desde já o auxílio.

• Curtir 1
Postado
faller,

parabéns pelo tópico, e não só por este mas por vários outros espalhados pelo fórum Clube do Hardware.

Se você me permite fazer uma observação, há vários conceitos (eu diria fundamentais) nele que são de díficil entendimento para um usuário leigo, como por exemplo, saber as funções / princípio de funcionamento de um indutor ou capacitor dentro de um circuito elétrico, relação entre corrente alternada e tensão / tensão, etc. Vejo, e.g., muitos confundirem tensão / tensão com corrente ou potência, e assim, sequer entendem o papel destas num circuito e tanto mais dos demais dispositivos elétricos (capacitores, resistores, transformadores, etc.).

Não me entenda mal: estes conceitos são difícieis ao leigo não porque faltam explicações ou analogias em sua exposição (até pelo contrário, suas analogias são muito elucidativas ao público leigo), mas pela péssima qualidade do ensino de física no nível médio em geral.

Digo isso porque sou professor de física de ensino médio há algum tempo e dificilmente tenho condições de fazer estas explicações aos meus alunos. Seja pela falta de tempo / carga horária fornecida nas escolas públicas, seja pela total falta de conhecimentos básicos ou engajamento dos alunos.

Creio que alguém que esteja realmente interessado em entender as explanações deste tópico, i.e., o porquê não deve utilizar, em quase a totalidade dos casos, um estabilizador numa fonte com PFC ativo, terá de estudadar um pouquinho de física (eletricidade e magnetismo) básica. Um professor de física como eu agradece esta contribuição (segunda) da sua parte ao ensino.

Bem no meu caso, eu tenho uma fonte Corsair VX 550 e um nobreak Netplus 4+ de 1400 VA da SMS (fator de potência de 0,7 e a forma de onda do inversor "senoidal por aproximação"...). A luz em minha região tem o péssimo "hábito" de acabar de forma imprevisível e até com certa freqüência (diria sem exagero, que numa carga de 1 ou 2 vezes por mês). Como tenho de digitar trabalhos, petições, contribuo com alguns artigos, etc., uma queda brusca de energia sem salvar trabalhos em curso é totalmente desastroso. Em geral, as funções de proteção e salvamento em desligamento abrupto nos programas que utilizo são péssimas. Ora, utilizo este nobreak realmente porque preciso (para se ter uma ideia, o cumprimento de alguns prazos em trabalhos aqui, que a queda de energia pode vir ou já veio a comprometer, custaria o valor de um "nobreak senoidal"), mesmo sabendo que estou agredindo violentamente minha fonte.

A questão que surge é: valeria a pena investir num melhor nobreak, ou este SMS não estaria prejudicando suficientemente minha fonte a ponto de não ter de trocar por uma outra a cada um ou dois anos?

Peço desculpas aí por qualquer expressão mais infeliz, e agradeço desde já o auxílio.

Concordo com o que você disse, eu sou um desses leigos ai citados e tenho um crescente interesse na área, queria aprender pelo menos o básico sobre eletricidade. Seria possível me indicar algum livro por onde eu possa começar? Levando em conta que meus conhecimentos em elétrica são bem fracos, mecânica eu até entendo um pouco, por que gosto da área, mas elétrica não sei nem por onde começa ^^"

Se me permite uma dica, você podia usar o Word do Microsoft Office 2010 para evitar a perda de documentos, ele salva automaticamente o seu trabalho em um arquivo separado, o qual, você pode recuperar assim que religar o computador, justamente para evitar esse tipo de perda por falta de energia.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!