Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

faller, primeiramente, excelente topico amigo

não sabia da FCEM e realmente, essa mudança de chaves de tensão deixa o computador com as cuecas na mão

mas a função de um estabilizador é proteger contra o quê? as variações de tensão que quando muito acentuadas dao o tlec, eles não suprem essa queda de tensão? as fontes estariam capazes de suprir essa carência? se a quda for muito grande, não pode danificar a fonte e os outros componentes ou a fonte está preparada pra isso?

você é engenheiro e tal, falando de forma lúcida, você concordaria comigo, que estabilizadores teriam sido então implementados por uma espécie de teoria da conspiração, para que empresas fabricantes de estabilizadores não falissem, da mesma forma que se criam virus e anti virus para norton e karspesky labs não quebrarem?

da mesma forma que a industria farmacêutica é a industria que mais lucra no mundo e até hoje não encontrou cura para organismos fragéis como os do HIV?

outra:

de certa forma vejo o filtro de linha como proteção.

ele possui um fuzivel que é melhor perde-lo do que perder o de dentro da fonte, visto que hoje em dia os fuziveis de fonte vem soldados na placa e não dá pra troca-los com equipamento normal..

do nada para um filtro de linha, acredito que já seja algo bom.

aguardo respostas, abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, primeiramente, excelente topico amigo

não sabia da FCEM e realmente, essa mudança de chaves de tensão deixa o computador com as cuecas na mão

mas a função de um estabilizador é proteger contra o quê? as variações de tensão que quando muito acentuadas dao o tlec, eles não suprem essa queda de tensão? as fontes estariam capazes de suprir essa carência? se a quda for muito grande, não pode danificar a fonte e os outros componentes ou a fonte está preparada pra isso?

você é engenheiro e tal, falando de forma lúcida, você concordaria comigo, que estabilizadores teriam sido então implementados por uma espécie de teoria da conspiração, para que empresas fabricantes de estabilizadores não falissem, da mesma forma que se criam virus e anti virus para norton e karspesky labs não quebrarem?

da mesma forma que a industria farmacêutica é a industria que mais lucra no mundo e até hoje não encontrou cura para organismos fragéis como os do HIV?

outra:

de certa forma vejo o filtro de linha como proteção.

ele possui um fuzivel que é melhor perde-lo do que perder o de dentro da fonte, visto que hoje em dia os fuziveis de fonte vem soldados na placa e não dá pra troca-los com equipamento normal..

do nada para um filtro de linha, acredito que já seja algo bom.

aguardo respostas, abraço

Veja aqui minha "teoria da conspiração" sobre os estabilizadores:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=3483380&postcount=22

Fontes atuais têm uma tolerância de variação de tensão muito grande, vão, nominalmente de 100 a 240V, com uma tolerância de 10% que dá 90 a 264V mas não são raras as fontes que conseguem operar mesmo com tensão em 80V, 70V, já vi até com 60V.

Duvido que você encontre um estabilizador que opere em tensão tão baixa assim, normalmente eles desligam em uns 95V.

Fusíveis sozinhos não tem capacidade de proteger contra surtos, são os fusíveis em conjunto com alguns outros componentes como varístores e centelhadores que fazem essa proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pena que o meu de 1000VA não aquece muito, senão seria ótimo no inverno

e estabilizadores fazem mal até para fonte de modem, a fonte do meu D-Link 500G queimou por culpa desse maldito

dia 15 já faço o meu filtro de linha com aquele manual em pdf

vou ter q fazer uns 2 pro meu irmão, 1 pra mim, aí pelo menos vai estar tudo com um minimo de proteção ao menos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum problema ligar meu PC em 115V se minha casa tem 220V?

Eu testei ontem, mudei pra 220V na fonte e ligou normalmente mas fiquei com medo de desliguei! OAIEHOIaehoiaeh! :P

To usando o PC em 115V lá atrás na fonte e tá funcionando normal a anos!

Tem algum problema, ou eu estou perdendo algo não usando em 220V?

Valeu galera!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum problema ligar meu PC em 115V se minha casa tem 220V?

Eu testei ontem, mudei pra 220V na fonte e ligou normalmente mas fiquei com medo de desliguei! OAIEHOIaehoiaeh! :P

To usando o PC em 115V lá atrás na fonte e tá funcionando normal a anos!

Tem algum problema, ou eu estou perdendo algo não usando em 220V?

Valeu galera!

Se você ligar uma fonte com a chave em 115V em uma tomada 220V a fonte explode...

Se não deu nada ainda é porque você usa algum tipo de transformador, seja um estabilizador, módulo isolador ou nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algum problema ligar meu PC em 115V se minha casa tem 220V?

Eu testei ontem, mudei pra 220V na fonte e ligou normalmente mas fiquei com medo de desliguei! OAIEHOIaehoiaeh! :P

To usando o PC em 115V lá atrás na fonte e tá funcionando normal a anos!

Tem algum problema, ou eu estou perdendo algo não usando em 220V?

Valeu galera!

Em 220V é melhor para qualquer equipamento que tenha uma fonte...

Leia esse outro excelente tópico do colega faller:

http://forum.clubedohardware.com.br/220-volts-110/493279

Os primeiros parágrafos explicam o que eu lhe disse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, eu tenho um filtro de linha xing-ling :D

Na minha conta de luz tá "Nominal: 220/127 V", quer dizer que qualquer um dos dois funciona? o.O

Se sim, qual dos dois eu uso? Eu posso usar 220V na fonte usando aquele filtro de linha da APC? Aquele preto com as "tomadas" brancas?

Valeu cara, desculpa a ignorância! ^^

EDIT: Uma coisa estúpida mas vou perguntar, lá na fonte na chave de mudar de tensão tem 115V e 220V. Porém, quando os 115V tão aparecendo quer dizer que a fonte está a 115V ou quer dizer que subindo a chave e escondendo os 115V que ela vai pra 115V? asehoasihseohiase!!! Se ficou complicado de entender por favor me avisem! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, eu tenho um filtro de linha xing-ling :D

Na minha conta de luz tá "Nominal: 220/127 V", quer dizer que qualquer um dos dois funciona? o.O

Se sim, qual dos dois eu uso? Eu posso usar 220V na fonte usando aquele filtro de linha da APC? Aquele preto com as "tomadas" brancas?

Valeu cara, desculpa a ignorância! ^^

Agora entendi.

Você tem uma rede 127V. Nas tomadas normais você tem 127V e em tomadas específicas, ar condicionados e chuveiros por exemplo, você tem 220V.

Se na tomada tiver fase e neutro ela é 127V, se tiver duas fases, sem neutro, ela é 220V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi.

Você tem uma rede 127V. Nas tomadas normais você tem 127V e em tomadas específicas, ar condicionados e chuveiros por exemplo, você tem 220V.

Se na tomada tiver fase e neutro ela é 127V, se tiver duas fases, sem neutro, ela é 220V.

Ah tá! Com certeza então é 127V a do PC aqui... mas se fosse ele não teria ligado quando eu coloquei em 220V né? :huh:

E me responde essa minha dúvida, por favor?

'Uma coisa estúpida mas vou perguntar, lá na fonte na chave de mudar de tensão tem 115V e 220V. Porém, quando os 115V tão aparecendo quer dizer que a fonte está a 115V ou quer dizer que subindo a chave e escondendo os 115V que ela vai pra 115V? asehoasihseohiase!!! Se ficou complicado de entender por favor me avisem!'

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O número que ficar visível na chave seletora será a tensão na qual você deve ligar a fonte:

Essa dai está selecionada para 230 Volts (ou 220 Volts)

EnermaxEG425P-VE_Detalhechaveseleto.jpg

Qual afinal a tensão da tomada de sua casa??

Na dúvida leia numa lâmpada dessas comuns, incandescentes. Lá está escrito a tensão de trabalho, e Volts e a potência da lâmpada em Watts.

Quero saber a tensão em Volts.

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá! Com certeza então é 127V a do PC aqui... mas se fosse ele não teria ligado quando eu coloquei em 220V né? :huh:

E me responde essa minha dúvida, por favor?

'Uma coisa estúpida mas vou perguntar, lá na fonte na chave de mudar de tensão tem 115V e 220V. Porém, quando os 115V tão aparecendo quer dizer que a fonte está a 115V ou quer dizer que subindo a chave e escondendo os 115V que ela vai pra 115V? asehoasihseohiase!!! Se ficou complicado de entender por favor me avisem!'

1º - Algumas fontes com a chave em 220V e ligada em 127V funcionam, depende muito de cada fonte.

2º - Aqui a chave das fontes aparece 230V e ligo em tomada 220V, ou seja, o valor que aparece é a tensão que a fonte irá operar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi galera! Valeu vocês dois aí pelas excelentes respostas e em tempo recorde! =)

Mas aqui deve ser 127V sim cara... e se diferencia de tomada pra tomada não adianta eu olhar em uma lâmpada! :o

Vou ver se consigo identificar isso, não sei essas coisas de neutro e fase, pesquisei na Internet porém só achei como identificar com aquela chave que acende, e eu não disponho de uma.

Maaaaaas... se for 220V eu posso usar aquele filtro da APC aqui no PC? Não né? :/

Muitíssimo obrigado gente! O/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. em 220 Volts você não poderá usar a proteção da APC pois ela é destinada a 120 Volts..

Então como meu PC tá funcionando normalmente a anos, sem queimar nada e nenhum defeito, e nem choque eu tomo, eu vou deixar em 115V mesmo e comprar um daqueles filtros da APC porque o meu é um lixo! Daí tudo certo né? :cool:

Muito obrigado, novamente, faller! :wub:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então como meu PC tá funcionando normalmente a anos, sem queimar nada e nenhum defeito, e nem choque eu tomo, eu vou deixar em 115V mesmo e comprar um daqueles filtros da APC porque o meu é um lixo! Daí tudo certo né? :cool:

Muito obrigado, novamente, faller! :wub:

Qual a tensão do ventilador? Da geladeira? E de tudo mais que tem ai na sua casa?

Aí deve ser 127V em todas as tomadas, muito improvável que tenha alguma tomada 220V aí. Talvez o chuveiro seja 220V, mas deve ser só ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a tensão do ventilador? Da geladeira? E de tudo mais que tem ai na sua casa?

Aí deve ser 127V em todas as tomadas, muito improvável que tenha alguma tomada 220V aí. Talvez o chuveiro seja 220V, mas deve ser só ele.

Eu não tenho nada! Só o PC! :lol:

Tá, brincadeira! AOIEHOAIEHAE! :cool:

Mas ó, se tá rodando a tanto tempo em 115V e nunca deu problema, eu não vou mexer. Portanto, eu posso pegar o filtro da APC né?

Valeuzão faller! -_-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom topico! entendo ***** alguma de energia. meu estabilizador é ARCAICO de 2004. um Side-Way, BEJE, deixo ele mocosado no canto, da até vergonha do bichano... esses dias fedeu a plastico queimado, tive de ligar o monitor direto na régua, porque ele não tava segurando a CPU+MONITOR

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho uma Corsair 650 TX e ligo em um estabilizador de 1000 Kva e no mesmo estabilizador também fica o monitor (T190) e as caixas de som (Creative 2.1)

Devo tira-las do estabilizador e colocar num filtro de linha??

Responda você a você mesmo, baseado em dados do site da fonte Corsair TX650:

OperaonormaldaCorsairTX650.jpg

Viste lá. Podes colocar qualquer tensão ai desde 90 VAC até 264 VAC..

Desse modo se a tensão ai de seu site variar fora dessas especificações limites, sim terás que conservar esse estabilizador para ver se ganha uns 6 a 10 Volts a mais...

Faça a mesma coisa com seu monitor e suas caixas. Deves ter o manual deles não?? Veja a alimentação que eles toleram e decida se é necessário estabilizar ou não a tensão ai???

Sempre que tenhas que colocar o estabilizador saiba que ele independentemente de sua potência, vai estressar a fonte dos elementos a ele plugados. Desse modo seja minimalista, se somente sua caixinha de som não puder tolerar a variação da tensão de rede ai de seu site, coloque somente a caixinha de som ligada ao estabilizador.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa deste tópico.

Uma questão que surgiu durante esta leitura foi a seguinte: Não existem dispositivos estabilizadores que não se utilizem de relés para a comutação?

Algo que consiga este chaveamento através de transistores ou tiristores?

Outra questão, é relacionada aos no-breaks, mesmo os de boa qualidade, com saída senoidal podem ocasionar problemas às fontes?

Um abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa deste tópico.

Uma questão que surgiu durante esta leitura foi a seguinte: Não existem dispositivos estabilizadores que não se utilizem de relés para a comutação?

Algo que consiga este chaveamento através de transistores ou tiristores?

Outra questão, é relacionada aos no-breaks, mesmo os de boa qualidade, com saída senoidal podem ocasionar problemas às fontes?

Um abraço,

Bela pergunta, amigo...

Sim existem elementos de comutação chamados Triacs, cuja função é a de comutar cargas em tensão alternada sem faiscamento, até porque se pode comandá-los justo quando a tensão da rede passa por um "zero".

A lógica de comando entretanto fica pesada, mais cara, perigosa pois fração de segundo de erro faz com que dois triacs possam vir a comutar ao mesmo tempo, colocando o secundário do autotrafo em curto. Já existiram inúmeros dispositivos assim produzidos, todos que conheço deixaram de usar pois acabavam entrando em curto, preferiram deixar o problema para o usuário (os glitches, os picos de tensão, a comutação de relés) a desenvolver um circuito a prova de enganos, etc..

Os no-breaks senoidais não prejudicam as fontes em nada mais do que a própria energia da tomada o faça.. Muitos no-breaks senoidais puros podem ter uma qualidade de energia superior a nossa energia da rede elétrica, até mesmo com menor distorção harmônica. O no-break com forma de onda senoidal e ainda, se for on-line, irá conferir ao PC uma energia ininterrupta de ótima qualidade podendo ser até mesmo melhor que a energia da rede elétrica.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...