Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tópico Oficial - ECS A790GXM-AD3


tardivo

Posts recomendados

Até hoje não entendi o que querem dizer com "BIOS mal construída", o problema é no chip da bios que é de mal qualidade, ou seja, na parte física ou o problema é o "software" de gerenciamento que não consegue ser estável?

porque se for só o "software", apenas uma atualização de bios com uma mais bem elaborada já resolveria, ja se for o hardware (o chip), ai fica díficil, só fazendo um tipo recall e trocando, algo que acho díficil de acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje não entendi o que querem dizer com "BIOS mal construída", o problema é no chip da bios que é de mal qualidade, ou seja, na parte física ou o problema é o "software" de gerenciamento que não consegue ser estável?

porque se for só o "software", apenas uma atualização de bios com uma mais bem elaborada já resolveria, ja se for o hardware (o chip), ai fica díficil, só fazendo um tipo recall e trocando, algo que acho díficil de acontecer.

então cara,pelo que tenho lido na net, e pelo que ví no teste do CDH, a placa é muito bem construída,inclusive é Blck series.já lí altos reviews e não tem ngm falando mal da construção do hardware dela.

agora a BIOS dela é louca mesmo.

mas depois que atualizei ficou lindo!

o único problema que eu tenho é uma "incompatibilidade" dos sensores da placa com o ATItraytools.

sensores que estão funcionando perfeitamente porque o everest e o HWmonitor conseguem ver

no mais estou satisfeitíssimo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom cara depois do que ja vi nessa placa qualquer comportamento estranho não me assusta!! rsrs

voce pode tentar atualizar o ATT!!!

então,tentei pelo rivatuner mesmo..só que também não reconheceu os sensores da mobo...

tô usando o HWmonitor por enquanto mesmo...de vez em quando dou um alt+tab e olho...

aqui tá beleza a temperarura...o máx do processador foi 56° e da VGA 68°

tudo dentro da mais pura normalidade.

como consígo atualizar o ATiTraytools?

valeu pela ajuda ae...

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu ja usei esse ATT na monha M4A785TD-V EVO, só que depois que eu desbloquiei o 4° núcleo do meu Athlon II X3 425 nenhum programa conseguia me passar a temperatura do processador apenas o Asus Probe e por isso desinstalei o ATT, mais aqui ele funcionava de boa!!!

Aqui a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até hoje não entendi o que querem dizer com "BIOS mal construída", o problema é no chip da bios que é de mal qualidade, ou seja, na parte física ou o problema é o "software" de gerenciamento que não consegue ser estável?

porque se for só o "software", apenas uma atualização de bios com uma mais bem elaborada já resolveria, ja se for o hardware (o chip), ai fica díficil, só fazendo um tipo recall e trocando, algo que acho díficil de acontecer.

Quando falamos de Bios mal construida nos referimos ao software, pois falta muitos recursos na Bios dessa placa e a Bios que a ECS fabrica não é estavel na grande maioria dos casos, o maior problema mora na engenharia da Bios, pois ela da varios problemas com incompatibilidades, problemas de detecção de Hardware e até mesmo problemas na atualização, para voce ter uma ideia ja vi pessoalmente varios casos que aconteceram com varias pessoas diferentes, vou listar alguns!

1 Qualquer alteração que se faça na Bios a placa não da video

2 desbloqueio do 4° núcleo não acontece, coisas que com o mesmo processador na minha M4A785TD-V EVO aconeteceu

3 ao atualizar a Bios corretamente a mesma não foi atualizada e a placa não inicia mais, solução? tive que pagar R$80 para um amigo regravar a Bios e assim a placa voltar a funcionar!

4 tentei atualizar a Bios mais ela da erro e por mais que se faça a Bios simplesmente se recusa a atualizar

Isso acima só foram alguns casos que aconteceu com algumas pessoas que possuem placas da ECS Black Series aqui perto de casa, e eu fui na casa de cada um e constatei que o problema era veridico!!

Não puxo sardinha para nenhuma fabricante (pois nenhuma delas me paga para fazer isso!!!) mais a ECS fabrica belos Hardwares mais quando chega na Bios a ECS peca e muito feio, por esses e outros varios motivos que não recomendamos e falamos que a Bios dessa placa é mal projetada!!!

O que falta nas placas da ECS é desenvolver melhor a Bios de suas placas, no mais ela é uma ótima placa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou relatar mais um fato sobre essa placa.

Comprei o pc da assinatura, e logo de cara quando já estava com todas as peças nas mãos as memórias da G. Skill não funcionaram nem por decreto, devolvi e peguei um kit Corsair Platinum Series de 1600mhz que estão funcionando de boa. Porém, junto com o funcionamento das memórias apareceu o ruído da fonte, que também foi trocada por uma da mesma marca e modelo, mantendo-se o ruído. Testei a fonte com outros 2 pc's e ela não fazia ruído algum, só no meu. Além disso o gravador de DVD da Sony que comprei não funciona e o meu antigo leitor de DVD Lg simplesmente parou de funcionar também.

Só os fretes de garantia e demais dores de cabeça, daria pra ter pego uma mobo de 400 reais de boa, e meu pc estaria funcionando a toda hj... coisa que não está, meu processador de 3.2ghz está com underclock a 2ghz pois estou usando uma fonte Dr. Hank antiga... paguei 300 reais nessa mobo da ECS, se tivesse pego a da ASUS, que na época estava algo em torno de 50 reais mais cara, com certeza não teria esses problemas todos, estaria com meu lindo kit da G. Skill e teria me poupado muitas horas de sono.

Enfim, não comprem gato por lebre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando falamos de Bios mal construida nos referimos ao software, pois falta muitos recursos na Bios dessa placa e a Bios que a ECS fabrica não é estavel na grande maioria dos casos, o maior problema mora na engenharia da Bios, pois ela da varios problemas com incompatibilidades, problemas de detecção de Hardware e até mesmo problemas na atualização, para voce ter uma ideia ja vi pessoalmente varios casos que aconteceram com varias pessoas diferentes, vou listar alguns!

1 Qualquer alteração que se faça na Bios a placa não da video

2 desbloqueio do 4° núcleo não acontece, coisas que com o mesmo processador na minha M4A785TD-V EVO aconeteceu

3 ao atualizar a Bios corretamente a mesma não foi atualizada e a placa não inicia mais, solução? tive que pagar R$80 para um amigo regravar a Bios e assim a placa voltar a funcionar!

4 tentei atualizar a Bios mais ela da erro e por mais que se faça a Bios simplesmente se recusa a atualizar

Isso acima só foram alguns casos que aconteceu com algumas pessoas que possuem placas da ECS Black Series aqui perto de casa, e eu fui na casa de cada um e constatei que o problema era veridico!!

Não puxo sardinha para nenhuma fabricante (pois nenhuma delas me paga para fazer isso!!!) mais a ECS fabrica belos Hardwares mais quando chega na Bios a ECS peca e muito feio, por esses e outros varios motivos que não recomendamos e falamos que a Bios dessa placa é mal projetada!!!

O que falta nas placas da ECS é desenvolver melhor a Bios de suas placas, no mais ela é uma ótima placa!!

Ramon,os drivers que tenho instalados aqui são os que vem no cd da placa,ou seja,antigos.no site da ECS pra variar só tem drivers antigos também.

Tento baixar os drivers do chipset direto da amd só que sempre caio no link do catalyst!!!

onde consigo um driver de chipset atual pelo amor de deus??você sabe?

abrazzzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri esta placa e instalei nela dois pentes de 2gb da OCZ Platinum DDR3 1333. Automaticamente, a placa reconheceu a memória como 553mhz (ou seja, x2 = 1066). Manualmente inseri a frequência de 667. Então, a placa passou a exibir essa frequência. Mas no Everest, na aba SPD, a exibição é de que a placa continua trabalhando a 1066Mhz. Afinal, em que acredito? Na BIOS ou no Everest?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri esta placa e instalei nela dois pentes de 2gb da OCZ Platinum DDR3 1333. Automaticamente, a placa reconheceu a memória como 553mhz (ou seja, x2 = 1066). Manualmente inseri a frequência de 667. Então, a placa passou a exibir essa frequência. Mas no Everest, na aba SPD, a exibição é de que a placa continua trabalhando a 1066Mhz. Afinal, em que acredito? Na BIOS ou no Everest?

Qual placa mãe você usa?

atualizou a BIOS já?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,os drivers que tenho instalados aqui são os que vem no cd da placa,ou seja,antigos.no site da ECS pra variar só tem drivers antigos também.

Tento baixar os drivers do chipset direto da amd só que sempre caio no link do catalyst!!!

onde consigo um driver de chipset atual pelo amor de deus??você sabe?

abrazzzzzzz

Amigo o Catalist é apenas um gerenciador de instalação, é ele quem instala o driver do chipset na sua maquina, se voce tiver uma placa de video ATI na instalação do driver da mesma ele ja instala o driver do chipset, caso contrario voce tera que seguir o padrão e deixar o Catalist instalar o driver do seu chipset
Eu adquiri esta placa e instalei nela dois pentes de 2gb da OCZ Platinum DDR3 1333. Automaticamente, a placa reconheceu a memória como 553mhz (ou seja, x2 = 1066). Manualmente inseri a frequência de 667. Então, a placa passou a exibir essa frequência. Mas no Everest, na aba SPD, a exibição é de que a placa continua trabalhando a 1066Mhz. Afinal, em que acredito? Na BIOS ou no Everest?
Amigo a Bios é muito mais confiavel que o Everest, só que quando se trata de Bios de uma placa da ECS ai a coisa ja muda, veja no programa CPU-Z qual é a frequencia que ele te mostrara!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade isso que você falou não faz sentido, pois como vamos setar as frequencias/voltagens de uma memória se o pc não da sinal de vídeo? E acho que qualquer pessoa com um pouco de bom senso que teve problemas com as memórias testou ela em todos os slots, individualmente.

Sendo assim, e se testando as memórias em outro pc elas funcionaram perfeitamente, inclusive passando na bateria completa de testes do memtest86, quer dizer que o problema não é nada com configuração e sim com a placa-mãe, mais exatamente com a BIOS. Lembrando que os controladores de memória estão no processador e não na mobo, portanto uma lista de memórias "compatíveis" não faria sentido se fosse utilizada uma BIOS decente.

Abraços.

se não da vídeo, é porque a memo realmente não é compatível...

TENTE ligar uma memória acima de 1,5v numa plataforma nova da intel para ver o que acontece... vai da erro por todos os lados até acertar, até mesmo nas amadas por muitos aqui no brasil, asus...

o certo é DDR3 ser 1,5v, se for mais, pode dar conflito...

minha memória é 1,7v e não estou tendo problemas... após as últimas BIOS...

edit:

aproveitando após ler seu outro post, culpou a mobo por dar problema na fonte????? se a fonte dava ruido no SEU PC, talvez fosse culpa do seu gabinete... agora reclamar da mobo que a fonte deu problema, aí já é demais...

Gaucho - eu tenho uma configuração igual à sua (processador, placa mãe e memórias). Deixei a tensão da memória em 1.5V e não tem apresentado problema. Gostaria de saber se tu conseguiu desbloquear o 4º núcleo? Se entendi bem você disse que a ECS vai lançar uma BIOS que permite isto. Pode esclarecer...

Obrigado

consegui, com um modbios, na verdade é uma BIOS BETA dessa mobo, mas é CHEIA de bugs, eu usei apenas para saber se meu processador é bom, ele desbloqueou, e conseguir colocar em 3.1 estável... mas o pc não reiniciava, desligava, e as memos só a rodavam a 800...

então não recomendo a ngm fazer esse "upgrade"...

ainda mais com o unlock oficial vindo, http://www.ecs.com.tw/extra/core_unlock/unlock_models.html

segundo o suporte, os modelos mais novos, terão a atualização primeiro, no caso, os SB 890 e 785 (sim é mais novo que o nosso)

mas se quiser arriscar, procure no google, vai achar em vários lugares, inclusive encontrará posts meus por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o Catalist é apenas um gerenciador de instalação, é ele quem instala o driver do chipset na sua maquina, se voce tiver uma placa de video ATI na instalação do driver da mesma ele ja instala o driver do chipset, caso contrario voce tera que seguir o padrão e deixar o Catalist instalar o driver do seu chipset

Amigo a Bios é muito mais confiavel que o Everest, só que quando se trata de Bios de uma placa da ECS ai a coisa ja muda, veja no programa CPU-Z qual é a frequencia que ele te mostrara!!!

estranho que o catalyst não me fornece a opção de instalar o chipset...mas c você diz que instala...

sobre os problemas de monitoramento que tive com atitraytools e rivatuner,entrei em contato com o suporte brasil da ECS,fui muito bem atendido e ficaram de me dar uma posição sobre isso

abrazzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual mobo amigo? a mobo da assinatura do tópico? se for não recomendo não, ja tem uns 5 post meu aqui nesse tópico falando sobre os problemas que ela tem como inumeros problemas na Bios que é mal construida, incompatibilidade com varios tipos de memória e sensores de temperatura bugado, recomendo voce a procurar uma Asus M4A785-M ou modelos da ASRock similares que tambem são exelentes e estão numa ótima faixa de preço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

e ae galera?beleza?

tô perdendo a paciência com essa Bios bugada da A790-GXM-AD3.

meu problema é o seguinte: a maquina trava do nada em uma tela cinza quando estou jogando,só reiniciando pra resolver.pensando ser a placa de vídeo entrei em contato com a XFX.

Me disseram para conferir a tensão das memórias pois se estivessem abaixo dos 1.6v isso iria acontecer mesmo.

o problema é que essa Bios seta a tensão em 1,46V.tento aumentar pela bios e ela simplesmente me ignora!continua em 1.46V.

tentei usar o amd overdrive,vou lá,seto as memórias pra 1.6V e elas voltam para 1.46V.

que que eu faço?!

abrazzzzzz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ae galera?beleza?

tô perdendo a paciência com essa Bios bugada da A790-GXM-AD3.

meu problema é o seguinte: a maquina trava do nada em uma tela cinza quando estou jogando,só reiniciando pra resolver.pensando ser a placa de vídeo entrei em contato com a XFX.

Me disseram para conferir a tensão das memórias pois se estivessem abaixo dos 1.6v isso iria acontecer mesmo.

o problema é que essa Bios seta a tensão em 1,46V.tento aumentar pela bios e ela simplesmente me ignora!continua em 1.46V.

tentei usar o amd overdrive,vou lá,seto as memórias pra 1.6V e elas voltam para 1.46V.

que que eu faço?!

abrazzzzzz

Cuidado cara. O Gray Screen of Death (como chamam por ai) acontece muito. No meu caso era a placa que veio com defeito, então mandei para garantia e me mandaram outra e nunca mais tive esse problema.

Alguns tem o problema com o driver, bastando fazer uma limpeza dos drivers depois de desinstalar e instalando mais novos ou os até então conhecidos como estáveis, pode resolver.

Eu tive o mesmo problema e culpei minha placa-mãe (Uma M3A78-EM), cheguei até trocar para a A790GXM-AD3, mas com essa placa-mãe deu o mesmo problema, e então contatei a garantia.

Faça um teste com outras VGAs, mesma marca (o problema aqui ocorria com minha Radeon HD 4850 que por acaso também é da XFX (há relatos de que esse problema acontece muito com placas da XFX)), mas não necessáriamente de mesmo poder de processamento. Teste também se puder sua VGA em outro computador, isso irá eliminar algumas possibilidades ou achar o "real defeituoso".

Bem, eu sou meio suspeito para falar isso, mas eu não acho que a placa-mãe seja o problema nesse caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado cara. O Gray Screen of Death (como chamam por ai) acontece muito. No meu caso era a placa que veio com defeito, então mandei para garantia e me mandaram outra e nunca mais tive esse problema.

Alguns tem o problema com o driver, bastando fazer uma limpeza dos drivers depois de desinstalar e instalando mais novos ou os até então conhecidos como estáveis, pode resolver.

Eu tive o mesmo problema e culpei minha placa-mãe (Uma M3A78-EM), cheguei até trocar para a A790GXM-AD3, mas com essa placa-mãe deu o mesmo problema, e então contatei a garantia.

Faça um teste com outras VGAs, mesma marca (o problema aqui ocorria com minha Radeon HD 4850 que por acaso também é da XFX (há relatos de que esse problema acontece muito com placas da XFX)), mas não necessáriamente de mesmo poder de processamento. Teste também se puder sua VGA em outro computador, isso irá eliminar algumas possibilidades ou achar o "real defeituoso".

Bem, eu sou meio suspeito para falar isso, mas eu não acho que a placa-mãe seja o problema nesse caso.

opa!valeu pela resposta cara....então,já ouví falar desses problemas com a XFX.até atualizar a bios da HD4850 eu atualizei...

só que mudei para essa plataforma recentemente,tinha essa vga a quase um ano e não me dava problemas.por isso minha suspeita em relação a tensão das memórias na placa mãe.você consegue mexer nas suas aí?porque nessa ECS minha eu mudo e volta para 1.46V.o certo para essas DDR3 são 1.6V volts

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!valeu pela resposta cara....então,já ouví falar desses problemas com a XFX.até atualizar a bios da HD4850 eu atualizei...

só que mudei para essa plataforma recentemente,tinha essa vga a quase um ano e não me dava problemas.por isso minha suspeita em relação a tensão das memórias na placa mãe.você consegue mexer nas suas aí?porque nessa ECS minha eu mudo e volta para 1.46V.o certo para essas DDR3 são 1.6V volts

abraço!

Bem, minhas memórias sao DDR3 1333, mas o processador aceita só até DDR3 1066, mas as voltagens das minhas (São genéricas eu acredito, já que são Kingston) estão 1,5v . Dê uma olhada na BIOS e no MIB II tem uma opção de DDR 3 profile (algo parecido, é a ultima opção), deixe em "Enabled" e veja se deu algum resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, minhas memórias sao DDR3 1333, mas o processador aceita só até DDR3 1066, mas as voltagens das minhas (São genéricas eu acredito, já que são Kingston) estão 1,5v . Dê uma olhada na BIOS e no MIB II tem uma opção de DDR 3 profile (algo parecido, é a ultima opção), deixe em "Enabled" e veja se deu algum resultado.

Tenho mais informações: a alimentação das memórias está normal.entrei no site da kingston e essas memórias trabalham com 1.5V mesmo.

Retirei uma a uma mudando os slots e continuava travando o computador durante jogos.

Retirei a placa de vídeo e testei meu vídeo onboard e não travou hora alguma.

Isso leva a crer que realmente tenho problemas na minha XFX HD4850,mas :

Deixo o 3Dmark rodando por mais de uma hora e não trava.uso os mais diversos sofwares de stress de VGA e funciona normal.A maioria dos jogos Roda perfeitamente sem problemas.

Os jogos que tenho problemas : Crysis,Singularity,Alien vs Predator,prototype,mass effect 2,....

Jogos em que não tenho problemas : Wolfenstein,Blur,Grid,PES 2010,Prince of persia the forgotten Sands,Fallout 3,Street fighter 4 ,Resident 5...

desmontei a placa,conferí o circuito,ressoldei alguns pontos,notei que nesse modelo da XFX o dissipador não chega aos reguladores de tensão.começo a pensar na possibilidade de adaptar uma dissipador para eles e tentar fazer o teste...

fora isso não sei o que fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adquiri esta placa e instalei nela dois pentes de 2gb da OCZ Platinum DDR3 1333. Automaticamente, a placa reconheceu a memória como 553mhz (ou seja, x2 = 1066). Manualmente inseri a frequência de 667. Então, a placa passou a exibir essa frequência. Mas no Everest, na aba SPD, a exibição é de que a placa continua trabalhando a 1066Mhz. Afinal, em que acredito? Na BIOS ou no Everest?

Amigo - comigo aconteceu a mesma coisa (tenho a mesma placa mãe e memórias OCZ Gold DDR3 1333). Acontece que a aba "SPD" mostra a frequência nativa da memória, que é 533MHz. Mas se você verificar na aba "Memory" ela deve estar operando à 666MHz. Se não estiver assim então não está operando à 1333MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei essa placa junto com um Sempron 140 e 2GB DDR3-1333 da OCZ para substituir o antigo PC dos meus irmãos que inventou de bater as botas.

Comprei-a por conta do preço, pela sua boa construção e pelo uso do PC ser simples (orkut, MSN, essas coisas). O que mais me atraiu nela foi a saída HDMI, que pretendo usar futuramente quando levar esse PC para a sala para ver filmes em Full HD na TV.

Não tive problemas com a montagem, mas feita a montagem e ligado o PC, notei que depois de um tempo o mesmo desligava do nada. Pensei que fosse fonte ou curto com o botão do Power, mas ao ligar novamente o PC, o Windows não indicava mensagem de que tinha sido desligado indevidamente... Pesquisando na internet em sites gringos, acabei descobrindo que o problema era do ajuste do Shutdown Temperature, que eu tinha ativado e que por algum motivo desligava o PC (provavelmente por algum bug nos sensores de temperatura). Desativado essa infeliz opção, o PC voltou a funcionar como deveria.

Fique muito decepcionado com a BIOS desta placa... Acabei pesquisando antes sobre ela e sobre o modelo A785GM-AD3 (que não tem saída HDMI; eram as únicas que a loja vendia com preço acessível e a 785 até estava mais barata, só que optei pela 790 por conta do HDMI), mas não me atentei para as telas da BIOS, as opções existentes, etc.. Resultado: opções fracas e com ajustes super limitados, principalmente no que diz respeito ao undervolting e underclocking. Sorte minha que o AMD Overdrive resolve esses problemas, pois senão estaria chateado até agora :mad:

Descobri ao pesquisar na Internet que esse processador é derivado do núcleo Regor, o mesmo usado no Athlon II X2, e vi pessoas que tiveram sucesso em desbloquear o segundo núcleo, aumentando consideravelmente a performance do sistema. Minha pergunta é a seguinte: essa placa possui condições de desbloquear o segundo núcleo deste processador? Digo isso pois ativei o ACC na BIOS dela (a mais recente, de 21/07/2010) e o segundo núcleo não foi liberado :( Existe alguma forma, tanto oficial quanto não oficial (porém confiável), de fazer esse destravamento? Se não der pra fazer, vou ficar muito chateado, pois na loja tinha o outro modelo da ECS que supracitei, custando mais barato (algo em torno de R$ 40) e que, segundo site da ECS, suportava o desbloqueio dos núcleos travados... (_(

À princípio eu nem pensei na possibilidade do desbloqueio por achar que o Sempron fosse, literalmente, um Single Core (comprei-o por conta do baixo custo; a diferença de preço entre ele e o AII X2 245 era de mais de R$ 100, por isso não o adquiri). Depois que um amigo me relatou que ele tinha péssima performance, resolvi buscar mais informações ao seu respeito e acabei descobrindo que seu núcleo é o mesmo do AII, mas com um núcleo bloqueado. Por conta disso, gostaria de tentar o desbloqueio. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

Falouws :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei essa placa junto com um Sempron 140 e 2GB DDR3-1333 da OCZ para substituir o antigo PC dos meus irmãos que inventou de bater as botas.

Comprei-a por conta do preço, pela sua boa construção e pelo uso do PC ser simples (orkut, MSN, essas coisas). O que mais me atraiu nela foi a saída HDMI, que pretendo usar futuramente quando levar esse PC para a sala para ver filmes em Full HD na TV.

Não tive problemas com a montagem, mas feita a montagem e ligado o PC, notei que depois de um tempo o mesmo desligava do nada. Pensei que fosse fonte ou curto com o botão do Power, mas ao ligar novamente o PC, o Windows não indicava mensagem de que tinha sido desligado indevidamente... Pesquisando na internet em sites gringos, acabei descobrindo que o problema era do ajuste do Shutdown Temperature, que eu tinha ativado e que por algum motivo desligava o PC (provavelmente por algum bug nos sensores de temperatura). Desativado essa infeliz opção, o PC voltou a funcionar como deveria.

Fique muito decepcionado com a BIOS desta placa... Acabei pesquisando antes sobre ela e sobre o modelo A785GM-AD3 (que não tem saída HDMI; eram as únicas que a loja vendia com preço acessível e a 785 até estava mais barata, só que optei pela 790 por conta do HDMI), mas não me atentei para as telas da BIOS, as opções existentes, etc.. Resultado: opções fracas e com ajustes super limitados, principalmente no que diz respeito ao undervolting e underclocking. Sorte minha que o AMD Overdrive resolve esses problemas, pois senão estaria chateado até agora :mad:

Descobri ao pesquisar na Internet que esse processador é derivado do núcleo Regor, o mesmo usado no Athlon II X2, e vi pessoas que tiveram sucesso em desbloquear o segundo núcleo, aumentando consideravelmente a performance do sistema. Minha pergunta é a seguinte: essa placa possui condições de desbloquear o segundo núcleo deste processador? Digo isso pois ativei o ACC na BIOS dela (a mais recente, de 21/07/2010) e o segundo núcleo não foi liberado :( Existe alguma forma, tanto oficial quanto não oficial (porém confiável), de fazer esse destravamento? Se não der pra fazer, vou ficar muito chateado, pois na loja tinha o outro modelo da ECS que supracitei, custando mais barato (algo em torno de R$ 40) e que, segundo site da ECS, suportava o desbloqueio dos núcleos travados... (_(

À princípio eu nem pensei na possibilidade do desbloqueio por achar que o Sempron fosse, literalmente, um Single Core (comprei-o por conta do baixo custo; a diferença de preço entre ele e o AII X2 245 era de mais de R$ 100, por isso não o adquiri). Depois que um amigo me relatou que ele tinha péssima performance, resolvi buscar mais informações ao seu respeito e acabei descobrindo que seu núcleo é o mesmo do AII, mas com um núcleo bloqueado. Por conta disso, gostaria de tentar o desbloqueio. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.

Falouws :cool:

Então, O update da Bios faz com que a placa destrave os núcleos sim! mas tem uma chance de funcionar. No caso do Semprom as chances são boas acho que você nao teve sorte...

Existem Semproms que são AIIx2 e outros que são fabricados para terem apenas um núcleo. vai muito de sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!