Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ja vi muitos artigos e tópicos contra o uso de estabilizadores. Dizendo que eles "estragam" a fonte por que seu tempo de resposta é muito maior que o da fonte. Vi uma explicação que dizia que, como o tempo de resposta do estabilizador é muito maior que o da fonte, quando há uma queda de tensão, a fonte se adapta a essa queda antes do estabilizador e este, na tentativa de consertar a queda, aumenta a tensão, assim a fonte tem de se adaptar novamente à nova tensão. Só que isso provavelmente foi escrito na época dos estabilizadores com relês. Gostaria de perguntar para que manja bastante eletrônica se mesmo atualmente, com os estabilizadores microprocessados, isso ocorre, se até mesmo estes estabilizadores atuais "estragam" a fonte do pc e não devem ser utilizados.

Postado

Depende do projeto.

Você pode ter projetos usando microprocessadores, porém o chaveamento é feito por relé. Já outro projeto pode ter chaveamento por tiristores ou outros dispositivos com função de chaveamento.

É unânime a presença do relé nos estabilizadores domésticos de baixo custo vendidos no Brasil.

Postado

Os relés podem causar desde surtos de tensão na sua saida como fazer a fonte corrigir a tensão duas vezes. As outras desvantagens dos estabilizadores é a limitação de potencia imposta pelos seus transformadores, tem muita gente com estabilizador 300VA sobrecarregado por ai, depois vem o disperdicio de energia q os mesmos causam e o valor pago em algo um tanto inutil pra maioria das pessoas quando elas nem sabem o que um estabilizador de fato faz.

No primeiro caso, de surtos na saida, creio eu, após certas leituras, que seja usada técnicas para conter isso nos produtos mais elaborados. Andei lendo umas coisas e creio que nessa questão os produtos bem mais acabados foram projetados pra não causarem surtos na saída.

Mas o segundo problema é que o tempo de resposta de regulagem dos estabilizadores, poderia ser de 1ms, mas a fonte já teria reagido à oscilação antes disso, o que a obrigaria a trabalhar teoricamente duas vezes.

Depois de muito ler e pesquisar sobre o assunto e ainda procurar mais coisas, se vê que estabilizar a tensão antes das fontes é em praticamente todos os casos, algo inútil, mas a minha preocupação era e é quanto aos relés, já que uso nobreaks que possuem isso dentro deles. Ainda procuro saber se meus nobreaks pelo menos usam de artifícios eletrônicos para conter possíveis surtos na saída do mesmo. Se os mesmos são causados á todo bater de relé ou se somente quando há uma corrente alta passando por eles, além do especificado pelo seu fabricante, algo que pode acontecer durante correntes inrush. Enfim, quero manter o nobreak por motivos de queda de energia, mas não quero achar que qualquer ***** que der em minhas fontes foi culpa de relés implementados de qualquer jeito, sem proteção alguma em suas saidas...

porque to comentando isso aqui? porque é algo que tá na minha cabeça tem tempo e não quis abrir um tópico só pra discutir isso. Se é que algo ainda precisa se discutido. Infelizmente não possuo um bom osciloscópio com memória nem um variac pra fazer testes com meus nobreaks e estabilizadores que tenho encostados aqui, um velhão, do tempo do ronca e um dentro da ultima norma, a 14373:2006.

• Membro VIP
Postado

Colega Taturana182. A questão ter ou não microprocessador dentro de um estabilizador absolutamente não interfere em nada com sua metodologia arcaica de estabilizar, que é a de selecionar diferentes taps de um autotransformador, e é isso o que potencialmente causa surtos de tensão atirados para sobre a fonte. O microprocessador coleta dados, amostras, analisa, processa, toma decisões e finalmente aciona e desaciona os relés adequados para fazer a comutação desses taps...

Ou seja, a topologia de estabilização (melhor seria dizer a topologia de escolha da melhor tensão) é a mesma datada do século passado, não houve evolução alguma, ao contrário, houve redução de qualidade pela redução do número de taps de escolha, que nos bons reguladores de tensão do século passado

Reguladordetenso_bempequeno.jpg

contavam com até mais de 10 diferentes taps, para serem selecionados, desse modo garantindo uma ajuste fino da tensão da ordem de 3 Volts. Atualmente, nos estabilizadores essa resolução chega a casa dos 10 Volts, distribuidos não raramente em 3 taps somente..

A evolução sofrida pelo estabilizador seria o equivalente a uma máquina de lavar roupa moderna ter um ou mais microprocessadores a controlar um robôt humanóide, na frente de um tanque de lavar, a esfregar a roupa, do mesmo modo que se faz desde a era medieval..

Abraço...

Postado

Obrigado faller, finalmente consegui digerir a ideia de que estabilizadores não prestam.

Gostaria perguntar uma outra coisa então: Minha fonte é da Seventeam de 750W com 0,8 de eficiência, isso significa que na verdade ela é de 750*0.8 = 600W?

Agora, um NoBreak é também desaconselhável como um estabilizador ou ele realmente protege? Com esses papos do estabilizador resolvi comprar um NoBreak. Comprei um da SMS NetStation de 1200VA com fator de correção (é assim que se fala?) de 0.5, isso significa que na verdade ele fornece 600W, no máximo, 600W reais? Tem algum problema de a potência da minha fonte ser maior que a do NoBreak? Eu poderia ligar meu pc e um monitor lcd neste nobreak sem problemas?

• Membro VIP
Postado
Obrigado faller, finalmente consegui digerir a ideia de que estabilizadores não prestam.

Gostaria perguntar uma outra coisa então: Minha fonte é da Seventeam de 750W com 0,8 de eficiência, isso significa que na verdade ela é de 750*0.8 = 600W?

Não, definitivamente não..

Leia: Eficiência da fonte - Tornando claro seu entendimento

Agora, um NoBreak é também desaconselhável como um estabilizador ou ele realmente protege? Com esses papos do estabilizador resolvi comprar um NoBreak. Comprei um da SMS NetStation de 1200VA com fator de correção (é assim que se fala?) de 0.5, isso significa que na verdade ele fornece 600W, no máximo, 600W reais? Tem algum problema de a potência da minha fonte ser maior que a do NoBreak? Eu poderia ligar meu pc e um monitor LCD neste nobreak sem problemas?

No-break geralmente tem, em sua entrada, elementos necessários a proteção elétrica de seu PC, desses que se encontra em uma boa régua de proteção. Mas não se espante em saber que existem algumas réguas de proteção que muito melhor protegem seu PC contra surtos de tensão que muitos no-breaks por ai do mercado.. E esse me parece ser seu caso..

Veja ai algumas informações retiradas diretamente da home page da SMS, sobre esse seu no-break.. www.sms.com.br

Estabilizador interno: com 4 estágios de regulação.

Forma de onda senoidal por aproximação: retangular PWM - controle de largura e amplitude.

Filtro de linha interno.

- Dai se sabe que ele é, quando não está operando com a geração de energia por parte da bateria o que acontece quando falta energia, um estabilizador de 4 estágios. Você não queria um estabilizador e acabou comprando um...

- Dai se sabe que quando faltar energia ele vai gerar uma forma de onda retangular, não exatamente a melhor forma de onda para a fonte de seu PC, que recebe da linha, da rede elétrica uma forma de onda senoidal, e não essa simplificação da onda retangular.. Fosse você eu não abusaria do uso do no-break na falta de energia e sim trataria de desligar o PC..

- Dai se saber também que ele, como eu disse anteriormente, possui filtro de linha interno. Resta que vejamos a qualidade desse filtro.. Para isso olhemos as características elétricas desse filtro:

Proteointernadono-breakdaSMS.jpg

Veja ai o que dá para concluir dai:

A proteção dele só contempla Fase - Neutro, com apenas um varistor, ou seja uma proteção marginal..

Veja ai só para comparar como a APC trata de proteção elétrica em uma régua de proteção da mesma.

ProteoefiltrodaAPC.jpg

São 9 varistores no total com proteção térmica inserida (sanduichada) aos mesmos, mini breaker (disjuntor), filtro de segunda ordem com capacitor e indutores (no SMS nem consta nada sobre filtro algum) e proteção em três modos, Fase-Neutro, Fase-Terra e Neutro-Terra..

Tire suas próprias conclusõses sobra a sua compra, quando buscavas proteçãoelétrica..

Claro que a régua de proteção não dá a você a chance de manter a alimentação (mesmo que em forma de onda retangular) por algum tempo para que você desligue seu PC, mas isso só passa a ser interessante se realmente a falta de energia estiver atrapalhando seu convívio com o PC..

Abraço...

Postado

É, devido à minha ignorância sobre eletricidade fiz uma não tão boa compra. Sendo assim pretendo ver a possibilidade de adquirir um bom filtro de linha. Qual um bom filtro de linha que você recomendaria, faller? Em qual loja posso encontrá-lo?

Agradeço a atenção

• Membro VIP
Postado
É, devido à minha ignorância sobre eletricidade fiz uma não tão boa compra. Sendo assim pretendo ver a possibilidade de adquirir um bom filtro de linha. Qual um bom filtro de linha que você recomendaria, faller? Em qual loja posso encontrá-lo?

Agradeço a atenção

Qual a tensão da rede elétrica na tomada ai aonde você liga o PC, 110 ou 220 Volts??

• Membro VIP
Postado

Para a tensão de 110 Volts a melhor relação custo/benefício atual em nosso mercado brasileiro no tocante a réguas de proteção/filtros de linha são aqueles da APC.

Escolha algum que se adapte ao seu bolso.. Evidente que os mais caros são os melhores..

http://www.atera.com.br/lista.asp?f1=27&f2=1&f3=&f4=

http://www.justshop.com.br/advanced_search_result.php?keywords=APC

Abraço..

• 9 anos depois...
Postado
Em 20/06/2009 às 22:30, Taturana182 disse:

Ja vi muitos artigos e tópicos contra o uso de estabilizadores. Dizendo que eles "estragam" a fonte por que seu tempo de resposta é muito maior que o da fonte. Vi uma explicação que dizia que, como o tempo de resposta do estabilizador é muito maior que o da fonte, quando há uma queda de tensão, a fonte se adapta a essa queda antes do estabilizador e este, na tentativa de consertar a queda, aumenta a tensão, assim a fonte tem de se adaptar novamente à nova tensão. Só que isso provavelmente foi escrito na época dos estabilizadores com relês. Gostaria de perguntar para que manja bastante eletrônica se mesmo atualmente, com os estabilizadores microprocessados, isso ocorre, se até mesmo estes estabilizadores atuais "estragam" a fonte do pc e não devem ser utilizados.

Processador nos estabilizadores domésticos serve apenas para ficar barato. O circuito processado é menor e mais barato. Mas continuam com a mesma topologia de antigamente.

Mas estive analisando um estabilizador de modelo industrial, que usava processador DSP numa tecnologia de cancelamento de fase. Era de 40Kva. Um negócio incrível.

59365547_2018032031836788_40933189465250

Tem um transformador que fica em série com a carga. Daí aquela ponte H que chaveia no secundário do transformador cria uma onda senoidal  que o ângulo de fase é controlado pelo processador DSP.

Se a onda da ponte H tiver totalmente em fase com a onda da rede, não vai diminuir e nem aumentar a tensão.

Mas se a fase da onda produzida pela ponte H tiver adiantada, já começa a somar as tensões da rede com a tensão daquele transformador. Ou se tiver com fase atrasada já começa a subtrair a tensão.

O processador tem liberdade para mudar o ângulo de fase e manter a tensão de saída totalmente estabilizada sem variar nem 1V

O processador também faz outras coisas: Ele mede as distorções de corrente que as cargas consumidoras produzem e emite na rede uma "imagem espelhada" daquela distorção de corrente, fazendo a distorção de corrente ser cancelada.

Também corrige o fator de potência

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!