Ir ao conteúdo

Timer com 555

everton007

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Estou precsando de um circuito que gere um pulso pra fazer um led piscar.

Andei lendo alguns topicos, mas não consegui entender muito sobre as configurações do 555.

Testei os circuitos com o Multisim. Alguns consegui, porém não com a frequencia certa.

O led devera piscar de 1 em 1, 5 em 5 e 10 em 10 segundos.

Acho que tera que usar um potenciometro, certo?

Alguem sabe de um circuito pra isso.

Agradeço qualquer ajuda.

Abraços.

Postado

Então, eu consegui fazer um parecido com o que eu quero.

graf.jpg

Mudei o R1 para 1,5k, R2 para 15k e C1 ficou 100uF.

Pelas contas t1=0,693xR1xC1 e t2=0,693xR2xC1, t1 ficaria sendo 0,1 segundos (tempo em que o led vai piscar) e t2 igual a 1 segundo.

Tirei o R4 e o LED.

porém no simulador deu uma variação consideravel no t2. No t1 foi minima.

Quem está certo, as contas ou o simulador?

Faz tempo que não mexo com componentes. Um capacitor de 100uF, 5v é grande?

T+

Postado
  Citação
Mudei o R1 para 1,5k, R2 para 15k e C1 ficou 100uF.

Pelas contas t1=0,693xR1xC1 e t2=0,693xR2xC1, t1 ficaria sendo 0,1 segundos (tempo em que o led vai piscar) e t2 igual a 1 segundo.

Tirei o R4 e o LED.

porém no simulador deu uma variação consideravel no t2. No t1 foi minima.

Quem está certo, as contas ou o simulador?

Faz tempo que não mexo com componentes. Um capacitor de 100uF, 5v é grande?

T+

lembre se, se R1 for muito menor que R2 você tera t1 aproximadamente igual a t2, refaça os calculos levando isso em conta.

abs.

Postado

Esse circuito não é simples, mas dá pra fazer com 555 e discretos.

Primeiro, você vai precisar de um flip-flop pra comandar a operação dos LEDS. O flip-flop comanda o RESET do 555.

Depois, um 555 com um BANCO de capacitores selecionáveis.

A seleção desse banco, pode ser feita por transistores (de preferência FETs), ou por CIs multiplexers, ou chaves analógicas do tipo 4051/4066, p. ex.

você vai precisar tb, criar uma lógica para selecionar qual banco vai ser ativo no momento.

Vai dar uma mão de obra bacana! ehehehehehehe

[]'s

• 1 ano depois...
Postado

Caros amigos, estou precisando de alguma dica ou circuito ou componente que eu possa utilizar para ligar ou desligar um Rele com 12v, 1 segundo após o circuito ser energizado. Eu preciso que esse rele seja acionado 1 segundo após ligar o sistema em 12v. O que utilizar? Agradeço a colaboração.

Postado
  Felipe Nóbrega disse:
Caros amigos, estou precisando de alguma dica ou circuito ou componente que eu possa utilizar para ligar ou desligar um Rele com 12v, 1 segundo após o circuito ser energizado. Eu preciso que esse rele seja acionado 1 segundo após ligar o sistema em 12v. O que utilizar? Agradeço a colaboração.

Se é para que o relé atraque 1 segundo após o ligamento do circuito, você poderia experimentar algo como este circuito:

Relcomretardonoligamento2.png

Quando o circuito é ligado, o capacitor está descarregado, fazendo com que o transistor fique em corte.

Quando o capacitor atinge uma carga suficiente para polarizar a base do transistor este conduz, acionando o relé.

O tempo pode ser ajustado em R2.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...