Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Vou dar a minha opinião sobre a discussão.

TDMA: É um padrão muito estável e consolidado no Brasil, só que tecnologicamente esta ficando obsoleto, o padrão não suporta os padrões de troca de dados, mensagens multímidia e internet rápida no celular. É uma evolução natural da tecnologia. A única alternativa para as operadoras é a migração para outro padrão o GSM ou CDMA. A Claro e a TIM optaram por migrar para o GSM, a Claro porque escolheu assim, a TIM porque já trabalha com o padrão a um bom tempo na Europa. A migração é lenta e preservará a base de clientes, eu acho que ainda funcionará pelos próximos quatro anos, até que os proprietários tenham que trocar os telefones por estarem pifando.

GSM: É um padrão mundialmente difundido, e bem amadurecido, tem duas restrições geográficas, e funciona muito bem até a tecnologia 3G. Tem a grande vantagem do usuário não estar preso ao aparelho, podendo trocar o chip na hora que quiser, isso traz o incoveniente do roubo ou perda de celular. Tem mais operadoras no mundo e fabricantes, diluindo custos. No Brasil ainda tem uma cobertura pequena, ainda mais para quem mora e viaja pelo interior( meu caso).

CDMA: É um padrão muito bom, considerado por alguns superior ao GSM pela facilidade de migração sem transtornos para os clientes. É uma tecnologia mais cara, já que poucos países a utilizam, predominantemente Japão, Coréia e EUA, diminuindo a quantidade de fabricantes. A linha tecnológica do CDMA é : AMPS->CDMA->CDMA2000->WCDMA->UMTS, o GSM depois do GPRS vai para o EDGE, e provavelmente terá que ir para o UMTS. É uma sopa de letrinhas, mas é a evolução. No Japão e Coréia já está funcionando o padrão 4G, baseado em CDMA. Acho que o grande problema do CDMA no Brasil não é a tecnologia e sim a operadora que deixa muito a desejar no atendimento dos clientes e na estratégia de vendas, vendendo além da capacidade, causando os problemas de ligações com qualidade ruim e impossibilidade de efetuar ligações. Mas, a VIVO-SP tem uma cobertura invejável, e ainda preserva a rede analógica. Deêm uma olhada nese link: http://www.cdg.org/worldwide/index.asp

Eu tenho um VIVO, o aparelho é um Motorola T731, um aparelho excelente, e pega um bom sinal. A VIVO deixou a desejar muito no mês de dezembro, por ter vendido além da capacidade.

Não estou defendendo o padrão CDMA ou a VIVO, eu prefiro GSM pelo preço, mas cobertura é fundamental, e as novas operadoras ainda vão demorar a cobrir cidades menores de 50 mil habitantes.

Reforço ainda que na escolha do padrão tem que se levar em conta a operadora, cobertura, tecnologia e principalmente o uso. Por isso discutir tecnologias se torna massante e redundante.

Espero ter passado claramente a minha opinião.

falou,

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para a vivo atualiza o sistema para gsm vai ficar muito caro pois a tecnologia gsm não funciona com as inumeras antenas analogicas da vivo q ainda não foram trocadas devido a politica da empresa...(qnt mais se lucra melhor) a vivo faz as pessoas pensarem q ela e a melhor assim vendendo muitos aparelhos lucrando e não gastando para tornar o serviço melhor(como dizem: é Claro q a VIVO é a melhor né) <_< agora qual operadora q esta saturada devido a grande venda de celulares e também q esta com a ligaçao q é um lixo!!

pois é né se for por operadora qual sera q é a melhor então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para a vivo atualiza o sistema para gsm vai ficar muito caro pois a tecnologia gsm não funciona com as inumeras antenas analogicas da vivo q ainda não foram trocadas devido a politica da empresa...(qnt mais se lucra melhor) a vivo faz as pessoas pensarem q ela e a melhor assim vendendo muitos aparelhos lucrando e não gastando para tornar o serviço melhor(como dizem: é Claro q a VIVO é a melhor né) <_< agora qual operadora q esta saturada devido a grande venda de celulares e também q esta com a ligaçao q é um lixo!!

pois é né se for por operadora qual sera q é a melhor então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Trabalho nessa área, a de infra-estrutura celular, e fico triste de ver tanta desinformação difundida entre as pessoas, creio que principalmente por propaganda enganosa das próprias operadoras ou por artigos confusos da imprensa.

Antes de mais nada considero-me relativamente isento pois trabalho com todas as tecnologias e vou procurar ser o mais imparcial possível, contribuindo principalmente em aspectos que aparentemente estão nas entrelinhas dessa discussão.

Acho que o ponto fundamental que está passando ao largo dessa discussão é que todas as 3 tecnologias têm potencial para prestarem um excelente serviço ao consumidor. Se uma determinada operadora presta um serviço que você considera de qualidade ruim é porque ela instalou um sistema mal projetado ou mal dimensionado, ou porque ela não dá a devida atenção à manutenção da qualidade do sistema, ou por causa dessas duas coisas juntas.

Num sistema bem dimensionado, com um número suficiente de estações para prover boa cobertura e canais suficientes para escoar o tráfego a ser carregado, as vantagens de um sistema sobre o outro se perdem em detalhes técnicos que seriam pouco relevantes para vocês. O que ocorre é que as operadoras montam seus sistemas em "pactoes" de investimento, arrumando coisas aqui e ali. Para cobrir as maiores cidades do país o investimento seria muito pesado para ser feito de uma só vez, e portanto é quebrado em várias fases.

Atendo-nos um pouquinho de volta às tecnologias, o CDMA oferece uma grande vantagem - para a operadora - em termos de ocupação da banda, pois permite carregar mais usuários do que os sistemas concorrentes, com a mesma qualidade. Além disso, permite velocidades de dados de até 144 kbp/s hoje. Em contrapartida, é um sistema mais caro (nada é de graça).

O GSM tem a grande vantagem de ser mais barato para a operadora, ao custo de não prover taxas de dados boas hoje, e de ser menos eficiente na utilização do espectro.

O TDMA é o que provê a menor capacidade desses 3, mas foi largamente adotado no passado em função também do preço reduzido para ser implantado.

Não se esqueçam, também, do fortíssimo lobby realizado pelas empresas européias pelo GSM e das americanas pelo CDMA, que influencia - e muito - as decisões das operadoras. São contrátos milionários.

Resumindo, novamente gostaria de dizer que um sistema bem dimensionado em qualquer das tecnologias poderia prover um serviço de excelente qualidade.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

A coisa não é tão simple assim.

Existem vantagens e desvatagens em todas as tecnologia e quase todas já foram citadas.

Uma verdade é que TDMA vai acabar por um único motivo: É no momento a tecnologia mais atrasada. Atenção, não estou discutindo qualidade ou não, mas ninguém mais no mundo investe nesta tecnologia.

GSM realmente é a tecnologia mais usada no mundo, mas ainda está sendo implementada no Brasil, e aliada ao grande números de usuários que aderiram de imediato a esse serviço mais a falta de planejamento e de visão das empresas GSM, muitos problemas estão sendos gerados.

CDMA é uma tecnologia superior em relação a TDMA. Atenção que falei em tecnologia! É onde mais se investe no mundo hoje em dia e por esse motivo foi a escolhida pelo Brasil para dar suporte a 3ª geração de celulares no Brasil que futuramente sera implementada: a banda C.

Provavelmente GSM e CDMA (upgraded) coexistirão e deve ser por esse motivo que a VIVO não investe em GSM (além deles já terem a maior cobertura do país em CDMA) e a CLARO, que na verdade é a união de todas as operadoras que funcionavam separadamente em TDMA (ATL, Brasil Telecom, etc), estar investindo no GSM.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A coisa não é tão simple assim.

Existem vantagens e desvatagens em todas as tecnologia e quase todas já foram citadas.

Uma verdade é que TDMA vai acabar por um único motivo: É no momento a tecnologia mais atrasada. Atenção, não estou discutindo qualidade ou não, mas ninguém mais no mundo investe nesta tecnologia.

GSM realmente é a tecnologia mais usada no mundo, mas ainda está sendo implementada no Brasil, e aliada ao grande números de usuários que aderiram de imediato a esse serviço mais a falta de planejamento e de visão das empresas GSM, muitos problemas estão sendos gerados.

CDMA é uma tecnologia superior em relação a TDMA. Atenção que falei em tecnologia! É onde mais se investe no mundo hoje em dia e por esse motivo foi a escolhida pelo Brasil para dar suporte a 3ª geração de celulares no Brasil que futuramente sera implementada: a banda C.

Provavelmente GSM e CDMA (upgraded) coexistirão e deve ser por esse motivo que a VIVO não investe em GSM (além deles já terem a maior cobertura do país em CDMA) e a CLARO, que na verdade é a união de todas as operadoras que funcionavam separadamente em TDMA (ATL, Brasil Telecom, etc), estar investindo no GSM.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Belo tópico, este é pra gerar discussão (igual time de futebol). Bom pessoal eu estou na grande São Paulo mais precisamente em Franco da Rocha , tenho um cel CDMA 3G-1x da Vivo, funciona muito bem na minha região, aqui a Claro só opera com TDMA (com um sinal +- o pessoal aqui teve uns probleminhas com a BCP) e GSM só TIM (mais não pega muito bem em alguns lugares), assim escolhi a vivo. Bom a minha opnião final sobre o assunto é verifique qual a operadora lhe serve melhor em sua região e nas regiões que você visita regularmente esse sim vai ser a melhor operadora.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Belo tópico, este é pra gerar discussão (igual time de futebol). Bom pessoal eu estou na grande São Paulo mais precisamente em Franco da Rocha , tenho um cel CDMA 3G-1x da Vivo, funciona muito bem na minha região, aqui a Claro só opera com TDMA (com um sinal +- o pessoal aqui teve uns probleminhas com a BCP) e GSM só TIM (mais não pega muito bem em alguns lugares), assim escolhi a vivo. Bom a minha opnião final sobre o assunto é verifique qual a operadora lhe serve melhor em sua região e nas regiões que você visita regularmente esse sim vai ser a melhor operadora.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Natal/RN quando chegou a primeira GSM q foi a OI...pensave-se em alta tecnologia....mais foi tudo o contrário, o sinal é horrivel o atendimento da OI nem se fala........preferi ficar com o meu antigo telefone mesmo.......não sei se a CLARO e a TIM q entraram a pouco tempo com o GSM tem uma qualidade melhor.......mais a OI é horrivel..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Sem duvida alguma o GSM e o melhor mas no Brasi lnada e bem estruturado podendo haver bastante problemas so q sem duvida que GSM eo melhor!

Agora como também sabemos que no Brasil tudo e atrasado o GSM já esta ultrapassado!

NA Koreia o GSM que seria o 2,5G já foi substituido pelo 3G que tem novas funçoes e Internet que chega a 2mbps!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moro em Varginha/MG. Aqui operam a Telemig Celular (TDMA), TIM (TDMA/GSM) e Oi (GSM).

Sou cliente da Telemig Celular ha dois anos. Realmente a qualidade de voz é excelente e o sinal é indiscutivelmente o melhor.

A primeira operadora a oferecer a tecnologia GSM foi a Oi. Começou oferecer bons aparelhos a um ótimo preço e prometia a melhor tecnologia do Brasil e do mundo... Verdade??? NÃO!!!!! :muro::muro::muro:

O sinal é um lixo, quando você quer ligar nunca dá certo. Nunca tive um Oi mas tenho amigos que tem, nenhum aprovou, todo mundo desce o pau de acordo!

Certa vez, uma amiga minha foi na loja da Oi reclamar:

- Eu não tô conseguindo fazer ligação do meu celular. Sempre dá ocupado ou não tem sinal.

E a mulherzinha da loja da Oi:

- Ah, é normal!

:blink::blink::blink:

Ainda não testei a TIM GSM, mas a TDMA já testei e é muito boa. Estou pensando seriamente em migrar para a TIM.

Mas de uma coisa tenho certeza.

De Oi só quero tchau!!!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A discução entre esses tres tipos de transmissão é boa, acredito eu que as pessoas acreditam em que GSm é melhor devido ao vasto conhecimento e tecnologia aplicado nela, principalmente na Europa.TDMA é uma tecnologia implantada aqui e nos EUA mas não foi muito estuda , dizem algumas pessoas que conheço que trabalham na VIVO que ainda estão sendo feitas muitas pesquisas nessa area e que promete muito desenvolvimento e qualidade superior a de GSM,acredito eu que tudo isso seja questão de marketing para vender celular, claro que em algumas regiões um aparelho funciona melhor que outro.Independente disso acho que cada pessoa tem sua preferência por uma tecnologia e se adapte a sua necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GSM é podre , muitas vezes eu tô com o celular na mão e ele tá dando como ocupado ou desligado SEM EU NEM ESTAR USANDO , o mesmo ocorre com o celular da minha namorada.Aqui no RS GSM só funciona EM ALGUMAS PARTES DE PORTO ALEGRE , por que mesmo dentro da cidade tem lugares que não pega , quem vai pro interior como eu não tem a menor chance com GSM , no interior(nas grota mesmo) aqui do RS só funciona TDMA(E DA VIVO a claro não) e em modo analógico!!!CDMA eu nunca usei e não sei a diferença pro TDMA.Não entendo por que os celulares são tão atrasados aqui no RS se aqui foi o 1° a ser privatizado.Aqui no RS , qual tecnologia e qual operadora tem maior área de cobertura?eu acho que é a VIVO/TDMA

NÃO ME INTERESSA A TECNOLOGIA SÓ QUERO UM CELULAR QUE FUNCIONE DIREITO!!!!E ISSO NENHUMA OPERADORA OU TECNOLOGIA OFERECE AQUI , É TUDO PODRE , VOZ RUIM , ''SOMBRA'' EM TODO LUGAR, TEM MAIS PROBLEMA QUE COISA BOA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O QUE ADIANTA GSM SE VOCÊ NÃO PODE DAR 2 PASSOS E FICA FORA DA ÁREA?

Bem aqui em Porto Alegre é assim, e quem estuda no Campus do Vale já deve ter tido a terrível experiência... O sinal é tão pobre que se você está dentro de algum prédio o celular não pega, ou seja esqueça dele durante às aulas!

Acho que por enquanto GSM é experimental e usam seus usuários de cobaia. Se você não pensa muito em se locomover use! (parece semi-celular...)

O CDMA se coloca como uma alternativa a terrível mudança que há por vir. Não há como negar diante de todas as funções oferecidas pela tecnologia GSM que ela ainda vai dominar o mercado um dia, mas por enquanto está longe.

Para quem vai comprar um celular, deve levar muito em conta o que vai ser usado. Se pensas em viajar escolha de cara a maior cobertura, no RS a VIVO/TDMA.

Sinceramente não tenho porque reclamar do TDMA diante das outras, ele é o mais convencional, funcional e com certeza REALMENTE FUNCIONA! Acho que quem defende o GSM ou passa o dia inteiro em casa ou então fica futricando no celular... ah e tem que morar onde pegue hein...!

Tudo bem que com o tempo o GSM possa se tornar o mais vantajoso e com uma maior cobertura, mas para quem tem seu TDMA ou vai comprar um outro celular acho que pelo menos por uns 5 anos o TDMA é a melhor opção certo!

NÃO ESQUEÇAM QUE ESTAMOS FALANDO DE TELEFONE, ELE SERVE PRA SE COMUNICAR, PODE TE AJUDAR EM APUROS E ATÉ CONSEGUIR EMPREGO, NÃO FOI FEITO PRA FICAR ADMIRANDO OS NOVOS GRÁFICOS OU ENTÃO MOSTRAR PRO AMIGO QUE TEM O MAIS MODERNO!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo-porto alegre Postado em 06 abr 2004, 00:31

  GSM é podre , muitas vezes eu tô com o celular na mão e ele tá dando como ocupado ou desligado SEM EU NEM ESTAR USANDO , o mesmo ocorre com o celular da minha namorada.Aqui no RS GSM só funciona EM ALGUMAS PARTES DE PORTO ALEGRE , por que mesmo dentro da cidade tem lugares que não pega , quem vai pro interior como eu não tem a menor chance com GSM , no interior(nas grota mesmo) aqui do RS só funciona TDMA(E DA VIVO a claro não) e em modo analógico!!!CDMA eu nunca usei e não sei a diferença pro TDMA.Não entendo por que os celulares são tão atrasados aqui no RS se aqui foi o 1° a ser privatizado.Aqui no RS , qual tecnologia e qual operadora tem maior área de cobertura?eu acho que é a VIVO/TDMA

NÃO ME INTERESSA A TECNOLOGIA SÓ QUERO UM CELULAR QUE FUNCIONE DIREITO!!!!E ISSO NENHUMA OPERADORA OU TECNOLOGIA OFERECE AQUI , É TUDO PODRE , VOZ RUIM , ''SOMBRA'' EM TODO LUGAR, TEM MAIS PROBLEMA QUE COISA BOA. 

concordo.. aqui no sul.. é uma ##### vergonha.. eu que moro no interior.. sofro por causa desse problemas de celular.

Primeiro - que ninguém daqui podi ter um celular TIM;

segundo - quem tem um cel da claro não recebe SMS dos cel da vivo ;

terceiro - nada funciona;

quarto - nada funciona mesmo;

QUINTO E DERRADEIRO:

Sinto uma certa falta de interesse do pessoal aqui do SUL , no quesito tecnologia, pois não se tem nenhuma acessoria, nenhuma loja decente, telecomunicações é um caos, nada funciona.. porque?! :naonao: :######: :priv::muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, concordo com o Guilherme-Porto Alegre.

Comprei um celular CDMA só que ele só opera em TDMA (que possui uma melhor cobertura pela Vivo).

Os únicos locais em que o CDMA funciona é na Borges de Medeiros e na Silva só.

Quando eu subo até a Duque de Caxias ele já começa a funcionar em TDMA novamente (dá p/ ver bem a diferença devido a qualidade do som).

é brabo tchê, investimentos Zero!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Nathan@08 abr 2004, 21:38

Bem eu nunca ví um aparelho CDMA operar em TDMA ah e TDMA é diferente de de AMPS e cá pra nós a qulidade de voz é muito melhor no GSM/TDMA que no CDMA!!!

Concordo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!