Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Postado Originalmente por angourakis@20 ago 2004, 16:18

bom, eu não sabia que uma pessoa não pode errar, afinal sou humano tb, e se num me engano foi você q concordo q TDMA tem mais clientes e agora você foi ambiguo (falo uma coisa e rebateu contra o q foi dito)

pelas minhas informações realmente é isso mesmo.

Tem que levar em consideração tb oqdo a operadora perde um cliente, pois é um a menos, heehhee

Bom, mas não vamos discutir né, ehehehe :D

Eu disse que TDMA tem mais clientes??? Vixi to ficando :wacko: hauhauhauahau

não foi eu quem disse isso não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, é o seguinte. Aqui em Fortaleza não temos a tecnologia CDMA. No geral o que domina aqui é a TIM TDMA. Pega em todo canto. Mas a Oi GSM tá expandido muito. Já a CLARO TDMA é uma porcaria.Hoje em dia se compararmos qualidade de serviço da o GSM dá um banho no TDMA, mas na recepção o TDMA dá o troco. para quem não viaja muito, fala puco e na sua cidade tem cobertura GSM, nem pense duas vezes. GSM na cabeça. O sinal e a qualidade de voz é show de bola! Mas quem tem um celular para negócio o TDMA é a melhor solução. A cobertura abrange 100% do território e as tarifas são bem mais baratas. Já possui celulares de todas as operadoras e hoje tenho dois aparelhos: um V60i da TIM TDMA e um Nokia 3530 da Oi, justamente pelas vantagens de cada uma das operadoras. CLARO? quero é distância. Também gostaria de pedir alguns códigos para o V60i. Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se repararem, as operadoras que já funcionavam com CDMA por aqui não se desfizeram de suas redes ao implantarem o GSM... Claro, vão dizer, ainda existem clientes dessas operadoras que possuem aparelhos antigos, por isso eles mantém a rede...

você não está se referindo ao TDMA? O CDMA e o GSM são as tecnologias que vão durar, ambos vão ser concorrentes, já que os dois estão trazendo cada dia mais novidades e novos atrativos.

Estas operadoras são de um mesmo grupo, por isto é impossível uma abandonar e a outra continuar a usar a tecnologia

CDMA é uma tecnologia de propriedade da Quallcom, por isso a Vivo teve que pedir permissão para usar está tecnologia, além de mais um monte de coisas

Já o GSM é uma tecnologia aberta, o que quer dizer que todas as operadoras podem implantar esta tecnologia se quiserem (lógico que tem que estar dentro dos padrões exigidos pela Anatel)

Agora se você se refere a união de várias estatais para formar por exemplo a Vivo ou a Claro, ambas tb são diferentes e são empresas diferentes que fazem partes delas

A TIM e a OI chegaram aqui sem nada e apostaram no GSM por ser uma novidade. A ATL pegou o bonde, se transformou em Claro e adotou o GSM, mas mantendo a rede CDMA. Já a Telefônica (VIVO) resolveu ficar só com a CDMA... Vocês acreditam que empresas desse porte estariam mantendo uma rede de telefonia baseadas em "achismos" ou opiniões pessoais?... Não. Devem ter um bom (aliás muito bom) motivo para isso.

Chegaram sem nada? elas tem q ter dinheiro, ehehehe, zuera :P mas realmente apostaram no GSM porque era uma novidade.

A Claro não mantém a rede CDMA, ela mantém a rede TDMA.

Realmente elas não estão nem ai para opinião do povo de uma certa forma. porque se as pessoas compram GSM e a Vivo ve que ela vai afundar, ai ela vai fazer alguma coisa, e ai sim vai ta ligando para opinião das pessoas, não diretamente mas vai, entendeu? :D

A ATL nunca foi CDMA. Ela sempre foi TDMA e continua a usar esta rede por determinação da ANATEL, assim como a VIVO continua com o AMPS. Assim como o grupo da antiga Telefonica Celular(ViVo) apostou em continuar o CDMA e implementar onde só Havia TDMA, O grupo da antiga ATL(CLARO) apostou no GSM. Agora uma apostou no CDMA e outra no GSM. Quem será que vai se dar melhor? Creio que só o tempo. Mas aqui no Rio oa coqueluche são celulares GSM.

Realmente, a ATL nunca foi CDMA. Ai nessa frase você falo algumas coisas certas mas entro em contradição com outras. A Vivo "continua" com AMPS porque é a ponte entre TDMA e CDMA, quer dizer, se você entrar em uma área só com sinal TDMA e seu celular for CDMA, ela vai ficar analógico, mas se você reparar logo logo essa rede não vai mais existir, pois além da operadora gastar com esses negócios de clonagem o AMPS é um sistema limitado, ultrapassado e caro. Além dos aparelhos tb, um exemplo é o nokia 2280, ele tem suporte a AMPS, já o 2272 é idêntico, mesmas funções e tal, mas não tem suporte.

Não é assim também, que ela cobriu todas as áreas TDMA, ela não irá fazer isso pelo menos por enquanto porque se fosse assim o celular pegava em todo o Brasil e tem lugar que não pega.

Quem vai se dar melhor? depende do que elas investirem, mas tb não adianta ter tecnologia se você paga kro por ela. Se for assim vão preferir menos tecnologia por um preço mais em conta

Aposto que ai no Rio não tem só celulares GSM, ehehehe

Mas NO BRASIL não tem muito jeito não. O CDMA ainda dá um coro no GSM com muita sobra.

Não na minha opnião, principalmente aqui no Rio.

Realmente por enquanto o CDMA ta melhorzinho que o GSM, mas o CDMA ta em 2.5G, o GSM ta em 2.75G e logo logo o GSM vai dominar total, ehhehe

Bom, não moro ai no Rio, não tenho como dizer nada daí

Bom, é isso ai, não precisa ofender seus colegas lidisoft porque todos erram inclusive você teve um monte de erros, e não foi por isso que te chinguei e desrespeitei

Espero que isso sirva para você refletir um pouco e pensar que se você sabe bastante, ótimo, você é um privilegiado que aprendeu muitas coisas e tem todo seu conhecimento de hoje

Se você não sabe, não é por isso que vamos rir de você nem nada, vamos te ajudar, te ensinar e você aprender ou com nóis ou por conta própria

éo caso do nosso amigo

Bom, eu vou ficando por aqui

muita PAZ e um abração para todos

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angourakis@25 ago 2004, 14:10

Mas pelo teu grau de informação, deveria

Não precisa ofender ninguém porque a pessoa sabe menos (olha minha assinatura :P )

você não está se referindo ao TDMA? O CDMA e o GSM são as tecnologias que vão durar, ambos vão ser concorrentes, já que os dois estão trazendo cada dia mais novidades e novos atrativos.

Estas operadoras são de um mesmo grupo, por isto é impossível uma abandonar e a outra continuar a usar a tecnologia

CDMA é uma tecnologia de propriedade da Quallcom, por isso a Vivo teve que pedir permissão para usar está tecnologia, além de mais um monte de coisas

Já o GSM é uma tecnologia aberta, o que quer dizer que todas as operadoras podem implantar esta tecnologia se quiserem (lógico que tem que estar dentro dos padrões exigidos pela Anatel)

Agora se você se refere a união de várias estatais para formar por exemplo a Vivo ou a Claro, ambas tb são diferentes e são empresas diferentes que fazem partes delas

A ATL nunca foi CDMA. Ela sempre foi TDMA e continua a usar esta rede por determinação da ANATEL, assim como a VIVO continua com o AMPS. Assim como o grupo da antiga Telefonica Celular(ViVo) apostou em continuar o CDMA e implementar onde só Havia TDMA, O grupo da antiga ATL(CLARO) apostou no GSM. Agora uma apostou no CDMA e outra no GSM. Quem será que vai se dar melhor? Creio que só o tempo. Mas aqui no Rio oa coqueluche são celulares GSM.

Realmente, a ATL nunca foi CDMA. Ai nessa frase você falo algumas coisas certas mas entro em contradição com outras. A Vivo "continua" com AMPS porque é a ponte entre TDMA e CDMA, quer dizer, se você entrar em uma área só com sinal TDMA e seu celular for CDMA, ela vai ficar analógico, mas se você reparar logo logo essa rede não vai mais existir, pois além da operadora gastar com esses negócios de clonagem o AMPS é um sistema limitado, ultrapassado e caro. Além dos aparelhos tb, um exemplo é o nokia 2280, ele tem suporte a AMPS, já o 2272 é idêntico, mesmas funções e tal, mas não tem suporte.

Não é assim também, que ela cobriu todas as áreas TDMA, ela não irá fazer isso pelo menos por enquanto porque se fosse assim o celular pegava em todo o Brasil e tem lugar que não pega.

Quem vai se dar melhor? depende do que elas investirem, mas tb não adianta ter tecnologia se você paga kro por ela. Se for assim vão preferir menos tecnologia por um preço mais em conta

Aposto que ai no Rio não tem só celulares GSM, ehehehe

1° Não quis de forma nenhuma ofender ninguém. Só qui alertar para as pessoas de que se elas realmente quiserem participar com eficiência de um tópico realmente ela tem que lê-lo todo ou pelo menos metede, pois se ele tivesse lido com certeza ele teria se esclarecido melhor e não teria repetido erros que foram sanados ao longo do mesmo. O problema é quando a carapuça serve e que existem pessoas que se dóem por muito pouco e tb pelos outros! rsrsrs Entendeu!

2° Me referi ao grupo da VIVO, é claro que são diferentes com clientes diferentes, mas fazem, agora parte de um mesmo grupo, de dois acionistas somente, pois as outras foram compradas pelo grupo, es se fazem parte do mesmo devem obediência. Ent~ão se o grupo determinou CDMA então todo o grupo deverá usá-lo. Não me referi em Qualcom, mas já que citou valeu pelo espaço cultural.

3°eu sei que ela é ponte, isto foi uma das coisas mais discutidas no tópico nestas últimas postagens. Mas é claro que se precisa do AMPS para se fazer a transição, mas se a ANATEL precisou colocar isto em contrato é porque sabia muito bem o que estava fazendo. Pois eu não acredito que a VIVO ou outras operadoras o manteriam por tanto tempo mesmo fazendo a transição. Como você mesmo disse existem aparelhos CDMA que funcionam só no digital.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° Não quis de forma nenhuma ofender ninguém. Só qui alertar para as pessoas de que se elas realmente quiserem participar com eficiência de um tópico realmente ela tem que lê-lo todo ou pelo menos metede, pois se ele tivesse lido com certeza ele teria se esclarecido melhor e não teria repetido erros que foram sanados ao longo do mesmo. O problema é quando a carapuça serve e que existem pessoas que se dóem por muito pouco e tb pelos outros! rsrsrs Entendeu!

Não estou tomando dores por ninguém, só estou seguindo uma coisa chamada REGRAS e te avisando como amigo. Então da próxima vez seja mais ESPECÍFICO

2° Me referi ao grupo da VIVO, é claro que são diferentes com clientes diferentes, mas fazem, agora parte de um mesmo grupo, de dois acionistas somente, pois as outras foram compradas pelo grupo

essa eu num sabia :P

mas já que citou valeu pelo espaço cultural

:wub: (isso é uma vergonha, srrsrs)

3°eu sei que ela é ponte, isto foi uma das coisas mais discutidas no tópico nestas últimas postagens. Mas é claro que se precisa do AMPS para se fazer a transição, mas se a ANATEL precisou colocar isto em contrato é porque sabia muito bem o que estava fazendo. Pois eu não acredito que a VIVO ou outras operadoras o manteriam por tanto tempo mesmo fazendo a transição. Como você mesmo disse existem aparelhos CDMA que funcionam só no digital

certo, ehehehe

Bom, para finalizar, queria pedir desculpas por qualquer coisa q eu tenha compreendido errado :stupid:

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e ai moçada...

Seguinte de 1997 a inicio de 1999 eu era funcionario da Telemig Celular, e como todos os funcionários passamos por vários cursos e testes, em um dos cursos um engenheiro em telecomunicação falou que a Telemig Celular estava optando pela tecnologia TDMA por que era mais seguro e que a tecnologia CDMA era uma tecnologia nova e que podia acabar virando uma bomba, eu não me lembro muito bem mais se não me engano a grande diferença entre TDMA X CDMA era que TDMA aceita somente no máximo 3 ligações por freqüência (acho) enquanto o CDMA ia acumulando todas quantas fosse preciso em uma mesma freqüência então podia ser uma bomba... (SEGUNDO O ENGENHEIRO)

Em 1999 entrei para a Maxitel (TIM) e nesse mesmo curso eu perguntei por que a TIM não optava por GSM ? O engenheiro me respondeu que a Tecnologia GSM usada na Europa era a melhor do Mundo porém para o nosso Brasil não era aconselhada por causa da Topografia do nosso País e que o unico lugar viavel para esta tecnologia era Brasília (PLANO).

Acho que é só... Não sei se ajudei, mais acho que se realmente a tecnologia GSM funcionar sem SOMBRA será melhor por que ela já é mais difundida mundialmente...

Acho que é so...

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Infernal@27 dez 2003, 16:39

Se GSM é tão superior.. por que a VIVO não investe nesta tecnologia também?

Quanto ao superior, é evidente que o GSM o é. A tecnologia foi apresentada à todas operadoras brasileiras e a única que não mostrou interesse foi a VIVO, que na época ainda era telesp celular. Imagine você comprando uma operadora de celulares toda estruturada, aparece uma nova tecnologia e você precisa trocar todo seu equipamento para se adaptar, você o faria? É óbvio que a vivo vai ficar mais um tempo só tirando grana da situação.

Eu tinha um celular da VIVO até 1 mês artás, agora a empresa trocou todos os celulares por TDMA da claro, eu odiei o aparelho que é de péssima qualidade, a operadora não oferece ajuste automático de data e hora, não pega nas estradas, nem na cidade que meu pai mora. Sem contar o aparente boecote que a vivo faz com a claro, você liga de um claro para um vivo e de dez tentativas escuta duas frases, sistema indisponível no momento e vivo informa este número de telefone não existe. Isso sim é uma tremenda sacanagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

enquanto o CDMA ia acumulando todas quantas fosse preciso em uma mesma freqüência então podia ser uma bomba... (SEGUNDO O ENGENHEIRO)

o CDMA suporta 25 ligações por canal

Sem contar o aparente boecote que a vivo faz com a claro, você liga de um claro para um vivo e de dez tentativas escuta duas frases, sistema indisponível no momento e vivo informa este número de telefone não existe. Isso sim é uma tremenda sacanagem

hehe, aqui nunca aconteceu isso, alias, acontesse mas ele num da nenhuma mensagem, ele simplesmente fica mudo :blink:

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confundi CDMA com TDMA em outros tópicos também... Nem é uma confusão na verdade, são tecnologias parecidas e eu costumo falar de CDMA quando me refiro ao TDMA também... Claro que está errado, mas dá um desconto... :D

O amigo Lidisoft tem um conhecimento tão amplo que se atropela nele. Conhecimento é uma coisa. Se utiliza bem o seu conhecimento, tem sabedoria, mas és apenas "mais um flamenguista"...hehuauhauh

Brincadeiras à parte... Não falei da VIVO abandonar o CDMA, já que aposta nessa tecnologia.

Me referi à Claro. Ela funciona somente como TDMA ainda em algum Estado? Ou já tem GSM em todo o Brasil. Estou perguntando por não saber. E se for o caso de estar funcionando também como GSM em todo o Brasil o motivo de não se desfazer da rede TDMA continua sendo vago, obviamente tendendo ao que disse anteriormente.

Aqui no RJ nem vendem mais TDMA pela Claro... Tenho um TDMA e agora um GSM. Funcionando os dois juntos parece até piada. Entrou no elevador, perdeu a rede...heuhhuauhauha (o GSM, não o TDMA).

Mas enfim, me retiro dessa discussão por dois motivos:

- Não tenho tempo

- Não tenho conhecimento

(A não ser o de ter trabalhado como vendedor, que não é grande coisa)

Então, que discutam entre si os flamenguistas...ops... Os profissionais.

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente sou flamenguista sim, com muito orgulho, mas não sou fanático, por isto não me estenderei à piadinhas.

O fórum é justamente para esclarecer dúvidas de seus usuários tempo é uma coisa que poucos tem mas o problema não é ter muito ou pouco, a questão é saber aproveitá-lo. E para se ter conhecimento é preciso valorizá-lo ainda mais.

Ainda vende-se aparelhos TDMA sim. Vã em uma loja Claro e confiram. A Claro opere em GSM e TDMA na maioria dos estados, porém em alguns só no GSM. Se não me engano a Bahia é um exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continua sem entender...

Eu pergunto se ela opera SOMENTE em TDMA em algum Estado, que seria um forte motivo para manter sua rede.

Se não, ou seja, se em todos os Estados ou operam em GSM ou nos dois, não há motivo para manter a rede, a não ser uma desconfiança com relação ao futuro do GSM...

Também sou flamengo, cara. Só coloquei para zoar... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Up-inTheSky@01 set 2004, 22:56

Continua sem entender...

Eu pergunto se ela opera SOMENTE em TDMA em algum Estado, que seria um forte motivo para manter sua rede.

Se não, ou seja, se em todos os Estados ou operam em GSM ou nos dois, não há motivo para manter a rede, a não ser uma desconfiança com relação ao futuro do GSM...

Também sou flamengo, cara. Só coloquei para zoar... :D

aqui em SP a Claro é TDMA/GSM e ela ainda vende aparelhos TDMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela opera Com GSM/TDMA ou só com GSM.

O motivo foi por conta, entre outras coisas por causa da ANATEl que exigiu as operadoras manterem o sistama antigo, no caso a ATL o TDMA, e a Telefonica o AMPS.

Entre essas outras coisas que citei, um exemplo bem prético: Como você acha que a Claro ficaria se de uma hora p/ outra entra-se com o GSM e abandona-se o TDMA?

Como você ficaria com o teu TDMA? você acha que a Claro daria um GSM novinho p/ você? Pois eu acho que não. Então um forte motivo p/ ela mantê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Up-inTheSky@02 set 2004, 18:53

Justo isso que comentei em meu primeiro tópico aqui... Parece que você também não lê tudo, apesar de ter ficado p da vida quando disse não ter lido...hehehe

Custa mais caro manter uma rede do que trocar todos os aparelhos de graça, portanto, motivo inválido.

OUOUOUOU. Li sim senhor. O que acontece é que não concordo. Por isto não citei.

O motivo é este mesmo que citei, pode não ser tãto pro lado financeiro, mas pelo lado técnico sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ououou digo eu, eheiehiua, vamos com calma pessoal? sem discussões ok, afinal não queremos que esse tópico seja fechado

Aproveito para dar uma fugidinha do tópico e perguntar uma coisa

eu tenho um nokia 1100a e gostaria de saber se é possível só com a atualização de firmware atualizar a frenquência dele para 850/1900 MHZ.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angourakis@04 set 2004, 15:16

ououou digo eu, eheiehiua, vamos com calma pessoal? sem discussões ok, afinal não queremos que esse tópico seja fechado

Aproveito para dar uma fugidinha do tópico e perguntar uma coisa

eu tenho um nokia 1100a e gostaria de saber se é possível só com a atualização de firmware atualizar a frenquência dele para 850/1900 MHZ.

falou

Não. Pois precisa mexer no hardware do cel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angourakis@04 set 2004, 15:16

ououou digo eu, eheiehiua, vamos com calma pessoal? sem discussões ok, afinal não queremos que esse tópico seja fechado

Aproveito para dar uma fugidinha do tópico e perguntar uma coisa

eu tenho um nokia 1100a e gostaria de saber se é possível só com a atualização de firmware atualizar a frenquência dele para 850/1900 MHZ.

falou

Aqui não há discussão só convergência de idéias. Por favor, se esiver incomodado use o alerta,(os moderadores irão julgar) não fique dando uma de moderador para ficar atiçando. Pois é assim que se começa os fechamentosde tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!