Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tecnologias em Redes Móveis: CDMA - TDMA - GSM


Infernal

Posts recomendados

Postado Originalmente por pedro_henrique_moc@11 maio 2004, 12:06

VOU DAR MAIS ALGUMAS OPERADORAS QUE TRABALHAM COM 3G:

VESPER (WWW.VESPER.COM.BR)

BRASIL TELECOM (WWW.BRASILTELECOM.COM.BR)

TELEFONICA (WWW.TELEFONICA.COM.BR)

TELESP CELULAR (WWW.TELESPCELULAR.COM.BR)

TODAS ELAS TRABALHAM COM 3G.

Vamos por partes:

A telefônica atua no setor de TELEFONIA FIXA

A Vésper também atua no setor de telefonia Fixa com a tecnologia CDMA 1900MHZ.

a Brt celular atua no estados de RS,SC,PR,MS,MT,GO,DF,AM AC,RR.Ela atua com a tecnolgia GSM 1800Mhz. O mesmo vale para a Brt.

A vivo-sp Atua com CDMA 2G E CDMA 1XRTT 2,5G.

Ou seja NÃO EXISTE A TECNOLOGIA 3G NO BRASIL. Você quer que eu desenhe para você entender melhor?

A Tim atua com TDMA* e GSM A claro com TDMA* e GSM a Oi com GSM.

*Em alguns estados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai ai ai... O celular de minha prima é 3G!

Bem, já que não vamos chegar a lugar nenhum com essa discussão sobre 3G, vamos parar.

PS.: Sobre o que eu disse sobre a recepção GSM ser pior que a CDMA está errada. Nos estados do sudeste a recepção CDMA é um pouco boa, mas mesmo assim a GSM é melhor. Na Bahia a recepção é horrível.

Bem, de qualquer forma, a tecnologia existe sim no Brasil, mas não está sendo disponibilizada pelas operadoras. O motivo? O que eu disse quando quis dizer "existe a tecnologia 3g no Brasil" é que ela está em estudo, principalmente com a Ericsson que investiu milhões em pesquisas.

Agora vocês entendem, né? E outra coisa: a Vésper trabalhou com a tecnologia 3G no Brasil sim, como consta a matéria, como consta na matéria da FOLHA DE SÃO PAULO, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheir...t91u64936.shtml (acesse clicando aqui). Veja a matéria:

Vésper lança 3G no Brasil, mas serviço pode acabar em um mês

EDUARDO CUCOLO

da Folha Online

A Vésper se tornou hoje a primeira empresa brasileira a lançar um serviço de terceira geração (3G) de telefonia no Brasil. Mas a operação do 3G poderá ser interrompida a qualquer momento, caso a Anatel não permita a empresa utilizar a faixa de 1,9 GHz para que ela entre na telefonia celular.

Segundo o presidente da Vésper, Luiz Kaufmann, o serviço de 3G, sem mobilidade, não é financeiramente viável. Ou seja, para mantê-lo, é preciso que a empresa tenha lucro em outras áreas de atuação. Isso só seria possível no SMP (Serviço Móvel Pessoal), pois na telefonia fixa, onde a empresa já atua hoje, a Vésper também não conseguiu equilibrar suas contas.

''Esse produto não é viável sozinho, pois a sua capacidade de geração de receita é limitada'', afirmou.

Por enquanto o único produto de 3G que estará disponível é uma torre com acesso de banda larga para internet, nos mesmo moldes do serviço Speedy, da Telefônica. A diferença, é que o serviço da Vésper não dependerá de uma rede de cabos. Além disso, não será preciso contratar um provedor.

Ele também não será comercializado. Segundo Kaufmann, os atuais clientes da Vésper poderão utilizá-lo gratuitamente até que a empresa receba uma resposta da Anatel sobre o SMP. Seria uma espécie de teste, mas com capacidade para até 30 mil usuários.

A decisão de não lançar o 3G comercialmente foi tomada pela dona da Vésper, a norte-americana Qualcomm, que temia ser prejudicada com a possibilidade do serviço ser interrompido apenas um mês após o seu lançamento.

Segundo Kaufmann, a decisão de fazer o lançamento não tem como objetivo pressionar a Anatel. ''Os investimentos já haviam sido feitos, então decidimos lançar o serviço'', afirmou.

Bem, a discussão está terminada e como a Anatel acabou com o 3G da Vesper, não existe 3G no Brasil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pedro_henrique_moc@11 maio 2004, 17:31

Ai ai ai... O celular de minha prima é 3G!

Bem, já que não vamos chegar a lugar nenhum com essa discussão sobre 3G, vamos parar.

PS.: Sobre o que eu disse sobre a recepção GSM ser pior que a CDMA está errada. Nos estados do sudeste a recepção CDMA é um pouco boa, mas mesmo assim a GSM é melhor. Na Bahia a recepção é horrível.

Bem, de qualquer forma, a tecnologia existe sim no Brasil, mas não está sendo disponibilizada pelas operadoras. O motivo? O que eu disse quando quis dizer "existe a tecnologia 3g no Brasil" é que ela está em estudo, principalmente com a Ericsson que investiu milhões em pesquisas.

Agora vocês entendem, né? E outra coisa: a Vésper trabalhou com a tecnologia 3G no Brasil sim, como consta a matéria, como consta na matéria da FOLHA DE SÃO PAULO, no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheir...t91u64936.shtml (acesse clicando aqui). Veja a matéria:

Vésper lança 3G no Brasil, mas serviço pode acabar em um mês

EDUARDO CUCOLO

da Folha Online

A Vésper se tornou hoje a primeira empresa brasileira a lançar um serviço de terceira geração (3G) de telefonia no Brasil. Mas a operação do 3G poderá ser interrompida a qualquer momento, caso a Anatel não permita a empresa utilizar a faixa de 1,9 GHz para que ela entre na telefonia celular.

Segundo o presidente da Vésper, Luiz Kaufmann, o serviço de 3G, sem mobilidade, não é financeiramente viável. Ou seja, para mantê-lo, é preciso que a empresa tenha lucro em outras áreas de atuação. Isso só seria possível no SMP (Serviço Móvel Pessoal), pois na telefonia fixa, onde a empresa já atua hoje, a Vésper também não conseguiu equilibrar suas contas.

''Esse produto não é viável sozinho, pois a sua capacidade de geração de receita é limitada'', afirmou.

Por enquanto o único produto de 3G que estará disponível é uma torre com acesso de banda larga para internet, nos mesmo moldes do serviço Speedy, da Telefônica. A diferença, é que o serviço da Vésper não dependerá de uma rede de cabos. Além disso, não será preciso contratar um provedor.

Ele também não será comercializado. Segundo Kaufmann, os atuais clientes da Vésper poderão utilizá-lo gratuitamente até que a empresa receba uma resposta da Anatel sobre o SMP. Seria uma espécie de teste, mas com capacidade para até 30 mil usuários.

A decisão de não lançar o 3G comercialmente foi tomada pela dona da Vésper, a norte-americana Qualcomm, que temia ser prejudicada com a possibilidade do serviço ser interrompido apenas um mês após o seu lançamento.

Segundo Kaufmann, a decisão de fazer o lançamento não tem como objetivo pressionar a Anatel. ''Os investimentos já haviam sido feitos, então decidimos lançar o serviço'', afirmou.

Bem, a discussão está terminada e como a Anatel acabou com o 3G da Vesper, não existe 3G no Brasil...

O serviço da Vésper "giro" é através da Rede CDMA da vésper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por daviddiniz@11 maio 2004, 17:56

     O serviço da Vésper  "giro" é através da Rede CDMA da vésper.

O que eu sei a Vésper São Paulo roda em cima da Tecnologia TDMA 900/1900 Mhz com acesso a geração 1XG, 2.5G e 3G que é usada em alguns paises como USA, diferente dos celulares TDMA Claro de 800Mhz que é a geração 1X da antiga BCP <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por microart+17 maio 2004, 00:45-->
daviddiniz@11 maio 2004, 17:56

     O serviço da Vésper  "giro" é através da Rede CDMA da vésper.

O que eu sei a Vésper São Paulo roda em cima da Tecnologia TDMA 900/1900 Mhz com acesso a geração 1XG, 2.5G e 3G que é usada em alguns paises como USA, diferente dos celulares TDMA Claro de 800Mhz que é a geração 1X da antiga BCP <_<

COMO é que é????

A vésper é CDMA 1900 MHZ 2,5G! E ela atua no setor de tel fixa.

O TDMA aqui no brasil é 800mhz e aqui em SP é só a Claro que tem TDMA.Ah lembrando que TDMA é 2G. 1G é AMPS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='quotetop'>QUOTE("Fedrizzi")</div>

Quando você vai para outro estado por cada ligação que você RECEBE você paga uma taxa, devido ao custo de transmissão da voz de um estado para outro, tipo um DDD.

Só não lembro se existe algum custo para receber torpedos quando o aparelho esta em outro estado. Acho que não existe. Provávelmente porque o torpedo deve ser transmitido de SP p/ o RS por Internet.

Tá certo, muito esclarecedora esta sua "aula" de tecnologia, mas ainda ficou na mesma, você disse q "possivelmente" o torpedo é enviado via internet, mas como a internet movel vai funcionar em uma area q operaria em analogico como afirmou nosso caro davidiniz ? <_<

Nunca testei WAP em torres analógicas.

Mas pelo que sei WAP só pode ser utilizado em sistemas digitais. Em torres analógicas WAP não funcionaria. Prova disso é que essa funcionalidade foi inserida apenas na geração 1G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fedrizzi

Nunca testei WAP em torres analógicas.

Mas pelo que sei WAP só pode ser utilizado em sistemas digitais. Em torres analógicas WAP não funcionaria. Prova disso é que essa funcionalidade foi inserida apenas na geração 1G.

Putz, ce não entendeu, é lógico q em uma área analógica não vai funcionar o wap, servicos de dados só em area digital, e em analogico só o canal de voz funciona, eu te perguntei como a mensagem de texto vai ser enviada via net (wap) como você disse em um post anterior se o aparelho vai estar em analogico (servico de dados inoperante) ?

<div class='quotetop'>QUOTE("davidiniz")</div>

Ou seja NÃO EXISTE A TECNOLOGIA 3G NO BRASIL. Você quer que eu desenhe para você entender melhor?

aí você está sendo precipitado afirmando isso, tecnologia 3G entende-se por servicos multimidia simultaneos e principalmente por altas taxas na transmissao de dados, tudo bem q ak não é como o wcdma no japao na casa dos Mbps, mas oferece internet acima dos 56Kbps normais (144Kbps), e quando taxa de transmissao é acima destes 56Kbps é considerado servico de alta velocidade (banda larga). O CDMA2000 faz parte da tecnologia 3G e no Brasil somente a Vivo (CDMA) tem licença para operar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller@18 maio 2004, 21:26

<div class='quotetop'>QUOTE("davidiniz")

Putz, ce não entendeu, é lógico q em uma área analógica não vai funcionar o wap, servicos de dados só em area digital, e em analogico só o canal de voz funciona, eu te perguntei como a mensagem de texto vai ser enviada via net (wap) como você disse em um post anterior se o aparelho vai estar em analogico (servico de dados inoperante) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller@18 maio 2004, 21:26

<div class='quotetop'>QUOTE("davidiniz")

Putz, ce não entendeu, é lógico q em uma área analógica não vai funcionar o wap, servicos de dados só em area digital, e em analogico só o canal de voz funciona, eu te perguntei como a mensagem de texto vai ser enviada via net (wap) como você disse em um post anterior se o aparelho vai estar em analogico (servico de dados inoperante) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, agora quem pede perdão sou eu DARKILLER. você citou vários aparelhos CDMA que na sua opnião dão show eu não discordo disso. Porém os GSM Ofuscam esse show, pois nesta tecnologia tem os smartphones, além de aparelohos como o Nokia 3650,7650,7210,7250i além do N-gage,Motorola V300,V600, Samsung image Sony Ericsson T610, Gradiente Snap, Siemens MC60, SL55 e uma infinidade de outros aparelhos que se eu ficar citando vai até doer o meu dedo. Daí dá já dá para notar a diferença,enquanto que nosso caro colega citou apenas meia dúzia de cels topo de linha CDMA, no GSM cheguei a mais de dez sem esforço. Já na conexão existe uma tecnologia ainda não lançada no Brasil,EDGE, que é quase3x mais rápida que a atual da CDMA. E o chip é uma maravilha sim pois não serve apenas para trocar de calular mai fácilmente como apenas explicou superficialmente o DARKILLER. Com ele você tem mais segurança com a senha PIM, melhores serviços com o menu exclusivo do chip(função muito útil pois até com modelos mais simples se tem a garantia dos principais e melhores serviços) Além da garntia anti clonagem já que o aparelho funciona no 100% Digital e é autenticado pelo chip e você não perde os serviços avançados por estar em área analógica. agora o CDMA é 100% Digital? NÃO Tem a garantia anti clonagem? NÃO Perde os serviços ao comutar para uma área analógica? SIM.

Agora com essa explicação mais aprofundada dar para ver qual é a melhor!

TCHAU POVO! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei. Ando observando que o pessoal do SUL Centro oeste reclamam muito da cobertura GSM. Mas calma pessoal. Ela é boa mesmo. Esto escrevendo isto porque moro no Rio uma das primeiras cidades onde o GSM deu vida.

Nos recebemos essa tecnologia em maio de 2002 pelas mãos da OI , como vocês podem ver muito antes de vocês que só tiveram-na em deszembro do mesmo ano pela TIM. Como vocês eu também fiquei com algumas dificuldades no começo mas foram logo sanadas, bem como a operadora era oi o processo foi um pouco diferente da TIM. A Tim também estreou par aqui também em dez junto com vocês. E ela teve que ralar muito por aqui pois ela chegou num momento muito complicado pra ela vejam só: aqui já tinha a Telefônica celular,CDMA (VIVO), ATL,TDMA(CLARO) as duas muito bem firmadas e sucedidas Além da novata OI,GSM bombamdo com o GSM por aqui, já que ela se firmou muito rápido por estas bandas. Agora a TIM nunca tinhna posto os pés no mercado fluminense,com uma tcnologia nova e um mercado cheio de concorrentes fortes. (obs: a OI também é novata mas é controlada pela telemar que opera no rio a tel. fixa, tendo assim a vantagem de conhecer melhor seus consumidores)

Ela também começou muito fraca por aqui mas pelo incentivo de concorrência, na minha opnião as coisas andaram mais rápido por aqui.

Bem eu me acho um privilegiado morando aqui no RIO, posso escolher entre 4 operedoras e 3 tecnologias diferentes.

Mas não desanimem o GSM com certeza vai melhorar por aí também.

Até a próxima!!!!! :bye::bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rafael.m.c+22 abr 2004, 01:17-->
Postado Originalmente por daviddiniz@16 abr 2004, 23:42

darkiller@11 abr 2004, 10:17

<div class='quotetop'>QUOTE("Nathan")

<div class='quotemain'>Bem eu nunca ví um aparelho CDMA operar em TDMA ah e TDMA é diferente de de AMPS e cá pra nós a qulidade de voz é muito melhor no GSM/TDMA que no CDMA!!!

Opera sim meu caro Nathan, por exemplo, eu q moro em SP-Capital, se me dirigir para outra cidade ou estado onde a mesma operadora opera em outro padrão ( No caso da Vivo, onde opera em cdma e em algumas regiões como tdma ) não vou estar operando em analogico, e sim no padrão tdma. E referente a qualidade do canal de voz, concordo q a tecnologia influencia, mas isso também vai de regiao, ak estou utilizando normalmente, o canal de voz não é ruim. :-BEER

CELULAR CDMA VIVO OPERA EM AMPS(ANALÓGICO)NOS ESTADOS EM QUE SÓ EXISTE REDE TDMA vivo ou quaquer operadora TDMA na Banda "A".!!!!!

Exemplo:

Aqui em SP a vivo é CDMA, se você for para mato grosso a Vivo de lá é TDMA então AUTOMATICAMENTE o Seu querido celular CDMA vai pegar a rede ANALÓGICA da vivo.

O mesmo ocorre quando um Vivo TDMA vem para SP. Automaticamente vai pegar a rede AMPS da vivo-SP, mas nesse caso basta mudar a banda de funcionamento para "B" que ele vai pegar a Rede TDMA da BCP=Claro-SP-11.

Claro que a excessões:

Na região de Franca não existe concessão da vivo CDMA então o Vivo vai funcionar na rede AMPS da CTBC TDMA.E existe algumas cidades no inteiror de SP aonde só existe rede AMPS da vivo.Barretos é um ótimo exemplo.

CDMA no nordeste só existe em Sergipe e Bahia No resto é AMPS.

No Sul somente o RS ainda não possui uma cobertura CDMA boa(Só existe praticamente em Poa)

Ah em MG não existe operadora CDMA então AMPS no vivo cdma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não vou prolongar muito a resposta pra não ficar monotono pra quem ler, você está citando diversos aparelhos q não tenho conhecimento, portanto não posso dizer q sejam melhores ou não, só aconselho a testar os ultimos CDMA (só não citei todos os aparelhos como você disse pra não falarem q estou fazendo propaganda), referente a conexao o GSM oferecido ak não chega nem aos pés do CDMA, você prefere uma conexao estável em 144Kbps ou instável em 56Kbps(GSM) ? referente a clonagem concordo q o cdma sofre muito com isso, mas o que evita também de seu chip ser roubado e utilizado em outro aparelho ? e já foi até postado (depois encontro as fontes) q existem falhas no sistema de chip q já está sendo explorada por alguns espertos de plantao. (Olha aí, a resposta ficou grande da mesma forma... :P )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller@22 maio 2004, 11:30

não vou prolongar muito a resposta pra não ficar monotono pra quem ler, você está citando diversos aparelhos q não tenho conhecimento, portanto não posso dizer q sejam melhores ou não, só aconselho a testar os ultimos CDMA (só não citei todos os aparelhos como você disse pra não falarem q estou fazendo propaganda), referente a conexao o GSM oferecido ak não chega nem aos pés do CDMA, você prefere uma conexao estável em 144Kbps ou instável em 56Kbps(GSM) ? referente a clonagem concordo q o cdma sofre muito com isso, mas o que evita também de seu chip ser roubado e utilizado em outro aparelho ? e já foi até postado (depois encontro as fontes) q existem falhas no sistema de chip q já está sendo explorada por alguns espertos de plantao. (Olha aí, a resposta ficou grande da mesma forma... :P )

Bem a minha intenção também não foi fazer propaganda alguma, apenas citei os aparelhos que se comercializam aqui no Rio onde nós temos muito mais infra estrutura no GSM (OI, TIM e CLARO) do que em outras regiões e com isso também muito mais ofertas de aparelhos.

Agora em estabilidade de rede conexão aqui oGSM está bem servido. Se a conexão GSM daí é precária e as operadoras operam um lixo aí, não tenho culpa.

Agora voltando a segurança do chip também já ouvi e faz algum tempo uma baboseira dessas, mas um aparelho GSM clonado ainda não vi, ouvi nem li. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller@22 maio 2004, 11:30

não vou prolongar muito a resposta pra não ficar monotono pra quem ler, você está citando diversos aparelhos q não tenho conhecimento, portanto não posso dizer q sejam melhores ou não, só aconselho a testar os ultimos CDMA (só não citei todos os aparelhos como você disse pra não falarem q estou fazendo propaganda), referente a conexao o GSM oferecido ak não chega nem aos pés do CDMA, você prefere uma conexao estável em 144Kbps ou instável em 56Kbps(GSM) ? referente a clonagem concordo q o cdma sofre muito com isso, mas o que evita também de seu chip ser roubado e utilizado em outro aparelho ? e já foi até postado (depois encontro as fontes) q existem falhas no sistema de chip q já está sendo explorada por alguns espertos de plantao. (Olha aí, a resposta ficou grande da mesma forma... :P )

Bem a minha intenção também não foi fazer propaganda alguma, apenas citei os aparelhos que se comercializam aqui no Rio onde nós temos muito mais infra estrutura no GSM (OI, TIM e CLARO) do que em outras regiões e com isso também muito mais ofertas de aparelhos.

Agora em estabilidade de rede conexão aqui oGSM está bem servido. Se a conexão GSM daí é precária e as operadoras operam um lixo aí, não tenho culpa.

Agora voltando a segurança do chip também já ouvi e faz algum tempo uma baboseira dessas, mas um aparelho GSM clonado ainda não vi, ouvi nem li. :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lidisoft

Agora em estabilidade de rede conexão aqui oGSM está bem servido. Se a conexão GSM daí é precária e as operadoras operam um lixo aí, não tenho culpa.

Agora voltando a segurança do chip também já ouvi e faz algum tempo uma baboseira dessas, mas um aparelho GSM clonado ainda não vi, ouvi nem li. 

aí meu caro, não sou eu q está dizendo q o serviço é precário, já foi divulgado até em uma edicao especial da revista INFO comparando o servico de conexao oferecido pela Vivo (cdma) e Tim (gsm) e ficou bem claro q alem da instabilidade (entende-se por queda frequente da transferencia de dados ou queda de conexao) o servico chega no máximo nos 56Kbps sendo q o cdma tem uma taxa nominal de 144Kbps, pode não chegar nisso mais q é o dobro do oferecido pela operadora gsm não só ak mas em toda a area de cobertura isso é vero.

Referente a segurança, como disse anteriormente, vou procuraras fontes, quando encontra-las posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por darkiller+22 maio 2004, 20:59-->
lidisoft

Agora em estabilidade de rede conexão aqui oGSM está bem servido. Se a conexão GSM daí é precária e as operadoras operam um lixo aí, não tenho culpa.

Agora voltando a segurança do chip também já ouvi e faz algum tempo uma baboseira dessas, mas um aparelho GSM clonado ainda não vi, ouvi nem li. 

aí meu caro, não sou eu q está dizendo q o serviço é precário, já foi divulgado até em uma edicao especial da revista INFO comparando o servico de conexao oferecido pela Vivo (cdma) e Tim (gsm) e ficou bem claro q alem da instabilidade (entende-se por queda frequente da transferencia de dados ou queda de conexao) o servico chega no máximo nos 56Kbps sendo q o cdma tem uma taxa nominal de 144Kbps, pode não chegar nisso mais q é o dobro do oferecido pela operadora gsm não só ak mas em toda a area de cobertura isso é vero.

Referente a segurança, como disse anteriormente, vou procuraras fontes, quando encontra-las posto.

Já clonaram um GSM... mas isso foi em laboratório mas na prática é impossivél clonar um GSM... É muito mais fácil clonar todos os aparelhos CDMA e TDMA e AMPS do brasil do que clonar um GSM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não li tudo....mas alguem aqui já se propos a falar do "balacubaco" tecnico das tecnologias?

não sei se alguem já falou isso.....mas os que entendem de telecomunicacoes, diriam que o CDMA é que tem as maiores chances de prosperar no furuto.

TDMA e GSM sao quase a mesma coisa, para espanto de alguns. Apenas muda o parametro de multiplexacao, que no gsm é maior.

Sabem porque a turma diz que a qualidade no CDMA é ruim?

No tdma e GSM, uma faixa de freqüência é escolhida na banda disponivel, na hora da ligacao. Ou seja..você tem varias freqüências disponiveis...mas so vai usar apenas uma para ligar.

Ai a turma pergunta...ue...mas tem um monte de gente ligando. Tem tanta freqüência de onda disponivel no ar assim?

não..não tem!! ^^

Mas as operadores usam uma especie de multiplexacao interessante. Elas dividem a sua area de cobertura em areas menores.Como se fosse subconjuntos.

Em cada area menor dessa, toda a banda esta disponivel para os usuarios que estão somente nakela regiao. Dessa forma eu posso usar a mesma freqüência que outra pessoa esta usando, pois ela esta em outra area de atuacao.

é por isso que quando tem um evento onde reune muita gente em um mesmo local, vocês as vezes veem aquele furgao da claro, vivo, tim, ou outra operadora qualquer, com aquela antena em cima ^^

é porque quando junta uma grande quantidade de pessoas em uma mesma area, as freqüências dakela area se esgotam...ai vem um furgao desses com essa antena rlz, e fragmenta ainda mais essa area, criando mais sub areas menores, possiblitando então uma multiplexacao maior das freqüências nakela regiao durante o evento.

No CDMA, não funciona assim....o sinal de sua ligacao é espalhado por TODO o espectro de onda disponivel. Uma especia de chave(senha ou seila) é o que define se aquela onda é para você ou não, o resto não passa de chiado.

é por isso que a qualidade de voz no CDMA em alguns celulares não é boa. porque a distincao do que é ou não para você, as vezes não é muito bem tratado pelos celulares, e ai fica chiando um pouco.

Mas acredito que com a evolucao da tecnologia de celulares CDMA, a qualidade melhore cada vez mais.

Vale ressaltar que o CDMA é o padrão mais difundido na europa. E que em teoria, sua tecnologia de transmissao é bem melhor do que a cdma e gsm.

Se alguem já comentou sobre isso..peço desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense assim, o encoder de voz usado no sistema TDMA e GSM é bem menos robusto que no do CDMA. Essa é uma das razões por que o CDMA funciona melhor em campos abertos, ou seja, a sensibilidade intefere não tanto como no caso do TDMA pois o CDMA tem o encoder de voz que já ajuda na correça de erros, apesar que para voz isso não é preciso levar em contas. Como já disseram o GSM é uma evolução do TDMA, só apenas que o GSM tem largura de banda maior (ocupa mais radio-freqüência) e por isso transmite mais dados (outras alteração foram feitas também). Já a evolução do CDMA é o XRTT que já se encontra implantado do japão e a VIVO é que se propos a instalar o padrão no Brasil.

Por causas pessoas eu considero o sistema CDMA melhor pois ele funciona melhor em campo aberto ou seja, fora do centro da cidade, aonde é mais urgente usar um celular (no caso de se perder em alguma estrada deserta). Caso seja urgente usar seu CDMA no centro e ele não der torre é muito fácil e mais barato utilizar um orelhao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale ressaltar que o CDMA é o padrão mais difundido na europa. E que em teoria, sua tecnologia de transmissao é bem melhor do que a cdma e gsm

Na Europa o padrão mais difuso é o GSM que por um acaso é criação européia, o GSM se poe em um patamar um pouquinho acima do CDMA pelo uso do SIM Card, pois ele possibilita varias vantangens, mas é só! Quanto ao TDMA ele é o mais difuso na América do Sul pela sua manutenção barata já o CDMA é bem mais difuso nos EUA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Europa o padrão mais difuso é o GSM que por um acaso é criação européia, o GSM se poe em um patamar um pouquinho acima do CDMA pelo uso do SIM Card, pois ele possibilita varias vantangens, mas é só! Quanto ao TDMA ele é o mais difuso na América do Sul pela sua manutenção barata já o CDMA é bem mais difuso nos EUA!

Na Europa só existe GSM ou 3G(essa não é tão popular)

O TDMA tá no corredor da morte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lidisoft@22 maio 2004, 02:05

Bem, agora quem pede perdão sou eu DARKILLER. você citou vários aparelhos CDMA que na sua opnião dão show eu não discordo disso. Porém os GSM Ofuscam esse show, pois nesta tecnologia tem os smartphones, além de aparelohos como o Nokia 3650,7650,7210,7250i além do N-gage,Motorola V300,V600, Samsung image Sony Ericsson T610, Gradiente Snap, Siemens MC60, SL55 e uma infinidade de outros aparelhos que se eu ficar citando vai até doer o meu dedo. Daí dá já dá para notar a diferença,enquanto que nosso caro colega citou apenas  meia dúzia de cels topo de linha CDMA, no GSM cheguei a mais de dez sem esforço. Já na conexão existe uma tecnologia ainda não lançada no Brasil,EDGE, que é quase3x mais rápida que a atual da CDMA. E o chip é uma maravilha sim pois não serve apenas para trocar de calular mai fácilmente como apenas explicou superficialmente o DARKILLER. Com ele você tem mais segurança com a senha PIM, melhores serviços com o menu exclusivo do chip(função muito útil pois até com modelos mais simples se tem a garantia dos principais e melhores serviços) Além da garntia anti clonagem já que o aparelho funciona no 100% Digital e é autenticado pelo chip e você não perde os serviços avançados por estar em área analógica. agora o CDMA é 100% Digital? NÃO Tem a garantia anti clonagem? NÃO Perde os serviços ao comutar para uma área analógica? SIM.

Agora com essa explicação mais aprofundada dar para ver qual é a melhor!

TCHAU POVO! :bandeira:

Mas o que adianta ter uns 200 aparelhos bons mas se a cobertura só funciona na cidade.

Eu tenho a seguinte tese, de que o GSM é bom por causa do chip e poder ter acesso a outros países e só!!! afinal como a maioria é pobre no Brasil e ninguém tem condição de ficar viajando para o exterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por lidisoft@22 maio 2004, 02:05

Bem, agora quem pede perdão sou eu DARKILLER. você citou vários aparelhos CDMA que na sua opnião dão show eu não discordo disso. Porém os GSM Ofuscam esse show, pois nesta tecnologia tem os smartphones, além de aparelohos como o Nokia 3650,7650,7210,7250i além do N-gage,Motorola V300,V600, Samsung image Sony Ericsson T610, Gradiente Snap, Siemens MC60, SL55 e uma infinidade de outros aparelhos que se eu ficar citando vai até doer o meu dedo. Daí dá já dá para notar a diferença,enquanto que nosso caro colega citou apenas  meia dúzia de cels topo de linha CDMA, no GSM cheguei a mais de dez sem esforço. Já na conexão existe uma tecnologia ainda não lançada no Brasil,EDGE, que é quase3x mais rápida que a atual da CDMA. E o chip é uma maravilha sim pois não serve apenas para trocar de calular mai fácilmente como apenas explicou superficialmente o DARKILLER. Com ele você tem mais segurança com a senha PIM, melhores serviços com o menu exclusivo do chip(função muito útil pois até com modelos mais simples se tem a garantia dos principais e melhores serviços) Além da garntia anti clonagem já que o aparelho funciona no 100% Digital e é autenticado pelo chip e você não perde os serviços avançados por estar em área analógica. agora o CDMA é 100% Digital? NÃO Tem a garantia anti clonagem? NÃO Perde os serviços ao comutar para uma área analógica? SIM.

Agora com essa explicação mais aprofundada dar para ver qual é a melhor!

TCHAU POVO! :bandeira:

Mas o que adianta ter uns 200 aparelhos bons mas se a cobertura só funciona na cidade.

Eu tenho a seguinte tese, de que o GSM é bom por causa do chip e poder ter acesso a outros países e só!!! afinal como a maioria é pobre no Brasil e ninguém tem condição de ficar viajando para o exterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!