Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com pisca feito de led


Posts recomendados

mas se ele funcionou com as lâmpadas, deveria ter funcionado com os leds??

Em teoria sim.

Como a prática mostrou-se diferente da teoria, vamos analisar: quais as diferenças entre os LEDs e as lâmpadas?

  1. Potência - os LEDs consomem bem menos que as lâmpadas;
  2. Polaridade - os LEDs tem polaridade (+ e -) e as lâmpadas não tem.

1° quando ligo a chave da moto, o circuito fica energizado, ms n pisca, fica "aceso";

2° quando aciono o interruptor para o lado das setas de led, eles ficam ligados também, sem piscar;

Como você disse que os LEDs ficam acesos direto, sem piscar, imagino que o problema não seja de polaridade (pois se eles estivessem invertidos não acenderiam).

6° deixei o circuito direto na bateria e liguei as setas direto na saida do circuito, excluindo o interrptor da moto, e voltou a piscar.

Esta parte exclui a questão da carga (potência menor dos LEDs).

Imagino que algo deva estar influindo no comportamento do teu circuito quando ele está ligado na parte eletrica da moto... Tente conferir as ligações (do negativo do circuito, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você disse que os LEDs ficam acesos direto, sem piscar, imagino que o problema não seja de polaridade (pois se eles estivessem invertidos não acenderiam).

mas por que eles não piscam quando estão ligados na parte eletrica da moto??

como o circuito recebe carga sempre (segundo o Faller ele ficaria "piscando" sempre que a chave da moto estiver ligada) ele deveria estar "piscando", mas isso não ocorre, só quando ligo as setas de lãmpadas!!??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem...

Este circuito que te foi proposto (utilizando o 555 em modo astável) é o mais simples possível... Mais simples que isso é difícil. Quanto menos complexo, maior a chance de funcionar.

Vamos entender o que estamos fazendo.Veja na figura o teu circuito:

pisca.gif

Veja como é o integrado por dentro:

TimerFig1.jpg

Note que o 555 tem dois comparadores dentro dele que atuam num flip-flop.

Estes comparadores tem referência fixa dentro do integrado, dada por um divisor de tensão resistivo, e pegam uma tensão de referência externa, que é medida sobre o teu capacitor.

Quanto a questão da frequência de operação, ela vai ser definida pela relação entre o valor do capacitor e o valor do resistor de carga/descarga do capacitor. Durante a carga, a corrente circula pelos dois resistores externos (R1 e R2). Durante a descarga, a corrente circula apenas por R2 e vai para o GND pelo transistor que fica dentro do CI.

Para evitar que o sinal de saída fique assimétrico (mais tempo num estado que no outro), a resistência R1 deve ser insignificante face a resistência R2. Note que R1 não pode, por outro lado, ser pequena demais pois caso contrário o transistor que fica dentro do integrado queima por excesso de corrente. Assim, eu recomendaria substituir o valor de R1 para um valor bem menor que os 100K atuais, mas nunca menor que 1K (pode ser 2K2 ).

Quanto ao funcionamento do teu circuito, faça o seguinte:

Teste ele fora da parte elétrica da moto. Ligue nele os dois conjuntos de pisca e acerte os valores de R2 e C2 até obter o tempo de piscada que desejas. Conforme foi sugerido pelo demondoido, aumente o valor de C2 (acho que uns 4,7uF deve melhorar).

Quando o teu circuito estiver funcionando legal, teste-o na moto.

Se o esquema da parte elétrica for exatamente este que foi postado, não tem como não funcionar, a menos que algo esteja diferente ou mesmo ligado errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Conterrâneo lukastrauer.. Você tem mais que um problema ai. Isole os problemas e trate-os de modo independente senão eles se misturam e quem vai piscar é sua cuca..

O seu novo circuito pisca pisca. Esse me parece que está ok. penso tê-lo visto no filme fazendo alguns led´s piscar, de modo que deixemos ele de lado por enquanto..

O Hardware (ou firmware) de sua moto. A fiação e tudo que lá está fixo..

Esqueça de duas peças: Seu novo relé de pisca e seu antigo relé de pisca, retire-os da moto (imagino que para colocar o seu novo circuito você tenha retirado o relé antigo, certo??

Sem os dois relés teste com um simples fio a lógica de seu circuíto.

1) Ligue a chave da moto. Nenhuma lâmpada de pisca poderá nem piscar nem ligar. Veja se isso é verdade..

2) Mantendo a chave ligada, dê um curto entre os dois terminais do soquete aonde deve ir o relé de pisca da moto (isso se são mesmo só dois contatos). Nada ainda deve acontecer. A única lâmpada que talvez possa acender é a do pisca de painel. Cheque e diga como foi ai..

3) Chave da moto ligada, curto nos terminais dom soquete do relé de pisca. Vire agora a manopla do pisca para um lado, por exemplo no sentido de piscar o lado direito.. Nessa hora as lâmpadas desse lado devem acender fixas, sem piscar e talvez, não tenho certeza, a lâmpada do pisca no painel deve se apagar. Cheque e informe..

4) Faça o mesmo teste para o outro lado. Tudo deve se repetir do mesmo modo esperado.

5) Agora troque as lâmpadas em lado inteiro da moto pelas setas de led. Refaça a lógica de teste para certificar que tudo ocorreu de modo igual...

Passados todos esses testes ai, esqueça a fiação da moto, e concentre-se no circuito de pisca, pois se tudo se passou bem no testes anteriores, agora só sobraram duas possíveis causas de problema.

- O novo circuito de pisca estar com problema

- O novo circuito de pisca não estar com problema mas o problema passar a acontecer ao interligá-lo a moto

Esses dois últimos vamos ver como resolver depois de teres dado os resultados dos teste anteriores..

Finalmente me veio uma dúvida.. Ao ligares o novo circuito a moto, providenciaste a ligação do fio terra ou chassi da moto ao negativo do novo circuito, ou esqueceste de fazer esse novo fio..

O novo circuito deve ter 3 ligações a moto..

1 fio, o da alimentação + do novo circuito que deverá ir num dos terminais do soquete do relé de pisca, aquele terminal mais para o lado da chave..

A saída, vinda do transistor do novo circuíto, que deve ser ligada no terminal restante do soquete do relé do pisca..

O fio terra,que deve ser ligado desde o neutro, ou negativo do novo circuíto até o chassi da moto.

Falamos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem mais que um problema ai. Isole os problemas e trate-os de modo independente senão eles se misturam e quem vai piscar é sua cuca..

Sem os dois relés teste com um simples fio a lógica de seu circuíto.

1) Ligue a chave da moto. Nenhuma lâmpada de pisca poderá nem piscar nem ligar. Veja se isso é verdade..

ok conterrâneo Faller..

vamos fazer por partes..

primeira parte feita e de acordo com o descrito;

2) Mantendo a chave ligada, dê um curto entre os dois terminais do soquete aonde deve ir o relé de pisca da moto (isso se são mesmo só dois contatos). Nada ainda deve acontecer. A única lâmpada que talvez possa acender é a do pisca de painel. Cheque e diga como foi ai..

sim, são apenas 2.

correto, a única lâmpada que acendeu foi a do painel, e permaneceu acesa.

3) Chave da moto ligada, curto nos terminais do soquete do relé de pisca. Vire agora a manopla do pisca para um lado, por exemplo no sentido de piscar o lado direito.. Nessa hora as lâmpadas desse lado devem acender fixas, sem piscar e talvez, não tenho certeza, a lâmpada do pisca no painel deve se apagar. Cheque e informe..

4) Faça o mesmo teste para o outro lado. Tudo deve se repetir do mesmo modo esperado.

ok, ocorrido como previsto: setas para o lado acesas constantemente e luz do painel desliga, o mesmo para o outro lado.

5) Agora troque as lâmpadas em lado inteiro da moto pelas setas de led. Refaça a lógica de teste para certificar que tudo ocorreu de modo igual...

aqui aconteceu o seguinte:

com a chave ligada, sem o relé, e a manopla para o lado direito (ou esquerdo), não acedeu a lãmpada do painel, e sim as setas de leds, ao fazer o

curto entre os terminais, as setas (que já estavam acesas) pareceu ficar um pouco mais forte na iluminação. :confused::confused:

Finalmente me veio uma dúvida.. Ao ligares o novo circuito a moto, providenciaste a ligação do fio terra ou chassi da moto ao negativo do novo circuito, ou esqueceste de fazer esse novo fio..

Falamos..

sim, fiz a ligação do terra direto na bateria da moto, o circuito fica com 3 ligações:

1ª terra na bateria

2ª alimentação que vem por um dos terminais

3ª saida para o outro terminal

com estes resultados, tendo o diferente qunaod instalo as setas de led no lugar das lâmpadas, o que podemos concluir????

talvez esteja aí o problema, mas au não etendi o porque isto ocorreu..

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

no aguardo.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Citação:

Postado Originalmente por faller

5) Agora troque as lâmpadas em lado inteiro da moto pelas setas de led. Refaça a lógica de teste para certificar que tudo ocorreu de modo igual...

aqui aconteceu o seguinte:

com a chave ligada, sem o relé, e a manopla para o lado direito (ou esquerdo), não acedeu a lãmpada do painel, e sim as setas de leds, ao fazer o

curto entre os terminais, as setas (que já estavam acesas) pareceu ficar um pouco mais forte na iluminação. :confused::confused:

Pronto.. Ai está o nosso problema..

A única explicação para isso acontecer é que as setas de led estão se acendendo via a lâmpada de painel, em série com a mesma. Ganham o positivo através da lâmpada de painel, que não acende por que a corrente para fazer acender os leds é fraca e insuficiente para acender a lâmpada de painel. Essa lâmpada de painel, ao contrário das lâmpadas das sinaleiras, é acesa quando nela se coloca um negativo e não um positivo. Isso significa que essa lâmpada de painel tem um positivo em seu lado fixo. Isso dai explica também o porque do acendimento inverso dessa lâmpada de painel, que reparei no filme.. quando o pisca acende ela apaga e vice versa..

Temos que pensar um pouco agora em cima dessa nova realidade que é diferente e não é mostrada no esquemático da moto.

As setas led acendem via lâmpada do painel e quando aplicas um curto no relé, brilham um pouco mais forte pois a tensão sobe pois dai recebem o positivo direto e não via lâmpada de painel..

Hoje, face ao adiantado da hora, a cabeça vai ter que parar de pensar, senão amanhã não acordo..

Amanhã retomamos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahm..

então está quase sendo descoberta uma solução para os problemas.

então se eu retirar a lâmpada do painel as setas led pedoem funcionar normalmente?

se substituir essa lamp. por um led, vai dar o mesmo problema?

se eu fizer um curto no lugar dessa lâmpada, vai funcionar do mesmo jeito?!

desculpe fazer você ficar até tarde..

mas muito obrigado pelas ajudas.

Nos falamos.

abraço.

EDIT:

certo amigo Cabteixeira.

vou fazer os teste para achar a melhor combinação.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Cabteixeira..

esse problema eu já resolvi,

troquei o capacitor de 1uF por um de 2,2uF.

O que você tinha sugerido, de 4.7, ficou piscando muito devagar;

e a R1 ficou essa mesma que você falou, de 2k2 (as cores são vermelho, vermelho, vermelho; certo??)

quanto ao por que eles não funcionam na moto :confused::confused:

pelo menos uma parte dos problemas tá resolvido.

valeu..

Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que o faller disse faz sentido.

Neste caso, temos o esquema diferente do que existe na parte elétrica da moto. Se não for demasiadamente trabalhoso, desmonte o painel e verifique se retirando a lâmpada o circuito funciona (aproveite para confirmar se realmente esta lâmpada recebe +12V constantes em um de seus terminais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos..hoje pelo meio dia fiz uns outros testes:

- liguei o circuito direto na bateria (positivo e negativo);

- liguei a saída do circuito na saída da relé da moto, ficando possivel assim escolher para que lado ligas as setas;

- liguei as setas de led do lado direito, e as setas originais (lâmpadas) do lado esquerdo.

_____________Pois bem, tive os seguintes resultados:

......................._interruptor p/ direita: Pisca setas e luz do painel

ignição desligada _inter. OFF: pisca apenas a luz do painel

......................._inter. p/ esquerda: pisca setas e luz do painel

..................._inter. p/ dir: ficam acesas setas e luz do paniel

ignição ligada _inter. OFF: circuito fica aceso, luz do painel desligada

..................._inter. p/ esq.: pisca setas e luz do painel

depois disso tudo, fiz o seguinte:

- troquei o circuito (que estava alimentado pela bateria) pela relé original, ficando ela alimentada pela bateria, com a saída para o interruptor da moto.

- mantive as setas de leds na direita e na esquerda as originais.

________________tive o seguinte resultado:

........................_interruptor p/ direita: Pisca setas e luz do painel

ignição desligada _inter. OFF: pisca apenas a luz do painel

......................._inter. p/ esquerda: pisca setas e luz do painel

..................._inter. p/ dir: ficam acesas setas e luz do paniel

ignição ligada _inter. OFF: circuito fica aceso, luz do painel desligada

..................._inter. p/ esq.: pisca setas e luz do painel invertida dos piscas

Diante disso tudo, acredito que até mesmo com o relé original as setas de leds funcionem bem, e até ficaram um pouco mais "forte" que quando estava com o circuito.

O problema parece ser quando ligamos a chave de ignição da moto.

Já aí não entendi mais por que deu esse problema..

Espero que estes resultados possam nos dar mais uma ideia para resolver nosso probleminha.

No aguardo de novas ideias e sugestões.

Agradeço a todos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou lendo seu topico e logo estarei vendo se posso ajudar até porque vai servir pra mim também que estou querendo colocar led no pisca do carro.

Olha amigo, acredito que no carro você n tera o mesmo "problema", pois o circuito para o relé do carro deve ser diferente..

talvez nem problema você tenha na troca.

Mas valeu pela ajuda..

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal coloquei 4 piscas de Led na minha Twister e deu o mesmo problema, ao acionar o pista ele fica aceso direto, gostaria de saber qual o resistor eu tenho que ligar em paralelo para que ele fincione normalmente, lembrando que minhas lampadas são de 15w cada.

Outra duvida, a ligação em paralelo seria entre o positivo e o negativo de cada pisca ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
Pessoal coloquei 4 piscas de Led na minha Twister e deu o mesmo problema, ao acionar o pista ele fica aceso direto, gostaria de saber qual o resistor eu tenho que ligar em paralelo para que ele fincione normalmente, lembrando que minhas lampadas são de 15w cada.

Outra duvida, a ligação em paralelo seria entre o positivo e o negativo de cada pisca ?

mesma situação aqui, ainda nao achei a solução :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O relé é uma das opções, você pode implementar um circuito que faça o trabalho por você. Normalmenteo custo disso não deve passar dos 10 reais. Mas há de se contar com custos extras como queima de componentes e etc. Como projetista, eu iria gostar bem mais de fazer um circuito próprio. MAs creio que os reles eletronicos podem lhe dar maior confiabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!