Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como este circuito funciona?


Angelo Eletronic

Posts recomendados

Este é o problema...

Como você pode afirmar que tem 5, 6, 7 ou 12V na junção entre base e emissor se a base não está fixa a referencial algum? Ela está solta!

A discussão está excelente.

A base do transistor, em relação ao circuito, não está ligada a nenhum potêncial, como você diz, mas internamente, a camada P da base está entre a tensão de 12V do emissor e o 0V do coletor (terra). Isso não responde a tua pergunta, pois já ultrapassa o pouco que sei e, além do que, estou sem o meu livro sobre transistores para poder tirar dúvidas.

O que havia pensado, assim mesmo, é que a barreira de potencial da junção e-b deve estar nos 0,7V típicos da junção N-P. E a barreira de potencial do conjunto b-c (PN) também. Dai, achei que a base (P) deve estar entre algum valor 11,3 V e 0,7 V. Escrevi essa viagem apenas para ilustrar o que pensei sobre o assunto.

Porém, para continuar, sinto falta de um programa que me permita desenhar os circuitos, você poderia me sugerir alguma coisa, pois vi que fez o esquema dos transistores muito legal.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá

Encontrei em outro fórum este link, ele não chega a explciar o funcionamento, infelizmente, do circuito, mas faz relação a "resistência negativa" dos transistores. Talvéz isso ajude a esclarecer algo mais sobre o tema. Pois, ainda estou procurando uma resposta convincente para este circuito.

Abs.

esqueci do link

http://www.cappels.org/dproj/simplest_LED_flasher/Simplest_LED_Flasher_Circuit.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a junçao base emissor quando polarizada inversamente tem uma caracteristica de resistencia diferencial negativa semelhante aos diodos tunel

efeito descoberto por Leo Esaki que recebeu o premio Nobel em 1973 pela descoberta do Tunnel Effect usado nos diodos tunel

vejam aqui

http://web.archive.org/web/20051118163415/www.keelynet.com/zpe/negistor.htm

http://web.archive.org/web/20051018141612/http://jlnlabs.imars.com/cnr/negosc.htm

http://web.archive.org/web/20051228064757/people.deas.harvard.edu/~jones/ap216/lectures/ls_2/ls2_u6/vanderpol/vanderpol.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oceano,

Matou a charada !

Na verdade, pelo que eu li seguindo os links, o transitor está operando na região de resistência negativa, e possui uma tensão de avalanche, que quando atingida faz ele conduzir, e quando a corrente atinge um certo valor, a avalanche cessa, e o transistor pára de conduzir. Esse efeito de avalanche é a base de funcionamento de alguns componentes especiais, como o diodo tunel, e o famoso Unijunção, como exemplo cito o 2N2646, velho de guerra....

Nesse circuito, com esta polarização maluca, o 2N2222 está funcionando com um transistor UNIJUNÇÃO, porisso que está apresentando o mesmo comportamento.

Mas não são todos os transistores NPN que possuem esse comportamento... por exemplo, eu ví esse circuito hoje, e por acaso eu tinha o transistor, quando o Led piscou, eu quase caí da cadeira...

Mas também tenho alguns transistores velhos aqui, peguei um BC 108 , e nada de piscar .......

Peguei um BF244, e nada também .....

Emfim ..... muito interessante, nunca ví nada parecido !!!

A explicação do funcionamento está neste link, em Inglês :

http://web.archive.org/web/20051118163415/www.keelynet.com/zpe/negistor.htm

Depois de ver o LED piscar, entendí melhor a frase "Vivendo e aprendendo...!"

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Eu acho que para efeito de experiência, tudo é válido.

Mas para um projeto profissional, vocês usariam um circuito desses?

Se você conhece o fenômeno e sabe como reproduzi-lo e controlá-lo, então, entendo, que é possível usá-lo em qualquer circuito. A polarização desse transistor era até agora estranha porque não se entendia como ele funcionava. Agora que se sabe, mesmo sem profundidade, acho que seria possível sim aproveitá-lo, já que não é um acidente.

Cabe agora aprender como identificar esse fenômeno em outros transistores. Ou seja, o que faz do 2N2222 capaz dessa condução?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oceano,

Matou a charada !

Mas não são todos os transistores NPN que possuem esse comportamento... por exemplo, eu ví esse circuito hoje, e por acaso eu tinha o transistor, quando o Led piscou, eu quase caí da cadeira...

Mas também tenho alguns transistores velhos aqui, peguei um BC 108 , e nada de piscar .......

Peguei um BF244, e nada também .....

Emfim ..... muito interessante, nunca ví nada parecido !!!

Depois de ver o LED piscar, entendí melhor a frase "Vivendo e aprendendo...!"

Paulo

aqui tem a razao da diferença e caracteristicas de junçoes NP normais e com

efeito tunel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bcpetronzio, realmente, olha, para ser sincero, quando eu ví esse post com o desenho pela primeira vez, eu poderia JURAR que isso nunca ia piscar .... depois fui lendo e achei melhor testar antes de falar alguma coisa hehehehe.

soschip, concordo com voce, eu nunca usaria isso mesmo tendo visto funcionar .....

Joagostini ....

Cara, não me leva a mal não, caramba voce ainda não está satisfeito ?????

Hahahah estou brincando ....

Acho que apenas um Expert em dopagem de semicondutores poderia dar algum palpite... aqui somos Eletrônicos, não Físicos hehehehe

Sugiro que voce procure a fundo como são feitas as junções NP, e pesquise sobre regiões de deplexão, se é um efeito semelhante aos diodos Tunel, a resposta deve estar aí.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opaaa. Só pra lembrar,eu criei o topico,e na epoca tinha bastante movimento ai deu uma parada,ai o Joagostini postou e as respostas estão aparecendo.

Valeuu...

OFF-TOPIC:

Acho que apenas um Expert em dopagem de semicondutores poderia dar algum palpite... aqui somos Eletrônicos, não Físicos hehehehe

acho que nos precisamos ser fisicos quanticos... hauhauahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Tenho uma teoria:

O transistor parece estar invertido no esquema.

E que pelo que já percebi em outras ocasiões, um transistor colocado invertido conduz, mesmo com a sua base solta, sem nada conectado.

Agora a teoria:

O led só acende com aproximadamente 3V.

O resistor de 1K e o capacitor de 220uF formam uma constante de tempo RC de forma que a tensão demora a subir por causa do processo de carga do capacitor.

O resistor de 100R limita a corrente de descarga em cima do led.

O Transistor conduz mesmo estando invertido.

Na verdade ele só conduz sem corrente passar pela sua base por ele estar invertido, contudo não é uma condução linear como a de um resistor. Ele só conduz quando a tensão aumenta muito pois como ele está invertido, ocorre algum tipo de ruptura em avalanche.

És como funciona:

Ao alimentar o circuito a tensão em cima do capacitor vai aumentando constantemente mas não instantaneamente devido a constante de tempo RC formada pelo resistor de 1K e capacitor de 220uF.

Quando a tensão atinge determinado nível, o transistor conduz pois entra em uma espécie de ruptura em avalanche.

Neste momento a corrente é razoavelmente alta pois ele é fornecida pela descarga do capacitor, limitada apenas pelo resistor de 100R.

Neste momento o led se acende.

Lógo após o capacitor se descarrega.

Como a tensão abaixou muito e a corrente agora é limitada pelo resistor de 1K, sendo a corrente total muito baixa, O transistor volta ao normal, saindo daquela situação de ruptura em avalanche.

E o processo começa tudo de novo.

Lembrando que antigamente era usado um oscilador com princípio semelhante para produzir radio freqüência com até 1Mhz e com alta potência.

O interessante que o dispositivo ativo não era nem válvula termo-iônica e nem transistor.

Simplesmente era usado dois eletrodos de carbono muito próximos, onde a tensão após aumentar muito, o ar se ionizava conduzindo a corrente elétrica e descarregando o capacitor em série com uma bobina que continha um outro capacitor formando um circuito tanque.

Isso fazia as ondas senoidais de até 1Mhz e produzia as transmissões de rádio, sem válvula e sem transistor.

http://www.sparkbangbuzz.com/els/arcosc.gif

arcosc.gif

Veja mais:

http://www.sparkbangbuzz.com/els/arcosc-el.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!