Ir ao conteúdo

Chipset concorrente com 790FX??

marcelg

Posts recomendados

Postado

Estou montando um PC com um Phenom II 940 AM2+. Uma vga ATI 4850. pretendo colocar outro vga depois mas pra isso seria bom utilizar uma mobo com chipset 790FX. Porém estou com dificuldades de achar uma mobo com esse soquete e que custe menos de R$700,00. Aí fiquei na dúvida se vale a pena duas VGAs.

Existe outra opção além deste chipset para duas vgas mantendo o PCI-E em 16X (os dois)???:confused::confused:

Abraço!!!

Postado
Estou montando um PC com um Phenom II 940 AM2+. Uma vga ATI 4850. pretendo colocar outro vga depois mas pra isso seria bom utilizar uma mobo com chipset 790FX. Porém estou com dificuldades de achar uma mobo com esse soquete e que custe menos de R$700,00. Aí fiquei na dúvida se vale a pena duas VGAs.

CF HD 4850 particulamente não gosto pois consome e aquece bastante.

CF HD 4770, é interessante e se não me falha a memória mais eficiente que o da HD 4850.

CF bom de ATI seria x2 4980.

Existe outra opção além deste chipset para duas vgas mantendo o PCI-E em 16X (os dois)???:confused::confused:

Sim 780A-SLI M3A-HD-***** você pode usar SLI GTS 250 é muito eficiente consome e consome pouco.

A M3A-HT-***** para SLI e a M3A32-MVP você as encontra por menos de 700,00.

Mas é bom resalvar que Crossfire ou SLI 8x/8x é tão eficiente quanto ao 16x/16x pois o link é de capacidade e não de produtividade.

ou seja, é como colocar um onibus articula num linha, só fará diferença nos horários de pico.

Bom considerar placa com chip 790GX, são mais baratas, ex: M4A78-E.

Postado

Cara eu tenho a Asus M4A78T-E e excelente a Mobo, não porque eu tenho mas pelas qualidades dela.

Socket AM3

Suporta até 140 w

Chipset 790GX/SB750

memoria DDR3 1.333Mhz\1.600Mhz O.C Max 16GB

2x Pci-E 16x(dual 8x+8x)CrossfireX

2X Pci-e 1x

2x Pci

Postado
Cara eu tenho a Asus M4A78T-E e excelente a Mobo, não porque eu tenho mas pelas qualidades dela.

Socket AM3

Suporta até 140 w

Chipset 790GX/SB750

memoria DDR3 1.333Mhz\1.600Mhz O.C Max 16GB

2x Pci-E 16x(dual 8x+8x)CrossfireX

2X Pci-e 1x

2x Pci

Essa custa 490,00 na Pichau, Mas como ele começou com Phenom II 940, não pude indicar, indiquei a sua versão par DDR2, pena que custa mais caro.

Postado

O problema é que está difícil achar placas mãe com o 790FX por menos de R$790,00. Não achei.

Como o jonny_br disse:

"Mas é bom resalvar que Crossfire ou SLI 8x/8x é tão eficiente quanto ao 16x/16x pois o link é de capacidade e não de produtividade.

ou seja, é como colocar um onibus articula num linha, só fará diferença nos horários de pico."

É real mesmo??? Não vale a pena eu pegar esse 790FX? Consigo a ECS A790GXM-A por R$379,00 aqui em Porto Alegre. Acho que está valendo a pena então, mesmo com a ideia de fazer crossfire que ficará em 8x/8x...

Que acham?

Abraços!!

• Membro VIP
Postado

especificações.

marcel... M3A32 é velha. tem de ser pelo menos a M4A78-E.

A coisa do 8x e 16x é isso. Um ligeirinho que só anda cheio em horário de rush. Quando você ve ele de tarde, pensa "poxa, pra que tudo isso?", mas, á noitinha, pensa "po...a, porque SÒ ISSO????"... hehehe...

É melhor que a placa seja 16x -16x. Se você pretende CF, melhor. Mas se você segue o que o johnny fala, você monta dois Pcs... CF de 4890????? eita...

A 4770 é um bom vídeo atual, 45 nm..., mas no preço a 4850 está bem em conta e tem rendimento comprovado. E por menos de 400,00 você tem boa placa. E ninguém vai morrer por usar CF em 8X. Ande de ônibus cheio de vez em quando, né??????

Postado

Claudio Velasco

O que muda?

M3A32-MVP => 790FX/SB600

M4A79........=> 790FX/SP750 perde parte do sistema de refrigeração

M3A79-T.....=> 790FX/SP750 com turbo key e perde parte do sistema de refrigeração.

M4A79T......=> 790FX/SP750 Soquete AM3+DDR3

é uma boa briga, né???

E mais antiga ainda são as com chip 580X que já ofereciam crossfire 16x/16x.

Postado

Dei uma procurada rápida no ML pelas placas...

M3A32-MVP => R$ 759,00

M3A79........=> não tem

M4A79-T.....=> R$ 725,90

M4A79T......=> R$ 725,00

Alguém sabe de alguma lojha boa pra comprar??

Acho que vou acabar com um 790GX mesmo da ECS que falei e com a diferença já comprar outra VGA 4850..

• Administrador
Postado

Quanto aos chipsets, depende de quanto o usuário pode desembolsar, mas geralmente placas como chipset 790 são um pouco mais caras mesmo, mas pode-se procurar chipsets equivalmenntes, como o Nforce 780, que é mais em conta como indicado, porque o Nforce 980, já retorna ao problema anterior, de custo bem elevado...

• Membro VIP
Postado

Mas...qual é o problema coma ECS? Ela não é 790GX+SB750? Há problemas com ela que eu desconheça? pois o preço dela é bom, só aquela parada do 8X - 8X. Que, sim, é algo a se considerar, mas que só a M3A32-MVP ou a M4A79T - ambas caras, beirando 800 reais - suportam. A M3N-HT é Nvidia... Era CF, não? E dar 800 pratas numa placa-mãe... é muiita dor num corpo só...

E, johnny... a M3A32-MVP pra mim é "velha" por causa do SB600 que ela usa. Fora que ela tem quase dois anos de lançamento. Tenho minhas preocupações com o suporte aos novos processadores.

As outras, claro que sei que são semi-equivalentes. e sobre o CF de 4890, era humor.

Postado
Mas...qual é o problema coma ECS? Ela não é 790GX+SB750? Há problemas com ela que eu desconheça? pois o preço dela é bom, só aquela parada do 8X - 8X. Que, sim, é algo a se considerar, mas que só a M3A32-MVP ou a M4A79T - ambas caras, beirando 800 reais - suportam. A M3N-HT é Nvidia... Era CF, não? E dar 800 pratas numa placa-mãe... é muiita dor num corpo só...

Se não fosse por esse negócio do CF em 8X/8X já tinha comprado essa ECS certo. Só fico na dúvida se perde muito ou não. Essa ECS usa os chipsets 790GX/SP750 e vou ficar com ela mesmo apesar de querer o CF em 16X/16X. Só não to com toda essa grana pra investir num 750FX e gastar uns R$700,00!!

Abraço!!

Postado
Mas...qual é o problema coma ECS? Ela não é 790GX+SB750? Há problemas com ela que eu desconheça? pois o preço dela é bom, só aquela parada do 8X - 8X.

Considero uns pequenos probleminhas na A790GX-A para quem adquirir uma placa no porte que o rapaz quer:

1ª - Bios: ECS sempre teve problemas com Bios e costuma ser bem modestas em termo de ajustes.

2ª - É um placa bem básica, circuito principal modesto, sem refrigeração eficiente.

Isso é bem visível, não precisa nem ligar na tomada pra notar.

A M3N-HT é Nvidia... Era CF, não?

Chipset concorrente com 790FX??

E, johnny... a M3A32-MVP pra mim é "velha" por causa do SB600 que ela usa. Fora que ela tem quase dois anos de lançamento. Tenho minhas preocupações com o suporte aos novos processadores.

Do SB600 para o SB700 muda a versão do SATA, do SB600 para o SB750 muda a versão do sata e incrementa o RAID 0/5 e o ACC(seu uso mais destinto é para desbloqueio de Cores e overclock core a core). Bom, x4 940 não tem core adormecido e Sata II já tem um barramento pra lá de bom.

Imagine que placas com chipset 690G e Nvidia 630A quantos anos de uso não teriam? e estão ai mandando ver com Bios atualizada e Phenons II 95W.

As outras, claro que sei que são semi-equivalentes. e sobre o CF de 4890, era humor.

Se eu não me engano é mais eficiente e mais em conta que uma GTX 295, consome menos que o CF da HD 4870 e um pouquinho mais que a GTX295.

• Membro VIP
Postado

marcel, grana é solução, problema é ganhar!!! Fica a seu critério. Uma M4A78 com uma 4890, HDs em RAID 0 e memoria top dariam ótimos resultados. Duas 4850 num CF 8x, dariam resultados que eu desconheço. Um pouco de paciencia, juntando grana, seria melhor, pro seu objetivo.

Johnny, mas "mais em conta" é uns 700,00...não? esta semana um parceiro meu pegou uma 4870 da sapphire, 495,00. Duas saem a menos de 1000, e eu mesmo achando caro e desnecessario, considero adequado. Não questiono a capacidade da 4890, questiono é o PREÇO. Sou assalariado, penso em grana sempre que penso no que recomendar. Placas de 750,00 são impossíveis para mim. CF com 4890? estupor. Não creio em vantagens exponenciais, digo, nada me garante que 5 mil reais vão me trazer a "gaming experience" de um PC de 2 mil.

E sim, a ECS é mais simples, mas é mais barata. custo/benefício. Tem de perder algo, não? E sobre o chipset nvidia, remeto a pergunta inicial do tópico. Mesmo sendo equivalente, eu não acho boa ideia usar nvidia, sabendo das qualidades dos chipsets ATI atuais. E eu acho o SB750 menos problemático do que o SB700 - minha experiência é com a M3A78.

abraços a vós!

Postado

Pessoal.

Já tenho a 4850 e a vga não tem como mudar. Se for pra fazer CF vou comprar outra pelo custo/benefício.

Toda essa dúvida com a placa mãe é porque comprei uma ECS A790GXM-A AM2+ no "Balão da Informática" e me mandaram uma ECS A790GXM-AD3 AM3+. Estou enlouquecido com a loja. Porcaria de loja.

Vou ver o que resolvo com o site e vou acabar paganto uns R$600,00 por uma ASUS com modelo a decidir ainda. O problema é achar essa placa mãe. No ML não tem muitas opções com chipsets 790GX+SB750 e em lojas as placas estão caras pra caramba....

jonny_br:

realmente a ECS parece ter fragilidade na refrigeração....

Em tempo, o processador que tenho (Phenom II X4 940) é 125W e inviabiliza algumas placas mãe mais antigas.....

Postado

Ótimas placa, eu iria de GA pela Bios, bem mais completa e é Dual.

Postado
Também tem essa na WAZ:

Gigabyte GA-MA790GP-DS4H = R$ R$ 599,00 http://www.waz.com.br/_produtos/?p=93365

Descobri que a Pluginformatica não despacha pra Porto Alegre....aí é pra matar....

A UD** tem melhores capacitores.

tenta achar a asus M4A78T-E no ML q tem. tem tb http://www.comprefacil.net/detalhes.asp?id=139&produto=950 e nessa loja eu entraria em contato com eles porque chegaram a vender essa placa no ML por 319,00.

Essa placa é soquete 938 pinos e o processador dele é 940 pinos.

Postado

No site da ASUS, na lista de suporte de processadores, o 940 está OK para a M4a78-E.

Porém não sei se vale a pena pegar ela ou uma GA.

Só vou ter que arranjar alguém que receba a placa em Sampa e me mande em Porto Alegre...:D:D:D:D

Postado

E aí pessoal!

Vou escolher entre uma dessas duas:

Gigabyte GA-MA790GP-UD4H => AMD 790GX + SB750 Chipset => R$598,00

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ClassValue=Motherboard&ProductID=3003&ProductName=GA-MA790GP-UD4H

Gigabyte GA-MA790X-UD4P => AMD 790X + SB750 Chipset => R$559,00

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ClassValue=Motherboard&ProductID=3038&ProductName=GA-MA790X-UD4P

Alguém tem boas informações entre as diferenças destas placas e principalmente dos chipsets (790X e 790GX) já que olhei no site e não me pareceu nada de muito diferente???

Abraços!!!!

Postado
E aí pessoal!

Vou escolher entre uma dessas duas:

Gigabyte GA-MA790GP-UD4H => AMD 790GX + SB750 Chipset => R$598,00

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ClassValue=Motherboard&ProductID=3003&ProductName=GA-MA790GP-UD4H

Gigabyte GA-MA790X-UD4P => AMD 790X + SB750 Chipset => R$559,00

http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ClassValue=Motherboard&ProductID=3038&ProductName=GA-MA790X-UD4P

Alguém tem boas informações entre as diferenças destas placas e principalmente dos chipsets (790X e 790GX) já que olhei no site e não me pareceu nada de muito diferente???

Abraços!!!!

São praticamente os mesmos, o 790GX porta o IGP HD 3300(o video no mais rápido do mercado). O 790X é OFF e as placa são bem diferentes, a GA-MA790X-UD4P é show de bola, a outra não chega nem perto, e está bem caro esse IGP pra ficar de estepe, quem vai pagar esse preço todo por ele é melhor pegar uma GF 8600GT.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!