Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor video cassete


fabioigor

Posts recomendados

  • Coordenador

Colega Fabio, No geral os video cassetes possuem 3 motores, sendo um para o carregamento da fita, um para tracionamento da fita (capstran) e outro para girar a cabeça de leitura..., talvez o mais fácil de usar é o motor de carregamento da fita, (motor comum), os outros são motores de passo e seu acionamento é um pouco mais complexo...

Você não terá problemas para identifica-los, o de carregamento da fita, geralmente é bem visivel, o motor de tracionamento fica fica acoplado no eixo capstran, e o outro é o próprio cunjunto do cabeçote...

Boa sorte!.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Fabio, No geral os video cassetes possuem 3 motores, sendo um para o carregamento da fita, um para tracionamento da fita (capstran) e outro para girar a cabeça de leitura..., talvez o mais fácil de usar é o motor de carregamento da fita, (motor comum), os outros são motores de passo e seu acionamento é um pouco mais complexo...

Você não terá problemas para identifica-los, o de carregamento da fita, geralmente é bem visivel, o motor de tracionamento fica fica acoplado no eixo capstran, e o outro é o próprio cunjunto do cabeçote...

Boa sorte!.

e aí Bcpetronzio beleza??

uai nos somos de minas heheheh....

no caso precisaria do motor de passo certo?

qual seria ele no video cassete que nao to conseguindo identificar?

e no caso esse motores de carrinho de controle remoto é motor de passo? daria para usao também??

como faço para identificar o motor de passo no video cassete?

valeu pela ajuda e atençao

abraço

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

No geral, os motores de carrinho de controle, são mais fracos para esta aplicação!, tem que fazer um sistema de redução, por engrenagens, para que ele tenha mais força para tracionar uma esteira!, o motor ideal para este propósito seria o motor de tracionamento da fita, que fica acoplado no eixo capstran, ele é um motor de mais baixa rotação porém alto torque!, para identifica-lo, você retira todo o mecanismo do video cassete e observe na parte inferior dele, bem no rumo do eixo que traciona a fita você encontrará este motor...

No geral, ele possue uma aparencia como o motor da foto abaixo:

Ecm2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio..Vai por partes, primeiro você queria tirar os motores do video kset... agora do cdrom?? os motores de passo geralmente tem varios fios acima de 4, e necessitam de drive especifico para funcionarem....

no cas e so quero saber por que tenho um driver de cdrom velho aqui

mas ja to tirando o motor de passo do video aqui tendeu??

a do cd rom seria de passo também? porém nao tem fio nenhum

valeu

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não!, os motores de uma unidade de CD são motores comuns, tanto o que gira o CD quanto o que traciona o carrinho do leitor ou o da gaveta!, a diferença é nos circuitos que acionam eles!, uns é por PWM, (gira o CD e traciona o carrinho), e outro (da gaveta)é por alimentação normal!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não!, os motores de uma unidade de CD são motores comuns, tanto o que gira o CD quanto o que traciona o carrinho do leitor ou o da gaveta!, a diferença é nos circuitos que acionam eles!, uns é por PWM, (gira o CD e traciona o carrinho), e outro (da gaveta)é por alimentação normal!...

Bcpetronzio o motor de passo que tem no video cassete é um que tem dois fios um vermelho e um preto ou a outro motor de passo com mais fios??

obrigado pela ajuda

abraçot

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega fabioigor de uma olhada nesse artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo

esse motor de 2 fios funcionam apenas ligando os fios em uma bateria, o de passo não! ele você tem que fazer um driver para fazer ele rodar!

Motores de carrinho e outros que tem 2 fios não são motores de passo!

Leia o artigo acima e de mais uma pesquisada sobre motores de passo!

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega fabioigor de uma olhada nesse artigo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_de_passo

esse motor de 2 fios funcionam apenas ligando os fios em uma bateria, o de passo não! ele você tem que fazer um driver para fazer ele rodar!

Motores de carrinho e outros que tem 2 fios não são motores de passo!

Leia o artigo acima e de mais uma pesquisada sobre motores de passo!

Até mais.

a certo... balews pelo toque aí

mas me responde uma coisa...

no video cassete a motor de passo???

pois nao to conseguindo identificar mesmo com a imagem postada acima

valeu

abraço

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não sei se tem mas se o BCpetronzio ta falando é porque deve ter! procura um motor que tenha 6 ou mais fios. Tire todos eles e confira qual tem 6 ou mais fios.

Valeu!!

o **** que nao sei onde identifcar ele...

nao tem anda parecido no video cassete com a foto que ele me passou...

alguem ai sabe me informar onde localizo o motor de passo no video cassete??

valeu

abraço

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o **** que nao sei onde identifcar ele...

nao tem anda parecido no video cassete com a foto que ele me passou...

alguem ai sabe me informar onde localizo o motor de passo no video cassete??

valeu

abraço

t+

Fabio, você não localizou aquela parte redonda metalica que passa a fita lá está localizada as cabeças de video, o que faz aquilo girar, é o motor de passo identico que o Petronzio mostrou ai, é só você virar ele ao contrario você verá é identico o da foto.....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, você não localizou aquela parte redonda metalica que passa a fita lá está localizada as cabeças de video, o que faz aquilo girar, é o motor de passo identico que o Petronzio mostrou ai, é só você virar ele ao contrario você verá é identico o da foto.....

deve ser este então..

um que tem duas fitas e embaixo dele tem uma placa e nele qundo colocava a fita ele fazia o movimento de rotaçao...

é esse o motor de passo?

se for tem como desmontalo ou eu utilizo daquela forma??

e parece que os fios estão em forma de fita tem como desfazer?? ou é assim mesmo??

valws

pela ajuda e compreençao

abraços

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou colocar uma outra foto para te ilustrar melhor o mecanismo do video!, lembre-se nem todos são iguais!, é só para te ilustrar mesmo ok?...

videocassete_componente_mecanismo.jpg

Repare na foto, onde esta escrito CILINDRO..., este é o cabeçote do video!, a parte inferior deste cilindro é um motor de passo..., ele faz girar a cabeça de leitora...

No lado direito superior da foto, você verá um conjunto tracionado por borrachinha!, o motor deste conjunto é um motor comum (dois fios um vermelo e um preto), e traciona a gaveta da fita...

Um pouco mais abaixo você verá uma indicação do Capstran!, perto do rolo pressor..., este Capstran é um motor de passo, na foto você esta vendo só a parte superior dele, onde se encontra o eixo do motor!, na parte de baixo deste mecanismo você verá o resto deste motor que no geral é bem semelhante ao da foto que passei anteriormente!...

Nele tem uma placa com um circuito que controlará este motor!, as alimentações destes circuitos é um pouco mais complexas e dependerá de um pulso em determinada frequência para que ele gire na velocidade desejada!...

Não conheço desta parte para indicar circuitos que façam o acionamento destes tipos de motores!...

Aguarde outros colegas ok?

Espero ter auxiliado um pouco mais!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!