Ir ao conteúdo

Tópico oficial - Asus M4A78T-E

sdriver

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bem como ha varios tópicos espalhados sobre essa placa, decidi criar um agregador para que não precisemos ficar fuçando em varios topicos, gostaria que algum administrador se possivel colocasse os tópicos relativos aqui como dicas de OC e duvidas de compatibilidade.

Enquanto isso não acontece vou brindar os donos dessa placa com os drivers de audio tão procurados para Windows 7, versões originais e finais retiradas do site da VIA, porém nada fácil de achar devido à zorra que é aquele site e que não se encontram ainda no site da Asus pelo desleixo da mesma.

Windows 7 VT1708s x32 e x64 http://www.viaarena.com/Driver/v7300a.zip

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Legal a iniciativa sdriver ! :)

Tenho algumas dúvidas sobre a placa.

1- avaliando pelo dedômetro, o SB, NB e VRM esquentam muito ?

2- O som onboard dela é bom, razoável .. ?

3- Na disposição dos componentes, tem algo que te desagrada ?

4- você usa ela no linux ?

"só" isso. :D

Valeu ! :)

• Membro VIP
Postado

Devido a morar em SC, e o gabinete ser muito bem ventilado, nunca tive problemas com aquecimento, contudo ela tem varios disspadores graudos.

o som onboard é via, 1708S, e é realmente muito bom, so o problema da incompatibilidade com o Win 7 é que estava atrapanhando, mas com esse driver novo que achei está tudo muito lindo. O layout da placa é excelente, minha unica queixa fica por conta de ter apenas 1 rede ethernet na placa enquanto que concorrentes mais fracas como a A790GXM-AD da Ecs tem 2.

Linux, linux mesmo nao hehe, mas o sistema express gate dela é baseado em Linux e funciona muito bem apesar de eu achar essa coisa uma inutilidade, afinal se num posso fazer backup dos meus arquivos pra que vou usar um sistema operacional secundario.

E uma ultima dica fica por conta do sistema de recovery da BIOS, salvador de vidas. Esta semana atualizei a BIOS da maquina atraves do proprio aplicativo da BIOS que faz isso. Bem o sistema travou enquanto apagava a BIOS atual, resultado, coma profundo!

porém apos eu resetar o jumper, o sistema me avisou de um problema de BIOS e bastou eu baixar no pendrive atraves de outro pc a BIOS correta e pronto, foi mais eficiente que usar desfibrilador em bebado.

• Membro VIP
Postado
Devido a morar em SC, e o gabinete ser muito bem ventilado, nunca tive problemas com aquecimento, contudo ela tem varios disspadores graudos.

Hehehehe, menos o do SB, pr isso perguntei dele.

Ele é mirradinho e tem outras placas que colocaram heatpipe nele, mas é placa com 790FX..

o som onboard é via, 1708S, e é realmente muito bom, so o problema da incompatibilidade com o Win 7 é que estava atrapanhando, mas com esse driver novo que achei está tudo muito lindo.

Obrigado. :)

O layout da placa é excelente, minha unica queixa fica por conta de ter apenas 1 rede ethernet na placa enquanto que concorrentes mais fracas como a A790GXM-AD da Ecs tem 2.

Nada grandioso pra mim.

Obrigado pela informação.

Linux, linux mesmo nao hehe, mas o sistema express gate dela é baseado em Linux e funciona muito bem apesar de eu achar essa coisa uma inutilidade, afinal se num posso fazer backup dos meus arquivos pra que vou usar um sistema operacional secundario.

Sem problemas. ^_^

E uma ultima dica fica por conta do sistema de recovery da BIOS, salvador de vidas. Esta semana atualizei a BIOS da maquina atraves do proprio aplicativo da BIOS que faz isso. Bem o sistema travou enquanto apagava a BIOS atual, resultado, coma profundo!

porém apos eu resetar o jumper, o sistema me avisou de um problema de BIOS e bastou eu baixar no pendrive atraves de outro pc a BIOS correta e pronto, foi mais eficiente que usar desfibrilador em bebado.

UAhuahuahuahuahuahuahauhauhau

Espero não precisar utilizar isso.. aqui eu só atualizaei uma vez e não tive problemas.

Obrigado pela resposta. :)

• Membro VIP
Postado

Coloquei aqui todas as 15 BIOS ja lançadas em busca do elo perdido (4º núcleo), mas infelizmente no meu caso ele veio amaldiçoado. Ha é, eu esqueci de dizer que tem uma outra funcionalidade nesta placa que é o ajuste direto para uso de memorias 1600 mhz sem a necessidade de OC no resto pc.

• 5 semanas depois...
Postado

Olá pessoal,

É a segunda placa mãe que testo e esta também está com problemas.

O problema é o seguinte, a placa de vídeo onboard ATI HD3300 não funcionava de jeito nenhum até hoje (estava usando uma off porcaria), ficava com artefatos azuis e rosas na tela. Hoje, resolvi tentar solucionar o problema e descobri.

O problema é tenho que setar na BIOS a opção de gerenciamento da memória da placa onboard para UMA, as opções SidePort e SidePort+UMA causam o erro citado acima.

Alguém já teve experiências parecidas com essa placa? Mandei um email para a Asus reclamando do problema. Estou no aguardo de uma solução.

Config do PC:

Asus M4A78T-E

AMD AM3 Phenom II X3 720 Black Edition

4GB (2x 2GB) Kingston KVR1333

HD 1TB Samsung

Obrigado.

Diego.

Postado

colega, seguinte, o IGP as vezes não funciona com um VGA instalada na Mainboard. Outra coisa, se, como você diz, está usando VGA Off, terá que entrar na bios, (se não me engano) na parte do Chipset e indicar a preferência de VGA padrão.

Postado
colega, seguinte, o IGP as vezes não funciona com um VGA instalada na Mainboard. Outra coisa, se, como você diz, está usando VGA Off, terá que entrar na bios, (se não me engano) na parte do Chipset e indicar a preferência de VGA padrão.

Sim sim, eu consigo alterar a VGA padrão, o problema é que a tela fica com artefatos, totalmente ilegível quando a placa onboard está ativa nos modos SidePort ou SidePort+UMA. Só funciona mesmo quando seto a memória para UMA.

Acredito que o problema não esteja na placa off também, já que ela foi colocada exatamente porque a onboard ficava com a tela rosada, azulada etc...

Valeu pela resposta.

Postado
Sim sim, eu consigo alterar a VGA padrão, o problema é que a tela fica com artefatos, totalmente ilegível quando a placa onboard está ativa nos modos SidePort ou SidePort+UMA. Só funciona mesmo quando seto a memória para UMA.

Acredito que o problema não esteja na placa off também, já que ela foi colocada exatamente porque a onboard ficava com a tela rosada, azulada etc...

Valeu pela resposta.

ah.. eu entendi errado....rs...rs..

Pena, mas acho que você foi contemplado, esse tipo de problema geralmente é mais vantajos corre atras dos direitos e trocar logo a placa.

Mas, para garantir, teste-a com outras memórias.

Postado
ah.. eu entendi errado....rs...rs..

Pena, mas acho que você foi contemplado, esse tipo de problema geralmente é mais vantajos corre atras dos direitos e trocar logo a placa.

Mas, para garantir, teste-a com outras memórias.

Então, e essa é a segunda placa do mesmo modelo que vem com problema. Alguém por aqui tem essa placa funcionando 100%?

A noite vou tentar atualizar a BIOS para ver se resolve o problema

Valeu

Postado

Cara espere um tempo até a loja que voce comprou pegar uma nova remessa para poder trocar, pois pode ser om lote defeituoso, mais antes tenta fazer o que o amigo Jonny disse, tente colocar outra memória para ver se o problema persiste e atualizar a Bios tambem é uma boa tentativa!!

Postado
Cara espere um tempo até a loja que voce comprou pegar uma nova remessa para poder trocar, pois pode ser om lote defeituoso, mais antes tenta fazer o que o amigo Jonny disse, tente colocar outra memória para ver se o problema persiste e atualizar a Bios tambem é uma boa tentativa!!

Acabei de fazer o update da BIOS para a última versão (2303) e o problema continua :confused:

Sinceramente, desanimei dessa placa mãe.

Mandei um email para a asus com detalhes do problema. Estou esperando uma posição deles.

Alguém mais teve problemas com essa placa mãe?

Valeu

EDIT: E eu não sou o único com o mesmo problema com essa placa mãe. No forum da Asus vi pelo menos mais 3 pessoas com o mesmo problema. Então fica o alerta para quem for comprar essa placa e pretende usar o video onboard.

Postado
Acabei de fazer o update da BIOS para a última versão (2303) e o problema continua :confused:

Sinceramente, desanimei dessa placa mãe.

Mandei um email para a asus com detalhes do problema. Estou esperando uma posição deles.

Alguém mais teve problemas com essa placa mãe?

Valeu

tenta uma da asus

Postado

Colega, essa placa possui uma memória incorporada DDR2 para Buffer de memoria da VGA integrada... conforme o site da asus: " Memória SidePort

Esta motherboard suporta memória SidePort, uma memória DDR2 incorporada que serve como buffer de memória para o chipset gráfico integrado. Com uma baixa utilização do CPU, a memória SidePort proporciona uma excelente aceleração gráfica integrada e aumenta eficazmente a performance gráfica."

Como você tem dois slots de memoria, provalvemente deve estar utilizando em dual Channel, tente colocar apenas um pente de memoria (single) para ver se resolve..

Já que uma vez você ja atualizou a BIOS, teste também cada pente de memoria isso pode ser relacionados também.

Postado
Colega, essa placa possui uma memória incorporada DDR2 para Buffer de memoria da VGA integrada... conforme o site da asus: " Memória SidePort

Esta motherboard suporta memória SidePort, uma memória DDR2 incorporada que serve como buffer de memória para o chipset gráfico integrado. Com uma baixa utilização do CPU, a memória SidePort proporciona uma excelente aceleração gráfica integrada e aumenta eficazmente a performance gráfica."

Como você tem dois slots de memoria, provalvemente deve estar utilizando em dual Channel, tente colocar apenas um pente de memoria (single) para ver se resolve..

Já que uma vez você ja atualizou a BIOS, teste também cada pente de memoria isso pode ser relacionados também.

Na verdade, a minha placa mãe utiliza o AMD 790GX que tem 128MB DDR3 na Sideport, que, na minha opinião nada mais é do que memória dedicada para o IGP.

Portanto, acredito que não tem relação com a memória do sistema.

Mas vou tentar tirar um pente pra fazer o teste.

Valeu

Postado

Cara eu estou com um problema diferente e estou desconfiando da mobo também. No meu caso é quando tento instalar o ATI Catalyst mais atual, simplesmente a tela fica preta e tenho que reiniciar o computador. =/

Já tentei update de bios e nada ainda. Tentar desativar a sideport pra ve...

Postado
Cara eu estou com um problema diferente e estou desconfiando da mobo também. No meu caso é quando tento instalar o ATI Catalyst mais atual, simplesmente a tela fica preta e tenho que reiniciar o computador. =/

Já tentei update de bios e nada ainda. Tentar desativar a sideport pra ve...

É, o meu problema continua ainda. Ontem recebi um email da Asus pedindo uma série de informações sobre a placa-mãe, memórias, processador. Como n de série, marca, modelo, quantidade.

Ainda não tive tempo de reunir todas as informações para responder o email.

Estou pensando seriamente em deixar como está. Sem a Sideport, é um disperdício de dinheiro e desempenho mas se a Asus não resolver, quem irá?

A diferença de desempenho é de mais ou menos 3000 pontos no 3DMark 03. Fiz 4600 pontos (processador e PV stock) e achei por aí um cara que fez 7300 e alguma coisa mas com um leve overclock na placa e processador.

Ainda estou na dúvida, mas enfim, irei responder o email da Asus e ver se eles resolvem o problema.

Até

Postado

Equilibrum, voce consegue instalar normalmente o catalyst? Esse final de semana vou poder testar tudo e tentar confirmar o problema na mobo... como voce entrou em contato com a asus?

Postado
Equilibrum, voce consegue instalar normalmente o catalyst? Esse final de semana vou poder testar tudo e tentar confirmar o problema na mobo... como voce entrou em contato com a asus?

Não sei cara, ainda não testei, mas pode deixar que quando chegar em casa eu tento instalar.

Entrei em contato com a asus através do email: [email protected]

Postado

.

Eu tenho uma asus m4a785td-v evo, estou com a off funcionando e a onboard tanto pelo plug dvi como pelo plug analogico mostram a mesma imagem.Apenas chiados como se fosse uma tv fora de sintonia. Eu tenho a ligeira impressão que isso foi logo quando eu mudei de dual chanel para apenas um pente ddr3, pois antes era apenas tela preta e riscos verticais, mas do mesmo mudo, não parece uma mudança positiva.

Equilibrium postou no meu topico e vou testar essa opção:

´´EDIT: Entre na bios -> Advanced -> Chipset -> Segunda Opção -> Internal Graphics Configuration > Troque na opção "Internal Graphics Mode" que provavelmente estará como UMA+Sideport, troque para UMA. Salve e reinicie. Acredito que irá funcionar desse modo.´´

To esperando meu amigo trazer a offboard pra mudar a config na bios,se funcionar eu posto resposta,senão segunda ela vai pro correio pega garantia.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...