Ir ao conteúdo

Como ler as especificações do diodo?

comanch

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal perdoem minha ignorância é que estou me interessando por eletrônica agora. eu gostaria de saber como ler as especificaçoes do diodo por exemplo eu comprei um diodo 1N 5408 o que quer dizer isto, e eu medi ele na escala que tem um símbolo do diodo e encontrei uma medida de 500 o que são esses 500 e quando eu fui medir ele na escala de resistência na menor como eu andei lendo a medida que aparecue foi o 1 tanto para anodo catodo quanto catodo anodo, indicando resistencia alta, só achei sua resitência na escala alta 1,230 MW + ou -, outra coisa eu istalei um LED no interruptor do meu quarto e usei este diodo em serie com um R de 15K e o LED esta funcionado perfeito colequei ele em paralelo no interruptor aproveitando o cabo de retorno da lâmpada quando apadogo a luz ele acende mas eu li que se eu invertesse a polaridade dele não passaria corrente e eu inverti e continuou a passar corrente do mesmo jeito tem alguma coisa de errado com o diodo ou comigo he he he he.

Postado

Para você saber as especificações, procure pelo datasheet do componente.

No seu caso, procure por "datasheet 1N5408".

Este 500, se não me engano, é o valor da queda de tensão em polarização direta e seria em milivolts.

Quanto ao LED, é normal que ele acenda nos dois sentidos, mesmo com um diodo em série (o LED também é uma espécie de diodo), pois, a tensão da rede elétrica é alternada, ou seja, durante parte de meio ciclo ele fica diretamente polarizado.

Na minha opinião, o diodo ligado em série não produz nenhum efeito útil.

Se ele estivesse ligado em antiparalelo com o LED, aí sim, ele protegeria o LED da tensão reversa.

• Membro VIP
Postado

Na minha opinião, o diodo ligado em série não produz nenhum efeito útil.

Se ele estivesse ligado em antiparalelo com o LED, aí sim, ele protegeria o LED da tensão reversa.

O diodo ligado em série bloqueia a tensão quando o led estaria polarizado inversamente. Na prática é até melhor que em antiparalelo, pois nos semiciclos onde é polarizado inversamente, a corrente não vai toda para o resistor, e este irá dissipar somente metade da potência, ou seja, somente nos semiciclos que o led acender.

Diodo em antiparalelo só é mais útil quando usar a reatância capacitiva de um capacitor em séria com AC, pois assim o LED aproveita metade do ciclo e o diodo descarrega o capacitor na outra metade.

Postado

Boa noite pessoal perdoem minha ignorância é que estou me interessando por eletrônica agora. eu gostaria de saber como ler as especificaçoes do diodo por exemplo eu comprei um diodo 1N 5408 o que quer dizer isto, e eu medi ele na escala que tem um símbolo do diodo e encontrei uma medida de 500 o que são esses 500

um diodo tem caracteristicas diferentes de uma resistencia

esses valores lidos nessaescala do diodo apenas serve como indicaçao se conduz ou nao

os multimetros digitais que conheço usam nesta escala uma tensão de ~~ 9v

para que a tensão seja superior ao valor de Vf do diodo

assim se colocar colocar as pontas numa posiçao vai ter oma indicaçao desse tipo (500 no seu caso)

se trocar as pontas o valor deve dar a indicaçao circuito aberto

--------------------------------------

e quando eu fui medir ele na escala de resistência na menor como eu andei lendo a medida que aparecue foi o 1 tanto para anodo catodo quanto catodo anodo, indicando resistencia alta, só achei sua resitência na escala alta 1,230 MW + ou -,

nestas escalas e mais uma vez dos que conheço e usada umatençao muito mais baixa que não permite atengit o valor de Vf do diodo e logo vai dar esas resisemcias muito elevadas

------------------------------------

outra coisa eu istalei um LED no interruptor do meu quarto e usei este diodo em serie com um R de 15K e o LED esta funcionado perfeito colequei ele em paralelo no interruptor aproveitando o cabo de retorno da lâmpada quando apadogo a luz ele acende

isto esta correcto

------------------------------

mas eu li que se eu invertesse a polaridade dele não passaria corrente

isto esta errado

na ralidade o que esta a fazer e colocar o seu circuito do led + diodo+ resistencia em serie com a lampara e vai conduzir em qualquer das condiçoes

so altera o ciclo da tensão AC em que conduz

-----------------------------

e eu inverti e continuou a passar corrente do mesmo jeito tem alguma coisa de errado com o diodo ou comigo he he he he.

nada de errado a nao ser que deve aproveitar para ler algo mais sobre esses componentes e circuitos

Postado

"mas eu li que se eu invertesse a polaridade dele não passaria corrente"

Isto é verdade, o que acontece é que em conrrente alternada, como o próprio nome diz a corrente alterna o sentido, então ele vai acabar bloqueando apenas um semiciclo da corrente, se alterar a polaridade do diodo, o outro semiciclo é que vai ser bloqueado!!!

Achei esse documento na net, não é completo mas dá uma boa ideia de como é feita a nomenclatura de alguns componentes de junção:

http://www.cpdee.ufmg.br/~elt/docs/elt1/normas.pdf

Postado

Galera vocês foram D + estou muito agradecido mesmo principalmente aos colegas Oceno e Denis Bopp pelos detalhes da explição e o documento era que eu eu procurava já imprimi valeu resovido!

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!