Ir ao conteúdo

AMD R900 - Northern Islands: Radeon HD6**0

Evandro

Posts recomendados

Postado
Uma coisa eu sei: Junto com o processo de fabricação, tem que arrumar uma maneira de diminuir o tamanho das placas po. Ta ficando complicado a galera dos midtower. Ninguem merece fazer cirurgia no gabinete ou levar fita métrica nas lojas pra ficar medindo o comprimento até onde ficam os HDs.

Pior que tem mesmo cara, porque se as próximas vierem maiores, elas já vão vir com a fonte, o processador a placa mãe e o resto embutidos nela, porque ela vai ser do tamanho de uma gabinete full tower.

Mas acredito que a tecnologia de nm menores tambem vão dimibuir fisicamente o tamanho das placas, até porque aumentar vai ser difícil.

Abraço.

Postado

Acho que o tamanho avantajado das placas antigas se deveria ao fato de precisar de coolers maiores para dissipação térmica melhor. Porém com a diminuição da litografia, os TDPs estão cada vez menores e não vejo motivos para esses PCBs continuarem cada vez maiores....

• Membro VIP
Postado
Bá, tá feio o negócio, hein? Alguém só me lembra quais eram as próximas litografias planejadas pras cpus e gpus?

R900 em 32 nm bulk da GF, pelo que disseram.

caramba cabo de lança a r800 e ja vem r900?? esses caras não perdem tempo, a nvdia que se cuide com o gt300 porque desse jeito a r900 sai antes do gt300 kkkkk

Esse chips levam mais de 3 anos pra serem desenvolvidos, então não ache isso tão estranho. ;)

Postado
3 anos??tudo isso??

então as placas que lançaram agora é tecnologia de 3 anos atras??ou eles vão modficando o projeto?

não, tipo, eles tem que fazer o chip, testar, varias coisas, depois ir para o processo de produção, que as vezes da errado, ai tem que mudar algumas coisas, ai demora mesmo...

Postado

Não é só fabricar o protótipo e testar. Esta é uma etapa muito demorada e enfadonha, mas há uma outra que é o projeto de toda a arquitetura que tem que ser feito muito tempo antes dos testes. Isso também é muito demorado, exige muitos cálculos e previsões porque montar um chip diferente, com arquitetura diferente exige muitos e muitos gastos.

• Membro VIP
Postado
3 anos??tudo isso??

então as placas que lançaram agora é tecnologia de 3 anos atras??ou eles vão modficando o projeto?

Eles vão modificando o chip aos poucos. O R800, R700 e R670 são ambos derivados do R600 e cada um deles formou uma série diferente(HD5000, HD4000, HD3000 e HD2000 respectivamente).

Arquiteturas novíssimas, como o R900 e o GF100, são demoradas mesmo.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Exatamente como acontece com os jogos, alguns levam mais de 5 anos até o desenvolvimento final, nesse tempo as novas tecnologias vão mudando o projeto e seobretudo, voce está "inventando" algo novo, logo tem de ter as ideias novas e nem sempre elas aparecem no seu horario comercial ne. Acredito que empresas como a ATI tenham varias equipes trabalhando em projetos paralelos e conforme eles evoluem vão sendo priorizados para serem lançados mais rápido. É provavel ate que um projeto iniciado 1 ano antes de outro seja lançado 1º caso sua evolucao seja melhor ou mais rapida que a outra. Veja o tal Fermi da Nvidia, é obviamente um projeto muio bom, mas que está inacabado, contudo por pressao do mercado a Nvidia está se matando para lança-lo logo. Minha aposta sobre ele é que será uma bela bomba cheia de falhas no projeto e talvez nem seja capaz de bater a HD5970, mas pode apostar que a arquitetura que lançarem depois, o GTX400 deverá ser espetacular, pois irá ter o Fermi como base. Quando a produção ou desenvolvimento de um projeto está andando bem, logo saem rumores de seu sucessor. Vide o caso do R800 e R900. Mas vejam se há algo sobre outros projetos da Nvidia... Uma pena pois a balança do mercado assim fica desequilibrada. Se ao menos a porca da Nvidia baixasse bem o preço das GTX2xx isso seria atrativo para todos e poderia puxar os preços da ATI pra baixo.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

http://www.xbitlabs.com/news/video/display/20100121233418_ATI_s_Next_Generation_Graphics_Processors_on_Track_for_the_Second_Half_of_2010_AMD_s_CEO.html

Nova geração de placas ATI vem no segundo Semestre (que novidade !).

Assim diz o tio Dirk Meyer, manda chuva da AMD.

Falou-se novamente em "Ilhas do norte" como codinome dos chips (agora eu vi jones !), que terá bastante coisa diferente em relação ao Evergreen (R800, série 5000) e que será em 28 ou 32 nm.

Como dito no tópico do R800, provavelmente será em 28.

E também falou-se em outros codinomes como o já citado aqui Hecatonchires pra família e também nos nomes Cozumel, Ibiza e Kauai para os chips.

--

Isso é pra não esquecerem da ATI em tempos de Fermi. ^_^

Postado

acho q não é indecisão, isso é esconder as cartas mesmo. mas o eduS e o thiago é que poderiam dar mais certezas... tipo, quão fácil seria bolar esse chip em processo atual e de última hora atualizar? tipo, um é "half node" do outro, pra facilitar por exemplo? ;)

• Membro VIP
Postado
mas 28 agora?

A(s) fabricante(s)(cof cof, tsmc) tão prontas pra fazer chips nessa litografia, agora pra primeiro semestre?

Segundo.. veja meu post. ;)

Postado
acho q não é indecisão, isso é esconder as cartas mesmo. mas o eduS e o thiago é que poderiam dar mais certezas... tipo, quão fácil seria bolar esse chip em processo atual e de última hora atualizar? tipo, um é "half node" do outro, pra facilitar por exemplo? ;)

entenda indecisão por não saber se vai dar tempo de ir com os 28 ou com 32... a TSMC e a GF abandonaram o 32nm, se sim é 28 :)

Postado

não esqueça da GF. Mas concordo, pelo menos em termos de TSMC é muito estranho se supor que vai dar tempo de lançar em 28nm, né? Esse chip tem tudo pra sair em 32nm... ;)

Postado
não esqueça da GF. Mas concordo, pelo menos em termos de TSMC é muito estranho se supor que vai dar tempo de lançar em 28nm, né? Esse chip tem tudo pra sair em 32nm... ;)

mas a TSMC não falou que ia pular os 32nm e ir direto para os 28?

Postado
sim, gpu e chipset é bulk. ;)

de qq forma, Q4 não eram as "risk production"?

sim, se a ATi quiser viver novamente o início da vida do R800... porque esse processo de 40nm da TSMC era um risk production...

Q1 de 2011 lá pra fevereiro acho que ocorre o lançamento

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...