Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
Achei estranho o anand falando que o Zacate E-350 não concorre com o Atom. Se ele vai entrar no mercado de netbooks porque ele não seria seu concorrente?

O E-350 é bem mais rápido que qualquer Atom em termos de desempenho de CPU e GPU creio que nem precisa mencionar, visto que a plataforma Atom só se torna competitiva com relação ao E-350 quando esta vem acompanhada do Ion 2.

Postado
Eu particularmente achei o Zacate E-350 extremamente positivo pro lado da AMD, e finalmente, temos um competidor à altura para o Atom, em todos os seus modelos.

Li cuidadosamente todos os reviews, e percebi dois que são mais "positivos" que o resto, particularmente os do site PC Perspective e do Hot Hardware.

Notem que isso não quer dizer que estou desconsiderando o review de sites mais renomados como o Legit Reviews, porém penso que seja extremamente importante avaliar todos os aspectos possíveis (ou pontos de vista), nestes respectivos casos.

Em suma, um ponto extremamente forte do Zacate é o consumo em idle, que é mais baixo que qualquer Atom atualmente disponível no mercado, outro fator é o desempenho da GPU, que fica no nível da Ion 2 da nVidia, o que é excelente quando se considera que um Atom D525 possui TDP de 13 watts e o chip Ion 2 pode possuir TDP de 6 ou 13 watts (dependendo do modelo).

Somando os aspectos supracitados, tem-se uma CPU mais eficiente por mm² comparado ao Atom, tendo ao mesmo tempo um desempenho de GPU bastante decente para um chip tão pequeno.

Conheço dois modelos de Pentium Dual Core que operam com frequencia padrão de 2.2 GHz, o primeiro seria o E2200 (desktop), com TDP de 65 watts e o T4400 (notebook) com TDP de 35 watts.

Quanto a GeForce GT 320M, estima-se que o TDP dela fique na casa dos 19 watts.

Realmente estou pensando na mesma linha que você. Como diz um comentário que fizeram dando pancada no fuad "mas que fracasso! O bobcat não é melhor que o meu pc! Será que o fato do meu pc ter tdp de 95w influencia em algo?" lol

Ainda não é agora que vai sair um netgaming mas eu sinceramente acho que isso nunca vai existir: que mercado quer isso? A AMD parece ter acertado no geral, mas acho que é quase onipresente a impressão de que o gpu está "desproporcional" perante o cpu.

Uma dúvida, não era no bobcat que a AMD prometeu sub-1w no idle? Talvez no modelo de 1-core e de baixa frequência?

Postado

Pelos reviews, também fiquei com a sensação de "esperava mais", tudo bem que ele vence o Atom, mas não foi por uma margem muito alta, ainda mais se analisarmos que testaram o processador mais rápido da família, todos os outros serão mais lentos. Anyway, esses resultados já podemos considerar como finais, ou daqui pra janeiro pode mudar algo?

Postado

Uma dúvida, não era no bobcat que a AMD prometeu sub-1w no idle? Talvez no modelo de 1-core e de baixa frequência?

Como você deve ter percebido, todos os reviews circulando pela internet são de Engineering Samples, ou seja, apenas uma plataforma para testes preliminares. É bastante provável que recursos de ajuste de tensão e frequencia (a.k.a. Cool'n'Quiet) ainda nem tenham sido propriamente implementados, o que evidentemente tem como consequencia um consumo mais alto em idle (visto que o processador permaneceu na frequencia padrão de 1.6 GHz tanto em idle quanto em load).

E também não posso deixar de lado o fato de este ser o modelo mais rápido da família Zacate, portanto é natural que ele consuma mais que os modelos baseados no Ontario.

Postado

Os valores em idle divulgados são do sistema completo, nenhum review isolou o consumo individual dos núcleos da CPU. Vale lembrar que o objetivo setado para o BC não é ser campeão em performance absoluta móvel mas ser um dos mais eficientes em performance/Watt com um desempenho razoável e próximo do Turion.

Sejamos honestos, neste quesito (o que a AMD se propôs a fazer) a ES testada esmagou os Atom e as versões moveis do Nehalem, proporcionou uma das maiores humilhações que a Intel sofreu desde o lançamento do Athlon ou do Opteron e serve como testamento de que a turma de Haifa, apesar de ser muito boa, ainda tem que comer muito capim para chegar no nível do time de design da AMD/ATi. Em nenhum dos testes os CPUs Intel fizeram frente à eficiência do concorrente. Resta saber se o produto final apresentado nos notes obterá esse mesmo desempenho.

• Membro VIP
Postado
Os valores em idle divulgados são do sistema completo, nenhum review isolou o consumo individual dos núcleos da CPU. Vale lembrar que o objetivo setado para o BC não é ser campeão em performance absoluta móvel mas ser um dos mais eficientes em performance/Watt com um desempenho razoável e próximo do Turion.

Sejamos honestos, neste quesito (o que a AMD se propôs a fazer) a ES testada esmagou os Atom e as versões moveis do Nehalem, proporcionou uma das maiores humilhações que a Intel sofreu desde o lançamento do Athlon ou do Opteron e serve como testamento de que a turma de Haifa, apesar de ser muito boa, ainda tem que comer muito capim para chegar no nível do time de design da AMD/ATi. Em nenhum dos testes os CPUs Intel fizeram frente à eficiência do concorrente. Resta saber se o produto final apresentado nos notes obterá esse mesmo desempenho.

Vamo com calma-_-

Resultado foi ótimo. Mas isso aí só vem pro mercado próximo ano e provavelmente terá novos concorrentes.

Postado

Mas se a concorrente não tiver alguma coisa na manga agora, eles vão entrar sozinhos em um ano.

Até agora só vejo algo parecido da parte da concorrente em processadores para equipamentos maiores, e preparando ainda alguma coisa mais leve em Sandy, porém o gráfico certamente ainda dependera do limão.

• Membro VIP
Postado

Na história recente da Intel, todos os lançamentos dos rivais estão sendo bem "contra atacados", o jeito é esperar para ver.

Queria ter visto mais na CPU, mas eu gostei do desempenho, em vista que uma GPU mais potente ainda faz a diferença para um playback de material HD com filtros e na qualidade das aplicações multimedia e interfaces... vamos esperar os produtos finais, e no preço de mercado, concorrência é sempre bom.

Postado

Da parte da AMD o produto está finalizado e já está sendo enviado para os OEMs. O produto só não está no mercado devido a pormenores e provavelmente veremos algumas ofertas na Newegg durante a sessão de vendas no Natal.

Comparar os resultados das equipes de design dos Atom e BC é interessante pois a Intel, assim como a AMD, têm de usar os componentes e processos básicos disponíveis sofrendo de praticamente as mesmas limitações. Vence quem sintetizar o melhor design e fizer as escolhas mais sóbrias.

Postado

@Tk: Tem razão. Fiquei surpreso com o consumo em idle dos atom e como esse engineering sample conseguiu ficar abaixo. Se eles conseguiram sub-1w até no Zacate dual e de maior clock vai ser fenomenal e vai com todo o louvor dar a coroa de melhor performance/watt para a AMD.

AMD Apple deal is 28nm, notebooks

Our industry sources have indicated that the deal will be announced in at some point 2011, that it will involve 28nm and 32nm Fusion parts particularly Krishna and that Apple plans to launch notebooks based on AMD chips. Apple is also not cold hearted on Trinity 32nm Fusion parts.

The announcement can be as far as a year away, as 28nm parts won't materialise until the second half of 2011 and since AMD doesn’t have a tablet chip, it won’t happen in iPad segment. At this point Apple doesn’t plan to use any AMD chips in desktop or server parts, but in case Bulldozer impresses us all, maybe Steve might change his mind.

Na mesma matéria de litografia/AMD:

AMD 28nm graphics coming in 2H 2011

The good news is that 28nm chips are still scheduled for 2011 and by this time next year there is a good chance we will have 28nm graphics from both ATI and Nvidia in the stores, provided all goes well for TSMC. Southern Islands might also be produced at Globalfoundries, but at this time we are not aware that GloFo is actually working on 28nm graphics.

Alguém lembra o roadmap da GF? Por essa última notícia aparentemente a TSMC vai sair na frente.

Postado
Reparou que vai ter soquete novo FM1 para o Llano?

Acho que isso era bastante evidente, visto que diversas funções, incluindo a GPU, agora estarão integradas ao die do processador.

Postado

Mais do que previsível mesmo.

Agora, o que eu gostaria MESMO é que tivessem dimensionado o tal AM3+ pra não precisar de outra troca já, quando lançarem o "bulldozer com gpu integrada". E, se for pra trocar, pelo amor de deus vamos pra lga *****!

Postado

Realmente LGA seria bacana. Fica muito mais caro produzir assim? Tem alguma razão para não utilizar esse sistema?

(caraca, eu pergunto pra mulesta ein? haha)

Acho que Bulldozer APU substitui o Llano e Bulldozer Desk continuará até 2015.

Realmente deve ser isso mesmo como a gente ponderou antes: dividiram as alterações na arquitetura 1) bulldozer e 2)bobcat/llano para maturar ambas antes de juntá-las depois. O legal (ou triste, já que vai mudar o socket) é que vai ser logo em seguida com o krishna (acho).

Não sei com que base você chutou 2015, mas pelo menos por enquanto o AM3+ tem futuro garantido com o Komodo (não faz sentido mudar de novo o socket para esse processador não-apu e baseado no BDZ).

Postado
Não sei com que base você chutou 2015, mas pelo menos por enquanto o AM3+ tem futuro garantido com o Komodo (não faz sentido mudar de novo o socket para esse processador não-apu e baseado no BDZ).

Gostei do nom Komodo, é onde tem os lagartos de sangue quente, também conhecidos com dragão, não é?

2015 levando com base as ultimas trocas de soquet AMD, teriamos o AM4 para DDR4.

Postado

somente aves e mamíferos tem sangue quente! ;)

quero saber é preço. Mas pra isso vou ter que espera o lançamento, como vai lançar lá pra julho vou morrer de curiosidade até lá

• Membro VIP
Postado

Sou fã boy da AMD mas até sairem realmente, acho que é muito bafáfá e mimimi por parte da imprensa. Prefiro ver o bicho realmente funcionando e rodando para ter uma ideia especulativa melhor. Muito se falava do P4 e vimos que fracasso que foi :( , mas graças a ele temos o HT e outras melhorias, e dos dois lados ;)

• Membro VIP
Postado
somente aves e mamíferos tem sangue quente! ;)

Há controvérsias!

Mas que diferença faz para os processadores da AMD se dragões tem sangue quente ou frio?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...