Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

http://www.techpowerup.com/135075/Zambezi-AM3+-Core-Logic-Slated-for-Q2-2011.html

Roadmap de chipsets e derivados.

Comparando com o roadmap do Bulldozer.. eu falei que as placas-mãe chegariam um pouco antes. ^_^

Mega sena acumulada que é bom, nada de acertar.. :chicote:

E nós prevíamos BDZ sem chip gráfico integrado e olha o cara ai, 980G, certamente o HD 4250.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12M de cache total -e exclusivo.

3.5Ghz/2.4ghz (achei pouco pro L3)

8 núcleos de inteiros

4 de PF

125W

turbo pra 4,0Ghz...

Forte em tudo... mas quero ver essas 4 PF dele fazerem frente as 8 da intel.

W.A.S.

O BDZ tem 8 FP de 128 bits que podem funcionar como 4 de 256. Ou vice-e-versa. Sem levar em conta eficiência, no 128 bits vão ser iguais, mas no 256 (avx) realmente a intel vai ter "o dobro" de eficiência.

O BDZ vai ter a "mesma eficiência" tanto no 128 quanto no 256. Já foi comentado aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bulldozer operando a 3,5 GHz com 8MB de Cache L3 e turbo 2.0 (ta parecendo mais um esportivo que um trator uaeheauheauea)

Isso não me soa bem, dá uma ideia de baixa eficiência da arquitetura e a AMD está incrementando Hzs para compensar. Vcore continua super alto, eu esperava pelo menos 1,25V nesta nova plataforma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bulldozer operando a 3,5 GHz com 8MB de Cache L3 e turbo 2.0 (ta parecendo mais um esportivo que um trator uaeheauheauea)

Isso não me soa bem, dá uma ideia de baixa eficiência da arquitetura e a AMD está incrementando Hzs para compensar. Vcore continua super alto, eu esperava pelo menos 1,25V nesta nova plataforma.

Bem, a arquitetura é diferente, mas 1.3V pra manter 8 núcleos e uma tonelada de cache a 3.5 GHz e ainda com TDP razoável não é tão ruim assim. ;)

Meu Venice opera a 1.4 V e é 90 nm..

Por outro lado, 3.5 GHz pode ser um desempenho muito bruto e esse ser topo de linha, ou vocẽ acha que eles vão deixar a jóia da coroa guardada pro café da manhã ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A IBM fabrica pouco, a GF seria suficiente para atendê-la. TSMC está fora de questão, por razões técnicas e estratégicas.

De qualquer modo, isso é uma previsão de um analista... e analistas querem matar a IBM Micro há muito, muito tempo. Para falar a verdade, se o XBITLabs tirasse as citações esse artigo poderia ser um Ctrl+C, Ctrl+V de vários artigos de alguns anos atrás... no entanto, a IBM Micro continua, sinal de que:

1- É muito complicado vendê-la. Faz sentido...

2- A chefia da IBM (que não é de economizar nos cortes e spin-offs) sabe coisas que os analistas não sabem. Isso eu garanto!

3- Existem questões não-financeiras envolvidas, não é um negócio de pizzas, é a IBM... existem muitos acordos, até governamentais, sem contar a resistência interna dos funcionários e gerentes.

4- Todas as alternativas acima.

Pensei nisso agora... E uma fusão? A GF passa a ser 50% ou mais americana e as fabricas da IBM passam para a GF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fusão? impossível.

spin off? só se for das fabs com litografia grande, ou seja, ibm querendo se livrar de fabs velhas ao invés de fazer up nelas. Eles nunca foram muito fãs de up mesmo...

spin off de todas as fabs e fazendo algo parecido com o que a amd fez com as suas fabs? olha, ruim de pensar, acho muito difícil porque tem as de litografia nova, e vai usar todo o cheat de dindin infinito disponível.... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por outro lado, 3.5 GHz pode ser um desempenho muito bruto e esse ser topo de linha, ou vocẽ acha que eles vão deixar a jóia da coroa guardada pro café da manhã ?

Mesmo assim, me deixou com um pé atrás, mesmo assim, depois de uma fumacinha aqui, sobrou Processador e memórias para AM3+:D

E que venham os Benchs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fusão? impossível.

spin off? só se for das fabs com litografia grande, ou seja, ibm querendo se livrar de fabs velhas ao invés de fazer up nelas. Eles nunca foram muito fãs de up mesmo...

spin off de todas as fabs e fazendo algo parecido com o que a amd fez com as suas fabs? olha, ruim de pensar, acho muito difícil porque tem as de litografia nova, e vai usar todo o cheat de dindin infinito disponível.... ;)

Bem, eu sei que é só analista, por isso que quando comentaram eu procurei e postei de novo com esse "porém". Mas como você disse, vender algumas fábricas é algo possível sim.

Se for por um precinho camarada, mesmo que sejam fábricas para litografia grande, o GF vai ganhar uma infra-estrutura já montada e bem rápido. Talvez até economizando dinheiro, já que talvez comprar uma fábrica e fazer o up seja mais barato que montar do zero (de novo, sem contar o TEMPO).

Ourta coisa, mesmo as litografias maiores têm clientes, comprando essas fábricas a GF vai ter um portfólio maior em pouco tempo e a baixo custo.

Quanto a fusão não acho que a ATIC vai achar interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BDZ para netbooks tem um desempenho muito bom em single thread. Será que o BDZ para desktops vai seguir a mesma linha? Me pergunto se toda essa divisão de 8 núcleos para inteiros e 4 para PF, vai trazer alguma vantagem. Falaram aqui que em instruções AVX (256bit) o BDZ vai perder para o/a SB.

Lembro que assim que o Bulldozer começou a ganhar atenção, coisa de mais de 6 meses, o CEO da AMD falou que eles acreditam que mais de 90% dos servidores usam operações inteiras e por isso o foco foi voltado para essas operações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q no caso, parece que o lindo ovo deu num patinho feio que virou um belo cisne... uuuuuiii!!!! ;)

Mas agora realmente tô muito curioso para que um dia venhamos a descobrir a que este pedaço se refere:

"In the last few days, one specific vendor, don't read anything into that, there are hundreds on site right now, called with some very interesting news. Without getting into specifics, it was cited as a major breakthrough that everyone thinks changed the game. People went from smiles and nods to really excited about the prospects."

Ademais: depois do VLIW4, se o Charlie me disser que o presidente da nvidia tá se prostituindo na esquina e enfiando (nuooooooossaaaa!) esse dindin por jogada contábil nas planilhas e fazendo ela dar lucro, EU ACREDITO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o bulldozer octa-core terá 852 milhões de transistores? porque cada modulo tem 213 milhões...

não é muito grande não? tudo bem é um "octa-core", mas vai ser o maior processador que a AMD já fez. Quantos transistores tem um phenom x6?

edit: nada disso um Phenom II X6 1090T tem 904 milhões de transistores, não sabia que ele era tão gigante assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o bulldozer octa-core terá 852 milhões de transistores? porque cada modulo tem 213 milhões...

não é muito grande não? tudo bem é um "octa-core"' date=' mas vai ser o maior processador que a AMD já fez. Quantos transistores tem um phenom x6?[/quote']

É nada, isso é até pouco !

Embora o número assuste na primeira lida, é pouca coisa a mais que o Deneb e é menos que o Thuban !!!! :eek:

http://techreport.com/articles.x/18799

(tem uma tabela lá pra baixo nesta página)

Considerando que um belo naco disso são os 3 mols de Cache, esta informação é bem positiva. Mas onde você viu isso ? (eu não li toda a matéria do Charlie sobre o Llano, se estiver lá, desculpe. ;))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É nada, isso é até pouco !

Embora o número assuste na primeira lida, é pouca coisa a mais que o Deneb e é menos que o Thuban !!!! :eek:

http://techreport.com/articles.x/18799

(tem uma tabela lá pra baixo nesta página)

Considerando que um belo naco disso são os 3 mols de Cache, esta informação é bem positiva. Mas onde você viu isso ? (eu não li toda a matéria do Charlie sobre o Llano, se estiver lá, desculpe. ;))

http://www.fudzilla.com/processors/item/20952-bulldozer-hints-35ghz-8mb-l3-and-turbo-20

eu editei minha mensagem anterior dizendo que o BDZ tem menos transistores que o phenom x6. E ainda o BDZ será feito em 32nm, vai ter uma área menor. Agora esses 856 milhões é por baixo, pode ter mais.

Agora imagine quantos transistores tera o Interlagos de 16 núcleos... :lol:

edit: a versão 12 cores vem com 1.2bi de transistores. Repito, imagine a versão 16 núcleos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.fudzilla.com/processors/item/20952-bulldozer-hints-35ghz-8mb-l3-and-turbo-20

eu editei minha mensagem anterior dizendo que o BDZ tem menos transistores que o phenom x6. E ainda o BDZ será feito em 32nm' date=' vai ter uma área menor.

Agora imagine quantos transistores tera o Interlagos de 16 núcleos... :lol:[/quote']

Compare naquela tabela o tamanho do Gulftown com os outros chips, só pra ter uma ideia de como a coisa pode ficar boa. ;)

O Interlagos será dual chip, não ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compare naquela tabela o tamanho do Gulftown com os outros chips, só pra ter uma ideia de como a coisa pode ficar boa. ;)

O Interlagos será dual chip, não ?

sério?

Se a propaganda do BDZ é da AMD poder fazer o que quiser com ele, podendo chutar núcleos no saco dele, acho que não. Alias eu não li nada a respeito, se for pelo meu achismo eu to lascado ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém notou que tem uma coisa estranha na tabela?

Gulftown Core i7-980X 6 12 12 MB 32 1170 248

Deneb Phenom II 4 4 6 MB 45 758 258

O Deneb tem bem menos transistores e ainda é um pouquinho maior...

Lá tem esse texto:

Gulftown is even smaller than the Deneb silicon inside quad-core Phenom IIs—a clear testament to Intel's manufacturing superiority. AMD may be able to get away with larger chips and tighter margins than before, though, since it no longer needs to pay the tremendous research and development costs associated with silicon manufacturing. That responsibility now falls upon GlobalFoundries.

Alguém me explica o porque disso? E por que a culpa é da GF?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém notou que tem uma coisa estranha na tabela?

Gulftown Core i7-980X 6 12 12 MB 32 1170 248

Deneb Phenom II 4 4 6 MB 45 758 258

O Deneb tem bem menos transistores e ainda é um pouquinho maior...

Lá tem esse texto:

Alguém me explica o porque disso? E por que a culpa é da GF?

Me corrijam se eu estiver errado, ok?

A Intel é capaz de colocar mais transistores em um espaço menor. Isso não é algo dependente da arquitetura, mas da fabricação. Perceba que o processo de fabricação do gulftown é em 32nm enquanto do Deneb é 45nm.

Quanto maior o chip, aumentam vários fatores (que acabam interferindo na arquitetura também) que podem de certa forma tornar o chip menos interessante (nem que seja o espaço de armazenamento necessário, mas também tem questão de consumo e tal). Diminui a competitividade (inclusive nesse quesito - tamanho etc - a AMD está muito bem em comparação com a nVIDIA).

Antes era a AMD que fabricava seus chips e pesquisava novas técnicas de fabricação, ou seja, ela tinha que gastar para aprender a colocar mais em menos espaço e alcançar a intel. Esses custos são beeem salgados e carregavam a AMD para trás. Já a Intel está num steamroll com o tick-tock dela já a algum tempo...

Como agora a fabricação vai ficar por conta da GF, é ELA que vai precisar arcar com os custos de pesquisar e implementar formas de fabricar em uma escala cada vez menor. Não é culpa da GF, mas sim ônus da GF.

Não é que a GF acabou se dando mal com isso, porque ela vai poder usar os processos de fabricação em contratos com outras empresas, não se limitando apenas à AMD. É praticamente uma situação win-win para ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
o bulldozer octa-core terá 852 milhões de transistores? porque cada modulo tem 213 milhões...

Isso sem contar o L3' date=' o L3 deve ter mais meio bilhão, uns 1350 milhões de transistores por die.

Agora imagine quantos transistores tera o Interlagos de 16 núcleos... :lol:

edit: a versão 12 cores vem com 1.2bi de transistores. Repito, imagine a versão 16 núcleos

A versão de 12 núcleos é na verdade a versão de 16 núcleos, vai ter o mesmo número de transistores, a versão de 16 núcleos por sua vez são dois dies da versão de 8 núcleos, un 2,7 bilhões de transistores.

Alguém notou que tem uma coisa estranha na tabela?

Gulftown Core i7-980X 6 12 12 MB 32 1170 248

Deneb Phenom II 4 4 6 MB 45 758 258

O Deneb tem bem menos transistores e ainda é um pouquinho maior...

Lá tem esse texto:

Alguém me explica o porque disso? E por que a culpa é da GF?

Não, a culpa é da litografia, o Gulftown usa 32nm, o Deneb 45nm, o primeiro é duas vezes mais denso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!