Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

E só para delinear mais uma coisa sobre o Rick Bergman era um nome forte para ser CEO, talvez um dos mais fortes na AMD até recentemente. Inclusive o Fuad confabula que a razão da saída dele foi essa, "não levou, pediu para sair" (http://www.fudzilla.com/home/item/24195-rick-bergman-leaves-amd).

Sirro tu viu esse comentário no Semiaccurate, de um tal From inside AMD?

Charlie, I agree with most of your articles, but for this one, you’re honestly off. He’s not the architect of the CPUs or GPUs, don’t worry, AMD will survive.

Like any captain, Rick was responsible for the delivery of the products, and HE DID NOT deliver. It was natural for the new CEO to change him. Rick didn’t hold accountable many of the people involved in the CPU/APU for the delays, he did not manage properly the relationship with Global Foundries, not to mention a lack of vision or leadership. I just hope that more senior changes are to come at the head of AMD. FYI, internally, most perceive this change as positive.

off-topic

@johannesrs

Agora, pelo que eu ando vendo... talvez fosse uma ideia (quem foi o jerico na ABL que tirou este acento?)

Deve ser dos mesmos caras que deram uma medalha pro Ronaldinho Gaucho uahauhauahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como hoje é sexta, o Aaronage do amdzone preparou uma nova versão do avatar do bulldozer patrolando o i7 e um papel de parede pra galera:

http://www.flickr.com/photos/aaronage/6173084234/in/photostream

http://i1183.photobucket.com/albums/x479/Aaronage/bulldozerwalppaperfx.png

Gostei dela, deixar aqui até dia 12 :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu pessoalmente não esperaria que a inclusão de hyper-threading (junto com o ultra-threading já incluído nos bulldozer... :D ) implicaria em mudança de socket... aliás, precisou pros intel?

Por HT nesse caso me refiro a Hyper Transport. (eu devia ter clocado HTT)

Mesmo tendo PCIe integrado (o que elimina a necessidade de um northbridge na placa, e portanto um barramento Hyper Transport para se comunicar com tal northbridge) a versão server do Komodo teria também Hyper Transport (para comunicação com outros processadores).

Esse arranjo é semelhante ao da versão server do SandyBridge-E e reforça a tendência cada vez maior da construção de clusters de GPU, pois o PCIe integrado implica numa "utilização ótima" de pelo menos duas placas de vídeo para cada processador instalado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bulldozer foi posicionado no mercado entusiasta, acredito que não tem como não comparar com o equivalente da INTEL para este mercado, mesmo que INTEL seja mais caro.

O suposto desempenho dele não é ruim, o que matou foi o atraso para lançar o processador. De acordo com os reviews ele é um pouco mais fraco que o 2600k, mas do lado azul vem aí o Sandy-E / Ivy. E de acordo com os rumores a AMD cancelou o Komodo, vai ter o que para competir com o Ivy? Será que apenas com ajustes e patchs de software o Bulldozer vai conseguir chegar nos novos processadores da INTEL?

Se bem que até agora o que temos sobre o desempenho do trator são suposições. Mas entendo o desapontamento da galera, embora acho que um Bulldozer é processador que sobra pra maioria do povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@teliminão: NÃO ME LEMBRE DISSO!!!

@aziebert: mas, peraí, HTT já é usado pra interconectar os opterons desde o nascimento deles, não??

Sim, nos Athlon e Phenom o HTT só é usado para se comunicar com o chipset.

Enquanto nos Opteron ele também (ou é principalmente) usado para se comunicar com outros processadores.

O Llano não tem HTT porque tem PCIe integrado.

O Komodo teria PCIe e HTT, reforçando sua vocação para máquinas de cluster de GPUs.

@Strikethrough

O Komodo teria até 10 núcleos (5 módulos Piledriver, antes conhecido como Enhanced Bulldozer), HTT e PCIe integrado. Portanto seria necessário um novo socket (ou usar o do Llano, já que no desktop, tendo PCIe integrado, o HTT não é necessário).

O Vishera terá 8 núcleos (4 módulos Piledriver) e apenas HTT, portanto ainda pode funcionar no AM3+.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dick-Trace, concordo com os seus argumentos acerca da lerdeza com que a AMD se moveu a respeito da inovação da arquitetura e que o atraso dos Bulldozer em boa parte se deu em função de como a administração da empresa estava sendo conduzida. Quanto ao antigo CEO, é possível sim que ele seja o principal responsável por isso.

É certo que uma empresa que sempre teve menos de 20% de market-share não tem o mesmo capital para investir em desenvolvimento, mas se a administração da AMD estivesse sendo bem conduzida, certamente não estaria tão atrás da Intel.

O Sirro comentou que as APUs estavam surtindo efeito (12 milhões de unidades vendidas no Q2. Quanto aos Llano, foram vendidas apenas 1mi de unidades, porém já se estava no final do Q2 quando estes foram lançados. Então, o que ele quis dizer não é que a AMD estivesse em um mar-de-rosas e nem que sua condição financeira já estava se equiparando à Intel, mas sim que as APUs estavam dando certo.

Só que depois ficaram só comentando a respeito da questão econômico-financeira da AMD, perdendo completamente o vínculo com o assunto do tópico, tanto que o autor do mesmo (trabanom) alertou sobre isso. Agora, responda-me: -- O que o balanço deste ano e os balancetes tem a ver com os comentários do Cliff? Logo, não foram os comentários inerentes às exposições de Cliff Maier que foram alvo de protesto.

Agora, se os seus comentários remetem asquerosamente a um outro comentário sem informações comprovadas, aí sim está sujeito a uma geração de grande polência.

Portanto, fique a vontade para opinar a respeito dos desabafos de Cliff Maier, apenas acho que houve um mal-entendido.

O problema é quando podemos apenas ter UMA OUTRA ESCOLHA...

Eu vejo de uma forma diferente, pois no seu exemplo, pode haver diversos tipos de públicos-alvo com demandas diferentes, o que favorece ainda mais a possibilidade de vários grupos de estrutura diferente existirem. Mas no caso dos CPUs, só existem 2 fabricantes, e a variação do público-alvo e sua demanda + produtos a oferecer não é assim tão grande quanto no exemplo de lojas de varejo, mercados e similares. O problema da AMD é que, pelo fato dela não apresentar produtos que estejam à altura do concorrente, dependendo da demanda do usuário, pode haver a preferência por um único produtor, deixando a AMD a ver navios. Porém, o apelo dela vem sendo o custo/benefício ultimamente, e isso pode manter ela nos trilhos por um tempo. Mas, até quando?

Pois é, a Intel adotou uma política de preços muito agressiva com seus Sandy-Bridge, o que imprensou a AMD na parede. Mesmo quando a oferta de preços é barata, há quem diga: -- Arruma mais um pouco e compre um Sandy.

Se você observar o histórico do market-share da AMD, vai perceber que ela nunca conseguiu ultrapassar a marca de 20%. De onde sai o desenvolvimento dos produtos? Basicamente da competência dos engenheiros e dos recursos financeiros. Apesar de a AMD já ter tido melhores processadores que a concorrente no passado (época dos Athlon Thunderbird, em relação ao P3 e época dos Athlon64, antes de surgirem os C2D), o market-share não ultrapassava 20%. Diante disso, quem tem mais capital financeiro para investir em pesquisa e desenvolvimento? Culpa da AMD? A AMD fez a sua parte, mas principalmente vendedores e consumidores leigos foram os responsáveis pela não alavancagem das vendas.

Depois veio a fase da má administração da empresa, o que certamente é, em boa parte, responsável pela manutenção de uma base de arquitetura que já fez sucesso, mas que já se encontra defasada. Aqui a AMD estacionou, parou no tempo.

E como se faz uma reviravolta com pouco capital financeiro diante de um oponente gigante? Isso não é de hoje para amanhã. Claro que concordo que se a AMD figurasse no topo das CPUs, seu prestígio seria bem maior e isso ajudaria muito mais a alavancar as vendas, mas estamos falando da realidade.

Observe um caso peculiar na F1. A RBR (Red Bull Racing) era uma equipe bem fraquinha e que, de repente virou a maior equipe da F1. Por trás disso está um grande engenheiro projetista (Adrian Newey), mas também está uma grande empresa (Red Bull), com capacidade financeira muito grande para patrocinar o time de construtores. A situação da AMD é diferente, pois não tem esse aporte financeiro que a Red Bull tem a fim de mudar da água para o vinho de repente.

E notei muito a expectativa do pessoal aqui em relação ao lançamento do Bulldozer, que prometia revolucionar. E confesso que fiquei frustrado também com essa grande possibilidade do BDZ vir com seu modelo mais rápido pouca coisa mais fraco que o 2600k.

Quem cria a expectiva não é a AMD e sim o consumidor. O simples fato de se mudar uma arquitetura de quase 10 anos de existência já traz expectativa. No entanto, é necessário dosarmos as expectativas, estarmos com os pés no chão e, assim, evitarmos frustrações. É claro que se espera produtos bem superiores aos atuais Phenom, mas os Sandy estão bem a frente deles. É necessário recuperar terreno primeiro.

Não devemos ser otimistas e nem pessimistas demais. Aguardem o lançamento e observem o desenvolvimento do bebê. Se não nascer raquítico, há boas perspectivas de evolução da nova arquitetura.

Mas, continua com esse atual cenário da AMD de lançar produtos com o melhor custo/benefício. O problema é quanto ao timing do lançamento, pois lançar um produto 10 meses após o lançamento do SB, e ainda mais fraco? E com lançamentos do SB-E e IB não muito distante? Nessas circunstâncias, poderia fazer algo melhor, senão pro próprio bem da AMD (supondo que lançar um processador muthafuckin good não seja tão necessário assim), pra nós, consumidores, e parece que falharam, infelizmente.

E que história é essa de poderem cancelar o Trinity? Lançariam o que no lugar? E com um baita delay, já que estaria pra sair no Q1, não?

Certamente a AMD tem algo bom reservado para o 1º semestre do ano que vem. Então a recuperação de terreno deverá continuar, ao invés do marasmo promovido pela arquitetura antiga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas 250 - 300 dólares não é entusiasta, é o cara que não vende um rim pelo PC (esse é o entusiasta) mas também não quer uma máquina mediana.

Eu traduzi apenas as informações do roadmap. Claro que meu inglês não é uma grande maravilha, mas a INTEL posiciona o i7 no mercado "entusiasta" (i3 = good, i5 = better, i7 = best), a AMD jogou o Bulldozer neste mesmo mercado, então acho que é válida a comparação de desempenho entre os chips. Assim como muitos não acham válida a comparação por conta de preço, é só uma opinião. :lol:

Talvez eu tenha classificado os chips errado e me expressado mal, já que a INTEL ainda mantém uma linha para os ultra mega endinheirados (entusiastas que você falou?), i7 extreme. Comparar o Bulldozer com o extreme eu acho que não vale, mas com o i7 2600k é obrigação, na minha opinião, é claro.

@aziebert

Nem estava pensando no Vishera, mas espero que a AMD não tenha mais atrasos e que consiga trazer um chip bem competitivo com esse núcleo, por que senão a coisa pode ficar feia pra ela. Se não tiver atrasos, o Ivy vem no Q1, o Vishera no Q3; o problema é a possível revisão "E" do Ivy no Q4 ou Q1 de 2013.

Mas tá longe ainda né, até lá muita coisa pode mudar. Esperemos o lançamento do trator então.

Sabe que tô gostando desse negócio de especular?:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu traduzi apenas as informações do roadmap. Claro que meu inglês não é uma grande maravilha, mas a INTEL posiciona o i7 no mercado "entusiasta" (i3 = good, i5 = better, i7 = best), a AMD jogou o Bulldozer neste mesmo mercado, então acho que é válida a comparação de desempenho entre os chips. Assim como muitos não acham válida a comparação por conta de preço, é só uma opinião. :lol:

Sim, há 02 formas de se comparar processadores atualmente. Há muitos anos atrás a comparação era clock a clock, depois clock da Intel x PR da AMD (a AMD passou a denominar seus processadores por taxa de performance). Enfim, vamos às formas válidas atualmente:

- Os preços dos Bulldozer abrangem faixas que compreendem o i7 2600K, logo é válida a comparação do melhor BDZ correspondente àquele, a fim de determinar quem possui o melhor chip dos high-end;

- Cada processador AMD deve corresponder a um outro Intel em termos de preço, para fins de comparação. Suponhamos que o i7 2600K custe $280,00 e o i5 2500K custe $200,00, o BDZ FX-8150 custe $240,00 e o BDZ FX-8120 custe $200,00. O correspondente Intel do BDZ FX-8120 é o Core i5 2500K, claro. Quanto ao correspondente do FX-8150, o laboratório de testes pode fazer 02 comparações, uma versus o i5 2500K e outra versus o i7 2600K. Isto porque, no exemplo dado, o FX-8150 estaria com um preço intermediário entre o i5 2500K e o i7 2600K. Portanto, para considerarmos a relação custo/benefício, o consumidor pode considerar tal comparação. Se o desempenho também for a média entre o 1º e o 2º modelo da Intel, logo o FX-8150 estará com a mesma relação custo/benefício da concorrente.

Saber quem possui o melhor chip do segmento não é útil para fins de compra, se o consumidor não está interessado em adquirir o melhor daquele segmento. É interessante apenas para saber a posição do fabricante na corrida pelo melhor chip.

Também o consumidor deverá considerar aquilo que ele vai usufruir do processador. Se ele codifica filmes, então será interessante que ele verifique qual processador é melhor para tal aplicação. Não adianta ele fazer comparações que não se apliquem ao que se vai usufruir, se ele já tem um winner dentre os programas que utiliza.

Talvez eu tenha classificado os chips errado e me expressado mal, já que a INTEL ainda mantém uma linha para os ultra mega endinheirados (entusiastas que você falou?), i7 extreme. Comparar o Bulldozer com o extreme eu acho que não vale, mas com o i7 2600k é obrigação, na minha opinião, é claro.

Seriam os i7 Gulftown (Intel Core i7 9xx, com 06 núcleos físicos e 12 threads, além de 12MB de cache).

Sabe que tô gostando desse negócio de especular?:P

É bom especular, apenas acho que devemos ser comedidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ziebert: O leak do vishera veio junto com a info de que o Komodo foi para o saco, salvo engano. Acho bom a gente acompanhar isso com mais atenção.

Sirro tu viu esse comentário no Semiaccurate, de um tal From inside AMD?

O Rick Bergman foi muito eficiente sim! GPU = sucesso, APU = sucesso (embora relativo), BDZ = atraso.

Será que é correto a gente sequer pensar em culpar um executivo da antiga ATI por atrasos em um CPU em que se põe a culpa no processo de fabricação?

Ou ainda, é justo culpar um executivo por uma suposta falta de visão no mercado mobile? (como acredito que foi mencionado aqui) Esse executivo não teria sido exatamente o Tio Dirk?

O charlie a pouco lançou mais um artigo (http://semiaccurate.com/2011/09/23/analysis-rick-bergman-leaving-amd-has-no-up-side/) em que ele afirma algo bem possível: Bergman não foi demitido. Ele fala isso sem qualquer fundamentos mais "rígidos", concordo, mas a lógica dele é clara: se Bergman foi demitido tem algo muito complicado (ou no mínimo, abrupto, agressivo) acontecendo na AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vai sem bem caro pois o dolar vai aumentar mais vai ficar na casa de 2 a 2.5.

Os processadores vão ser vendidos por preços altos, aconselho a quem quer compra compra já enquanto o preço não suba, tenho um 2600k posso afirma ele é um mostro quem quer um processador top esse é o cara pague 700 reais faz uns 2 mês acredito que mês que vem ele vai tar na cada de 900 reais ou mais.

Dolár tava em 1.90 e caiu pra 1.83 nesta sexta-feira. Vamos ve se há uma estabilização do dólar, o que eu acho que, por enquanto, vai oscilar bastante, sempre tendendo a ficar mais caro. Só estou com azar porque estou em dúvida entre o 2500k e o 2600k, já que o i7 custa em torno de 30 por cento a mais, mas não tem 30 por cento a mais de performance, e o i5 eu só encontrei em lojas que eu não gostaria de comprar ou que estão com o preço um pouco acima do normal.

Dúvidas.

E uma outra dúvida: os Core i5 e i7 suportam normalmente memórias DDR3 1866, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maldita Intel!

Bastou um pouco de concorrência para se cogitar corte de preços por parte da intel.

Isso mostra como é danoso o monopólio.

Danoso? Mas eu vou pagar menos por um i7 2700K. Como isso pode ser de alguma forma danoso?

Ah, sim, claro... é danoso se eu for fanzinho da AMD. Pro consumidor a concorrência causada pelo trator tá sendo uma maravilha, e olha que nem foi lançado ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dolár tava em 1.90 e caiu pra 1.83 nesta sexta-feira. Vamos ve se há uma estabilização do dólar, o que eu acho que, por enquanto, vai oscilar bastante, sempre tendendo a ficar mais caro. Só estou com azar porque estou em dúvida entre o 2500k e o 2600k, já que o i7 custa em torno de 30 por cento a mais, mas não tem 30 por cento a mais de performance, e o i5 eu só encontrei em lojas que eu não gostaria de comprar ou que estão com o preço um pouco acima do normal.

Dúvidas.

E uma outra dúvida: os Core i5 e i7 suportam normalmente memórias DDR3 1866, né?

Suportar eu creio que sim, mas só vai rodar até 1333mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danoso? Mas eu vou pagar menos por um i7 2700K. Como isso pode ser de alguma forma danoso?

Ah, sim, claro... é danoso se eu for fanzinho da AMD. Pro consumidor a concorrência causada pelo trator tá sendo uma maravilha, e olha que nem foi lançado ainda.

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer, yuri.

A Intel é "maldita" não por "baixar o preço para prejudicar a AMD", mas por "só baixar o preço após a ameaça do BDZ".

Ou seja, o que ele quis apontar é que um "monopólio" e que os preços estão altos (já que parece ser fácil baixar o preço dos seus produtos), fazendo com que nós paguemos o pato.

Yuri, por favor, agressividade (sarcasmo/ironia/etc etc) é muito danosa para a convivência no fórum. Fica o abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danoso? Mas eu vou pagar menos por um i7 2700K. Como isso pode ser de alguma forma danoso?

Ah, sim, claro... é danoso se eu for fanzinho da AMD. Pro consumidor a concorrência causada pelo trator tá sendo uma maravilha, e olha que nem foi lançado ainda.

Você vai pagar mais pelo 2700k. A Intel disse que não iria lançar o 2700k com preço menos que o 2600k porque viu que a AMD não vai incomodar tanto quanto achava que incomodaria com o BDZ. O Sirroman já explicou bem que se trata da questão de monopólio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Maldita Intel!

Bastou um pouco de concorrência para se cogitar corte de preços por parte da intel.

Isso mostra como é danoso o monopólio.

Quando foi que os preços dos Athlon64 e Athlon X2 caíram ?

Quando a Intel lançou os Core 2 Duo.

Não é maldita Intel ou maldita AMD, é maldita falta de concorrência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que você não entendeu o que ele quis dizer, yuri.

A Intel é "maldita" não por "baixar o preço para prejudicar a AMD", mas por "só baixar o preço após a ameaça do BDZ".

Ou seja, o que ele quis apontar é que um "monopólio" e que os preços estão altos (já que parece ser fácil baixar o preço dos seus produtos), fazendo com que nós paguemos o pato.

Yuri, por favor, agressividade (sarcasmo/ironia/etc etc) é muito danosa para a convivência no fórum. Fica o abraço.

Exato, enquanto o concorrente não tem nada a oferecer em um determinado segmento eles "cravam" o consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?265710-AMD-Zambezi-news-info-fans-!&p=4956765&viewfull=1#post4956765

http://www.techpowerup.com/152569/AMD-FX-8150-Looks-Core-i7-980X-and-Core-i7-2600K-in-the-Eye-AMD-Benchmarks.html

AMD FX 8150 is claimed to be genuinely benefiting from the FMA4 instruction set that Sandy Bridge lacks, in the OCL Performance Mandelbrot test, the FX 8150 outperforms the i7-2600K by as much as 70%. Lastly,

Não entendi direito, alguém me dar uma luz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!