Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar porta paralela no XP SP3


neto_e_khelen

Posts recomendados

Esta usando a biblioteca DOS.h?

Sem ela nao funciona!

abs.

Tentei colocar ela é da o mesmo erro, mas tem certeza que precisa dela mesmo no C++ Builder que é um compilador orientado a objetos??

tenta logar como administrador

Já estou logado, mas mesmo assim da o mesmo erro...

Usa a DLL Inpout32,é garantido que funciona,ou seu preograma não esta chamando a função corretamente.

A partir do XP,os Windows não deixam acessar o hardware diretamente por prevenção.

Copiei o código exatamente igual está no curso da Rogercom, acho que isso não deve ser...Será que o Userport não funciona no XP SP3 ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não sei como está no rogercon, mas veja se o acesso a porta via dll está +- assim:

//declarando ponteiros para função
typedef short _stdcall (*PtrInp)(short EndPorta);
typedef void _stdcall (*PtrOut)(short EndPorta, short datum);
HINSTANCE hLib; //Instância para a DLL inpout32.dll.
PtrInp inportB; //Instância para a função Inp32().
PtrOut outportB; //Instância para a função Out32().

pra carregar na memória na abertura do prog

hLib = LoadLibrary("inpout32.dll");

e pra acessar as portas

outportB(0x378,0x55);//p.ex.
dado=inportB(0x37A);//p.ex.

ao fechar o prog

FreeLibrary(hLib);

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neto,como me parece uma experiência sua,é mais fácil para voce,usar a porta serial,pois a paralela exige mais complexidade para leitura.

O programa que te passei,tanto lê como escreve na paralela e voce pode monitorar pelos Leds virtuais do programa,se voce realmente que usar a paralela,voce pode usar o programa como exercício,pois se não conseguir usa-lo,vai ser mais difícil ainda com um PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neto,como me parece uma experiência sua,é mais fácil para voce,usar a porta serial,pois a paralela exige mais complexidade para leitura.

O programa que te passei,tanto lê como escreve na paralela e voce pode monitorar pelos Leds virtuais do programa,se voce realmente que usar a paralela,voce pode usar o programa como exercício,pois se não conseguir usa-lo,vai ser mais difícil ainda com um PIC.

Ok, entendo....Escolhi a paralela pois é ela que usam no curso da Rogercom, mas no caso pra eu mudar pra serial e continuar usando o C++ Builder, o que deveria fazer??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neto,infelizmente eu não uso C++ para PC,então terá que esperar por alguns usuário para te demonstrar.

Agora usando a serial com o PIC,fica fácil pois voce usa 2 fios + terra para enviar ou receber os bytes,com isso voce pode usar 8 pinos do PIC como se tivesse usado a porta paralela,mas quem vai fazer toda a comunicação será o PIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

conectordb25.jpg

ve se isso lhe pode iluminar. resumindo: pode ler apenas 4 bits de 0x379, pode escrever 8 em 0x378 e 4 em 0x37A. Portas menos antigas paralelas são bidirecionais (epp). Mas limite-se por hora ao modo spp pra não embananar tua cabeça.

quanto ao pic, sim usar seus recursos tx/rx pode lhe garantir + ports, mas exigirá + conhecimentos (óbvio...)

Ah e quase ia esquecendo ... de nada !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito obrigado josedasilva0, você ta me ajudando muito, quando a questão do EPP eu acho que consigo fazer, é só setar um bit lá, que não me lembro qual pra mudar os pinos pra entrada, certo??? e já ativei o modo EPP na minha bios. Agora quanto ao tx/rx do pic eu posso usá-lo na porta paralela mesmo ou tem que ser na serial??? Tem como implementar comunicação RS232 entre o pic e o C++ Builder???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!