Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de proteçao, fonte 13,8V 15 A


Guilh.erme

Posts recomendados

Citei colocar o transistor no mesmo dissipador do CI, ou o CI no mesmo dissipador do transistor.. Isso para bom entendedor significa que ambos desse modo estarão sob a mesma temperatura ao longo do tempo e não fala absolutamente do tamanho nem da capacidade do dissipador, (juntos significa perto, lado-a-lado, sob a mesma peça de dissipação, claro que adequada ao que dissipa mais que é o transistor. Isso vai completamente de acordo com o que a citada literatura recomenda...

Abraço...

realmente...............

nao fala de capacidade e colocaçao da dissipaçao ?

pode explicar o que significa isto que esta marcado na imagem abaixo

"

If the regulator and Q1have the same thermal resistence 0jc and the pass transistor heat think has R2/R1 times the capacity of the regulator heat think the thermal protection (shutdown) of the regulator will also be extended to

Q1

"

talvez pelo menos consiga servir de revisor

ja que o resto e so ........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas Oceano e Faller!, toda esta discussão é muito válida!, pois trás muita informação ao autor do tópico!, mas não tomem pelo lado pessoal!, ambos hão de comcordar comigo que, na eletrônica, existem várias e várias maneiras de se fazer um circuito de formas diferentes e com o mesmo propósito!...

Tudo que foi colocado aqui!, é de grande valia para muitos membros!...

Colega Guilh.erme, você tem neste tópico um excelente material para sua fonte!

A pedido do autor estou reabrindo o tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!Primeiramente gostaria de agradecer a todos e aqui me ajudaram! Mas ainda tenho dúvida, em relação aos calculos, como fazer pra calcular esses resistores de shunt que será no emissor do Tip 2955 se eu for usá-lo!o calculo será diferente conforme eu coloque mais transistores!?e o resistor que vem na base como calculo também?a tensão de entrada importará na mudança desses resistores ou independente da tensão de entrada eu usarei os demais resistores?! Obrigado e um Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigos!Primeiramente gostaria de agradecer a todos e aqui me ajudaram! Mas ainda tenho dúvida, em relação aos calculos, como fazer pra calcular esses resistores de shunt que será no emissor do Tip 2955 se eu for usá-lo!o calculo será diferente conforme eu coloque mais transistores!?e o resistor que vem na base como calculo também?a tensão de entrada importará na mudança desses resistores ou independente da tensão de entrada eu usarei os demais resistores?! Obrigado e um Abraços a todos!
Nessa topologia de proteção do shunt, com resistor de base e de emissor do mesmo é importante entender o mecanismo pelo qual ela trabalha..

A corrente de coletor depende sempre da corrente da base. Essa corrente de base irá depender de que a tensão desenvolvida sobre o resistor de amostragem (de base, que alimenta o LM317) estabeleça pelo menos a queda de tensão base emissor, mais ou menos de 0,7 Volts, e dai para cima o shunt estará conduzindo..

Como a queda no resistor de base depende da corrente através do LM317 e da corrente da base do transistor, se pode fazer duas observações;

1) A variação da mesma (tensão no resistor de base) será, para o transistor, menor que a variação da tensão sobre o resistor Re, pois a tensão sobre aquele resistor (Re) vai variar proporcionalmente a corrente da coletor que será hfe x maior que a corrente de base. Desse modo a tensão responsável pelo corte do transistor de shunt (tensão sobre o Re, crescerá mais que a tensão de base do mesmo, levando o conjunto a um equilíbrio, mesmo se curto circuitada a saída do transistor.

2) Existe uma dependência da tensão de base com a corrente do LM317, sendo que se essa corrente do LM317 ao entrar no regime de limitação de corrente de curto, não mais aumentará e desse modo, seja qual for nessa hora a corrente do shunt, se manterá naquele valor, ou por volta do mesmo..

Para simplificar a sua vida e a descoberta dos valores dos resistores a colocar, faça de uma forma prática e não terás problema nenhum..

A limitação da corrente dos shunts dependerá de uma relação de valores dos resistores e não de seu valor absoluto..

Desse modo arbitre por exemplo o valor de 1 ohm para o valor do resistor de base , de entrada do LM317..

A seguir vá no datasheet desse elemento e descubra o valor típico da corrente de curto do mesmo..

Ai está...

LM317Isc.jpg

Viste ai, 2,2 Amperes...

Nessa hora a tensão sobre o resistor de 1 ohm será de 2,2 x 1 = 2,2 Volts.. (cuide para que ele tenha uma dissipação coerente de no mínimo 2,2 x 2,2 x 1 = 4,84 Watts. Se tiveres prefira colocar ai um resistor de 10 Watts, caso contrário de 5 Watts)

Se na corrente de curto circuito a tensão de base do transistor vai ser de 2,2 Volts, subtraia 0,7 e terás uma boa ideia da tensão sobre o resistor de emissor... 2,2 - 0,7 = 1,5 Volts..

Estabeleça ai agora o valor do resistor de emissor para essa hora do curto circuito, que será de 1,5 Volts/Icurto do shunt.. Suponhamos que para atender seus 15 Amperes você necessite de 15 - 2 = 13 Amperes pelos diferentes shunts (2 Amperes passarão pelo LM317), e que você coloque ai quatro transistores 2N2955 (lembre-se que será necessário respeitar a potência do mesmo que é de cerca de 90 Watts)

Eu particularmente escolheria um transistor como aquele que te indiquei lá no início, o 2N 5684, veja ai seu preço...

2N5684Milcomp.jpg

2N5684Onlycomp.jpg

Um transistor para IC = 50 Amperes e potência máxima de 300 Watts

Enquanto o 2N2955 é um transistor para 15 Amperes x 115 Watts somente

Mas digamos que queiras colocar 3,5 Amperes em cada 2N2955. Desse modo Re = 1,5/3,25 =0,43 ohms...

Na prática, como para esses casos faço o resistor a partir de niquelina retirada de resistores de fio... coloco um valor de resistor pouco superior ao calculado, digamos de 0,6 ohms e testo a corrente de curto se está de acordo com o desejado.. Senão venho retiro um pouco da niquelina e retesto para o valor desejado.. Não tem erro.. É simples e não demanda muito trabalho..

Isso dai absolutamente não é fuga do cálculo mas sim um modo de se chegar ao valor final muito mais rapidamente..

Na verdade se pode determinar todo um formulário de cálculo mas veja que as variáveis são muitas. Só para dar um exemplo vejamos a tensão Vbe para um transistor, que se considerou 0,7 volts.. Isso é a tensão típica da condução, mas como ele haverá de trabalhar próximo a saturação esse valor haverá de subir, mas isso não vai trazer problema se começares o teste por um resistor de emissor maior que o calculado, e testando e exercitando diferentes valores de resistor de emissor vais chegar na limitação desejada....

O resistor de base é um só.. Todas as bases (dos 4 transistores 2N2955) deverão estar ligadas no mesmo ponto. Cada emissor deverá ter seu próprio resistor de emissor..

Lembre-se das dissipações, lembre-se de arrefecer muito bem o transistor. Lembre-se que a especificaçõ de potência dos transistores se refere a temperatura ambiente de 25º C temperatura essa que você dificilmente conseguirá manter, e desse modo nunca trabalhe nesse valor máximo de potência..

Lembre-se que essa condição de curto a potência dissipada será igual a tensão de entrada, nos capacitores da fonte multiplicada pela corrente do elemento a dissipar.. se for o transistor a 3,5 Amperes e com 18 Volts de entrada, por exemplo, dará 63 Watts..

Lembre-se que diodos, transformador e tudo o mais que antecede ao regulador e shunts, deverão aguentar as correntes de curto...

Lembre-se que até mesmo a espessura do fi de ligações internas desse tipo de fonte deve ser considerado como resistência..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa topologia de proteção do shunt, com resistor de base e de emissor do mesmo é importante entender o mecanismo pelo qual ela trabalha..

A corrente de coletor depende sempre da corrente da base. Essa corrente de base irá depender de que a tensão desenvolvida sobre o resistor de amostragem (de base, que alimenta o LM317) estabeleça pelo menos a queda de tensão base emissor, mais ou menos de 0,7 Volts, e dai para cima o shunt estará conduzindo..

Como a queda no resistor de base depende da corrente através do LM317 e da corrente da base do transistor, se pode fazer duas observações;

1) A variação da mesma (tensão no resistor de base) será, para o transistor, menor que a variação da tensão sobre o resistor Re, pois a tensão sobre aquele resistor (Re) vai variar proporcionalmente a corrente da coletor que será hfe x maior que a corrente de base. Desse modo a tensão responsável pelo corte do transistor de shunt (tensão sobre o Re, crescerá mais que a tensão de base do mesmo, levando o conjunto a um equilíbrio, mesmo se curto circuitada a saída do transistor.

2) Existe uma dependência da tensão de base com a corrente do LM317, sendo que se essa corrente do LM317 ao entrar no regime de limitação de corrente de curto, não mais aumentará e desse modo, seja qual for nessa hora a corrente do shunt, se manterá naquele valor, ou por volta do mesmo..

Para simplificar a sua vida e a descoberta dos valores dos resistores a colocar, faça de uma forma prática e não terás problema nenhum..

A limitação da corrente dos shunts dependerá de uma relação de valores dos resistores e não de seu valor absoluto..

Desse modo arbitre por exemplo o valor de 1 ohm para o valor do resistor de base , de entrada do LM317..

A seguir vá no datasheet desse elemento e descubra o valor típico da corrente de curto do mesmo..

Ai está...

LM317Isc.jpg

Viste ai, 2,2 Amperes...

Nessa hora a tensão sobre o resistor de 1 ohm será de 2,2 x 1 = 2,2 Volts.. (cuide para que ele tenha uma dissipação coerente de no mínimo 2,2 x 2,2 x 1 = 4,84 Watts. Se tiveres prefira colocar ai um resistor de 10 Watts, caso contrário de 5 Watts)

Se na corrente de curto circuito a tensão de base do transistor vai ser de 2,2 Volts, subtraia 0,7 e terás uma boa ideia da tensão sobre o resistor de emissor... 2,2 - 0,7 = 1,5 Volts..

Estabeleça ai agora o valor do resistor de emissor para essa hora do curto circuito, que será de 1,5 Volts/Icurto do shunt.. Suponhamos que para atender seus 15 Amperes você necessite de 15 - 2 = 13 Amperes pelos diferentes shunts (2 Amperes passarão pelo LM317), e que você coloque ai quatro transistores 2N2955 (lembre-se que será necessário respeitar a potência do mesmo que é de cerca de 90 Watts)

Eu particularmente escolheria um transistor como aquele que te indiquei lá no início, o 2N 5684, veja ai seu preço...

2N5684Milcomp.jpg

2N5684Onlycomp.jpg

Um transistor para IC = 50 Amperes e potência máxima de 300 Watts

Enquanto o 2N2955 é um transistor para 15 Amperes x 115 Watts somente

Mas digamos que queiras colocar 3,5 Amperes em cada 2N2955. Desse modo Re = 1,5/3,25 =0,43 ohms...

Na prática, como para esses casos faço o resistor a partir de niquelina retirada de resistores de fio... coloco um valor de resistor pouco superior ao calculado, digamos de 0,6 ohms e testo a corrente de curto se está de acordo com o desejado.. Senão venho retiro um pouco da niquelina e retesto para o valor desejado.. Não tem erro.. É simples e não demanda muito trabalho..

Isso dai absolutamente não é fuga do cálculo mas sim um modo de se chegar ao valor final muito mais rapidamente..

Na verdade se pode determinar todo um formulário de cálculo mas veja que as variáveis são muitas. Só para dar um exemplo vejamos a tensão Vbe para um transistor, que se considerou 0,7 volts.. Isso é a tensão típica da condução, mas como ele haverá de trabalhar próximo a saturação esse valor haverá de subir, mas isso não vai trazer problema se começares o teste por um resistor de emissor maior que o calculado, e testando e exercitando diferentes valores de resistor de emissor vais chegar na limitação desejada....

O resistor de base é um só.. Todas as bases (dos 4 transistores 2N2955) deverão estar ligadas no mesmo ponto. Cada emissor deverá ter seu próprio resistor de emissor..

Lembre-se das dissipações, lembre-se de arrefecer muito bem o transistor. Lembre-se que a especificaçõ de potência dos transistores se refere a temperatura ambiente de 25º C temperatura essa que você dificilmente conseguirá manter, e desse modo nunca trabalhe nesse valor máximo de potência..

Lembre-se que essa condição de curto a potência dissipada será igual a tensão de entrada, nos capacitores da fonte multiplicada pela corrente do elemento a dissipar.. se for o transistor a 3,5 Amperes e com 18 Volts de entrada, por exemplo, dará 63 Watts..

Lembre-se que diodos, transformador e tudo o mais que antecede ao regulador e shunts, deverão aguentar as correntes de curto...

Lembre-se que até mesmo a espessura do fi de ligações internas desse tipo de fonte deve ser considerado como resistência..

Abraço...

Antes de mais nada, muito obrigado senhor Faller... Estarei aqui tentando resolver esse meu problema ... Acho que conseguirei sim resolver isso! Ainda sou meio novato no assunto... e muitas coisas ainda não sei direito, por isso a tamanha curiosidade! Fico muito grato à todos que me ajudaram!... Quanto ao uso do outro transistor seria sim uma boa solução(se eu fosse fazer somente uma fonte), mas acontece que esse transistor pra mim, acaba saindo muito de meus orçamentos! Mas mesmo assim valeu também!Bom... acho que agora é eu sentar aqui e minha bancada e tentar resolver isso o mais breve possível... caso haja mais dúvidas estarei procurando à vocês... espero que não se importem!E se o mesmo realizar estarei vindo aqui para notificar o acontecimento!!

Obrigado e Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal! Fundamentei o meu esquema de fonte de alimentação em cima do projeto de corrente ajustável da National Semiconductor Tipical Aplications (LM317), antes dele vem uma limitação à transistores com acionamento de um led, e um 555 que aciona uma cigarra de 4V e 80mA por cerca de 15 segundos. A limitação e o acionamento da carga ocorre em 2.5A. O circuito original prevê um potenciômetro de 250K para ajuste de 0 a 5A de corrente, eu creio que para 0 a 2.5A poderia ser colocado um potenciômetro de 150K proporcionalmente, preciso saber se estou certo. É claro que não podemos nos esquecer que o pino 7 do LM301A precisa de uma tensão de 15V a 20V (necessáriamente dentro destes limites) e o pino 4 precisa de -6V. Fica 0 a 30V e 0 a 2.5A. Se não tirarem pelo menos esta dúvida vou a outro fórum. Todas as minhas mensagens foram em vão até agora! Vocês precisam esclarecer as pequenas dúvidas colocadas e não ficar divergindo no que já está pré-aprovado pelo professor e definido!

Eletrônica. Preciso de um circuito parecido com o da pág. 17 do datasheet do LM317?

Tem um LM317, um resistor de base para um transistor PNP e tem mais um transistor NPN. Preciso saber como se calcula o resistor de base do transistor PNP para, por exemplo, corrente na saída do NPN de até 1A. Preciso que seja esta configuração, por favor não conteste, obrigado por me explicar como se calcula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 6 meses depois...

Pessoal, aproveitando o assunto do lm317...

tenho um trafo 18V+18V/45A. quero fazer uma fonte para alimentar ampli. automotivos, pois trabalho com esse tipo de produto e as vezes preciso de uma alimentação estável para testes.

simulei o circuito do Faller no proteus, com transistor tip2955 usando os 18V do meu trafo, numa carga de 10ohms. a tensão fica estável, mas quando baixo a resistência da carga, a tensão cai...

tenho uma dúvida quanto a carga pois não sei a resistência total de um ampli. automotivo...Ex: deixei a carga em 1 ohm, simulando um ampli. ligado, para estabilizar a tensão em 13,8V foram nessessários 14 uni. do tip2955. Então analizando o datasheet do tip2955, eu teria que ter no caso por volta de 1260W, mas na simulação deu 193W!

onde está o erro?

se alguém tiver alguma fonte potente feita e funcionando com o lm317, poste algo ai no tópico...

li quase todo tópico, mas como sou de nível intermediário na eletrônica, algumas coisas não entendi...Ex:

se deu curto na saída, o LM317 vai cortar sua saída travando o curto?

no CKT do Faller tem na saída 6A, mas eu preciso de no mínimo 45A, de certa forma terei que trocar o valor de alguns componentes, certo?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

@faller @falleruma breve pesquisa pelo google de como usar transistor como shunt de corrente e como calcular tudo que preciso saber sobre essa configuração

me levou diretamente a esse seu post

quando o cara nasce pra fazer o que faz não ah o que impeça parabéns, quem sabe estudando muito um dia eu acabe tendo o conhecimento que você tem pelo menos para eu poder resolver todos os meus problemas em eletrônica ou quase todos kk

como membro do CDH

de coração você me recomendaria algum livro que ao longo da sua jornada realmente te tocastes em relação a eletrônica e semicondutores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!