Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema ducha thermo system + internet


dimago

Posts recomendados

Olá pessoal,

Me perdoem caso esteja no forum errado..

bom, resolvi comprar um thermo system turbo para colocar aqui em casa...

quando mexia na vareta para ficar mais quente, minha internet caia, mas qualquer mexida assim...

bom, vi que tinhamos uma fiação de 4mm e dijuntor de 20, então, trocamos para 6mm e dijuntor 40, como pedia o chuveiro..

fiz o teste, e quando estou no verde indo pro amarelo, acontece o mesmo problema, nunca cheguei a perder o sinal, ele vinha mais baixo, estava até sincronizado, mas nao autenticava....

agora, mexi a vareta pro quente, o mais quente q tem, e vejam so.. nao perde sinal, nada, funciona normalmente..

lhes pergunto..

alguem saberia me dizer q coisa é essa????

obrigado a todos..

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os controles eletrônicos de potência, esses simples, que alimentam lâmpadas ou chuveiros, são baseados em uma topologia chamada de dimmer.

O Dimmer modula a potência aplicada a carga (lâmpada, chuveiro, etc..) pela variação do ângulo de disparo de um elemento chamado Triac.. Quando o Dimmer estiver mandando muita potência para a carga, (pequeno atraso no ângulo de disparo) a corrente que passará sobre a carga será aquela da figura 1. Quando a potência a ser mandada para a carga for média, a corrente será como aquela da figura 2 e finalmente, quando a potência ajustada no potenciômetro do dimmer for pequena, o ângulo de atraso será máximo e a corrente sobre a carga será como aquela mostrada na figura 3..

Angulodeconduodetriac.jpg

Fica fácil de se ver que a descontinuidade abrupta de corrente tem maior amplitude na figura 2, correspondente a uma potência média sendo aplicada no chuveiro.

Essa descontinuidade abrupta, essa variação muito rápida da corrente em cima da carga gera uma enorme riqueza de harmônicas da frequência natural (60 Hz) e, principalmente quando a descontinuidade for maior, a potência distribuída nessas harmônicas será muito maior. Isso tudo aparece ai na rede elétrica sob a forma de ruído. Isso pode afetar seu PC e no caso sua a internet de dois modos basicamente;

1) Entrando pela rede elétrica do PC através de uma fonte ruim, geralmente genérica, sem filtragem;

2) Via EMI/RFI que são interferências eletromagnéticas e de radiofrequência, geradas pelo dimmer entrando como ruído direto na fiação ou alimentação que trás o sinal da internet ou trabalha o mesmo (modem)

As tentativas de solução podem começar por adoção de um bom, falei bom, filtro de linha colocado na entrada de rede do PC, como até já te foi sugerido, passando pela experimentação de troca de fonte caso a atual de seu PC seja uma genérica e caso o filtro não tenha resolvido.

Não fica afastada a hipótese de ter que filtrar o problema na origem, junto ao chuveiro, com a aplicação de um filtro de linha especialmente desenhado para lá ser aplicado..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde srs,

Bcpetronzio e faller, obrigado pelas dicas..

o filtro que é comentado, nao seria nada a ver com o filtro de linha do telefone, certo????? seria algo haver com a eletricidade???

sobre a fonte do PC, acredito que nao tenha nada a ver, pois ligo o modem roteador wireless direto numa tomada, sem passar pelo PC... o problema está nele, na WAN dele, nao é na LAN, nem na wireless, é na WAN mesmo, pois ele perde autenticação, nao tem gateway...

que coisa complicada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
boa tarde srs,

Bcpetronzio e faller, obrigado pelas dicas..

o filtro que é comentado, nao seria nada a ver com o filtro de linha do telefone, certo????? seria algo haver com a eletricidade???

sobre a fonte do PC, acredito que nao tenha nada a ver, pois ligo o modem roteador wireless direto numa tomada, sem passar pelo PC... o problema está nele, na WAN dele, nao é na LAN, nem na wireless, é na WAN mesmo, pois ele perde autenticação, nao tem gateway...

que coisa complicada....

Como citas ai é provável que esse ruído esteja entrando forte na própria fiação que trás a Internet até sua casa, seja ela o fio do telefone ou o cabo do Virtua... (Net)

Seja qual for esse meio da internet chegar na sua casa pergunto se ele disputa a mesma canalização da fiação elétrica. Se sim, seria bom separá-los..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opaaa

entendi, vou pegar esse filtro de linha para fazer um teste...

sobre a parte de telefonia, nao sei lhe responder bem ao certo, mas vou ver tmb...

detalheee...

quando ligado, corre um risco na TV, passando por ela... independente se to no dvd, tv a cabo... acontece isso tmb.. se desligo chuveiro, para..

:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opaaa

entendi, vou pegar esse filtro de linha para fazer um teste...

sobre a parte de telefonia, nao sei lhe responder bem ao certo, mas vou ver tmb...

detalheee...

quando ligado, corre um risco na TV, passando por ela... independente se to no dvd, tv a cabo... acontece isso tmb.. se desligo chuveiro, para..

:(

Comigo acontecia algo parecido em se tratando de interferências.

Mas no meu caso éra quando ligava o pc, a tv da sala ficava com chiado no som e a imagem ficava em particulas (sem nitidez) além do pc dar choque (leve) no teclado quando tocada a parte metálica que fica embaixo.

Para mim resolveu quando liguei o fio terra no pc, algo que deveria ter feito desde o início... -_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opaaa

sei que nao tenho Terra aqui....

quem sabe fazer o terra, ligar o estabilizador nessa tomada e ver como fica....

faller, sobre a o telefone, seria assim...

ele vem do poste da rua até o poste da minha casa, estão separadas pelo duto, ai vão por baixo da terra, nesse momento, força e telefone, passam juntos até minha casa...

poderia ser isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, sobre a o telefone, seria assim...

ele vem do poste da rua até o poste da minha casa, estão separadas pelo duto, ai vão por baixo da terra, nesse momento, força e telefone, passam juntos até minha casa...

poderia ser isso???

Independente se a interferência vem ou não daí, esteja certo de que isto precisa ser mudado.

Fiação de força e de telefone no mesmo duto não está certo. Corres inclusive o risco de levar um choque no fio do telefone caso ocorra algum problema dentro deste duto!

Sobre o problema, sabemos que a fonte do ruído está no sistema de controle da potência do chuveiro (conforme o faller já explicou em detalhes). Agora, sanar o problema é algo que demanda tentativas. Aliás, o ruído é uma das coisas mais chatas (e difíceis de lidar) na eletricidade... Muitas vezes, resolve-se o problema com a colocação de filtros... Assim, acho que este seria o primeiro passo (além, é claro, da separação do cabeamento da luz e do telefone).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
sobre a o telefone, seria assim...

ele vem do poste da rua até o poste da minha casa, estão separadas pelo duto, ai vão por baixo da terra, nesse momento, força e telefone, passam juntos até minha casa...

poderia ser isso???

Isso dai funciona como um transformador, bem vagabundo, onde uma fiação, primária, interfere em outra que anda junto, secundária, por indução..

O telefone induz algum ruído na sua rede elétrica e vice versa.. Como os níveis de corrente da linha telefônica são ínfimos (da ordem de mili Amperes), essa indução do telefone na rede elétrica é completamente desprezível.

O contrário porém não é assim não.. Os níveis de corrente na rede elétrica passam das dezenas de Amperes e bem podem e conseguem induzir ruído a ponto de bagunçar sua internet que por alí trafega...

Eliminar essa entrada conjunta é o começo da busca da solução..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Prezado dimago,

Recentemente a ThermoSystem iniciou um trabalho de marketing digital integrado com suas demais ações de marketing que têm como objetivo principal a satisfação dos nossos consumidores.

Uma das atividades desse novo trabalho é o monitoramento de redes sociais com foco em soluções para problemas como o que você narra aqui. Então vamos lá.

Conforme já foi comentado, e muito bem comentado por sinal, o ponto crítico da situação é a passagem conjunta do fio do telefone com os fios do sistema elétrico. Isso sem dúvida você terá que alterar para obter sucesso.

O seu chuveiro também deverá ser aterrado seguindo as normas corretas (Fase, Neutro e Terra). Sugerimos que você faça um sistema de aterramento separado para o chuveiro e para o seu PC.

Se essas alterações não solucionarem o problema, existem alguns tipos de filtros que realmente podem ajudar.

Caso ainda reste alguma dúvida, por favor entre em contato com nossa equipe de Assistência Técnica pelo 0800-648-0500 ou [email protected]

Atenciosamente,

ThermoSystem Indústria Eletro Eletrônica Ltda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!