Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver Win 7 Modem 3G integrado Netbook LG X130


Posts recomendados

Oh! Nao tenho a partição de 10GB...:(

O que tenho é uma partição de 50GB, 95GB, 4GB- que é a do sistema, meu hd é de 160GB. e veio com winXP Home edition..então: Posso começar a baixar as 57 partes? Obrigado pela atençao ate agora, sou novo no forum...

Neto,

Eu recomendaria um pouco de prudência antes de sair baixando um backup de uma máquina diferente da sua. Afinal, nem conhecemos direito o seu problema.

Peço que descreva TODOS os detalhes, para que possamos melhor ajudá-lo e para evitar que seja piorada a situação atual.

1) Qual é o modelo exato no seu notebook? Você já disse que o HD é de 160GB, mas tem TV? Tem modem 3G? Quanto de memória, 1 ou 2GB? Por quê você está querendo baixar um backup? O que exatamente aconteceu? Foi instalado outro Sistema operacional? Como foi feita esta instalação? Alguma coisa não está funcionando? Você já disse que ele veio com o XP Home Edition. É este sistema original que você pretende instalar ou está querendo trocar?

2) Veio algum CD ou DVD com o LG SMART RECOVERY? Quando ligou a máquina pela primeira vez, o LG SMART RECOVERY não solicitou que fosse feito um backp? Aonde foi gravado este backup?

Já tentou entrar no gerenciador de disco do Windows? Quantas partições OEM aparecem lá?

O LG Smart Recovery, ao gerar um backup, seja ele na partição oculta (LG_RECOVERY) ou em mídia externa, grava um arquivo backup.wsi e diversos arquivos backup.001, backup.002, etc. Veja se por acaso estes arquivos foram gerados no Drive C ou D da máquina, devido a algum erro de operação do programa.

Se você tem a partição RECOVERY, então deve ter a outra, a LG_RECOVERY que contém o primeiro backup. Se não tem, como é que ela sumiu?

Percebe que há muita informação que precisa ser esclarecida, a fim de não piorar a situação? O backup de fábrica que o Edson disponibilizou é de uma máquina X130 com 1GB de memória, HD de 160, modem 3G e Windows 7 Starter Edition.

Suspeitamos, mas não temos certeza se o hardware do X120 é o mesmo do X130. Não podemos afirmar que drivers pré-instalados em uma imagem de disco de um X130 funcionarão em um x120.

Sugiro que você primeiro esclareça estes pontos, antes de colocar o seu dedinho nervoso (rs rs rs) em ação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalemtne uma alma caridosa para ajudar!

Muitissimo obrigado!!!

Eu vou ver se faço a atualização ainda hoje! e posto se resolveu o meu problema!

Assim que eu acho legal o forum um ajudando o outro...

Muito obrigado mesmo!!!

Abraços

Edson

Pessoal, o fato de eu estar usando o win 7 32bits interfere na instalação desses drivers. Qual seria o mais indicado o 32 ou o 64?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, possuo um Netbook LG X120-G.

Veio de fábrica com o Windows XP Home Edition e seus drivers, mas sem CD de instalação ou recuperação, ficando a cargo apenas da famigerada tela do F-11! Resolvi, burramente, logo nos primeiros dias de uso da máquina fazer um Up-grade para o Win-7. Feito isso, a tecla do F-11 desapareceu.

Pois bem, antes de ontem o S.O. resolveu começar a dar bug. Resolvi que iria voltá-lo ao S.O. de fábrica.

E como fazer?? Fiquei procurando soluções em vão, até de fazer pen-driver bootáveis com o Windows XP eu fiz, mas o net não bootava por ele de maneira alguma. Mesmo alterando as configurações no Setup, ele passava por cima do Pen-drive e nada.

Acabei achando ontem a noite esse tópico aqui e no desespero comecei a tentar resolver usando as ferramentas disponibilizadas aqui pelo amigo Edson. Sem sucesso, pois eu não tinha o Backup anterior da máquina e o F11 via pen-drive meu Net não leu!

ISSO TALVEZ AJUDE OS AMIGOS QUE POSSUEM O NETBOOK LG X120!

No desespero, resolvi partir para a "ignorância". Peguei o Norton Partition Magic na internet. Instalei na máquina e agendei duas operações. A primeira foi dar um format no C:! A segunda foi pegar aquela FAMIGERADA PARTIÇÃO do OEM do nosso aparelho e tornar como ATIVA!

Feito isso, qual não foi a minha surpesa quando,no boot, ele ABRIU O Recovery da LG e botou o meu sistema ORIGINAL de volta!

:D

Acho que isso pode ajudar alguns desesperados como eu, que não tinham backup nem nada.

Vou ainda dividir com vocês a imagem original do meu sistema, para quem tiver problema parecido, e não quiser "partir para a ignorância" poder recuperar o sistema via LG Recovery.

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem alguma coisa, mas sou novo no fórum e procuro APENAS ajudar as pessoas que passam pelo que EU passei!

Abraço em todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arriscaria dizer, talvez os amigos mais experientes do fórum possam ajudar, que a Tela do Aperte F11 para lg recovery seja algo gravado na trilha 0 do HD da máquina. Por isso quando há o format e a trilha 0 é substituida, ela some. Se fosse algo via SO, a recuperação do sistema original a tornaria funcional novamente, certo?

Sendo assim, acho que é possível a sua recuperação, talvez alguma rotina via DOS que consiga acessar a trilha 0 do HD e postar essa informação novamente. Aí precisamos de um experiente programador!

Será?

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente...

Como eu estou meio sem tempo, peço desculpas a todos por não atualizar o topico. Já antecipando novamente que irei criar um topico de review do netbook e ai irei fazer algo mais elegante, colocando print screen do passo a passo para isso. Já que eu tenho tido pouco tempo e já fiz uma parte do trabalho vou deixar aqui para quem quiser faze-lo.

Gustavo,

Eu recuperei a config original do meu netbook e descreverei abaixo tudo ok?

Bom pessoal, eu fiz um trabalho danado para que pudesse compartilhar essa informação com vocês e gostaria que realmente isso fosse dado credito pois gastei um bom tempo realizando upload dos arquivos.

...

Edson,

Parabéns pelo trabalho!!

Acho que a LG teria que pagar você por todo esse trabalho, já que ela não disponibiliza por conta os programas/arquivos necessários...

Quando tiver o net em mãos novamente vou testar esse procedimento...

valeu mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arriscaria dizer, talvez os amigos mais experientes do fórum possam ajudar, que a Tela do Aperte F11 para lg recovery seja algo gravado na trilha 0 do HD da máquina. Por isso quando há o format e a trilha 0 é substituida, ela some. Se fosse algo via SO, a recuperação do sistema original a tornaria funcional novamente, certo?

Sendo assim, acho que é possível a sua recuperação, talvez alguma rotina via DOS que consiga acessar a trilha 0 do HD e postar essa informação novamente. Aí precisamos de um experiente programador!

Será?

Abraço a todos!

Olá a todos,

Creio que o amigo esteja com razão, fiz uma instalação pro Win7 Ultimate, daí me arrependi pelo trabalho que deu em achar os drivers, mas mesmo assim consegui deixar funcionando, mas o acesso ao 3G ficou capenga. Bom, resumindo, acolhi a opinião (sugestão) do Adonis e voltei atras e deixando o original (Starter), usei a sequencia de baixar o SmartRecovery disponibilizado pelo Edson (acho!) do fórum e foi tranquilo. Minha sorte é que não matei as partições originais de backup, daí só copiei a partição 1 num pendrive e rodei o Smart do win 7 e foi tranquilo.

Recuperou quase tudo, pra não dizer 100%, somente a opção do F11 não ficou ativa, mas o resto foi perfeito.

Agora uma pergunta fora do contexto de recuperação do sistema, alguem já testou o Smart On modificado com o Skype? Vi nesse fórum um link koreano que foi dito que tinha esse programinha embutido, alguem confirma isso? :unsure:

Valeu.

SenaCE :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Aqui tem um link para um depoimento, feito em outro tópico, sobre como foi resolvida a questão do F11. Na verdade, trata-se de um problema maior que a simples recuperação do F11, pois foi feita a volta ao estado original da máquina (o F11 veio de brinde nesta volta). Embora não explique o porque da volta do F11 no boot, segundo relatado, ele voltou a funcionar.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-recuperar-acesso/781225?p=4296090

Esta máquina X110 tem uma estrutura de partições diferente de um X130. Há apenas uma única partição de recovery (da mesma forma que o Neto relatou que acontece também no X120 dele).

Provavelmente (supositório meu) esta máquina não tem o LG SMART RECOVERY, que tanto faz backup como faz recuperação, só tendo um gerenciador de recovery. Pelo que entendi, tudo fica guardado dentro da partição de recovery (o Windows RE, o gerenciador de recovery e o backup com a configuração de fábrica) - tudo isto em apenas 4GB.

A solução guarda uma certa semelhança com a solução do Edson.

No X130, a partição RECOVERY contém apenas os arquivos necessários para fazer um boot com Windows PE e entrar no Windows RE. Segundo a própria Microsoft define: "O Ambiente de Recuperação do Windows (Windows RE) é uma plataforma de recuperação extensível baseada no Ambiente de Pré-Instalação do Windows (Windows PE)". A config original de fábrica, no X130, fica guardada em uma segunda partição OEM oculta chamada LG_RECOVERY, com 10GB de tamanho. É compreensível, uma vez que o Windows 7 é mais "espaçoso" do que o XP e a tranqueira de software-brinde deve ter aumentado consideravelmente nos modelos mais recentes.

Duas diferenças que percebo, em relação ao "Caso Edson" são as seguintes:

1) Ao passo que o Edson copiou o conteúdo da partição RECOVERY para um pendrive e fez o boot a partir deste, o colega Echaev apenas tornou esta partição ativa, para que o boot pudesse ser feito a partir dela. Não havia, entretanto, necessidade de fazer uma cópia da partição oculta para visualizar os arquivos, bastando para isto que fosse atribuída uma letra de unidade a ela.

2) dadas as diferenças de conteúdo desta partição entre os modelos X110 e X130, o software para recovery está dentro da própria partição recovery no caso do X110 (Recovery Manager), ao passo que no X130 o Windows RE deve (eu acho) apontar para o SMART RECOVERY instalado no drive C.

Se, para alguns colegas, a volta à configuração original foi suficiente para reviver o F11 no boot, aparentemente isto não funcionou para os outros.

Será uma questão de informação gravada no MBR (trilha 0) ou em algum arquivo de boot? Ou ambos?

Lembro-me de, certa feita, haver escarafunchado alguns arquivos no X130 e ter dado de cara com esta mensagem gravada dentro de um deles. Era um arquivo chamado "HOTKEY_MBR.BIN" na estrutura de pastas de instalação do LG SMART RECOVERY.

Parece que a MBR, durante o boot, dispara este modulozinho executável, o qual coloca a mensagem do "Tecle F11 para recovery" na tela.

Pode ser que haja alguma diferença entre as MBRs do X110 e X130, ou então entre o modo de funcionamento do Recovery Manager (X110) e do LG SMART RECOVERY (X130) quando fazem voltar a configuração original após uma instalação de outra versão de Windows com a consequente perda da MBR de fábrica. Talvez, para o primeiro, além da recuperação do conteúdo do drive C, seja feita também a restauração da MBR, ao passo que para o segundo , não.

Com a palavra "os universitários"...

PS:

- Como o moderador fechou o outro tópico, o mesmo ficou bloqueado e não pude agradecer ao colega Echaev a sua contribuição, a qual, com certeza, ajudará muitos dos colegas que nos lêem. Pois que fique então aqui registrado o meu agradecimento.

- eu havia entrado em contato com o Echaev, via msg privada, cobrando dele uma narrativa que ele ficou devendo sobre qual tinha sido a solução adotada, e ele prontamente postou a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh! Nao tenho a partição de 10GB...:(

O que tenho é uma partição de 50GB, 95GB, 4GB- que é a do sistema, meu hd é de 160GB. e veio com winXP Home edition..então: Posso começar a baixar as 57 partes? Obrigado pela atençao ate agora, sou novo no forum...

Neto,

IMPORTANTE: não use o conteúdo das partições disponibilizado pelo Edson para baixar no seu netbook X120. Há grande chance de não funcionar para o seu modelo de netbook.

Se você quer voltar à configuração original (presumo que sim), melhor seguir a receita do Echaev no link que eu postei acima, cujo X110 aparentemente tem uma estrutura de recovery semelhante à do seu X120. Na sua única partição de recovery com 4GB, tem tudo o que é preciso para restaurar o seu netbook à condição inicial de fábrica (isto se você não tiver limpado esta partição).

Só percebi isto após as dicas do Echaev. Afinal estamos todos aprendendo aqui, muitas vezes tendo que fazer Arqueologia para desencavar informações, bem como levantando e testando hipóteses para descobrir as coisas por tentativa e erro, já que o suporte da LG, além de nos largar à deriva, sabe menos do que nós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado AdonisMM. :cool:

Tratando do modelo LG-X110 (LB7WHP1) quando tentei a primeira recuperação usei os cds LG recovery CD e o LG intelligent update Ver. 3.2XEF. Naquele dia recuperei o SO, mas não o acesso à OEM pelo F11. Depreendi disso que esse acesso pelo atalho F11 no boot, é uma instrução que está dentro da partição OEM original.

Foi partindo daí que resolvi fazer uma cópia dela no próprio hd para abrir o conteúdo dela, já que no meu pc não era permitido alterar o nome da *.WINRE (nem o Easeus consegue fazer isso até hoje) e eu estava de saco cheio de tentar usar pendrive de boot sem conseguir resolver o problema.

Pois bem, quando acessei o Recovery Manager dentro da cópia da partição que havia feito no hd e chamado de E: o computador entendeu como se eu tivesse feito um boot e apertado a tecla F11. E fez todo aquele processo de formatação do C: e instalação do XP e depois dos Drivers do pc, recuperando o acesso naquela tela inicial da LG que aparece antes da incialização do SO. A OEM do modelo X110, na verdade usa uma imagem de DVD feita para os modelos na fábrica e implantada dentro dela. Hoje passei um tempo remexendo nela procurando onde estaria a tal instrução. Deve ser um traço simples, mas por enquando só o desenvolvedor dela sabe onde escondeu.(_(

Acredito, nos modelos que possuem duas partições uma de boot e outra de recuperação que não seja necessário o processo de copiar a part. de boot para um pendrive, alterar as configurações e dar boot iniciando pelo pendrive. Basta apenas abrir um espaço no fim do disco e alocar a cópia dela nesse espaço mesmo. O processo seria parecido, mas a interação seria apenas dentro do próprio hd, sem alterar configuração para bootar pelo pendrive. Não sei se isso ajudaria a resolver o problema da F11. Só se alguém, com o mesmo problema e disposto a retornar o pc ao estado original de fábrica, aparecer para experimentar e relatar o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o fato de eu estar usando o win 7 32bits interfere na instalação desses drivers. Qual seria o mais indicado o 32 ou o 64?

Mario,

Os Netbooks da LG utilizam todos o provessador Atom N270, o qual baseia-se em uma arquitetura de 32 bits. Não tem a capacidade de processar, portanto, instruções de 64 bits.

No mercado há muitas máquinas construídas com processadores que suportam 64 bits, embora várias delas venham de fábrica com uma versão de 32 bits do Windows (tenho um DELL Inspiron que é assim). Os processadores de 64 bits conseguem rodar instruções para 32 bits. Faz sentido, pois isto é compatibilidade reversa. Afinal, os processadores de 64 bits são mais novos e a maior parte do software existente é para 32 bits (e ainda deve ter muita aplicação de 16 bits rodando por aí)

Já li que alguns drivers escritos para 32 bits conseguem funcionar em um ambiente de 64 bits, mas não todos. O inverso não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos, possuo um Netbook LG X120-G.

Veio de fábrica com o Windows XP Home Edition e seus drivers, mas sem CD de instalação ou recuperação, ficando a cargo apenas da famigerada tela do F-11! Resolvi, burramente, logo nos primeiros dias de uso da máquina fazer um Up-grade para o Win-7. Feito isso, a tecla do F-11 desapareceu.

Pois bem, antes de ontem o S.O. resolveu começar a dar bug. Resolvi que iria voltá-lo ao S.O. de fábrica.

...

pabcosta,

Interessante a sua narrativa, que se soma à experiência relatada pelo Echaev.

É mais um caso de recuperação feliz, com a volta do F11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

A LG finalmente disponibilizou em seu site brasileiro de suporte os drivers e o software para os netbooks da plataforma X130 (para Windows XP e 7 Starter).

O link é: http://www.lge.com/br/support/product/support-product-profile.jsp?customerModelCode=X130-G.BG12P1&initialTab=faq

Não está completo, mas já é um começo. Que não fique só nisso e que se mexam para disponibilizar o que está faltando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste material que encontrei no site da Ericsson fala das características do chip F3607GW. Interessante é que lá conta que ele tem um GPS embutido.

Será que só falta o driver para ter acesso a ele?

Prospecto da Ericsson sobre o F3607GW modem

Neste outro link de notícias no site da Ericsson também enfatiza essa característica deste módulo.

AdonisMM,

Tenho encontrado o mesmo problema que os demais sobre a questão do suporte da LG que é um lixo.

Liguei hoje também para pedir o driver que está apresentando problema no meu netbook x130, e o Felipe me confirmou que este driver estará disponível na próxima semana.

Se a LG não resolver esse problema, eu vou lutar pelos meus direitos de consumidor, e não aceito a desculpa que o problema é da Ericsson que não forneceu o driver.

Então como eles instalaram na primeira vez. Eles pensam que estão lidando com pessoas desinformadas ou crianças?

Tá dentro do produto deles e eu comprei tudo com sendo da LG.

Outro absurdo é que eles não te dão um protocolo do atendimento, mas isso não será um problema.

Vamos aguardar pela disponibilização do driver no site deles.

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

calseixas,

O nosso modem, pelo que entendi, é "GPS ready", precisando entretanto contratar o serviço da operadora de Telecom, como é de praxe fazer para celulares com esta funcionalidade. Ainda tem a questão do software para dar suporte ao uso do geo-referenciamento.

Uma aplicação interessante seria o próprio rastreamento do netbook.

A questão do driver do modem é de logística interna da LG. As áreas não se falam. É obvio que a LG tem o driver, seja aqui no Brasil ou no exterior. Quem montou a imagem que é gravada nos HD's teve que realizar toda a instalação.

Suporte eles não tem mesmo. Está mais do que evidente, por todas as respostas que já recebemos.

É isto aí. Se a gente não se ajuda, quem vai nos ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde

Achei um link que é do drive oficial da LG

LG x130 Driver for F3607GW 3G Ericsson Modem

http://www.lg.com/tr/products/documents/Ericsson_Driver_woG_QS4.8_R2S_1.zip

infelizmente nada de Wireless manager

na fonte tem o site p/ o Wireless manager mas o link esta off

http://www.munjid.com/?page_id=92

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde

Achei um link que é do drive oficial da LG

LG x130 Driver for F3607GW 3G Ericsson Modem

http://www.lg.com/tr/products/documents/Ericsson_Driver_woG_QS4.8_R2S_1.zip

infelizmente nada de Wireless manager

na fonte tem o site p/ o Wireless manager mas o link esta off

http://www.munjid.com/?page_id=92

abs.

Possari,

O Wireless Manager postado por você anteriormente não funciona com esse driver?

Abraços

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem poderia me ajudar enviando os drivers zipados para este email, pois estou com problema modem 3G integrado modelo(F3607GW da ericsson) para o Netbook da LG Modelo X130, pelo que vi o modem nem aparece em gerenciador de dispositivos.

Liguei para LG e o cara mandou procurar o fabricante e nem me deu assunto, por isso gostaria de contar com a sua ajuda

Sergio Ricardo S. Duclos

Envie email para [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem poderia me ajudar enviando os drivers zipados para este email, pois estou com problema modem 3G integrado modelo(F3607GW da ericsson) para o Netbook da LG Modelo X130, pelo que vi o modem nem aparece em gerenciador de dispositivos.

Liguei para LG e o cara mandou procurar o fabricante e nem me deu assunto, por isso gostaria de contar com a sua ajuda

Sergio Ricardo S. Duclos

Envie email para [email protected]

Sergio tem um link direto da LG em alguns tópicos acima.

Qual o modelo especifico do seu X-130, acredito que nem todos tenha o modem 3G.

O meu aparece quando não estava instalado no gerenciador de dispositivo, mas não lembro como ele aparecia, por isso pergunto sobre o modelo especifico do seu equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderiam me ajudar enviando os drivers zipados para este email, pois estou com problema modem 3G integrado modelo(F3607GW da ericsson) para o Netbook da LG Modelo X130, pelo que vi o modem nem aparece em gerenciador de dispositivos.

Liguei para LG e o cara mandou procurar o fabricante e nem me deu assunto, por isso gostaria de contar com sua ajuda

Enviem para o email [email protected]

Obrigado!

Sergio Ricardo S. Duclos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderiam me ajudar enviando os drivers zipados para este email, pois estou com problema modem 3G integrado modelo(F3607GW da ericsson) para o Netbook da LG Modelo X130, pelo que vi o modem nem aparece em gerenciador de dispositivos.

Liguei para LG e o cara mandou procurar o fabricante e nem me deu assunto, por isso gostaria de contar com sua ajuda

Enviem para o email [email protected]

Obrigado!

Sergio Ricardo S. Duclos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

Este modem já funcionou algum dia? Ele funciona no SMART ON?

Você precisa saber qual é o código de modelo exato do seu netbook.

Exemplo: X130-G.BG12P1(1150).

Veja no seguinte link se o seu modelo tem modem 3G:

http://www.lge.com/br/informatica/netbook/index.jsp

Nem todos os modelos vêm equipados com modem 3G, embora possam ter a abertura sob a bateria para introdução do cartão SIM (só a abertura, mas não o slot de encaixe).

Se o modem estivesse montado de fábrica, ele deveria aparecer no Gerenciador de Dispositivos, mesmo que houvesse algum problema com os drivers.

Das duas, uma: ou o seu modelo não suporta modem, ou ele está com defeito e deve ser acionada a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos, estou com um problema referente ao apareleho netbook x130 lbg13p1, não estava conseguindo acessar o smart on atraves do wireles, apenas conseguia por cabo.Em contato com fale conosco fui instruido a fazer um backup do meu sistema e apos isto restaura-lo para como a primeira vez que o liguei, apos fazer a restauração e o backup.wsi que deveria recuperar meus arquivos, eis que não funcionou, não consegui restaurar meus arquivos.

Bom como ainda faz pouco tempo que o tenho, ainda nao havia tantos arquivos e documentos, ate me conformei e agora estou na duvida se levo meu aparelho na autorizada para verificarem o que aconteceu, ou continou com o aparelho pois no mais funciona tudo bem, pelo menos por enquanto. E o smart on continua sem funcionar pelo wireles.

Alguem poderia dar uma opinião se compensa levar o aparelho na assistencia e ficar sabe-se la por quanto tempo sem o netbook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!