Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pontuação/Rendimento de CPUs e GPUs no folding@home


V i X

Posts recomendados

1 hora atrás, ilkyest disse:

não instale o modo gráfico, deixe em texto... e instale o opencl-nvidia.. daí configure... e nos conte como foi, eu ainda irei fazer isso

 

 

O Gentoo não repartiu o driver como muitas distribuições fizeram. Quando eu quero usar nVidia basta instalar o driver (emerge nvidia-drivers) e pronto. Sei que o Debian e distribuições secundárias fazem isso, o Arch e, se não me engano, Fedora e a família RedHat, ou seja, quase todo o mundo Linux. Gentoo gosta de ser diferente, mas acho que é para facilitar um pouco a vida dos seus usuários, já que já é difícil manejar esse sistema no dia-a-dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aqui em Montréal está fazendo mais de 30°C diariamente, com isso percebi redução do desempenho do Folding. Resolvi fazer uma leitura das temperaturas e cheguei a conclusões interessantes. Anotei alguns dados que vou compartilhar com vocês. Em primeiro lugar, vamos à descrição do hardware que está em uso e de que maneira ele se encontra disposto no case, um NZXT Phantom Full Tower.

 

1) Placa de vídeo GTX 980 Gigabyte GV-N980G1 GAMING-4GD: disposta no slot PCI-E 16x mais próximo ao processador.

2) Placa de vídeo GTX 1080 Gigabyte GV-N1080G1 GAMING-8GD: disposta no slot PCI-E 16x logo abaixo (gabinete vertical).

OBS.: nesta disposição os slots trabalham a 8x.

 

O sistema de base é um Core i7 4770K sem overclock, 16GB (2 x 8GB) de memória RAM Kingston Hyper X Blue em dual channel.

 

A GTX 980 recebe calor irradiado pela GTX 1080 por estar acima desta. Escolhi assim porque a GTX 1080 faz mais pontos, logo deixá-la livre de calor é melhor, visto que quedas de clock podem significar maior perda de desempenho do que a GTX 980 (lembrem-se do QRB).

 

Quando verifiquei a temperatura da GTX 980 esta encontrava-se em 80°C e ventoinhas a 70%, clock de 1226 MHz. Resolvi abrir o gabinete, abrir a porta anterior (tem fluxo de ar a partir de aberturas de gavetas de HD's externos) e a velocidade das ventoinhas caiu gradualmente, se estabilizando em 61% (2552 rpm). O clock não se modificou até que as ventoinhas reduzissem a velocidade a 61%, quando começou a subir, mantendo sempre a temperatura em 79-80°C. Chegou a 1316 MHz e se estabilizou nesta marca, às vezes caindo um pouco, chegando ao máximo de 1323 MHz.

 

A GTX 1080, com o gabinete fechado, encontrava-se rodando a 1889 MHz, variava um pouco para mais e para menos. A temperatura encontrava-se em torno de 76°C. Com o gabinete aberto ela guarda temperatura de 69 a 73°C, dependendo do projeto que está processando e o clock aumentou para 1911 a 1923 MHz. As ventoinhas rodam a 2367 rpm (63%).

 

Eu tenho ventoinhas na parte inferior do gabinete empurrando ar para dentro e duas superiores como exaustoras, ou seja, empurrando ar para fora. Uma delas é aquela do radiador do processador (Corsair H60 + ventoinha). Testei colocar mais uma ventoinha na parte frontal do gabinete empurrando ar para dentro, mas percebi que as temperaturas das GPUs aumentaram. Repeti o teste segurando a ventoinha sobre as placas de vídeo empurrando ar contra elas, ar fresco, do exterior do gabinete e o resultado foi o mesmo, de modo que inverti a lógica, a coloquei como exaustor e a melhor opção que encontrei foi apoiando-a sobre o backplate da GTX 980. Sua temperatura reduziu e o clock aumentou.

 

Por fim, a análise de algumas WU's processadas durante essas avaliações:

 

adicionado 19 minutos depois

 

Gigabyte G1 Gaming OC Edititon GTX 1080

Cliente 7.4.4

Gentoo Linux 64 bits - kernel 4.4.52

NVidia driver 370.28

Flag: cpu-type v='beta'

 

WU 10490 - PPD 960594 - Credit 85608 - TPF 1 min. 17 seg - TempMax = 69 ºC

Speed fan: 2138 rpm (56%)

Clock máximo: 1922 MHz

Core_18

 

WU 11431 - PPD 1.030.921 - Credit 134831 - TPF 1 min. 53 seg - TempMax = 69-70 ºC

Speed fan: 2197 rpm (58%)

Clock máximo: 1920 MHz

Core_21

 

Gigabyte G1 Gaming GTX 980

Cliente 7.4.4

Gentoo Linux 64 bits - kernel 4.4.52

NVidia driver 370.28

Flag: cpu-type v='beta'

 

WU 9414 - PPD 455817 - Credit 39040 - TPF 1 min. 14 seg - TempMax = 80 ºC

Speed fan: 2552 rpm (61%)

Clock máximo: 1313 MHz

Core_21

 

OBS.: importante salientar que estou com um wattímetro monitorando o quanto este conjunto puxa da rede elétrica. Aqui no Canadá a rede elétrica funciona a 127V, não vi até o momento opções de 220V. Percebi que nos projetos que citei acima para a GTX 1080 o consumo total caiu de 460W para ~430W, ou seja, esses projetos reduzem o consumo da GPU e, por conta disso, o clock da GPU aumenta, aumentando ainda mais o desempenho médio. Não é à toa que esses projetos rendem mais pontos... Melhorou até o desempenho da GTX 980, pois ela deixou de receber tanto calor sobre si.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui sofrendo pra fazer 1.2 KK com 4 VGAs barulhentas e gulosas rsss, curioso pra ver a nova série da nvidia, se bem que o mundo inteiro do folding faz upgrade quando lançam e a gente aqui somos sempre os últimos. Só vejo neguinho me passando no ranking geral e deixando na poeira, fazendo monstruosos 5 milhos, 20 milhos, coisa de louco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sambaquy disse:

Eu aqui sofrendo pra fazer 1.2 KK com 4 VGAs barulhentas e gulosas rsss, curioso pra ver a nova série da nvidia, se bem que o mundo inteiro do folding faz upgrade quando lançam e a gente aqui somos sempre os últimos. Só vejo neguinho me passando no ranking geral e deixando na poeira, fazendo monstruosos 5 milhos, 20 milhos, coisa de louco.

 

@Sambaquy eu tenho aqui uma da série anterior e uma da nova série. A GTX 1080 é bem melhor que a anterior em muitos aspectos. A começar pelo clock que chega a quase 2 GHz passando pelo controle desse clock a depender da dissipação de calor. Ou seja, as duas VGAs são feitas para durar muito tempo com essa tecnologia de controle de acordo com o limite de consumo e dissipação de calor. A série 1000 tem um beneficio maior, pois em idle ela baixa o clock a menos de 10 MHz, imagina! Chega a desligar as ventoinhas se não está em uso.

 

Enfim, estou bastante satisfeito com ambas, mas a série 1000 é fora de série.

 

adicionado 8 minutos depois

@alexBertani  uma VGA GTX 1080 Extreme Edition deveria estar custando em torno de R$ 2.000,00 de acordo com o câmbio atual, entretanto quanto custa? Além disso, por conta das restrições devido ao preço, VGAs antigas, como as da série 900, são supervalorizadas e a galera ainda acha que está fazendo bom negócio. Se soubessem o custo real das coisas... aqui no Canadá todos os preços anunciados são isentos das taxas. Na hora de pagar são acrescidos os valores de 5% pela taxa federal e 9,975% pela taxa provincial. É provavelmente a mesma coisa que o @Gabriel Torres comentou no artigo "Por que no Brasil eletrônicos são tão caros?" a respeito do sistema tributário da Austrália. A burocracia, a corrupção, os sistemas financeiro e tributário são os principais problemas do Brasil para se tornar competitivo no mercado internacional e esses fatores são interligados de maneira a se manterem como são. Acho que reduzindo a corrupção abrem-se as portas para as coisas começarem a mudar...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sambaquy disse:

Tem alguma estimativa Zeca de quando e quanto começa ganhar algum bitcoin?

 

A gente recebe Folding Coins e na carteira Counterparty. A transferência é feita no primeiro sábado após a virada do mês. Recebemos dia 03/06 a quantia referente ao produzido durante o mês de maio. Recebi 12789 FLDC, o que, pela cotação do dia, equilavia a 0,0971964 BTC. Como o Bitcoin varia bastante de valor não sei te dizer o que isso equivalia em US$. Hoje, com o Bitcoin em baixa, vale US$ 240,90. Convertendo para o Real, são R$ 790,80 (R$ 3,2827/US$).

 

Outra coisa importante: o valor do FLDC varia, estou informando acima a cotação de 0,00000760 BTC/FLDC, que era a cotação do dia. Hoje está sendo cotado a 0,00000714 BTC/FLDC. A quantidade de FLDC x quantidade de pontos também varia. Se houver um participante do projeto durante o mês todo ele receberá toda a bolada não importa quanto produzir. Se houver 100, serão divididos os 250.000 FLDC do mês entre os 100 de acordo com a produção de cada um. Do mês passado para esse a proporção de pontos para cada FLDC aumentou bastante. Até hoje já fiz mais do que no mês de maio, mas se o mês terminasse hoje eu ganharia em torno de 10.000 FLDC.

 

A próxima distribuição de FLDC será dia 01/07, pois cai num sábado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabo de ver que @easyhelpinfo entrou no time de foldadores que recebem FLDC. Seja bem-vindo!

 

Alguém sabe quem é e que fim levou shamichong? Ele começou foldando pelo time, quando apareceu o tópico sobre o Folding Coin ele mudou o perfil e continuou com esse novo perfil. Agora está parado. Será que teve algum problema com o recebimento dos créditos e desistiu?

adicionado 2 minutos depois

 

@cristianogro, amanhã tu verás o blindado mais rápido da história passar por ti! hehehehe Fica atento senão perde a oportunidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Zeca Pagodinho disse:

Eu acabo de ver que @easyhelpinfo entrou no time de foldadores que recebem FLDC. Seja bem-vindo!

 

Fala @Zeca Pagodinho , bom eu estava completamente inativo desde o início de 2016 e resolvi voltar. Vi seu tópico a respeito do Folding Coin e achei interessante tentar pra ver o que resulta, o problema é começar do zero... mas vamos que vamos, tenho que me habituar com várias mudanças, para você ter uma ideia na época em que parei ainda rodava o cliente V6, meu rendimento vai ser bastante irregular pois vou implantar aos poucos em minha empresa de TI, vou colocar alguns Xeons E3-V3 no cliente V7 porém esses servidores estão em um cluster de disponibilidade e balanceamento de carga o que por si só vai afetar o desempenho , mas acho que dá para fazer alguma pontuação interessante e quem sabe ajudar o time novamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Sambaquy disse:

Maioria desiste depois de receber a primeira conta de energia elétrica pós folding  rss 

Verdade, mas no meu caso durante a semana os pcs da minha empresa vão trabalhar de qualquer maneira, além dos servidores que atendem aos meus clientes, mas pelo que estou vendo rende muito pouco o cliente V7 com CPU e comprar uma GPU no momento está fora de cogitação, alguém ai pode indicar uma GPU BBB que possa render legal no folding? Dai me planejo no futuro para comprar, desejo me tornar competitivo como no passado :tw_glasses:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, easyhelpinfo disse:

Alguém ai pode indicar uma GPU BBB que possa render legal no folding? Dai me planejo no futuro para comprar, desejo me tornar competitivo como no passado :tw_glasses:

 

Barato é bastante relativo, diria que bonito também... eu pessoalmente relaciono o bonito com o preço baixo: quanto mais barata, mais bonita fica a placa de vídeo. Então nos dá uma ideia de quanto estaria disposto a gastar que a gente busca algumas informações sobre os valores de mercado que atendem teu objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sambaquy disse:

A GTX 1060 tá boa, mas custa uns 900, por 500 não sei se a GTX 1050 ta custando isso, ou alguma AMD boa pra folding no momento, parece que nos EUA acabaram os estoques de algumas AMD, o pessoal da mineração comprou tudo hehe.

@Sambaquy Bom vou economizar aqui pra ver se compro uma GTX 1060 mesmo, dei uma pesquisada e não vale a pena opções mais baratas pois tem que compensar o consumo com pontuação, tem algumas placas torradoras de watts que dão pouco retorno, tava vendo isso em um fórum gringo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sambaquy disse:

A GTX 1060 tá boa, mas custa uns 900, por 500 não sei se a GTX 1050 ta custando isso, ou alguma AMD boa pra folding no momento, parece que nos EUA acabaram os estoques de algumas AMD, o pessoal da mineração comprou tudo hehe.

 

Quanto está produzindo uma GTX 1060 e qual seria o consumo de energia de uma placa dessas?

 

Sei que a GTX 1050Ti não tem necessidade de alimentação PCI-E (pelo menos os modelos que vi por aí), de modo que o TDP não deve ser superior a 70W.

adicionado 5 minutos depois

 

Fui procurar no link que o @Foxwalt postou outro dia o desempenho da 1060 e da 1050 Ti e acho que compensa bem mais a 1060. Puxa, o desempenho após duas gerações deu um salto exponencial. A GTX 1060 faz bem mais pontos que uma 780 Ti !

adicionado 19 minutos depois

 

Esqueci de postar o link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1vcVoSVtamcoGj5sFfvKF_XlvuviWWveJIg_iZ8U2bf0/pub?output=html#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Evandro disse:

 

Bah, pra muitos de nós tá um frio de lascar, o Folding é um ótimo pretexto pra esquentar o recinto. :D

 

Estás em que parte do Brasil? Sabes que aqui em Montréal é que faz frio de verdade, né? :tw_dizzy: Mas também faz verão. Estamos iniciando o verão e vocês, o inverno. O dia mais longo do ano terá 15h40min de sol. O nascente será às 5h06min e o poente às 20h46min, mas com claridade desde 04h28min até 21h24min. Já estou cansado de dormir pouco, é frustrante. Todavia, é muito bom ter sol e temperatura agradável. Estou com medo do inverso que logo, logo estará de volta nos aterrorizando. Mas já tenho aquecimento extra: 380W esquenta uma peça.

adicionado 12 minutos depois

O @Sambaquy aumentou bastante sua pontuação semanal, está com média de 8,5M PPD. Por que será? Acho que é por causa do friozinho que anda fazendo no sul do Brasil. As GTX das séries 9xx e 10xx sao muito sensíveis ao calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Zeca Pagodinho disse:

 

 

O @Sambaquy aumentou bastante sua pontuação semanal, está com média de 8,5M PPD. Por que será? Acho que é por causa do friozinho que anda fazendo no sul do Brasil. As GTX das séries 9xx e 10xx sao muito sensíveis ao calor.

Então, a minha pontuação de ontem e da Fazenda é a pontuação máxima possível, deveria ser todos os dias assim, mas acontece que as vezes a máquina da Fazenda reinicia e só vou me dar conta um tempo depois, como ela tem login fica parada até digitar a senha, vou ter que tirar isso, mas aí a máquina não pega mais as atualizações do W10 Insider. A minha pontuação cai quando uma máquina com placa-mãe não muito boa, deixa os clocks das 970 em 400, sem motivos muito óbvios, a máquina que a placa é Asus, nunca acontece isso, ou quando falta energia elétrica e aí bagunça um pouco. As temperaturas aqui estão entre 14 - 18, e dentro de casa sempre consegue manter 10ºC a mais que lá fora, as 4 GTX 970 ficam no escritório e as duas 1060 ficam na sala, a pontuação da 1060 de 3G está entre uns 300-350K em média, mas depende muito da sorte das WUs que aparecem, eles pontuam pouco mais que as 970 consumindo metade e overclock delas tá forte, 2000 - 2050 no core, inclusive a placa com menor cooler ta subindo muito mais o clock que a galaxy exoc com dual fan rss, mas elas variam o clock, acho que pela temperatura ou de acordo com cada WU, parecem inteligentes rss

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Prezados, acabei de ligar uma GTX 1050 (superclocked) da EVGA em 24/7 e a estimativa até o momento é de 122500 K ao dia, vamos ver se estabiliza neste patamar mesmo, posto resultados daqui uns 3 dias, teve que ser a 1050 por conta do valor e de não necessitar de uma fonte TOP para a mesma, mês que vem em algum momento vou colocar outra 1050 no folding para ver , meus FLDC'S vou deixar na carteira até ser possível adquirir outra VGA o que deve levar muito tempo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!