Ir ao conteúdo

Por onde começar para aprender eletrônica?

Jorno

Posts recomendados

Postado

Olá, faz um bom tempo que quero entrar de cabeça no mundo da eletrônica, fiquei procurando cursos aqui na minha cidade mas não achei nenhum que preste/tenha um horário que dê certo para mim.

Portanto resolvi aderir ao movimento "faça você mesmo" e estou decidido à aprender eletrônica sozinho. Na escola ja tive algo sobre resistores, resistores em série, capacitância, d.d.p (tudo na aula de fisica). porém tudo ao meu ver, foi muito básico, além de estar cheio de pérolas como:

"Ao se ligar um aparelho 120v na tomada 127v existe risco dele queimar?

R: Sim existe risco dele queimair"

já se viu o nível da coisa (até eu sei que tem uma faixa tolerância...) :bandeira:

Então preciso de indicações do que comprar, onde comprar, do que ler, por onde começar.....

Eu achei um curso de eletrônica "Introdução à eletrônica" da editora Lutécia e nele aparece uma tal de veroboard e alguns pinos para praticar solda e projeto de circuitos. no brasil só achei uma tal de protoboard, mas não sei se tem a mesma função.

Também achei algumas estações de solda no mercado livre, mas não faço ideia se presta ou não.

Resumindo: estou mais perdido do que cego em tiroteio.

Imagem:

Veroboard

motorVeroBoard.jpg

Protoboard

circuito_buffer_em_protoboard.JPG

As estações de solda seriam essas:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-153023263-estaco-de-solda-50w-com-controle-de-temperatura-ajustavel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149691626-estacao-de-solda-dns-936a-na-caixa-nf-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151240334-estaco-de-solda-modes-920-110v-ou-220v-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149154240-7592o-estaco-de-solda-110v-ts-905-toyo-_JM

OBS: minha primeira intenção seria fazer gambiarras com filtros de linha, fuçar em estabilizadores (transformar em filtro de linha) e qualquer outra coisa que apareça que envolva proteção contra surtos ou informática :D

• Coordenador
Postado

Colega Jorno, espere mais um pouco!, o pessoal esta "meio sumido" e infelizmente eu não tenho uma indicação de literatura para te passar!...

Postado

Jorno,

Bom, acho que primeiro você precisa decidir qual eletronica você gostaria de aprender: digital ou analógica.

Eu tentei aprender eletronica analógica e nunca fui feliz. Só descobri que gosto de eletronica depois que comecei a estudar a parte digital, que é mais fácil, pelo menos dentro da minha cabeça.

Dá uma olhada no meu site que eu coloquei uns tutoriais para quem está começando com eletronica digital e micro-controladores.

Ah! E se você for para a eletronica digital, não compra estação de solda não, basta a protoboard.

Dá uma olhada nas fotos dos tutoriais do meu site e você vai entender porque. Hehehe.

Espero ter ajudado!

http://www.seriallink.com.br/lab/

Abraços,

Renato

Postado
Jorno,

Bom, acho que primeiro você precisa decidir qual eletronica você gostaria de aprender: digital ou analógica.

Eu tentei aprender eletronica analógica e nunca fui feliz. Só descobri que gosto de eletronica depois que comecei a estudar a parte digital, que é mais fácil, pelo menos dentro da minha cabeça.

Dá uma olhada no meu site que eu coloquei uns tutoriais para quem está começando com eletronica digital e micro-controladores.

Ah! E se você for para a eletronica digital, não compra estação de solda não, basta a protoboard.

Dá uma olhada nas fotos dos tutoriais do meu site e você vai entender porque. Hehehe.

Espero ter ajudado!

http://www.seriallink.com.br/lab/

Abraços,

Renato

Agora você me pegou, apenas para ver como estou perdido:

O que seria exatamente eletrônica digital e analógica? (não precisa aprofundar, apenas uma explicação rápida e básica basta)

Postado

putz, agora você me complicou. heheheh

mas basicamente a eletronica analógia trata de sinais analógicos, como uma onda de som, pressão, eletromagnetismo, essas coisas.

já a eletronica digital trabalha com sinais digitais, como comunicação entre modems, sinais analógicos convertidos em digitais por amostragem, portas lógicas, essas coisas.

no final da conta, nem sei explicar direito.

Abraços,

Renato

Postado
putz, agora você me complicou. heheheh

mas basicamente a eletronica analógia trata de sinais analógicos, como uma onda de som, pressão, eletromagnetismo, essas coisas.

já a eletronica digital trabalha com sinais digitais, como comunicação entre modems, sinais analógicos convertidos em digitais por amostragem, portas lógicas, essas coisas.

no final da conta, nem sei explicar direito.

Abraços,

Renato

Então acho mais fácil eu falar o que me interessa e você falar qual é (suspeito que seja a digital)

A principio eu gostaria de saber sobre protetores contra surtos, filtros EMI/RFI e um geralsão de saber planejar uma rede elétrica residencial/aterramento (mas esse ultimo é só o básicão, só para eu não ficar dependendo de eletricistas gambiarreiros)

Depois eu ja iria partir para coisas ligadas à informatica, o suficiente para saber como funciona/conserta placa-mãe, unidade de DVD/CD, etc... (menos processador e essas coisa que já seriam uma faculdade :D vamos nos deter à algo tipo trilhas, capacitores, resistores) e sem nunca esquecer o que despertou meu interesse sobre eletrônica: Fontes de alimentação.

Também vi outro tópico que achei legal foi o pessoal bolando um esquema para fazer aquele jogo do passe/repasse com lâmpadas, etc...

Então resumindo, que aprender coisas ligadas à filtros de linha, peças mais simples do computador, fonte e gambiarras em geral para o dia a dia (como o jogo que falei)

Acho que ficou um tanto confuso, mas deve ser porque eu mesmo estou confuso :wacko:

Postado

Jorno, pelo que vejo no seu caso, melhor você estudar a eletrônica basica primeiro. Começa com a Lei de Ohm, resistores, capacitores, diodos, transistores, essas coisas. Aterramento etc você vai aprender em elétrica, que tbém é contemplado na eletronica basica.

Depois q você pegar o jeito, parte para os filtros digitais e você será muito feliz!

Na parte da informática, você pode procurar kits como esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150997073-microcontrolador-arm7-arm-com-net-c-embarcado-arduino-_JM

Abraços,

Renato

Postado
Jorno, pelo que vejo no seu caso, melhor você estudar a eletrônica basica primeiro. Começa com a Lei de Ohm, resistores, capacitores, diodos, transistores, essas coisas. Aterramento etc você vai aprender em elétrica, que tbém é contemplado na eletronica basica.

Depois q você pegar o jeito, parte para os filtros digitais e você será muito feliz!

Na parte da informática, você pode procurar kits como esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-150997073-microcontrolador-arm7-arm-com-net-c-embarcado-arduino-_JM

Abraços,

Renato

Já aprendi a primeira e segunda lei de ohm, resistores em série, resistores em paralelo, associação mista de resistores, fusível e curto-circuito.

Tudo isso foi na aula de física lá no meu cólégio (sistema COC de ensido), portanto acho que deve ter sido muito basicão.

E sobre o kit, não entendi direito o que é, mas já despertou meu interesse.

Postado

É complicado. A meu ver, tem uma bibliografia que você aprenderá a maioria dos assuntos com relação a eletronica analógica. É MUITO confiável e completo, possúi exercícios e tudo mais. Ele parte do pressuposto básico que você conhece, lei de ohm, iniciando com o funcionamento de semicondutores simples, passando para mais complexos, depois circuitos e tudo mais. Se procurar na net vai encontrar para download, eu particularmente prefiro a versão impressa.

Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos - Robert L. Boylestad, Louis Nashelsky

É bem conhecido por ai como Nashelsky.

EDIT: fontes de tensão/corrente são partes da eletrônica analógica, ambas estão explicadas no livro.

Postado
É complicado. A meu ver, tem uma bibliografia que você aprenderá a maioria dos assuntos com relação a eletronica analógica. É MUITO confiável e completo, possúi exercícios e tudo mais. Ele parte do pressuposto básico que você conhece, lei de ohm, iniciando com o funcionamento de semicondutores simples, passando para mais complexos, depois circuitos e tudo mais. Se procurar na net vai encontrar para download, eu particularmente prefiro a versão impressa.

Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos - Robert L. Boylestad, Louis Nashelsky

É bem conhecido por ai como Nashelsky.

EDIT: fontes de tensão/corrente são partes da eletrônica analógica, ambas estão explicadas no livro.

Também prefiro a versão impressa, livro só tem como ler mesmo com ele na mão, no monitor você acaba lendo "por cima", além de fazer um bem danado aos olhos :D

Obrigado pela indicação, vou procurar por ele. (deve ter na saraiva ou alguma outra loja assim)

EDIT: achei ele http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/147143/dispositivos-eletrnicos-e-teoria-de-circuitos-8-edico-2004/?pac_id=25371&utm_source=BuscapeSaraiva&utm_medium=cpc&utm_term=Dispositivos%20Eletr%F4nicos%20e%20Teoria%20de%20Circuitos%20-%208%BA%20Edi%E7%E3o%202004&utm_content=&utm_campaign=Engenharia%20e%20Tecnologia

Postado

Olá, primeiramente eu tenho que discordar com o rapaz que disse que você precisa escolher entre a analógica e a digital.

Eu tenho aulas de analógica e eletrônica, e uma complementa a outra, é difícil ter somente uma, e na verdade Eletroeletrônica é o correto, pois você precisa de uma noção de eletrecidade também. Para ser sincero, acho uma lição muito difícil de ser completada sem ajuda e sem nenhuma noção, pois física não vai te ajudar, até porque são conceitos diferentes, eu tive no bimestre passado, e é completamente diferente. O que você pode fazer é procurar um curso bem conceituado, por exemplo, o que eu faço, ELETROELETRÔNICA no SENAI, é o mais conceituado do BRASIL.:o

boa sorte se for tentar, estarei torcendo para você, eu não posso disponibilizar as apostilas para você, mais posso te ajudar com dúvidas.

Postado
Olá, primeiramente eu tenho que discordar com o rapaz que disse que você precisa escolher entre a analógica e a digital.

Eu tenho aulas de analógica e eletrônica, e uma complementa a outra, é difícil ter somente uma, e na verdade Eletroeletrônica é o correto, pois você precisa de uma noção de eletrecidade também. Para ser sincero, acho uma lição muito difícil de ser completada sem ajuda e sem nenhuma noção, pois física não vai te ajudar, até porque são conceitos diferentes, eu tive no bimestre passado, e é completamente diferente. O que você pode fazer é procurar um curso bem conceituado, por exemplo, o que eu faço, ELETROELETRÔNICA no SENAI, é o mais conceituado do BRASIL.:o

boa sorte se for tentar, estarei torcendo para você, eu não posso disponibilizar as apostilas para você, mais posso te ajudar com dúvidas.

Eu ja tinha dado uma lida sobre o SENAI mas eu não entendi coisa alguma sobre ele :D

Pelo o que eu vi tem processo seletivo, faixa estária e algumas outras coisas que não ficam tão bem explicadas no site deles.

Você poderia me dar um resumo bem resumido de como funciona ele? obrigado.

@tópico

Eu dei uma olhada no livro recomendado e comecei a me perguntar se era grego o que estava escrito :lol:

esse seria bom nas férias quando eu tiver mais tempo para me dedicar à ele.

Postado

Eu recomendo também o SENAI.

Eu fiz auxiliar de eletronica e estou terminando eletronica analogica,e vou fazer um tecnico agora para pegar o CREA!

O Senai que achei em presidente prudente

http://www.sp.senai.br/presidenteprudente/WebForms/cursos.aspx?Secao_id=19&Area=17

Entre em contato com a escola Senai e se informe melhor,no site tem o conteudo do que irá apreender ou procure um curso tecnico com CREA!

Postado

Claro, sem problemas. Curso eletroeletrônica - 2 Anos Carga horaria por dia de 3 horas e 10 minutos, há sim um processo seletivo, o curso é gratuito, excelente qualidade, e você precisa somente ter o Ensino Médio Completo.

Postado
Claro, sem problemas. Curso eletroeletrônica - 2 Anos Carga horaria por dia de 3 horas e 10 minutos, há sim um processo seletivo, o curso é gratuito, excelente qualidade, e você precisa somente ter o Ensino Médio Completo.

Mas ai é que está o problema.

Estou no segundo ano do ensino médio e terminando o terceirão ja vou para a facul.

Eu queria algo para fazer em paralelo com o colegial.

Postado

então é tarde demais, pois você teria que estar em uma escola do SESI e assim começaria o segundo colegial juntamente com o senai, e ai sim você estaria livre dessa parte do ensino médio completo.

Postado

Jorno!!!

Tudo tranquilo amigão... fiquei curioso com o que o nosso amigo Graccula colocou sobre o produto do mercadolivre... hehehe bom amigão eu também não tenho um conhecimento bom em eletrônica comecei do zero e basicamente sou facinado por eletronica desde a infância!

A dica que eu te deixo é como eu fiz pra começar a aprender.

Eu percebi que: se eu não conhecer os componentes não tenho como entender o funcionamento de nada! então comecei a baixar tutoriasi sobre resistores, diodos, capacitores, transistores, etc... o que aconteceu. quando você começa a conhecer as ferramentas você começa a ter ideia de como trabalhar com elas! dai pra diante caí no bendito circuito integrado NE555 o da foto do meu avatar, que eu acho algo incrível pois dá pra se aplicar em várias coisas legais e assim vai!

Ainda estou em continuo aprendisado. agora mesmo estou tentando montar um circuito que controla iluminação de leds pelo som e estou recorrendo a ajuda do pessoal aqui do fórum, os quais são excelentes pessoas e estão me ajudando!

Então minha dica final é: descobre pelo que você se interessa e começa a pesquisar sobre, quando não encontrar pergunte aos amigos do forum!

Abração e boa sorte! :D

Postado

Jorno,

E porque não fazer o curso técnico em paralelo com a faculdade?

Veja que na maioria dos casos você só pode estagiar pela faculdade quando estiver no segundo ou terceiro ano. Isso é tempo mais que suficiente para fazer o curso técnico em paralelo.

Abs.

Postado
Jorno,

E porque não fazer o curso técnico em paralelo com a faculdade?

Veja que na maioria dos casos você só pode estagiar pela faculdade quando estiver no segundo ou terceiro ano. Isso é tempo mais que suficiente para fazer o curso técnico em paralelo.

Abs.

A questão é:

Estou querendo aprender eletrônica justamente para decidir minha faculade.

Se eu gostar, ja sei que vai ser engenharia elétrica com ênfase em eletrônica.

Se eu não gostar, vou focar na informática mesmo.

Jorno!!!

Tudo tranquilo amigão... fiquei curioso com o que o nosso amigo Graccula colocou sobre o produto do mercadolivre... hehehe bom amigão eu também não tenho um conhecimento bom em eletrônica comecei do zero e basicamente sou facinado por eletronica desde a infância!

A dica que eu te deixo é como eu fiz pra começar a aprender.

Eu percebi que: se eu não conhecer os componentes não tenho como entender o funcionamento de nada! então comecei a baixar tutoriasi sobre resistores, diodos, capacitores, transistores, etc... o que aconteceu. quando você começa a conhecer as ferramentas você começa a ter ideia de como trabalhar com elas! dai pra diante caí no bendito circuito integrado NE555 o da foto do meu avatar, que eu acho algo incrível pois dá pra se aplicar em várias coisas legais e assim vai!

Ainda estou em continuo aprendisado. agora mesmo estou tentando montar um circuito que controla iluminação de leds pelo som e estou recorrendo a ajuda do pessoal aqui do fórum, os quais são excelentes pessoas e estão me ajudando!

Então minha dica final é: descobre pelo que você se interessa e começa a pesquisar sobre, quando não encontrar pergunte aos amigos do forum!

Abração e boa sorte! :D

O que me levantou o interesse foi:

Estabilizadores (quando eu descobri que são um lixo, quis saber o porque. me falta o conhecimento em eletrônica para entender 100%)

Filtros de linha

Fontes ATX

Esses foram meus principais focos até agora, mas só observando os artigos do GT e os posts do Faller e _Rau_ não consegui ficar satisfeito, estou com sede de mais conhecimento :D

Postado

Jorno,

Falando em SENAI, porque você não tenta os cursos a distância. Tem inclusive um sobre o microcontrolador 8051. Acho que você vai gostar se você gostou do Arduino. E o melhor, nem precisa sair de casa!

Cursos EAD do SENAI

http://www.sp.senai.br/ead/Webforms/Interna.aspx?secao_id=19

Tem um curso chamado Fundamentos da Eletronica... Acho q você deveria começar por esse.

Fiz o curso do 8051 e gostei. E não é caro, se eu não me engano, paguei 250 reais...

E lembre-se: nunca é tarde para aprender!

Abraços

Renato

Postado
A questão é:

Estou querendo aprender eletrônica justamente para decidir minha faculade.

Se eu gostar, ja sei que vai ser engenharia elétrica com ênfase em eletrônica.

Se eu não gostar, vou focar na informática mesmo.

O que me levantou o interesse foi:

Estabilizadores (quando eu descobri que são um lixo, quis saber o porque. me falta o conhecimento em eletrônica para entender 100%)

Filtros de linha

Fontes ATX

Esses foram meus principais focos até agora, mas só observando os artigos do GT e os posts do Faller e _Rau_ não consegui ficar satisfeito, estou com sede de mais conhecimento :D

So ficou uma duvida, caso você pretenda focar em informatica, que curso na faculdade pretende fazer?

Postado

Mais uma dica.. quando tiver um pouco mais de conhecimento básico e começar a fazer esperiencia, você pode usar programas pra simular o funcionamento antes de montar fisicamente os componente.. o funcionamento pelos soft são muito parecidos com os da prática..

programas: proteus-isis, multisim, EasySim, EWB, CircuitMaker.. e mais uma infinidade de outros..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!