Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então encontro o fase no fio vermelho do voltímetro. É assim?

Testei aqui e o voltímetro não apresentou tensão, ai troquei os fios e o ponteiro saltou.

O fase seria o fio vermelho do voltímetro?

• Membro VIP
Postado

Amigo.. Na tomada a tensão é alternada. Não tem positivo nem negativo, desse modo tanto faz qual a ponteira que você segura e qual você coloca na tomada.

Se tiveres medo de segurar a mesma com a mão, coloque essa ponteira em contato com alguma espécie de aterramento, por mais fraco que seja, já é suficiente para mostrar alguma tensão.

Parfuso da caixa da tomada, se essa caixa for de lata, algum cano d`água, se for metálico, são boas referências para se avaliar aonde está o fase..

O fase será aquele que mostra tensão com referência a esse parafuso ou cano d`água, ou até mesmo sua mão... Independentemente se a ponteira colocada na tomada seja a preta ou seja a vermelha..

Postado

Testei com um dos conectores no chão e o fase é o pino da esquerda que esta dando faísca quando ligo o PC toda manhã.

Então esta faísca é ruim para o PC?

Postado

O jeito mais fácil de descobrir o fase é usando a chave de teste.

A faísca ao ligar não faz mal não, só não pode ter faísca depois de ligado pois indicaria mau contato na tomada.

• Membro VIP
Postado

Faíscas acontecem nos ligamentoe e também nos desligamentos e isso é normal. O que não é normal é você estar usando o plug/tomada como chave.

As chaves de liga/desliga são especialmente construídas para essa função, de ligar e desligar equipamentos. A tomada foi feita para você plugar algum equipamento desligado e, depois, pela sua chave, ligar e desligar o mesmo.

Plugs e tomadas vão se deteriorando e tem sua vida encurtada a cada faísca dessas dai..

Por isso os filtros de linha são incorporados de chaves, para você desligar todos os seus equipamentos na chave do mesmo..

Postado

ouvi o seguinte comentario sobre o Filtro de linha CLONE F8 NBR 01062 :

"Se for para 110V, é dinheiro gasto à toa. A tensão de grampeamento desse Clone (710V) é muito alta e faz com que ele só seja eficiente em redes de 220V.

E se for para 220V, há opções melhores."

essa informação é verdadeira?

Postado
Faíscas acontecem nos ligamentoe e também nos desligamentos e isso é normal. O que não é normal é você estar usando o plug/tomada como chave.

As chaves de liga/desliga são especialmente construídas para essa função, de ligar e desligar equipamentos. A tomada foi feita para você plugar algum equipamento desligado e, depois, pela sua chave, ligar e desligar o mesmo.

Plugs e tomadas vão se deteriorando e tem sua vida encurtada a cada faísca dessas dai..

Por isso os filtros de linha são incorporados de chaves, para você desligar todos os seus equipamentos na chave do mesmo..

Tiro o PC da tomada pensando em protegê-lo, na madrugada deste domingo ouve uma queda de energia, um transformador explodiu aqui perto.

• Membro VIP
Postado
Tiro o PC da tomada pensando em protegê-lo, na madrugada deste domingo ouve uma queda de energia, um transformador explodiu aqui perto.

Ótima providência parceiro...

Mas tem maneiras e maneiras de fazer a coisa...

Se desligares a chave liga/desliga em um filtro de linha e corrigires o maldito problema de tomada com 2 polos, que não garante que o fase estando no lugar que deveria estar, desligue esse fio fase, dará o mesmo resultado que desligar o plug, sem estressar esse plug nem a tomada. Chaves foram feitas para isso, mas se insistes em pregar prego com o alicate ao invés do martelo, quem sou eu para tentar lhe convencer...

Postado

Acerca da utilização do adaptador de 3 pinos para 2 pinos, e a utilização de uma tomada de 2 pinos... Quais as consequências normais da conexão invertida, para estes aparelhos cuja fonte utilizam conexão de três pinos?

Como sempre utilizei Estabilizador, nunca parei pra reparar isso, pois a tomada do estabilizador é de apenas dois pinos, será que neste ponto a energia que entra no estabilizador já sai para suas saídas da maneira correta, apesar dos males deste aparelho?

Postado

Vim aqui por meio deste tópico invocar o Grande Deus dos Filtros... FALLER camarada rs..

Poderia tirar uma pequena dúvida ?

Tenho a config. abaixo que opera em rede de 110V/127V...

Gostaria de saber se este Filtro "suporta/opera" neste rede, segue:

Protetor Clamper Computer Protector Pro

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185463454-protetor-clamper-computer-protector-pro-_JM

Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado
Acerca da utilização do adaptador de 3 pinos para 2 pinos, e a utilização de uma tomada de 2 pinos... Quais as consequências normais da conexão invertida, para estes aparelhos cuja fonte utilizam conexão de três pinos?

Como sempre utilizei Estabilizador, nunca parei pra reparar isso, pois a tomada do estabilizador é de apenas dois pinos, será que neste ponto a energia que entra no estabilizador já sai para suas saídas da maneira correta, apesar dos males deste aparelho?

Lhe pergunto eu agora...

Você já viu equipamentos com dois fusíveis de entrada, um em cada fio??

Você já viu as chaves desligarem ambos os fios??

Você já viu fusíveis de proteção, fusíveis térmicos em filtros de linha em ambos os fios???

Geralmente isso tudo está sempre no fio fase. É esse que se deve desligar. Se não tens como garantir a entrada do fase de modo correto em seu euipamento, isso cai por terra. Para isso adotaram uma norma, que usa plugs e tomadas com 3 polos, garantindo a correta antrada do fio fase..

Quando o fio neutro, que se sabe é primo-irmão do fio terra, até mesmo ambos se interligam lá debaixo do relógio medidor de energia, é desligado por ter entrado aonde deveria ser o fio fase, quem será desligado é ele, quer pela chave, pelo rompimento de um fusível etc..

Além de não perderes o fase perderás o neutro, que era a coisa ais próxima do aterramento que tinhas ai...

Dai porque gabinetes dão choque mesmo desligados na chave da fonte ou do filtro de linha e assim por diante..

Ou seja, é o mesmo que botar a dormir contigo um tigre feroz e desconhecido, para te proteger.. Topas???

Vim aqui por meio deste tópico invocar o Grande Deus dos Filtros... FALLER camarada rs..

Poderia tirar uma pequena dúvida ?

Tenho a config. abaixo que opera em rede de 110V/127V...

Gostaria de saber se este Filtro "suporta/opera" neste rede, segue:

Protetor Clamper Computer Protector Pro

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185463454-protetor-clamper-computer-protector-pro-_JM

Obrigado desde já!

Alguns filtros tem a condição de poder escolher a tensão de trabalho. Esse dai é um deles, Veja ai direto do site da Clamper:

ComputerProtectorPrdaClamperCaracte.jpg

Veja que existe uma opção do mesmo apropriada para uso em 127 Volts.

Se tiveres que comprar, prefira comprar um desses, com tensão específica para a rede em que o mesmo irá trabalhar..

Se entretanto já o tens, paciência...

Raciocine comigo.. Equipamentos preparados para operar em 220 Volts se podem tolerar um nível mais alto para proteção dos mesmos (430 Volts), não seria o fato de esse tipo de equipamento, quando operando em 110 Volts, não toleraria a mesma tensão de clamp para proteção...

Postado

Resumindo ele consegue operar na rede 127V mas com limitações é isso ?

o que você sugere ?

OBS: Em minha house ainda não está com o novo padrão de tomadas... apenas após a obra de fim de ano..

Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado
Resumindo ele consegue operar na rede 127V mas com limitações é isso ?

o que você sugere ?

OBS: Em minha house ainda não está com o novo padrão de tomadas... apenas após a obra de fim de ano..

Obrigado desde já!

Eu sugiro que você decida!!!

Podes sim usar o mesmo em 127 Volts.. É bem melhor do que não usar nada...

Postado

Faller achei tão intrigante este negócio das tomadas q pesquisei um pouco.

E encontrei um problema com o novo sistema brasileiro.

Olhe só a tomada do meu estabilizador deveria se encaixar a uma tomada de parede como esta.

image2.png

O fase e o neutro se inverteram neste novo padrão brasileiro. (o engenheiro q bolou isto deve ser burro pacas!)

image3.png

A primeira coisa q eu faria é usar um destes. Mas ai si o fase estivesse certo na tomada ele seria invertido no equipamento, não?

1305128020_1.jpg

Fonte;

http://www.iotecnologia.com.br/consideraes-a-respeito-da-norma-nbr-14136

Estou usando um destes.

22c48d4659dfa45095e8c5ad6b69898d.jpg

Para esta tomada macho.

2tomada.jpg

Já constatei com o multímetro q o fase esta entrando no neutro do estabilizado.

Postado

A primeira coisa q eu faria é usar um destes. Mas ai si o fase estivesse certo na tomada ele seria invertido no equipamento, não?

1305128020_1.jpg.

Este é o problema.

Este adaptador da Daneva é uma porcaria, coloca a fase no lugar do neutro.

Os da SMS, por exemplo, deixam tudo em seu lugar.

Realmente, o engenheiro da Daneva é burro. (se é que eles tem um... pelo nível dos produtos dessa empresa, parece que um estagiário projetou tudo)

• Membro VIP
Postado
Faller achei tão intrigante este negócio das tomadas q pesquisei um pouco.

E encontrei um problema com o novo sistema brasileiro.

Olhe só a tomada do meu estabilizador deveria se encaixar a uma tomada de parede como esta.

image2.png

O fase e o neutro se inverteram neste novo padrão brasileiro. (o engenheiro q bolou isto deve ser burro pacas!)

image3.png

O engenheiro não necessariamente é burro não. Padrão é padrão.. Qual está certo, o ABNT ou o NEMA??

Resposta: Ambos.. Padrão é para respeitar e deu...

Veja ai como isso é normatizado:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Cada uma delas tem seu posicionamento dos pinos e sabedor que os triângulos são invertidos saiba como bem comprar adaptadores. Use a metodologia do triângulo invertido e não terás problemas de inversão..

Se um adaptador de NEMA para ABNT ou vice versa, de 3 pinos, tem o triângulo de seus terminais invertidos, ele estará correto e náo inverterá a posição do fio fase..

Adaptadorlgicamecnicacorreta.jpg

Exemplos de adaptadores ERRADOS: que invertem a posição do fio fase e devem portanto ser jogados no lixo reciclável..

AdaptadorDanevaInversordepinos.jpg

AdaptadorPialerrodepolarizao.jpg

Exemplos de adaptadores CORRETOS: que conservam a correta posição do fio fase, e podem ser usados normalmente..

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

AdaptadordeplugBrasil2Nema.jpg

Ou seja, opções corretas e adequadas existem sim para fazer a adaptação.. Experimente a teoria dos triângulos invertidos para criticar os adaptadores que estão corretos para ver que a mesma funciona e nos permite escolher e comprar de modo correto..

Abraço...

Postado

Olá! Espero que seja aqui o lugar apropriado para esclarecer minhas dúvidas!

Comprei um filtro UPSAI FHT1200 127v,um F8 clone e percebi umas coisas estranhas para mim. Moro em apt, não tem aterramento nas tomadas dos quartos e percebo que ao ligar o F8 em quarquer tomada dos quartos ele só acende o "led reset-vermelho", de vez em quando, acende o "led azul 127v" e quando liguei o F8 no UPSAI FHT1200 para fazer um teste ele acendeu o "led indicando terra".

Vs's poderiam me dizer se no caso do F8 quando não acende o led AZUL é sinal de problema na rede? ou problema no filtro em si?

E porque mesmo sem aterramento nas tomadas de casa, o F8 acende o led "terra" ao ligar passando pelo UPSAI 1200/

Obrigado,

Abraço

Postado

Olá, estou a procura de um excelente filtro de linha, procurei em lojas próximas e encontrei duas opções aparentemente boas, gostaria da opinião dos amigos quantos aos dois modelos e caso não sejam confiáveis me indiquem um por favor.

Desde já grato por toda ajuda que vier!

• Membro VIP
Postado
Olá, estou a procura de um excelente filtro de linha, procurei em lojas próximas e encontrei duas opções aparentemente boas, gostaria da opinião dos amigos quantos aos dois modelos e caso não sejam confiáveis me indiquem um por favor.

Quais opções?
Postado

Comprei uma fonte e um filtro de linha clone f8.

A fonte diz que funciona em 100V-240V e o filtro de linha diz que funciona a 127V-220V.

O que eu faço?

Postado
Comprei uma fonte e um filtro de linha clone f8.

A fonte diz que funciona em 100V-240V e o filtro de linha diz que funciona a 127V-220V.

O que eu faço?

Vou tentar explicar.

A fonte funciona DE 100 a 240V.

O filtro funciona em 127 OU em 220V.

Nenhum problema, portanto. É só ligar e usar.

Postado
Vou tentar explicar.

A fonte funciona DE 100 a 240V.

O filtro funciona em 127 OU em 220V.

Nenhum problema, portanto. É só ligar e usar.

Ah é assim?

suspeitei desde o princípio! :P

Postado

Um bom filtro a princípio deve funcionar apenas em uma tensão.

Embora a maioria aqui já saiba disso, é sempre bom lembrar, pois os componentes devem ser dimensionados para a tensão da rede em que este vai trabalhar.

Se você comprar um filtro para 220V os varistores serão para uma tensão de 250 a 275 volts ou até 300 volts. Vão funcionar em 110V porém não serão eficazes.

Ao contrário também, imagina comprar um filtro com os varistores para ~150V. Se ligar em 220V vão explodir.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...