Ir ao conteúdo

Lapping CPU Phenom II x4 955

matheusvp0

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em lapidar meu processador, e o thermaltake frio. Acho que poderia baixar 10º aplicando depois uma AS5. O que que vocês acham?

Só falta criar coragem e achar as lixas certas.

Uma lixa de 400, 600, 800, 1200, 1500 e 2000 acho que ja estão de bom tamanho.

Só tenho uma duvida, muitos dizem para molhar a lixa, tenho medo de fazer isso, mas é melhor do que fazer a seco?

E polidor, qual eu compro?

Postado

Também não recomendo fazer isso. Além de não trazer grandes resultados, há um risco enorme de se danificar o processador. Use-o como já vem de fábrica que já é bom demais.

• Membro VIP
Postado

Recomendaria apenas no dissipador e ainda faria a recomendação que caso você utilize um dissipador onde o processador entra em contato direto com os Heatpipes, ou você realiza o procedimento com cautela ou pode danificar os pipes.

Postado

Pessoas conseguem bons resultados quando usam cooler de não tão boa qualidade ;-)

Lembrando também que quanto melhor o contato processador-cooler, menor é a influencia da pasta térmica.

Postado

Eu ja fiz isso aqui no meu phenom II 955 , mas nao sei exatamente quanto que minhas temperaturas baixaram, pois quando fiz o lapping eu tambem troquei minha pasta termica por uma MX-2, minha temperaturas baixaram apenas 2ºC.

Mas ei , entre 64ºC full load pra mim 95 e 62ºC em full load depois, pra mim vale pena.

Tem perigo nenhum é so você nao ser um ogro e nao amassar os pinos da cpu...

E demora viu..

começa lixando bastante com a de 400, até todo cobre ficar visivel, depois aumenta as lixa

Postado
Continuo não recomendando. Se deseja resfriar bastante seu processador, use Water Cooler. ;)

E a quantidade de dinheiro que ele gastaria fazendo um lapping para ver se as temperaturas caem, é a mesma que ele gastaria com um water cooler né?

Se ta sobrando ai manda pra ca. valeu?

Postado
E a quantidade de dinheiro que ele gastaria fazendo um lapping para ver se as temperaturas caem, é a mesma que ele gastaria com um water cooler né?

hahaha, ri muito. Pensei a mesma coisa, essa não é uma solução muito aplicável no meu caso.

Postado

ALguém aqui dos que "não recomendam" poderia citar um caso que acompanharam ao vivo? Já tentaram fazer? Conhecem alguém que saiba como lidar com hardware que tenham tentado e tido algum problema?

Se vocês particularmente tem medo e acham que está bom do jeito que está, porque desencorajar alguem que queira fazer, que pesquisou, que sabe como funciona e que está disposto?

matheusvp0, você encontra diversas experiência de lapping tanto neste fórum quanto em vários outros. Se disse já ter visto alguém diminui 10ºC é porque já viu como funciona. Não muda nada só por ser um 955 ou não ser.

Um dos últimos que acompanhei é esse aqui, do nosso colega PsR:

http://forum.clubedohardware.com.br/my-lapping-corsair/849549

Tem vídeos no youtube e tudo mais, diversas fotos e coisa e tal...

Agora, uma coisa eu concordo: lapping só agrega um diferencial tão grande de temperatura, da ordem desses 10ºC aí que mencionaste, quando feito sobre coolers ruins. Ou seja, pegar um coolerzinho box, que chega a ser fosca a base, e sair polindo o bichinho... é claro que vai melhorar bastante. Agora um Thermaltake Frio da vida aí, que já vem com uma base bem trabalhada, não vai acarretar um graaande salto assim não. Já o lapping no processador, bom, aí sempre vai resultar em algo, nem que 1 ou 2ºC que seja.

Boa sorte e que venham as atualizações.

Postado

Pois é. Mas se o lapping não der certo e estragar o processador, vai ter que gastar de novo. E como já foi falado, o lapping só faz muita diferença usando cooler ruim. Se a grana não dá para um water cooler, então pegue um air cooler bom. Não é todo cooler que é caro. Talvez só de trocar a pasta térmica já dê uma melhorada. Você mesmo só baixou 2ºC e mesmo assim trocando de pasta térmica. Talvez tivesse o mesmo resultado sem o lapping. Em todo o caso, minha opinião é a de que é melhor gastar bem uma vez do que gastar mal duas vezes. Entretanto, se não tem como gastar muito, há soluções boas e baratas (air cooler ou mesmo pasta térmica). Mas cada um com seu cada um. Só acho que opiniões deveriam ser respeitadas. Não há a necessidade de grosserias.

Postado

Eu também não sou a favor do lapping, mas não porque se der errado estraga o processador, até porque é difícil fazer errado quando se está bem informado.

O lapping não aumenta a quantidade de calor que pode ser dissipada, melhor que isso, ele faz com que o calor possa ser mais transferido mais rápido ao cooler, fazendo com que o calor em "picos" aumente menos a temperatura.

porém eu nunca vi ninguém quebrar recorde em overclock com processador lapidado =P (tudo bem que a -190ºC tanto faz...)

Enfim, matheusvp0 pode ajudar a todos fazendo testes antes e depois, com a mesma (e/ou nenhuma) pasta térmica.

O que eu gostaria de saber é se há algum problema ao expor o cobre do processador, já que este não recebeu tratamento para não oxidar. Eu acreditava que a pasta térmica iria evitar qualquer problema, porém o meu cooler (CM TX2) ficou com a base oxidada após alguns meses. Enfim, será que a longo prazo a oxidação iria atrapalhar? eriquee ??:D

• Membro VIP
Postado

Indo direto ao ponto...

É bom? É!

Vai diminuir a temperatura? Com certeza!

O quanto? Não faço a menor ideia, pois nunca testei.

Pode dar caca? Só pode, se você entortar ou mesmo quebrar um pino a situação não vai ficar bonita.

Qual o principal problema? A MEU ver, perde totalmente a vendabilidade do seu processador. Particularmente, não compro processadores lapidados.

Sugestão melhor? Tenho.. compre um BOM cooler, como um V8, V10, TRUE, Noctua 12P etc que dura ANOS, baixam sensivelmente a temperatura e são um excelente investimento.

Postado
Indo direto ao ponto...

É bom? É!

Vai diminuir a temperatura? Com certeza!

O quanto? Não faço a menor ideia, pois nunca testei.

Pode dar caca? Só pode, se você entortar ou mesmo quebrar um pino a situação não vai ficar bonita.

Qual o principal problema? A MEU ver, perde totalmente a vendabilidade do seu processador. Particularmente, não compro processadores lapidados.

Sugestão melhor? Tenho.. compre um BOM cooler, como um V8, V10, TRUE, Noctua 12P etc que dura ANOS, baixam sensivelmente a temperatura e são um excelente investimento.

Faço suas as minhas palavras. =]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...