Ir ao conteúdo

Aquecedor de percloreto

gustavo 555

Posts recomendados

Postado

Eae pessoal, tudo bom?

Seguinte, estou montando um agitador e aquecedor de percloreto (cansado de ficar esquentando o percloreto no fogão e depois ter que ficar mexendo o pote com a placa de cobre lá dentro).

O sistema que fica mexendo o pote está pronto, assim como o controlador da temperatura e do motor de passo (usei um de impressora para o agitador).

Até ai tudo bem, só que eu vou usar um resistor de 270R 10W para aquecer o percloreto e o problema está em isolá-lo do percloreto, ou melhor, isolar os seus terminais do percloreto.

Já tentei com termo retrátil e não funcionou, os terminais foram corroídos. Tentei também fita isolante e cola quente, já podem imaginar como ficou a situação aqui né? (sinto o cheiro de fita queimada até agora no meu quarto hehe). Tentei também colocar o resistor dentro de um cano de PVC e preencher o cano com areia, só que quando o cano começa a esquentar o resistor já ta quase torrado.

E ae pessoal, alguma ideia do que pode ser feito?

Pensei em usar silicone, será que da certo? Vi na embalagem de silicone (tem um aqui em casa, só que esta seco, ficou aberto) que ele resiste a variações de -40ºC até 120ºC e o percloreto vai chegar no máximo a uns 90ºC.

O que vocês acham?

Abraços

Postado

O que você tem que fazer é utilizar algum recipiente de ceramica e aquecer o percloreto indiretamente através do recipiente. A transferencia termica não é boa por isso o ideal seria utilizar uma chapa metalica entre a resistencia e o recipiente com uma area de contato maior do que a da resistencia. Basicamente iria funcionar como uma hotplate improvisada.

Um abs

Postado

Olha... Como o percloreto é agressivo, não acredito que você consiga isolar quimicamente o teu resistor mantendo uma transmissão de calor legal. O silicone até seria interessante, mas basta uma pequena falha na cobertura para que o percloreto penetre e corroa o terminal do resistor. Então, se quiser usar, vais ter que redobrar a atenção na hora de aplicar o silicone...

A minha sugestão seria usar uma lâmpada comum, incandescente, só que não de 127V... Poderia usar uma dessas de carro, de 12V e 21W. Basta mergulhar o bulbo da lâmpada, que é de vidro, dentro do percloreto.

Outra alternativa, talvez um pouco mais complexa, seria usar um sistema de trocador de calor. Você pode aquecer um líquido qualquer (até mesmo água, que é bem menos agressiva que o percloreto) e fazer o percloreto percorrer uma tubulação por dentro desse líquido. Não precisa bombear o percloreto: com o aquecimento, ele circula sozinho, num processo chamado "termosifão".

Postado

Obrigado pela ajuda pessoal.

A ideia do Sink00 é legal, só que é inviável, pois o sistema já esta todo montado e os recipientes são de plástico:

Desculpe pela qualidade do vídeo.

Esse ai foi uma espécie de protótipo, nem esta com o controle de temperatura ainda, o vídeo é apenas pra terem uma ideia do que estamos falando.

A ideia da lâmpada é legal, só que eu teria de colocar mais um transformador no projeto e eu não sei se teria espaço.

Gostei da ideia do "termosifão", acho que é o que se encaixaria melhor no meu projeto, já que o percloreto não vai diretamente no recipiente (pote de sorvete) que foi colocado os parafusos e suportes e sim em um segundo recipiente (também um pote de sorvete) encaixado no primeiro.

Fiz um desenho no paint, acho que da pra entender:

imagem111.png

Será que funcionária mesmo com o pote se movimentando?

Teria algum problema em deixar os terminais do resistor expostos a água?

Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos.

Abraços

Postado

tem problema(claro:D) voce pode isolalos com cola quente, eles presisam de uma alta temperatura para derreter de novo ou então use vernis ou mesmalte que é o mesmo usando em tranformadores

Falou

Postado

Uma alternativa interessante (mas que requer alguma modificação na parte mecânica do teu projetinho) é colocar o percloreto em banho maria... Basta colocar o nivel da água um pouco maior, dentro de um recipiente mais largo que o pote de sorvete... O aquecimento do água vai aquecer o percloreto sem que você precise sequer se preocupar com o termosifão.

Postado

Desculpe a demora pra responder pessoal, estou um pouco sem tempo.

Cabteixeira, acho que não precisarei modificar a parte mecânica, pelo jeito da pra fazer do jeito que esta mesmo.

Vou tentar e logo mais digo se deu certo.

Obrigado.

Edit:

Testei com silicone e não deu certo, algumas pequenas partes derreteram e começaram a conduzir. Presumo então que o resistor deve estar chegando perto dos 120ºC para o silicone derreter.

Pessoal um colega me disse pra usar durepox (eu já uso ele nos parafusos do pote1 para isolá-los e para não vazar), pensando na ideia fui pesquisar e encontrai esta informação:

Resiste a altas temperaturas (-50oC a 150oC) e endurece em duas horas.

http://www.henkel.com.br/cps/rde/xchg/SID-0AC83309-78035612/henkel_brb/hs.xsl/2980_BRB_HTML.htm?iname=DUREPOXI%3A+O+cl%C3%A1ssico+Durepoxi+para+soldas%2C+reparos+e+fixa%C3%A7%C3%A3o.&countryCode=br&BU=cons_crafts&parentredDotUID=000000QUSE&redDotUID=000000QUVX

Será que dá certo?

Comecei algumas modificações para fazer com banho maria, mas vai ficar muito chato ter que colocar água no pote de baixo, percloreto no pote de cima, toda vez que for corroer uma placa, hoje mesmo já estraguei o adesivo (derramou água) que estava na caixa com os potenciômetros e a chave on/off ¬¬'.

Abraços.

Postado

Acredito que mesmo sendo chato, a melhor forma seria essa proposta pelo amigo Cabteixeira, pois além de ser muito mais simples fazer banho maria, não corre o risco de corroer nenhum componente e fica mais fácil de controlar a temperatura através de um termostato.

A ideia da lampada também é boa. Não daria pra usar o mesmo transformador que você já está usando, para a lâmpada?

Postado

Infelizmente não...

O transformador deve ser de no Maximo 1A e o motor mais todo o circuito ta consumindo por volta dos 500mA.

Mas usar a lâmpada daria no mesmo, pois o percloreto vai ser agitado e eu teria de isolar a parte metálica do mesmo jeito.

Obrigado.

Abraços.

Postado

não sei bem se o percloreto corroe alumínio, talvez de para usar colocando a ristência dentro de um caninho e conectar os terminais a um fio que não corroe e isolar as pontas do caninho com resina epóxi.

Postado
Testei com silicone e não deu certo, algumas pequenas partes derreteram e começaram a conduzir. Presumo então que o resistor deve estar chegando perto dos 120ºC para o silicone derreter.

Mas você testou isso como?

Chegou a colocar o resistor dentro do líquido?

Lembrando que se o resistor estiver submerso na água, não tem como a temperatura chegar nos 120°C, pois antes disso a água já está fervendo.

Comecei algumas modificações para fazer com banho maria, mas vai ficar muito chato ter que colocar água no pote de baixo, percloreto no pote de cima, toda vez que for corroer uma placa, hoje mesmo já estraguei o adesivo (derramou água) que estava na caixa com os potenciômetros e a chave on/off ¬¬'.

Como você ainda está na fase das ideias e da prototipação, podes tentar outras coisas... Como a ideia é haja o aquecimento do percloreto, podes tentar a troca de calor de N maneiras...

No caso, vamos aos fatos:

1) O resistor não pode ficar direto no percloreto, pois ele ataca os terminais do resistor;

2) Ainda não enconstraste uma forma de protejer os terminais do resistor;

3) Colocar o percloreto em banho maria não te agrada;

4) Não podes bombear o percloreto, pois ele atacaria e corroeria a bomba;

Dividindo o problema grande em problemas menores, vamos tentar resolver ítem por ítem:

1) Podes tentar, então, fazer com que o resistor aqueça a água. Ela é menos agressiva e você não precisaria se preocupar tanto em proteger o resistor;

2) Usando o resistor na água, acredito que tudo fica mais fácil. Podes usar o silicone mesmo, pois a água não vai passar dos 100°C;

3) Voltando a ideia do termosifão, podes aquecer a água e com ela aquecer o percloreto. Ao invés do percloreto percorrer um recipiente cheio de água quente, faça o contrário: aqueça a água e faça com que ela percorra o percloreto - bastaria que uma mangueirinha de água quente fosse colocada no fundo do recipiente de percloreto.

4) Já que você não quer o banho maria, faça um circuito fechado de água. Coloque um recifiente fechado, coloque a resistência dentro deste recipiente e faça com que a água quente circule dentro do recipiente do percloreto, numa serpentina no fundo. Podes inclusive usar uma bombinha para isso sem problemas.

não sei bem se o percloreto corroe alumínio

O percloreto de ferro, quando em contato com o alumínio, entra em uma reação violenta, começa a ferver e a espumar... Não pode ser feito dessa maneira de forma nenhuma!

Esses dias vi no 1,99 :D um aquecedor de água, será que funciona?

Desde que usado para aquecer apenas água (a ideia do banho maria), sim, funciona. Mas se for pra usar no percloreto, pode esquecer...

Postado

Mas você testou isso como?

Chegou a colocar o resistor dentro do líquido?

Testei primeiro com o resistor mergulhado em água, sem aquecê-lo, não houve condução entre o resistor e a água (quando digo condução estou dizendo que o multímetro não mostrou nenhuma medida).

Depois disto liguei o resistor e deixei um bom tempo (a água já estava quase fervendo), troquei a água e testei a ressistência entre um fio do resistor e a água, não me lembro o valor certo da resistência, mas estava na casa dos 2M.

Por isso presumi que alguns pontos tenham derretidos.

Vou testar as idéias propostas pelo colega cabteixeira e ver qual vai funcionar melhor e depois posto os resultados.

Abraços.

Postado

Pessoal, testei todos os modos (menos a tinta) e nenhum deu certo, todos necessitam de alguma alteração mecânica e pra mim é inviável.

Não testei a tinta porque teria de gastar mais do que já gastei só pra testar, e antes de eu ver a sugestão do colega Felipe eu já tinha desistido, o resistor queimou, e na hora fiquei com raiva e tirei essa parte de aquecimento.

Resolvi deixar só a parte para agitar o percloreto e esquentar ele em banho maria, só que no fogão mesmo, já que o pote2 desencaixa facilmente do pote1 (já tinha pensado nisto só que eu queria aproveitar a parte de controle de temperatura que já estava montado.

Desculpe pelo transtorno. Acho que ficou meio embolado o meu projeto pra quem esta ajudando, mas quando der tempo postarei no mínimo algumas fotos em blog e passo o link para o pessoal, com isso vai dar pra visualizar melhor esse agitador.

Muito obrigado a quem ajudou, se a moderação puder deixar o tópico aberto até eu postar essas fotos no blog...

Abraços.

• 3 semanas depois...
Postado

A melhor solução para o seu caso é utilizar um aquecedor de aquario vendido nas lojas de aquarismo de 50w ,dependendo do tamanho do aquario.Uma outra sugestão é você utilizar um aquario nas dimensõa de um notebook de 14",pois assim você gasta pouco percloreto e cabe placas bem grandes e não deixe de utilizar um aerador de ar para aquario para fazer bolhas no aquario e assim a quimica acontece mais rápido.a parte de controle você pode implementar facilmente.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!