Ir ao conteúdo

Problema em boot

leandrof1

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal, o meu pc estava funcionando bem ate que o seguinte defeito, tenho dois hd 1 sata que é o principal e um ide e a gravadora de cd e dvd, bom o problema é, quando ligo o pc agora ele da a mensagem ATAPI INCOMPATIBLE e apertando F1 ai entra no windows, mas nao aparece o HD IDE e nem a gravadora de CD E DVD, sera que alguem pode me ajudar ?

Postado

Pelo que entendi, você tem um HD e um DVD IDE (além do SATA). Veja se o cabo flat está em bom estado (estraga muito fácil). Veja se os pinos tanto do HD e do DVD como da placa mãe não estão tortos. Veja como está as configurações dos jumpers do HD e DVD. Eu recomendaria você ligar o HD e o DVD separados com cabo flat individual, se estiver no mesmo cabo, ponha o HD como 'MASTER' e o DVD como 'SLAVE'.

Postado

carafiz como voce falou ajeitei os cabos dei uma limpada em tudo, so nao troquei os cabos porque nao tenho outros para testar, mas agora ta reconhecendo, so que quando ligo o pc da o boot e aparece para aperta F1

mas mostra que foram reconhecidos

Postado
  Urubu_Nicolas disse:
O que fala nesta tela, assim podemos ver qual é o problema.
:joia:

Eu acho que é só a BIOS (Algumas placas pedem para você revisar a BIOS quando é detectada alguma alteração no hardware e mais nada...) que você tem que verificar. Entre nela veja se está tudo ok, e dê um 'F10' e em seguida Enter. Acho que vai ligar normal...

Postado

a mensagem que aparece e a seguinte

USB DEVICE 1 MOUSE

AUTO DETECTING PRI MASTER HARD DISK

AUTO DETECTING PRI SLAVE ATAPI CD ROM

PRI MASTER SAMSUNG SPO 411N

ULTRA DMA MODE -5 SMART COMPATIBLE BUT COMMAND FAILED

PRI SLAVE HL DT STDVD GSAH58N

ULTRA DMA MODE 4

SATA PORT 2 SAMSUNG HD 161 HJ

ULTRA DMA SMART CAPABLE AND STATUS OK

PRI MASTER HARD DISK SMART COMMAMMD FAILED

F1 TO RESUME

tem mais algumas coisas antes do f1 to resume mas é para aperta f11 para muda but ai nao coloquei aqui bom é isso que da na tela

Postado
  leandrof1 disse:
a mensagem que aparece e a seguinte

USB DEVICE 1 MOUSE

AUTO DETECTING PRI MASTER HARD DISK

AUTO DETECTING PRI SLAVE ATAPI CD ROM

PRI MASTER SAMSUNG SPO 411N

ULTRA DMA MODE -5 SMART COMPATIBLE BUT COMMAND FAILED

PRI SLAVE HL DT STDVD GSAH58N

ULTRA DMA MODE 4

SATA PORT 2 SAMSUNG HD 161 HJ

ULTRA DMA SMART CAPABLE AND STATUS OK

PRI MASTER HARD DISK SMART COMMAMMD FAILED

F1 TO RESUME

tem mais algumas coisas antes do f1 to resume mas é para aperta f11 para muda but ai nao coloquei aqui bom é isso que da na tela

Veja se na sua BIOS há alguma opção do tipo "Hard Drive Smart" e desabilite. Quando você eperta F1 ele continua normal?

Postado
  leandrof1 disse:
na bios nao tem essa opcao, mas eu fiz o seguinte, desliguei o hd que tenho ligado na ide ai funciona perfeitamente, o que pode ser ?

Pode ser que seu HD esteja com defeito... Me passe o modelo da sua placa mãe por favor...

Postado

a placa-mãe é uma MSI no cd dela diz, G71MI31013-J24 e no everest diz placa-mãe desconhecida mas o id da placa-mãe Campo Valor

ID da Placa Mãe 63-0100-009999-00101111-083007-Lakeport$1AAAA000_A7267IMS V17.3 083007

Postado

Esses dias peguei um pc antigo para mexer e estava dando essa mensagem de atapi imcompatible, era porque na opção de boot estava marcado o dvd e não tinha nenhum hd como segunda opção,foi so por o hd compo segunda opção que butou na hora.

Postado
  leandrof1 disse:
a placa-mãe é uma MSI no cd dela diz, G71MI31013-J24 e no everest diz placa-mãe desconhecida mas o id da placa-mãe Campo Valor

ID da Placa Mãe 63-0100-009999-00101111-083007-Lakeport$1AAAA000_A7267IMS V17.3 083007

Não consegui encontrar pelo que você me passou, se puder, abra sua CPU e procure o modelo impresso na placa mãe e poste aqui, geralmente fica perto do processador ou do chipset.

Postado
  leandrof1 disse:
é uma MS 7267 é so isto que tem nela
Sua MS 7267 na verdade é uma MSI 945GCM e segundo eu constei no manual que você pode baixar aqui, sua placa mãe possui sim o recurso que desabilita o SMART. Basta ir em "Standard CMOS Features" e na lista IDE procurar seu HD slecionar e dê um ENTER e vá na opção SMART que está no final da lista e dê ENTER e selecione DISABLE e dê ENTER novamente. Feito tudo isso pressione "F10" e dê ENTER e o computador vai reiniciar. Poste o resultado!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...