Ir ao conteúdo

Capacitores explodindo

Daniel Barros

Posts recomendados

Postado

a diferença de preço entre o capacitor correto e o montado efetivamente é de 30%.

Imaginem o seguinte:

cenario 1: usuario básico, com placa de video de 32 M, HD de 40G, 1 cdrom, duron 1400 e 128M de memoria - dificilmente havera problemas

cenario 2: usuario gamer: video de 128M, 1G de memoria, hd de 120G, athlon 64 3200 2 HDS, 1 gravador, placas PCI extras - a fonte começa a apitar, muito calor irradiado, ventilação problematica e o conversor do uP consome uma corrente maior que o esperado pelo fabricante.

Esta ai um cenario para estufar os eletroliticos.

Por via das duvidas, gabinete bem arejado, coolers auxiliares e cabos bem amarrados sem fechar a convecção sobre esse local da placa-mãe, afinal, são 400 reais que podem ir para o lixo.

Claro e obvio que existem casos e casos e variações nos itens acima.

No meu gabinete, 4 baias, todo o calor da fonte irradia sobre os capacitores do conversor do uP, para resolver isso, fiz um sistema de ventilaçao auxiliar no local.

Imaginem um gabinete uATX...!

Um exemplo apenas elucidativo. :looka:

Detalhe: sou distribuidor de capacitores EPCOS.

Postado

daí pessoal, interessante mesmo a matéria, mais olha só, eu tenho uma maquina com uma placa PCCHIPS e um K6-2 500 que de repente parou de funcionar.. Já troquei o processador, memória, resetei BIOS, etc e nada dela funcionar, agora que ví esta matéria, pensei que pudesse ser esse o meu problema, mais é o seguinte, ela não apresenta nenhum capacitor estourado ou inchado, testei com um multímetro um por um, mais eu não tenho muita pratica em eletrônica né daí sabe como é.. A princípio todos eles mostravam alguma coisa no visor (digital), e teve uns dois que eu testei que não deram sinl de vida, a descrição deles é a seguinte: f10v 470uf

Será que alguem pode me dar uma dica em algum ponto?

valeu...

:-BEER

Postado
:priv:ECS K7VTA3, pessoal já postei o problema com a minha placa, os capacitores são de 3300uF de 6,3V (105º), troquei 6 ao todo. Friso que ao comprar o cara da loja disse que estes eram importados e difíceis (tanto que fui em 5 lojas p/ encontrar), o pepino maior foi que apesar de trocar e montar o micro, ele ta travando novamente, tipo uns 5 minutos e não consigo terminar de instalar o SO!!! Poderia desconfiar do Vídeo, mas não tenho outra pl pra montar!!!
  • Membro VIP
Postado

Uma boa dica é observar o momento do travamento. Se trava aleatoriamente fica díficil, mas se trava ou reinicia quando há alto consumo, pode ser indício de falta de alimentação, o que pode determinar que ainda tem algum capacitor ruim ou a fonte não tá segurando com estabilidade.

Faça as observações.

Postado

ECS K7VTA3- Sempre no momento em que está configurando o Sistema, o interessante é que os capacitores novos tão OK! Segundo um amigo que conhece de eletrônica, se houvesse problema eles explodiriam ou inchariam, não aguentariam, vou tentar com uma fonte melhor, mas também já postei um problema com uma fonte de 500W da Clone, a infeliz não funciona apesar de estar nova!!!

:cry:

• Membro VIP
Postado

Mas aproveite e diga para o seu amigo, que esse problema dos capacitores incharem não é devido à sobre carga ou outra anormalidade no circuito! Isto se deve ao dielétrico usado pelo fabricante, ter sido contaminado e fazendo com que em uso, o capacitor passe a criar gases em seu interior. Com os gases, a pressão aumenta e o estojo começa a ser estufado. Isto ocorre mesmo em uso normal, sem nenhuma anormalidade do circuito!

T+

Postado

corrente de ripple caro Meira ...

voce mede a corrente na aplicação, calcula o alpha, joga na curva de vida e sabe se o capacitor esta apropriado ou não... :-BEER

• Membro VIP
Postado

Mas o assunto aqui referido é sobre estufar em uso normal, dentro das especificações. você acha que um Fabricante como a Epox, a Soyo, colocariam capacitores em suas placas, com valores fora das especificações de projeto!? Creio que não!

Postado

para registro tb, tive em minhas mao uma um petium III 600 placa da Via, apos um mes de instabilidades gerais resolvi parar e ter uma conversa olho no olho com ela.. pois percebi os capacitores levemente inchados... e um desgracado muito escondido iniciando um vazamento....., como não faco reparosem eletrônica estudei um conserto.. mas obtive a resposta que se poderia tentar mas garantia nem pensar. Heheheh se confirma tudo isso com este topico.

Postado

Alguém já viu esse problema dos capacitores incharem em uma ASUS A7V133-C ???

É uma capacitor meio amarelo e preto, com uns sulcos em forma de K.

Aparentemento todos estão assim.

Não esta travando, nem outra coisa, mas já estou desconfiado.

Tentarei ver a maca deles.

• 2 semanas depois...
Postado
:D Olá , tive 2 placas da Fastfame 8vtaa+, a fileira de capacitores perto do processador tive q trocar p/ poder funcionar corretamente 7 de cada uma das placas. Hoje tá tudo funcionando, eu troquei 2200x105ºCx6,3v por 2200x85ºCx16v, porque aqui no Rio é uma M. achar estes valores(de fabrica dizem). :bye:
Postado

Trabalho com Manutenção, a cerca de dez anos e tenho me deparado com este problema muito freqüentemente. Principalmente em placas da PCChips , os capacitores ficam "inchados" e podem ocasionar os mais varidados problemas, como vazamento de zinabre na placa, travamentos, resets aleatórios, algumas vezes problemas na hora da carga do Sistema Operacional e demais problemas. Eu acredito que estes problemas são causados por eletrolícos de má qualidade e também por fontes de alimentação também de péssima qualidade (Principalmente as ATX fornecidas com os gabinetes)

Recentemente tive um problema curioso, comprei em uma loja no Rio de Janeiro uma placa MSI KT6V-LSR, que não chegou a funcionar 10 segundos. Montei em uma bancada de testes, usando minha fonte de testes (Seventeam 350 Watts Reais) e a placa simplesmente explodiu um capacitor de entrada de linha. Pensei ter sido um caso isolado, porém pelo menos 3 ou 4 pessoas me relataram o mesmo problema, com a mesma placa comprada em outros lugares (Não sei afirmar se o distribuidor e o mesmo). Porém, sinceramente jamais voltarei a comprar desta marca (MSI), visto que não consigo confiar mais nela.

Já percebi neste fórum vários usuários falando mal da ASUS, porém nunca tive problemas deste nível com as ASUS. Mesmo a A7V8X-X, que eu considero a pior placa que a ASUS já lançou não apresentou um problema tão sério.

Atenciosamente,

Daniel

Postado

Cara, tb tive o mesmo problema!

Na época tive que trocar cerca de 40 máquinas com problemas de capacitores.

Mas meu problema foi porque os capacitores foram de baixa qualidade!!!

Olha que eram todos da IBM!? - Máquinas! -- rsrs...

Em relação, você pode trocar os capacitores, mas cuidado pra não fazer besteira!, if não cara, ai já era!

até

Postado

Caro FoxStar...já tive tb contato com duas placas Fastfame 8vtaa+...e pra meu desespero praticamente todos os capacitores estavam estufados...troquei-os...eu tb moro no Rio e só encontrei os capacitores de valores adequados no centro pra ser mais exato ( Rua Republica do Libano ...lá tem diversas lojas de eletrônica )..mas na boa não valeu a pena, pois mesmo depois de ter trocado os capacitores reparei que as maquinas continuavam com defeito...que chegavam a interferir na hora de gravar cd principalmente.

Conselho...desfaça-se dessas placas..simplesmente não vale a pena.

Postado

A um tempo atrás tinha um k7vta-pro (ou B, tinha o layout da pro mas tava escrito B). Ela começou a ficar mucho loca, não ligava de primeira, ficava falando aquelas frases charopes (como irrita aquilo, se voce ta tentado arrumar ela e, faz uma modificaçao e tenta ligar, na 5 tentativa já quer quebrar aquela mulherzinha q fica falando). O pior é q era alheatório, hora reclamava do proc. hora da memmória... Conclusão, aposentei ela. Agora lendo o forum achei um capacitor "gordinho". E aparentemente tá funcionado. Espero nunca mais ter q ficar ouvindo aquela mulher dos infernos.. ainda bem q na minha dragon não tem mais aquilo... :muro:

Postado

Eu tbem como a maioria ja tive problema de reset e travamento da placa-mãe. A unica coisa q resolveu foi quando troquei de uma paulada so, cooler, fonte, placa-mãe, e SO. Pois quando troquei apenas a placa-mãe a nova comecou a dar o mesmo defeito poucos dias depois então acho q o culpado era a fonte ATX, pois agora estou em paz.

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Daniel Barros@28 nov 2002, 17:43

Pessoal tenho recebido ultimamente vários micros p/ manutenção que não ligavam mais ou então resetavam aleatoriamente.

Ao Abrir a maioria estava com os capacitores eletrolíticos da placa inchados ou então estourados.. alguns eu encontrava a capa do capacitor jogada pelo gabinete... Achei que fosse algo isolado.. ou então problemas com a fonte de alimentação.. Mas ai começou a chegar mais e mais máquinas com o mesmo problema..

Resolvi dar uma fuçada na net e descobri que esse problema é mundial  e já se tem notícias de milhares de placas e equipamentos eletrônicos com esse problema . Me parece que capacitores de 2 empresas na china estão apresentando este problema e na maioria das vezes a troca dos capacitores resolve o problema (quando não houve curto causado pelo vazamento do capacitor)

Alguem mais está tendo o mesmo problema ?

Atualizado

O problema ocorre por defeito/erro de projeto do capacitor, independe da energia elétrica. Variações de tensão, uso de No-Break, Fio terra não evita e nem interferem no problema.

A cor do capacitor independe já vi preto com prata, preto com dourado estourados, mas o que mais aparece com problemas é o verde/dourado de 6,3 volts x1000m

Fabricantes que andaram comprando capacitores vagabundos.

(Baseado nos micros que chegam p/ conserto aqui na empresa)

Shuttle: principalmente modelo HOT-AV61 (praticamente todos os capacitores da placa vazam) capacitor problemático : 6,3vx1000 verde/dourado, outros modeloas da mesma época apresentam problemas também.

MSI: Modelos P/ Athlon Chipset VIA 133A, geralmente 2 capacitores altos azul/prata próximos ao processador e 2 pequenos de 6,3v verde/dourado

Pcchips: Modelo 598, capacitores próximos ao processador (5 no total) Preto/dourado

SOYO: Essa é campeã, praticamente todos os modelos mais antigos P/ Celeron/PentiumIII apresentam problemas modelos SY6VXXX

Vejam mais em inglês

Existe Alguma Maneira de testar esses Capacitores?

Pois tenho um (K6 II 500 e as vezes pega e as vezes não....e tem um capacitor que acho estar com problema....Meio Bicha!!!do!!!!

Ai galera aguardo respostas caso possam me ajudar!!!!

Agradaço desde já! Brigadoooo!!!! :devil:

:naonao:

• Membro VIP
Postado

Tem como medir, mas para isso, o componente deve ser removido do circuito. Mais fácil é trocar mesmo. Geralmente, apresentam estufamento, parecem inchados. Nesses casos, a saída é a troca....

Pode acontecer com os capacitores do regulador principal, do agp, chipset e memória.

Postado

aí galera... tô com esse problema com minha placa-mãe...

alguns capacitores 'foram pro saco'...

Minha placa-mãe é uma Soyo K7 VTA-PRO.... o que eu faço? Tento trocar os capacitores (se eu encontrar), ou tenho mesmo que trocar de placa-mãe?? Qual vocês recomendam para meu PC da assinatura??? Ajudem, por favor! :help:

:joia:

Postado

Eu tenho como conseguir estes capacitores aqui na minha cidade (ctba). Tem que ser o capacitor que está originalmente na placa mãe, pois estes componentes são de uma série esecial chamada ESR, que apresenta uma resistência inicial no momento inicial de carga. Os capacitores normais apresentam, durante o processo de carga, uma corrente teoricamente infinita. No caso das placas mãe, o circuito controlador do Vcore interpreta como um curto circuito e não habilita a tensão. Por isso que, colocar um capacitor 2200 microfarads por 16 Volts não resolverá o problema, pois estes de 6,3V apresentam outra caracteristica interessante: consegue a máxima capacitancia quando trabalha com tensões de 1V a 3, no máximo 4V, embora teoricamente aquentam o 6,3V.

Eu tive duas Soyo 5EH com o referido problema e, ao trocar os capacitores por comuns no mercado, o micro começou a apresentar instabilidade de funcionamento. Até achar estes capacitores para vender, achei que estava tudo perdido!

Tb tive uma K7sem que apresentou o defeito, e justamente os capacitores do Vcore. Antes mesmo de explodirem, quando reparei que estavam estufados, troquei-os, pois suspeitava de que a instabilidade da máquina era deles, mas na verdade eram da placa de vídeo. Mas isto é outra história...

[email protected]

Postado

Pessoal,

O capacitor é dimensionado à partir da necessidade do projeto.

voce tem uma dada potencia, necessita de uma dada capacitancia e que ele suporte uma dada corrente de ripple. A temperatura ambiente faz parte deste calculo.

O que fazem os fabricantes é reduzir a capacitancia e por consequencia a corrente de ripple, dai, o capacitor tem sua bobina interna aquecendo além de seus limites, gerando falhas e posterior rompimento. Dai estufa e vaza o eletrolito corrosivo pela placa-mãe, gerando curtos e fazendo a fonte desarmar.

Tudo é por conta de custo.

Ninguém aqui conhece as necessidades dos projetos das placas-mãe e assim não podem sugerir qualquer troca deste por aquele, isto no minimo é irresponsavel ou má fé, porque se não conhecemos algo, devemos ficar quietos para não levar a prejuizo os membros do forum que tentam fazer alguma gambiarra para salvar a placa-mãe já condenada.

Espero que tenham entendido que o problema é sério e não há solução a não ser usar placas-mãe caras e de qualidade garantida ou sorte.

Outrossim, deveriam criar um topico: gambiarras, tudo por sua conta e risco...ai sim.. :-BEER

FELIZ 2005, sem gambiarras... :zoio:

Postado

Eu sugeri a colocação do capacitor original, que é de uma série diferente que há no comercio. Tudo que falei aqui pode ser encontrado por qualquer pessoa, basta verificar qual é o ci controlador do Vcore e buscar na internet. Veja o exemplo deuma placa mãe para pentium 3, que usa um HIP6019:

http://www.intersil.com/products/deviceinfo.asp?pn=HIP6019

Muitos dos equipamentos que conserto utilizam o mesmo esquema de alimentação. Não é novidade fontes PWM e os fabricantes de placa mãe viram neste componente a solução para controlar pequenas tensões onde necessitam de alta corrente de saída... Quer entender as necessidades de projeto de cada placa mãe? Procure informações sobre o ci responsavel pelas tensões. Não é segredo nenhum. A minha placa mãe usa um L6917bq, da Stmicroeletronics. Se você entrar no site www.st.com e digitar no campo de buscar este código, ele retornará todos os detalhes de funcionamento deste ci, e o que ele recomenda.

Eu achei curioso como tem fabricantes de placa mãe que simplesmente copia da folha de dados o esquema utilizado para fonte, sem alterações!!!!

Como pode ver, meu caro colega uBira, não é gambiarra.

A propósito: se houver redução da capacitância, há aumento do ripple. A relação é inversa. E capacitores não possuem bobina interna. São duas placas de material condutor separadas por papel especial embebido de emulsão oleosa. Tudo bem que são enroladas uma junto da outra, mas eletronicamente uma bobina (também chamado indutor) tem comportamento inverso do capacitor. Por isto temos

reatância capacitiva e reatância indutiva.

Postado

Olha, para terceiros, eu tento fazer tudo dentro das normas, se não, informo do risco. Mas nas minhas coisas, é só gambiarra... Tu deve ter a visão q dentro dessas empresas (fabricantes de mb) é tudo perfeito, tudo calculado nada é empírico... acho q tu ta enganado...

Esse papo de estragou, compra um novo é muito captalista...

Gambiarra funciona (na maioria das vezes) e diverte... então, "faça você mesmo".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!