Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitores explodindo


Daniel Barros

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Entrei no forum para recorar a ajudas de vocês.

Vou detalhar o problema.

Os capacitoes não estão estufados ou vazando.

o que pode ser ?

Quando ligo o botão do power ( fonte ATX ) a pc liga os ventiladores , hd , cd rom etc.

Mas não entra no POST demora um certo tempo para entrar no post.

Obs (as vezes os led’s do power e hd não acendem com o power precionado. Quando isso acontece tenho desligar o estabilizador e religa-lo e apertar o power até as luzes acenderam para poder espera que o post apareça.)

Mas isso só acontece com o pc está frio ( quando estou usando por certo tempo ele liga e religa normalmente.)

Parece que na placa mãe tem de ficar energizada por um tempo para poder carregar o POST.

Já troquei a fonte o problema continua.

Já liguei o pc com processador e placa de vídeo apenas.

Parece ser problema na placa mão mesmo. Acho que no processador não é.

Isso acontece com o pc em OC ou não.

Para quem tem o melhor entendimento de hardware isso pode ser um capacitor vazando ? Como faço para testar. ?

Algum CI em especial ?

Um Tiristor ?

Grato pela colaboração de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

TAMBÉM TIVE O MESMO PROBLEMA COM UMA SOYO SY6VBA133. O CARA DA ASSISTÊNCIA DISSE QUE ERA SO TROCAR OS CAPACITORES MAS EU, BURRAMENTE, NÃO QUIS ACHANDO QUE IA FICAR MUITO GAMBIARRA! TROQUEI POR OUTRA SOYO SY7VBA133 (QUE DEVERIA SER MELHOR) MAS O RENDIMENTO CAIU MUUUITO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem quiser subistituir esses capacitores e não tiver um micro soldador, pode tentar alugar um soprador termico, ele é muito parecido com um secador de cabelo, e o pessoal usa ele p/ trocar componentes de celulares, q é muito mais delicado que essas placas.

Você aquece a area do capacitor até o chumbo derreter, ai tira o capacitor, e coloca o outro, e espere esfriar uns minutos,

prontim, não fica nem marca de solda!!

muito estranho esse metodo mais é o mais recomendado!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

COM ESSA HISTÓRIA DE CAPACITOR EXPLOSIVOS, EU SEMPRE Q ME LEMBRO TÔ ABRINDO MEU PC E INSPECIONANDO A MINHA PC CHIPS M810XP...

MAS REALMENTE ACHO Q AQUI EM CASA EU NÃO VOU TER PROBLEMA, MEU NO BREAK RAGTEC NB 1000 (1KVA) SEGURA LEGAL AS VARIAÇÕES E ALÉM DISSO LIGUEI ELE NUM FILTRO DE LINHA DA CLONE, QUE POR SUA VEZ É LIGADO NUM PROTERAIO PLUGADO NA TOMADA...

MAIS FILTRADO Q ISSO....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou atualmente num micro K6-2/500 com uma FIC VA-503+ e tenho o mesmo problema, alguns capacitores eletrolíticos próximos ao soquete do processador estão inchados. Como resultado, a placa-mãe está queimando fontes AT - perdi duas de 300W por conta desse problema, a primeira durou dois anos após funcionar anteriormente por mais três num Pentium 166, e depois da troca, perdi a segunda em cerca de seis meses. Detalhe: os fios vermelhos (+ 5V) das fontes AT estão esquentando demasiadamente. Fontes ATX funcionam normalmente. Alguém sabe onde posso encontrar substitutos "não-explosivos", de preferência na região metropolitana do Rio de Janeiro? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma motherboard aqui de outro pc que usa SOYO SY-7VCA-2 e, fazendo uns testes, quando troquei a fonte, estourou um capacitor preto do grande (não muito) que fica perto do banco de memória, levei para um amigo que tem uma loja de assistência ténica que nem eu, só que ele mexe mais a fundo em eletrônica e ele trocou este capacitor que estourou por um de mesma capacidade só que menor e ela tá funcionando sem problemas até agora...

Levei um susto quando ele explodiu e o papelão que fica envolto de espalhou em volta todo...

Ainda bem que arrumei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na maior, também tive o mesmo problema com uma placa mãe soyo (k7vta-pro), mas aparentemente ela voltou a funcionar normalmente após eu trocar todos os capacitores que existiam nela, até mesmo aqueles que pareciam normais...

...agora a questão é a seguinte, que marca de capacitor eu posso utilizar em uma placa mãe, pois não consegui encontrar capacitores que suportassem a mesma temperatura que os originais suportavam ??? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola

O grande problema é que capacitores de micro não são iguais aos usados normalmente em eletrônica. São de característica diferentes e por isso quando substituidos por tipos comerciais comuns a máquina passa a ter comportamento estranho e instável. Colocar capacitores com maior tensão e capacitância poderá causar estragos irremediáveis na placa-mãe mesmo sem explodirem porque trabalharam com nível de carga maior do que existe no projeto da placa. Em todo caso, fazer o que? Outro detalhe é que nem sempre o problema é o capacitor mas sim a própria placa que pode ser de origem duvidosa! Eu sempre adquiri placas de fornecedores idôneos e nunca tive problemas desse tipo. A única desvantagem é que se paga um preço maior pela placa, mas será desvantagem?

Pensem a respeito e pesquisem a origem da placa porque o que existe hoje em dia de picaretagem por aí não é brincadeira! Teve um amigo que outro dia me trouxe uma placa com problema no capacitor, mas a placa dele já tinha uns 5 anos , aí também. é demais né! Com todo esse tempo é normal acontecer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera é o seguinte,

Eu tenho a placa-mãe Soyo k7vta-pro e constatei depois de testar todos os outros componentes q havia 7 capacitores estufados apenas os de cor verde/dourado

de mesmo tamanho.Eu não sei a capacitancia deles e mandei o tecnico arruma .Bem ele ta cobrando R$90 reais pra trocar.Num sei c o preco esta abusivo ou não constaria de saber suas opnioes..

Rennan Elias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PaidoMato@07 jan 2004, 12:27

Bom galera é o seguinte,

Eu tenho a placa-mãe Soyo k7vta-pro e constatei depois de testar todos os outros componentes q havia 7 capacitores estufados apenas os de cor verde/dourado

de mesmo tamanho.Eu não sei a capacitancia deles e mandei o tecnico arruma .Bem ele ta cobrando R$90 reais pra trocar.Num sei c o preco esta abusivo ou não constaria de saber suas opnioes..

    Rennan Elias

Acho este preço meio abusivo...

Com 180 reais você consegue comprar uma placa mãe atual e totalmente sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida. Se eu comprar capacitores não originais para a minha placa-mãe, mas que sejam melhores que os que tenho aqui... Terei a possibilidade de uma estabilidade maior, e um consumo menor de Wats da fonte?

Estou pensando em trocar TODOS os meus capacitores eletrolíticos (que namw se incluem na lista dos que dão pau, mas quero fazer um mod na minha placa-mãe que vai focar show!!!) por capacitores valvulados de precisão, e que trabalhem em temperaturas acima de 115º. Já achei estas pérolas, e realmente custam caro. Coisa de uns 15 reais cada um.

Mas a pergunta é esta: Terei uma estabilidade maior, e darei uma folga a fonte, ou este meu feito se resume em apenas durabilidade de componentes?!?!?!?!?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por GLABRO@09 jan 2004, 08:27

Tenho uma dúvida. Se eu comprar capacitores não originais para a minha placa-mãe, mas que sejam melhores que os que tenho aqui... Terei a possibilidade de uma estabilidade maior, e um consumo menor de Wats da fonte?

Estou pensando em trocar TODOS os meus capacitores eletrolíticos (que namw se incluem na lista dos que dão pau, mas quero fazer um mod na minha placa-mãe que vai focar show!!!) por capacitores valvulados de precisão, e que trabalhem em temperaturas acima de 115º. Já achei estas pérolas, e realmente custam caro. Coisa de uns 15 reais cada um.

Mas a pergunta é esta: Terei uma estabilidade maior, e darei uma folga a fonte, ou este meu feito se resume em apenas durabilidade de componentes?!?!?!?!?!?!?

Posta isso no forum de eletrônica e veja o que o pessoal de lá fala, acho que lá você vai ter respostas melhores e mais depressa do que aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por GLABRO@09 jan 2004, 08:27

Tenho uma dúvida. Se eu comprar capacitores não originais para a minha placa-mãe, mas que sejam melhores que os que tenho aqui... Terei a possibilidade de uma estabilidade maior, e um consumo menor de Wats da fonte?

Estou pensando em trocar TODOS os meus capacitores eletrolíticos (que namw se incluem na lista dos que dão pau, mas quero fazer um mod na minha placa-mãe que vai focar show!!!) por capacitores valvulados de precisão, e que trabalhem em temperaturas acima de 115º. Já achei estas pérolas, e realmente custam caro. Coisa de uns 15 reais cada um.

Mas a pergunta é esta: Terei uma estabilidade maior, e darei uma folga a fonte, ou este meu feito se resume em apenas durabilidade de componentes?!?!?!?!?!?!?

aí Glabro, já viu o artigo do Tom's Hardware onde eles colocam um P4 a 5GHz....

Eles usam uma placa mãe modificada da ASUS na qual foram trocados 2 capacitores (por melhores e de maior capacidade) e também um dissipador sobre os transístores de potência.

Trocar todos não adianta nada (pois tem vários que não tem nada a ver com o proc: sistema de som, rede, etc...) Só adiantaria se trocar os da parte de reglação de tensão.

Podia dar uma estudada de como aumentar a capacidade de corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive o mesmo problema com capacitores de minha maquina num total de 9 capacitores da cor verde com dourado de 6.3v x1500 eles estavam numa placa de P4 bastante proximo ao processador e acho que devem ser desses fabricantes de componentes de baixa qualidade.

Espero que as industrias montadoras de componentes eletronicos se preocupem mais com a qualidade de seus produtos e não fazer economia de "palitos de fósforo" prejudicando assim nós consumidores.

Tambem não tô achando esses capacitores aqui em Salvador na Bahia onde moro e quem puder me ajudar com a indicação de um lugar que possa encontrar ficarei muito agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom, tenho uma Dragon Plus 400, e tive esse problema de não ligar a máquina e ficar beepando....

Fiquei teclando Insert ao ligar a máquina, entrei no Setup, e desliguei o Fan-Off Control.

Muitas vezes ele não funciona direito. Estou com um cooler AVC e não funciona com o FOC ligado.

Espero ter ajudado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:help:

Tenho uma Soyo Dragon Plus em um Athlon Xp 2.0Ghz.

O micro de uns 3 meses para cá começou a reiniciar, travar e as vezes eu tenho que desligar e ligar algumas vezes até funcionar.

Fui dar uma olhada e reparei que 8 capacitores que estão entre o slot AGP, chipset e processador estão estufados e vazaram um pouco. :(

Estava até querendo trocar a fonte, pois imaginei que pudesse ser alguma falha desta, tenho um estalizador SMS e um filtro de linha em série com o equipamento, justamente para tentar proteger o máximo possível.

Não sei mais se trocar a fonte vai adiantar em alguma coisa.

Só sei que como pode uma placa destas, quando comprei era uma das mais caras que tinha, usar capacitores de baixa qualidade, visto várias pessoas relatarem o mesmo defeito. :angry:

Agora que a garantia se foi, é sempre quem compra que se ferra. :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por SR INVISIVEL@19 set 2003, 06:48

<font color='#000000'>EM RESPOSTA AO COLEGA UBIRA...

CARO COLEGA,

EM PRIMEIRO LUGAR, COM RELAÇÃO AS CAPACIDADES DA SUA PLACA MÃE, ACHO REALMENTE Q AS CARACTERISTICAS TÉCNICAS DA MESMA SÃO IRRELEVANTES NESSE DEBATE... ACREDITO Q O ASSUNTO EM QUESTÃO SEJAM OS CAPACITORES PROBLEMÁTICOS E NÃO COMPARAÇÕES TÉCNICAS ENTRE PLACAS MÃE...

COMO SEGUNDO ITEM, QUERO REITERAR Q EM MEU COMENTÁRIO EU nunca DISSE Q A PLACA MÃE É A RESPONSÁVEL PELOS PROBLEMAS NOS CAPACITORES. ATÉ PORQUE MESMO UM BUCÉFALO Q MAL SABE LIGAR UM PC, AO LER OS TÓPICOS, VERÁ Q ESSA NÃO É A FONTE DO PROBLEMA.

DEVO TAMBÉM INFORMAR Q quanto AO FATO DE MICREIROS EM GERAL "NÃO JOGAREM DINHEIRO" FORA, TAMBÉM NÃO É TOTALMENTE VERDADEIRO. TENHO PC JÁ A ALGUM TEMPO E CONHEÇO INDIVÍDUOS Q FAZEM DE TUDO PARA APARECER, ACHANDO Q STATUS É TER UM PC MELHOR Q O DO COLEGA... MESMO Q ELE SEQUER SAIBA ACERTAR AS HORAS NO WINDOWS...

FINALIZANDO, DEVO CONCORDAR Q O ÍNDICE DE PLACAS MÃE DEFEITUOSAS DA PC CHIPS É INACEITÁVEL. ESSE É, NA MINHA OPINIÃO, O "CALCANHAR DE AQUILES" DA MARCA...

ESPERO TER ESCLARECIDO UNS PONTOS P/ você,

SR INVISIVEL</font>

Acho que o colega não entendeu nada.

Então faço uma pergunta: se pcchips é tão boa, porque custa barato?.

voce incorre no mesmo problema daqueles que precisam perder os 200 reais da placa-mãe para acreditar, vai por mim, continue assim...

Vai do gosto, bolso e uso de cada um.

Deve ser emocionante comprar um p4 3G e ter desempenho de um 1.5G...

Ficamos por aqui colega, na boa.

Já expliquei porque queima tecnicamente e fiz a sugestão.

Vai da consciencia de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dark, seu problema pode ser sério ou não. Provavelmente estes quadradinhos são capacitores que suportaram a tolerância em temperatura mas não se danificaram, pois foi desligada a máquina.

Em contrapartida, eles ficam meio "birutas" com muita oscilação causando estes fatos.

O principal problema dos capacitores explodirem, é o cooler.

Muitos coolers vendidos no mercado não oferecem uma boa performance e principalmente aqueles que não possuem rolamento, devemos ficar espertos, pois caso venham a parar gradativamente, a temperatura do processador sobe ajudando estes capacitores que geralmente ficam ao lado dos sockets e quando atingem a temp. máxima, incham, explodem e podem até mesmo danificar CIs, Processadores e outros componentes de solda tipo SMD.

Portanto é bom periodicamente dar uma boa análise no cooler e também uma boa gelada nos processadores através de coolers c/ rolamento e de proporções de funcionamento, que garanto que não terão futuros problemas.

Ex.: Compro um PIV e coloco um cooler adaptado do PII ou compro um cooler da marca tofrito, coloco fecho o gabinete em sete chaves, coloco todos meus livros em cima dele e dentro da minha estante no quarto reservada especialmente para meu computador. Cadê a ventilação neste danado.!!!!

Existe também a informação de defeitos em várias placas, principalmente ASUS, SOYO E MSI onde os capacitores empregados possuem tecnologia "drástica".

Cuidado com capacitores da marca TSU, Rubycon, Siva/IIva e G-Luxon.

Se alguem tiver placas condenadas, compro conforme análise feita por foto digital por completa e principalmente descrevendo o ponto comprometido.

Até.

Vanderlei Moraes

(0xx11) 9253-9910

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!