Ir ao conteúdo

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão

Evandro

Posts recomendados

Postado
Sim, o nosso amigo Sirroman esta certo. porém tanto o PS3 quanto o Xbox tambem usam APIs, Proprietarias é claro, mais usam. O PS3 usa LibGCM com a Linguagem Shader PSGL, e o Xbox 360 usa o Direct X, porém otimizado apenas para o hardware do Xbox que foi criado pelo Programa Microsoft XNA.

O motivo de ser melhor aproveitado aqui nos consoles, é uma questão até que obvia, afinal sendo um Hardware FIXO, é MUITO MAIS fácil otimizar o codigo para rodar da melhor forma possivel. Justamente pelo Hardware ser FIXO, as APIs não precisam de muitas camadas de abstração, o que deixa a API mais direta ao hardware, do que as APIs usadas nos PCs.

A Perca de performance APENAS pela API DirectX dos Pcs, chega de 30 a 40%. Devido as varias camadas de abstração que ela deve lidar, devido aos varios possiveis hardwares que você tem que estar preparado para lidar.

Portanto ao mesmo tempo que a Flexibilidade dos PCs é seu diferencial, tambem é sua maldição :D.

porém vou dizer uma coisa pra você, os jogos de hoje, não rendem bem nos Pcs, não é so pelas APIs não. O motivo vai desde PURA PREGUIÇA na otimização do Codigo por parte das Software House de games (afinal como a propria Ubisoft costuma dizer, "Não vale a pena otimizar games pra PC, devido a Enorme Pirataria existente") e falta de incentivos por parte dos fabricantes, Ex: INTEL, AMD. A Nvidia é uma das poucas que ainda investem mais nos contatos com as Software House de Games. A AMD tambem faz, porém ainda de maneria "TIMIDA".

Existe a chance de essa "preguiça" ser um acordo global entre as empresas para movimentar tambem a indústria de Hardware?

Se pararmos para pensar e eles de fato otimizassem os jogos, ganhando aquela porcentagem que você citou, essa HD7970 rodaria tudo, absolutamente tudo no máximo(multi-monitor) pelos proximos 3 anos, acabando com a necessidade do upgrade frequente.

Esse seu post foi bem revelador e informativo. Estamos investindo em coisas que são muito mal aproveitadas. Não que já não soubessemos disso, mas você mostrou de forma clara. A velha analogia dos carros e PCs: é como comprar uma Ferrari e saber que ela não vai poder passar de 180KM/H.

Postado
Existe a chance de essa "preguiça" ser um acordo global entre as empresas para movimentar tambem a indústria de Hardware?

Se pararmos para pensar e eles de fato otimizassem os jogos, ganhando aquela porcentagem que você citou, essa HD7970 rodaria tudo, absolutamente tudo no máximo(multi-monitor) pelos proximos 3 anos, acabando com a necessidade do upgrade frequente.

Esse seu post foi bem revelador e informativo. Estamos investindo em coisas que são muito mal aproveitadas. Não que já não soubessemos disso, mas você mostrou de forma clara. A velha analogia dos carros e PCs: é como comprar uma Ferrari e saber que ela não vai poder passar de 180KM/H.

Eu também viajo nessas "teorias da conspiração" afinal, fazendo isso, todo mundo (eles) ganha. Quase formação de cartel.

--

Só eu que acho que o tal Espadadajustiça veio de outro planeta?

Vai se ferrar, cara. Dá até tesão ler os posts que ele coloca! kkkk!!:D

Postado

Muito mais que as questões das API's (que passo longe do conhecimento técnico do EspadaDaJustiça), acredito ser a "preguiça" 90% do problema. Jogos como Half Life, Max Payne e outros desenvolvidos pra PC, destroem graficamente qualquer jogo dos consoles da época. Inclusive Half Life foi lançado antes do PS2, apesar de superar graficamente qualquer jogo desse console. Ou seja, quando eles QUEREM, eles aproveitam a força do hardware do PC.

Outra reflexão minha sobre a teoria da conspiração é o fato da Microsoft ter o seu console, então perdeu o interesse em jogos pra Windows. Pra que ela incentivar os jogos de PC se a pirataria é maior? Além de que pra Xbox ela vende hardware... Aí entra mais uma questão... a AMD e a nVidia fabricam os principais componentes do hardware dos consoles, essas empresas também não têm interesse de que PC seja uma melhor plataforma de jogos.

• Membro VIP
Postado

Entrando no mérito da programação, realmente, as chamadas a APIs deixam o trabalho mais lento e menos proveitoso, embora mais fácil de se fazer. Foi para isso que foi proposto o DX. Antigamente, tudo era feito em Assembly, fazendo as chamadas diretamente ao hardware da máquina, conseguindo um resultado fluído com excelentes gráficos (para a época). Quem teve o prazer de jogar Wolfeinsten 3D? Foi o primeiro FPS e rodava maravilhosamente bem em um 486 com um Trident ISA de 1 MB (foi o que comecei a ver em hardware, sei que tinham as de 512 KB mas não me lembro de ter usado).

Outro jogo que até hoje me impressiona é o Constructor. Tinha e tem (para mim), os gráficos mais lindos que já vi em um jogo, e isso para DOS.

Hoje o refinamento gráfico é de outro nível, basta ver um GT 5 por exemplo ou um BF3, mas a que preço?

Nos PCS, você é obrigado a ter um conjunto top muito caro para ter os melhores gráficos, em um PS3 rodando GT 5 se exige um hardware muito mais simples. A brincadeira ai fica justamente nas chamadas de API, que em PCS é praticamente obrigado a usar o DX e em vídeo games não.

Postado

Já que a discussão ta nessa linha, vejamos essa experiência: se eu pegar a minha antiga geforce 8800GT 512MB(chip lançado em dez/2007?) para rodar Batman Arkham City, em 1080p, sem AA ou com FXAA(2x), e ajustando os outros parâmetros, vai rodar beleza, próximo ao PS3? Quando eu chegar em casa, eu faço essa experiência.

Postado
Já que a discussão ta nessa linha, vejamos essa experiência: se eu pegar a minha antiga geforce 8800GT 512MB(chip lançado em dez/2007?) para rodar Batman Arkham City, em 1080p, sem AA ou com FXAA(2x), e ajustando os outros parâmetros, vai rodar beleza, próximo ao PS3? Quando eu chegar em casa, eu faço essa experiência.

Esse teste é realmente interessante! Com o jogo no PC no mesmo nível gráfico do console, ver se consegue rodá-lo semelhantemente.

Quanto ao tempo de produção, depende muito da produtora, nem todas são caça-niqueis que querem uma sequencia nova a cada ano! Max Payne 3 já está a muuuuito tempo em produção, e tem vários titulos assim.

• Membro VIP
Postado

Essa ***** vai entortar a placa-mãe.. além de 3 slots tem duas turbinas puxando ela pra baixo, você vai ter que amarrar o gabinete na parede !

:D

Bela placa mesmo.

Postado

Esperava um pouco menos caro, tipo algo entre 1.700 e 1.900 no máximo. Mas...

:bandeira::bandeira::bandeira::bandeira:

Esse teste é realmente interessante! Com o jogo no PC no mesmo nível gráfico do console, ver se consegue rodá-lo semelhantemente.

Quanto ao tempo de produção, depende muito da produtora, nem todas são caça-niqueis que querem uma sequencia nova a cada ano! Max Payne 3 já está a muuuuito tempo em produção, e tem vários titulos assim.

Não sei até que ponto daria pra ter uma noção exata com esse teste, mas é interessante. Uma 8800 GT é melhor que a 7800 GTX do PS3, talvez até mais que 40%. Mas, a gente teria que saber as configurações gráficas da versão do jogo pra PS3, o que acho que não é algo tão fácil. No minimo, a resolução do jogo, que deve ser em 720p.

No mais, o pessoal, principalmente o Espada, já resumiu o que rola por trás dessa diferença entre jogos pra PC e consoles, no que tange o aproveitamento dos hardwares.

Tem, também, aquela história de que os consoles atrasam a evolução gráfica dos jogos pra PC, por conta das placas pra console serem mais fracas que as VGAs existentes no mercado pra PC. Mas, uma vez que já foram citados outros motivos, como sendo um deles a pirataria, que tira o interesse das produtoras desenvolverem jogos pra PC e aumenta o interesse nos jogos pra console, tira um pouco do foco essa minha citação mais acima. Mas, se não fosse a pirataria, essa minha citação seria bem pertinente.

• Membro VIP
Postado
Essa ***** vai entortar a placa-mãe.. além de 3 slots tem duas turbinas puxando ela pra baixo, você vai ter que amarrar o gabinete na parede !

:D

Bela placa mesmo.

Acho que é por isso que parece ter ali no suporte da ventoinha uma furação, para um possível suporte (um pé) para dar firmeza na placa.

Lindo cooler

Postado

HD 7950 chegando logo ali na esquina, e lembrando que a AMD havia liberado as parceiras a lançarem a HD 7950 com design próprio

pic1_thm.jpg

pic2_thm.jpg

As can be seen by the cooler, this is a non-reference design - at least for the cooler. The cooler is coloured black, has a very modern, sharp, angular and somewhat futuristic look to it and sports two large Sapphire-branded fans. Of course, it has heatpipes and five are visible. The design of this cooler suggests that it should work quietly and cool efficiently. Connectivity is aided and abetted by one DVI port, one full size HDMI port and two mini-DisplayPorts, like on its bigger brother the HD 7970. Moving on to the box, one can see that it has a 384-bit bus and 3 GB GDDR5, again like the HD 7970.

Fonte TPU

According to rumoured details, the card works at factory overclocked 900MHz, packs 3GB of GDDR5 memory clocked at 5GHz and paired up with a 384-bit memory interface. As it was rumoured before, the card should end up with 1792 stream processors.

Fudzilla

Ahh

a AMD liberou novos drivers para as HD 7900

Performance highlights of the 8.921.2 RC11 AMD Radeon HD 7900 driver

- 8% (up to) performance improvement in Aliens vs. Predator

- 15% (up to) performance improvement in Battleforge with Anti-Aliasing enabled

- 3% (up to) performance improvement in Battlefield 3

- 3% (up to) performance improvement in Crysis 2

- 6% (up to) performance improvement in Crysis Warhead

- 10% (up to) performance improvement in F1 2010

- 5% (up to) performance improvement in Unigine with Anti-Aliasing enabled

- 250% (up to) performance improvement in TessMark (OpenGL) when set to "insane" levels

Pra que serve esse aqui?

TPU

Postado

Vou deixar meu exemplo quanto ao assunto, até alguns meses atrás, eu tinha uma 9600GT, mais nova que a 8800GT mas com performance bem parecida, TODOS os jogos multi-plataforma que pude comparar rodavam no meu PC (Q8400 + DDR2 800 + 9600GT) com performance e gráficos superiores ao PS3 ou ao Xbox 360, por exemplo RE5 rodava nas configurações máximas (exeto pelo antialiasing of) a 1080p entre 45 e 60fps, estando perto de 60fps na maior parte do tempo, o mesmo para Arkham Asylum, Devil May Cry 4, Modern Warfare 2 e outros, eu comparava sempre que possível com as versões console e não me lembro de um jogo que rodasse melhor nos consoles.

• Membro VIP
Postado

Pessoal, essa discussão PC x Console nunca vai acabar e nunca vai chegar a lugar algum, agradeço as opiniões de cada um e o bom nível que vocês mantiveram, o que é raro, mas peço que foquemos no assunto do tópico. :joia:

Postado

Tô achando estranho o Physics Score nesses testes, pois o meu processador é o mesmo do teste e obtenho mais de 6000 pontos com a minha HD 5850.

Se for verdade, com um leve OC já encosta na 7970, o que é muito bom.

Postado

O que é uma noticia muito boa, tambem somado ao fato da 7950 ter aquele modelo 1.5gb de memoria que custa menos, acho que pra quem quer só jogar jogos em full hd 1.5gb ja é mais que suficiente.

Agora o ideal seria esperar a nvidia lançar as placas dela, mas pelo visto só em abril mesmo, pois ai sim teremos placas boas consumindo pouco e baratas.

Postado

Bom, aparentemente os detalhes oficiais das novas HD 7950 estão rolando na web

According to their info, the card should be running at 800MHz for the GPU and 1,250MHz (5GHz) for 3GB of GDDR5 memory paired up with the same 384-bit memory interface. In case you missed it, the Radeon HD 7950 packs 1792 stream processors, or 28 GCN compute units as AMD calls them these days.

Como já dito pelo Anjinho, parece que elas vão andar junto com as atuais GTX 580

http://www.fudzilla.com/home/item/25674-amd-radeon-hd-7950-detailed

E parece que já está rolando pré-venda na Zoropa

We managed to score an early listing of the upcoming Powercolor Radeon HD 7950 PCS+ card that was listed by one retailer in Germany with a price tag of €459.

The Powercolor HD 7950 PCS+ 3072MB is factory overclocked to 880MHz while the 3072MB of GDDR5 memory ticks at 1250MHz (5GHz). The card should pack 1792 stream processors and of course feature the same 384-bit memory interface. Although the listing at Atelco.de

Considerando que é um modelo PCS acho que o preço ta interessante, se pensarmos que esse seria o preço do modelo de referencia. E também esse é o modelo de 3GB talvez os de 1,5GB tenham preços mais interessantes, vi em algum lugar dizendo que a diferença de preço entre as HD 7950 e 7970 iria variar entre 100 e 150 Obamas

http://www.fudzilla.com/home/item/25675-amd-radeon-hd-7950-listed-in-europe

Que venham as verdinhas para ver esses preços baixarem :lol:

Postado

http://forums.overclockers.co.uk/showthread.php?t=18366789

As HD 7950 que vem com clock de 800MHz(?) foram levadas à 1180MHz no core e à 7200MHz nas memórias, usando uma bios da ASUS enquanto as HD 7970 variaram entre 1225-1255MHz no core e 7500-7800Mhz nas memorias. Pelo visto teremos um novo monstro em matéria de over.

HD 7950 com Over citado

79501920.jpg

GTX 580 3GB Over no core 902Mhz e nas memórias 4355 Mhz

heaven580oc1920.jpg

HD 7970 com o Over citado acima

1920e.jpg

O preço? bom o cara que posto as imagens citou 350 Libras, o mais interessante pelo que entendi é que ele já tem 500 dessas belezinhas em estoque para venda, então acho que teremos um bom volume delas sendo entregue por ai ;)

Postado
http://forums.overclockers.co.uk/showthread.php?t=18366789

As HD 7950 que vem com clock de 800MHz(?) foram levadas à 1180MHz no core e à 7200MHz nas memórias, usando uma bios da ASUS enquanto as HD 7970 variaram entre 1225-1255MHz no core e 7500-7800Mhz nas memorias. Pelo visto teremos um novo monstro em matéria de over.

HD 7950 com Over citado

79501920.jpg

GTX 580 3GB Over no core 902Mhz e nas memórias 4355 Mhz

heaven580oc1920.jpg

HD 7970 com o Over citado acima

1920e.jpg

O preço? bom o cara que posto as imagens citou 350 Libras, o mais interessante pelo que entendi é que ele já tem 500 dessas belezinhas em estoque para venda, então acho que teremos um bom volume delas sendo entregue por ai ;)

Noticia muito boa essa, acho que a 7950 depois do lançamento da nvidia sera uma opção muito boa, quando que sera a data de lançamento dela?? Depois do ano novo chines? não me lembro direito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!