Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A88TD-V EVO/USB3 - Review e questões técnicas


pit_eng

Posts recomendados

de nada ^^ achei que isso seria util para futuros compradores dessa placa pois ainda tem muita gente que não gosta de jogar nada muito pesado então com isso quem adquirir ela pode ficar mais tranqüilo que alguns jogos ela roda de boa ^^

a é peço desculpa pelo video do youtube ter ficado duplicado eu só não upei de novo porque demora muito upar video em HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler bastante(em vários lugares) sobre essa placa mãe, ela vai chegar para mim na quarta-feira.

Não cheguei a ler o tópico inteiro, só algumas partes. Por isso queria perguntar:

Devo saber de antemão alguma coisa sobre a instalação e configuração da máquina??

Vou instalar:

M4A88TD-V Evo/USB3

Phenom II X6 1075T

2x 4GB Kingtons 1333

2x HD 500GB 6GB/s WD Caviar Blue

Gabinete 430 Cooler Master

Assim que ligar vou na Bios pra fazer RAID0.

Depois vou instalar o SO.

No momento não me lembro de algo mais que vou precisar fazer. Só queria confirmar para não acontecer nada de errado na hora. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal o/

Também estou montando um PC com essa placa e, assim como o marcosgranger, ela deve chegar esses dias. Pesquisei um bocado sobre as placas ASUS, no final fiquei entre a M4A78T-E (que tb me pareceu uma ótima MB) e a M4A88TD-V EVO/usb3 e acabei pegando a M4A88 mesmo. Então acho que vou entrar pro clube. =D

Tô acompanhando o tópico e gostaria de deixar umas dúvidas que persistem e algumas considerações.

Já tenho o processador (um Pii x2 555 BE) e devo pegar o que falta essa semana (fonte, HDDs e memórias). No caso da fonte eu ia pegar uma Ice Age 500W, mas depois não fiquei tão certo disso e optei pela Cougar cmx 550W. Que tal a mudança?

A latência é o numero de cliclos de clock que uma memória nescessita para fazer um determinada ação. Sendo assim, quanto maior a frequencia da memória, menor serão esses cliclos, e quanto menor a latência, menos destes a memória precisará. Podemos dizer que, em condições de barramento iguais, uma DDr400 pode ter desempenho proximo a uma ddr2 533 pois as DDR400 trabalhavam com Cas 3 (3 cliclos para iniciar a ação), e as ddr2 533 mais simples funcionam com CAS 5.

No seu caso, são DDR3 1333 de CAS 9.

Na bios você pode tentar reduzi-las para cas 8, mas use 1,6V pois a tensão dos seus módulos são muito baixos.

Quanto às memórias, escolhi as OCZ 1333Mhz (cas7 / 1.65V) e gostaria de saber se é mais recomendável uma OCZ 2000Mhz cas9 (ou 10), se a diferença vale tanto a pena. Por acaso vi a compatibilidade no manual da placa e essa memória já foi testada.

Caro amigo solidus, comprei um HD SATA 3 a poucos dias atrás e depois vi que foi uma das maiores burrices que ja tinha feito na vida, o desempenho não é nada absurdo (Cerca de 40Mb/s a mais) pelo mesmo valor de um SSD de 40Gb que é o dobro de velocidade, vendi o HD SATA 3 que tinha e comprei 2 SSD's cara com 1 SSD a diferença é gritante com 2 então...

Se for comprar aconselho a você comprar um SSD para instalar o sistema operacional e programas mais usados e deixar seu HD 500Gb da Samsung para armazenamento!!

Esses SSDs são bastante atraentes mesmo, mas vou deixar esses preços esfriarem, haha. <D

Vi um camarada argumentar noutro fórum que os HDDs simplesmente não conseguem nem aproveitar toda a banda do SATA2. Parece que a Western Digital (no meu caso) criou um modelo novo alguns pontos mais rápido que o anterior e entrou com o marketing de que era SATA3. De qualquer forma, os HHDs da WD rotulados como Sata3 são ligeiramente mais caros que os Sata2 de mesma capacidade. Assim pretendo pegar dois WD Caviar Blue 500GB. Mas sabem dizer se o desempenho do Caviar Blue é tão maior que o do Caviar Green? O Caviar Green é definitivamente para armazenamento de arquivos e não OS e programas (aqui acho que jogos seriam mais significativos)?

E sobre RAID, nunca fiz, então: Posso criar uma segunda partição no RAID 0 sem problemas?? E se eu colocar um terceiro HDD ele vai funcionar normalmente em paralelo ao RAID, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, para tirar a dúvida quem perguntou sobre o Hybrid Crossfirex do chipset 880G ela faz o Hybrid somente com a Radeon 5450, os anteriores eram que faziam com as 3400 e 2600.

Quem quiser tirar mais dúvidas essa informação está disponível no wikipédia:

http://en.wikipedia.org/wiki/ATI_Hybrid_Graphics

Esse Hybrid Crossfirex é pra casos específicos de pessoas que não estão dispostos a gastar muito numa Placa de Vídeo. No caso da M4A88 isso nem faz muito sentido, já que quem a compra provavelmente vai querer pelo menos uma HD5750 ou GTS450 (na verdade, no site da AMD eles nem alardeiam o HCFx na página do chipset 880G enquanto no chipset 780G consta lá o HCFx com indicação das VGAs suportadas e tal)*. Quer dizer, existem placas mais baratas e muito boas pra se usar o HCFx, como é o caso da M4A78T-E (que tem uma IGP que, se não me engano, consegue ter um desempenho melhor que a IGP da M4A88) e outras ainda bem mais em conta. Quando eu tava pesquisando o desempenho do HCFx me pareceu bastante considerável (uns 8-10 FPS, por aí, sem contar demais otimizações que possa proporcionar). Pelo que pude ver no Forum da AMD (e eles colocaram em CAIXA ALTA) só as Radeon HD34xx e 24xx tem suporte ao HCFx, no entanto nesse mesmo fórum tinha um sujeito afirmando que conseguiu fazer HCFx com uma HD5450 e uma MB GigaByte chipset 880G, só que não havia testado para ver se havia diferença. Normalmente dizem que o 890GX consegue um HCFx com a HD5450, só não vi ninguém provando (não que eu tenha caçado muito)...

Enfim, eu mesmo pretendo pegar uma HD 5770 ou uma GTS 450 (ou quem sabe uma 460...) e aqui tenho uma dúvida: há diferença significante em escolher uma Radeon ao invés de uma Geforce, já que estou usando uma plataforma AMD?? Bom, se compararmos as placas a Geforce tem o Physx, suporte a 3D (pra mim isso é uma frescura), e a Radeon tem maior desempenho e acho que consome menos tb, certo? O Physx me interessa, gostaria de testá-lo. Então, GTS450 ou HD5770?? (lembrando que posso pegar uma 450 com overclock de fábrica)

Bom suas memórias são 1333Mhz não necessitando ajuste nem de tempo, tensão ou clock, o RAID 0 se faz antes de instalar o Windows no setup da Bios e a respeito do segundo OS para rodar o jogo do seu filho não acho necessario, no 7 roda todos os jogos, é só darmos o famoso jeitinho Brasilero!!

Então passa esse jeitinho pra gente pois da última vez que tentei instalar Metal Gear 2 no Windows 7 num deu não. Mesma coisa com o 18 Wheels of Steel. :D ?

*nota: essas são versões para notebook na verdade, M880G e M780G (Hybrid CFx em notebooks? o_o). As páginas corretas são essas: chipset 880G e chipset 780G. Ainda assim, no 780G o HCFx aparece listado, já no 880G o HCFx nem sequer é listado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema estranho com o áudio

:confused:

Olá pessoal!

- Bem, é o seguinte. Comprei uma MOBO ASUS M4A88TD-V EVO USB 3.0 e um processador AMD Phenom II X4 965 BE + 2 x 2 GB de memória DDR3 1333 MHz, montei tudo belezinha.

Minha configuração ficou a seguinte:

Configuração

ASUS M4A88TD-V EVO USB 3.0

AMD Phenom II X4 965 BE

ECS GeForce GTS 250 256 bits 738 MHz/2200 MHz 512 MB

2 x 2 GB Memórias Markvision DDR3 1333 MHz

HD Western Digital Sata II 500 GB - 16 MB Buffer WDC WD5000AAKS-75A7B0

Fonte Corsair TX750W Reais

Gravador de DVD LG Sata GH20NS15

Monitor Philips 17" Widescreen 170Vw

Gabinete Wisecase 4 Baias

Cooler de Gabinete Akasa 80 mm com LED Azul

Teclado A4Tech KBS-8

Mouse A4Tech X7-750 BK

MousePad Rantopad H1 Matrix

Som 2.1 C3Tech CT683951

Western Digital WD 1200BEV External USB

Coloquei até mousepad, hehehe...

WINDOWS 7 Ultimate - 64 bits

O problema é o seguinte, sempre que tento copiar um arquivo do meu HD externo ou de um pendrive, ou seja, sempre que tento copiar algo de alguma porta USB (tanto das traseiras como das frontais) para o computador e estou ouvindo música, ou jogando, o áudio começa a travar, fica engasgando muito, fica impossível até de compreender o que está sendo reproduzido no momento, além de realmente deixar não só o áudio lento, na realidade, o PC em si fica lento em todos os aspectos, sou obrigado a cancelar a cópia sempre. Isso acontece todas as vezes, daí quando paro a cópia (cancelo), tudo volta ao normal. Também ocorre problema do driver de áudio de um momento para o outro, como por exemplo, não reconhecer mais o meu microfone. Digamos que estou no TeamSpeak 3 tudo tranquilo, aí do nada, paro de escutar o pessoal e eles continuam me escutando, ou vice-versa. Então, tenho que desinstalar o driver (de áudio) e utilizar o genérico, ou reinstalar o driver para poder utilizar o TS3 com normalidade.

WINDOWS XP PROFESSIONAL SP3 - 32 bits

Acontece o mesmo problema, que ocorre na descrição acima, só que um agravante, no XP, não adianta cancelar a cópia, o problema só é solucionado, quando o PC é reiniciado.

TESTE

Bem pessoal, ontem, resolvi fazer um teste, e retirei a minha placa de vídeo e instalei a onboard, de cara, já percebi que evidentemente o PC ficou mais silencioso. Ligou normal e tentei fazer os procedimentos que antes estavam dando problema.

Resolvi fazer várias coisas ao mesmo tempo, então, comecei uma cópia de vários arquivos extensos, mandei compactar um arquivo também extenso, comecei a ouvir música, entrei em um jogo e percebi que o problema não se repetiu tudo funcionou perfeitamente.

Então eis minha dúvida agora.

Será que existe alguma incompatibilidade do Chipset AMD 880G / SB 850 com a GeForce GTS 250, ou será que a fonte que não está conseguindo suprir a necessidade energética da minha configuração?

Pensava que poderia ser fonte, mas troquei a minha fonte antiga pela descrita no inicio, e o problema persistiu.

Estou enviando junto, um relatório criado no AIDA64 (antigo Everest), que pode ser baixado clicando aqui, para ver o que vocês podem me dizer para tentar sanar esse problema tão inconveniente.

Realmente, preciso de uma ajuda, não estou conseguindo solucionar essa coisa chata que me persegue, será que terei de continuar usando o PC sem a placa de video? - Aff, que coisa...

Obrigado pela ajuda.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, teste a placa de vídeo em outro computador com ranhura Pci Express...

Depois, caso a placa de vídeo esteja boa, cheque na hora do encaixe da placa de vídeo na sua placa mãe.

Olhe se por acaso a placa de vídeo entrou toda no slot Pci-express e verifique se há alguma força "anormal" aplicada na placa mãe, devido a mal encaixe da placa de vídeo.

Confira também se a placa mãe está bem instalada e com os parafusos prendendo os cantos dela.

___________________________________

Tudo conferido?

Vá ao setup, sete a opção "Load Setup Defaults" na ultima tela, e depois aperte F10 + Enter.

Se a instalação do windows for nova e limpa, atualizada e com os drivers da placa mãe devidamente instalados e atualizados tb, não tem porque dá problemas.

Ps: Existe alguns controladores de USB 3, que o cd da asus fornece... *Eu particularmente não instalei nenhum deles, e as portas estão funcionando normalmente*, posso sugerir que você faça o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal minha querida Placa de Video 450GTS foi pro alem, tenho uma Xfx 8400 GS 512 Mb DDR2 com um amigo que me vende a 50 Dilmas, mais estou achando que o video onboard aguenta até eu junta cash pra uma placa de video mais top (460GTX) uso win 7 64 bit e até agora tá de boa, ou seria melhor pegar essa 8400 GS provisoriamente, lembrando que tenho diversos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal minha querida Placa de Video 450GTS foi pro alem, tenho uma Xfx 8400 GS 512 Mb DDR2 com um amigo que me vende a 50 Dilmas, mais estou achando que o video onboard aguenta até eu junta cash pra uma placa de video mais top (460GTX) uso win 7 64 bit e até agora tá de boa, ou seria melhor pegar essa 8400 GS provisoriamente, lembrando que tenho diversos jogos.
A HD 4250 que a nossa placa mãe tem onboard é superior a 8400GS
estou montando um micro, e achei essa placa ótima, no entanto, o modo crossfire dela, fica a @x16e @x4, será q teria como mudar p/ um dual x8? (cross de hd 6850)
Segura tranquilo, há uma perda de 5% que não é perceptivel!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, teste a placa de vídeo em outro computador com ranhura Pci Express... (farei isso)

Depois, caso a placa de vídeo esteja boa, cheque na hora do encaixe da mesma (placa de vídeo) na sua placa mãe. (não entendi essa parte, como assim testar o encaixe?)

Olhe se por acaso a placa de vídeo entrou toda no slot Pci-express e verifique se há alguma força "anormal" aplicada na placa mãe, devido a mal encaixe da placa de vídeo. (está instalada normalmente)

Confira também se a placa mãe está bem instalada e com os parafusos prendendo os cantos dela. (ok, isso eu tenho certeza, pois eu mesmo montei o PC).

___________________________________

Tudo conferido?

Vá ao setup, sete a opção "Load Setup Defaults" na ultima tela, e depois aperte F10 + Enter.

Se a instalação do windows for nova e limpa, atualizada e com os drivers da placa mãe devidamente instalados e atualizados tb, não tem porque dá problemas.

Ps: Existe alguns controladores de USB 3, que o cd da asus fornece... *Eu particularmente não instalei nenhum deles, e as portas estão funcionando normalmente*, posso sugerir que você faça o mesmo.

Bem amigo, obrigado pela ajuda, a única coisa que não fiz foi testar em outro PC, contudo, acredito que a placa esteja boa, pois, rodou perfeitamente aqui em casa o Call of Duty Black Ops, mas farei o que você me sugeriu.

Ontem inclusive, cheguei a atualizar a Bios, e na primeira vez que reinicializei o PC, tudo funcionou perfeito, porém tive de reiniciar de novo, e ai, para minha surpresa o problema tornou a aparecer.

Quanto a verificar o slot PCI-Exp que coloquei a placa, foi no correto sim.

Obrigado e agora no fim de semana, terei tempo de fazer todos esses testes citados, ai postarei o resultado aqui, de antemão, muito obrigado a todos pela ajuda prestada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... basicamente o que se tem que fazer é só isso, não há nenhuma recomendação a mais que tenha que fazer, apenas desabilitar o Asus Express gate se você não usa-lo!!

Aonde dá para desabilitar o Asus Express Gate? Será que compensa deixá-lo ligado? As vezes é bom, só que deve atrasar o boot do Windows 7.

Devo atualizar a bios da placa logo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera precisando de ajuda urgentemente!

Acabo de adquirir essa mobo junto com Phenom 2 x4 965 BE,2 Pentes de memoria kingston 2gbx2gb 1333, mais um HD seagate de 1 tera!

Montei tudo e na hora que eu ligo a luz do Memok fica acessa, passa 3 segundos e o computador desliga , fui desligando tudo item por item e na hora que tirei a memoria o pc ligou e não desligou, achei que era a memoria (Modelo KVR1333D3N9/2G), LEVEI OS PENTES PARA TESTAR EM OUTRO PC E FUNCIONOU! NO MANUAL FALA QUE É COMPATIVEL COM A MOBO!

O QUE SERÁ POR FAVOR ME AJUDEM POIS COMPREI NO MERCADO LIVRE E NÃO LIBEREI O DINHEIRO PRO VENDEDOR CASO ESTIVER ALGO ESTRAGADO PRECISO CORRER ATRAS DE GARANTIA!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera me ajudem por favor! Eu consigo ascessar a bios da mobo mais não consigo formatar! Na hora que vai carregar o windows 7 para formatar da uma tela preta e nada, e fica nisso!

Já fiz bateria de testes: testei hd, memoria, gravador de dvd, fonte só não testei processador e a mobo o que acham? Ja tentei varios dvds windows 7 32 e 64 xp 32 e 64 e nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera me ajudem por favor! Eu consigo ascessar a bios da mobo mais não consigo formatar! Na hora que vai carregar o windows 7 para formatar da uma tela preta e nada, e fica nisso!

Já fiz bateria de testes: testei hd, memoria, gravador de dvd, fonte só não testei processador e a mobo o que acham? Ja tentei varios dvds windows 7 32 e 64 xp 32 e 64 e nada!

Verifique em qual configuração esta a porta SATA, e coloque para AHCI as portas que tem o HD instalado e para IDE as portas que os gravadores estão instalados!!
Estou montando agora, a placa no gabinete Cooler Master 430, mas não estou achando o local para conectar o Microfone e fone frontal. AC'97 e HD Connector(AZALIA).
o conector fica na parte inferior da placa do lado esquerdo!

A respeito do core unlocker só ligue se você tiver um processador de Phenom II X2 ou X3 / Athlon II X3 instalado!!

E o Turbo Key só o ligue se quiser que a placa faça overclock automatico!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!