Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus M4A88TD-V EVO/USB3 - Review e questões técnicas


pit_eng

Posts recomendados

Então pessoal eu já havia perguntado sobre esta mobo na pág 3 se não me engano e agora decidi que vou pegar ela ou este mês ou ate o final de fevereiro no máximo e eu também escolhi ela porque muitos usuários estão comprando ela e com certeza e melhor porque cada um vai ajudando o outro em algum problema, como o excelente suporte que o Ramon Neves e o pit_eng estão dando para a galera, eu só não irei pedir ajuda no começo, já que não vai ser eu que vai montar e irei chamar algum técnico porque nunca montei e não quero arriscar. A minha configuração será a seguinte:

M4A88TD-V EVO USB3

Phenom II X4 955

Ram eu ainda estou em dúvida se pego 1x4GB 1333MHz, 2x2GB 1333MHz ou uma memória 2x2GB 1600MHz boa para um possível OC, não se vai ter tanta diferença porque parece que as memórias do Ramon são essas simples da Kingston e o over dele e bem forte

HD 500GB

Fonte TX750w Sei que e exagerada, mas eu quero uma fonte que dure por bastante tempo

HAF 922

A VGA eu irei so pegar depois porque irei pegar primeiro o monitor e o orçamento esta apertado, mas provável que seja uma HD6850.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

file1242627892981.jpg

Originalmente ela vem com uma (1) fan podendo ser incluida uma 2ª caso desejar,

conforme foto abaixo:

top2.jpg?158929464

Entendo que ao optar instalar com uma fan somente, o ar poderá se dirigir para o fundo

do gabinete. Vide foto abaixo:

file1242628018922.jpg

Ao passo que com duas, a dissipação de calor será mais eficiente.

Entretanto, o ar quente proveniente do dissipador irá para onde, na direção da parede

interna do gabinete e subindo ao teto obviamente?

Amigo o ar desse cooler tanto com uma oou com duas fan's é direcionado para o fan traseiro!!
Então pessoal eu já havia perguntado sobre esta mobo na pág 3 se não me engano e agora decidi que vou pegar ela ou este mês ou ate o final de fevereiro no máximo e eu também escolhi ela porque muitos usuários estão comprando ela e com certeza e melhor porque cada um vai ajudando o outro em algum problema, como o excelente suporte que o Ramon Neves e o pit_eng estão dando para a galera, eu só não irei pedir ajuda no começo, já que não vai ser eu que vai montar e irei chamar algum técnico porque nunca montei e não quero arriscar. A minha configuração será a seguinte:

M4A88TD-V EVO USB3

Phenom II X4 955

Ram eu ainda estou em dúvida se pego 1x4GB 1333MHz, 2x2GB 1333MHz ou uma memória 2x2GB 1600MHz boa para um possível OC, não se vai ter tanta diferença porque parece que as memórias do Ramon são essas simples da Kingston e o over dele e bem forte

HD 500GB

Fonte TX750w Sei que e exagerada, mas eu quero uma fonte que dure por bastante tempo

HAF 922

A VGA eu irei so pegar depois porque irei pegar primeiro o monitor e o orçamento esta apertado, mas provável que seja uma HD6850.

Vai ficar muito boa a sua configuração!!

Pode postar que nós ajudamos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, é um seguinte meu pc está fazendo um barulho que está incomodando, acho que é o processador.

Olhei as temperaturas e estão assim... essa placa mãe me deu um pouco de trabalho mas acho que está normal agora!

<<< Voltage, Temperature and Fans >>>

> Hardware Monitoring : ITE IT8721F

> +12V Voltage : 12.13 V

> +5V Voltage : 5.06 V

> Processor Voltage : 1.04 V

> VIN3 : 1.68 V

> VIN4 : 1.98 V

> +3.3V Voltage : 3.36 V

> VIN6 : 2.70 V

> VIN7 : 1.87 V

> VIN8 : 1.69 V

> Processor Temperature : 34 °C

> Mainboard : 41 °C

> TMPIN2 : 128 °C

> Processor AMD Athlon II X3 : Sensor DTS

> Core 1 : 20.9 °C

> Core 2 : 21 °C

> Core 3 : 21 °C

> Energy Power : 34.65 W

> Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

> Hard Disk SAMSUNG HD103SJ : 35 °C

Estão normais acredito...acho que é o cooler que veio junto com o processador que faz esse barulho todo...ou tem algo anormal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o pc semana passada acho que não seja isso!

Pode ser a fonte também, pois ela fica embaixo no gabinete por isso pode ser que estou estranhando o barulho!

A temperatura da placa mãe está alta? tava quase sem uso quando tirei as temperaturas depois de exigir da máquina subiu para 45 e o processador pra 44.

Minha nova placa de video chega hoje, irei instalar ela e dar uma olhada direito da onde vem o barulho!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente pela fonte ser embaixo, que não deve ser ela a fonte do barulho. Sua mobo tá ficando quente, dá uma verificada na ventilaçao do gabinete, quantos fans você tem instalados aí? você usa cooler box? se sim, provavelmente está aí o problema, os coolers box da amd, são em geral muito barulhentos.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho melhor opção o TX3. E vale a pena sim você investir em alguns fans pro gabinete, vai melhorar o fluxo de ar aí e melhorar bastante a temperatura da mobo, que pelos dissipadores passivos presentes nela, facilita a manutenção da temperatura, que está ao meu ver um pouco alta.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo o ar desse cooler tanto com uma oou com duas fan's é direcionado para o fan traseiro!!


Cara, só vocês mesmo para terem paciência comigo.
O bom disso tudo é que nós leigos vamos aprendendo com vocês.

76.jpg

Só mais uma pergunta:

É possível causar algum barulho em função de uma fan
estar soprando 'AR' na direção da outra?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei a placa de video, aproveitei pra ver de onde estava vindo o barulho, reparei que o cooler do processador estava fazendo barulho, porém o barulho maior era da fonte!

Não sei o que era mas o ruido foi aumentando e depois simplesmente parou, quer dizer ficou bem baixo, no momento está aceitável, será que a fonte não estava se adaptando ao pc, ou não tem isso? pois montei ele com outra fonte generica até vender o outro pc...

A fonte estava segurando a seguinte configuração:

Pentium Dual Core E5200

ATI 4670 512MB DDR3

Entre outros componentes...

Agora o novo pc exige mais da fonte, pode ser isso?

Resolvi jogar pra ver como ficaria as temperaturas:

Temperatura ambiente 32 Graus.

Idle:

<<< Voltage, Temperature and Fans >>>

> Hardware Monitoring : ITE IT8721F

> +12V Voltage : 11.98 V

> +5V Voltage : 5.06 V

> Processor Voltage : 1.06 V

> VIN3 : 1.69 V

> VIN4 : 1.60 V

> +3.3V Voltage : 3.36 V

> VIN6 : 2.70 V

> VIN7 : 1.87 V

> VIN8 : 1.69 V

> Processor Temperature : 38 °C

> Mainboard : 41 °C

> TMPIN2 : 128 °C

> Processor AMD Athlon II X3 : Sensor DTS

> Core 1 : 23.2 °C

> Core 2 : 23.5 °C

> Core 3 : 23.5 °C

> Energy Power : 34.65 W

> ATI Radeon HD 5700 Series : ATI Catalyst Driver

> Temperature : 47 °C

> Fan : 35.0%

> Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

> Hard Disk SAMSUNG HD103SJ : 38 °C

Full

<<< Voltage, Temperature and Fans >>>

> Hardware Monitoring : ITE IT8721F

> +12V Voltage : 11.98 V

> +5V Voltage : 5.06 V

> Processor Voltage : 1.04 V

> VIN3 : 1.68 V

> VIN4 : 1.98 V

> +3.3V Voltage : 3.36 V

> VIN6 : 2.70 V

> VIN7 : 1.87 V

> VIN8 : 1.70 V

> Processor Temperature : 45 °C

> Mainboard : 46 °C

> TMPIN2 : 128 °C

> Processor AMD Athlon II X3 : Sensor DTS

> Core 1 : 30.1 °C

> Core 2 : 30.4 °C

> Core 3 : 30.5 °C

> Energy Power : 34.65 W

> ATI Radeon HD 5700 Series : ATI Catalyst Driver

> Temperature : 56 °C

> Fan : 41.0%

> Hard Disk Monitoring : S.M.A.R.T

> Hard Disk SAMSUNG HD103SJ : 43 °C

Terei que comprar alguns fans?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o barulho é um só, o fato de uma estar soprando e outra estar puxando não aumenta o barulho não!!

Tirando como exemplo, o cooler abaixo tem um adaptador para ligar as duas Fan's. Será que o TX3 vem assim também?

file1231230243113.jpg

Dual Fan optimizes for air flow through heatsink with Wide Surface Aluminum Fin Design to improve heat dissipation. Also it comes with a 2 to 1 Plug Adapter for easy installation.

TRADUÇÃO:

[...]Dual Fan otimiza o fluxo de ar através do dissipador de calor com maior superfície de alumínio Fin design para melhorar a dissipação de calor. Também vem com um 2-1 Plug Adapter para fácil instalação[...]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de usar dois fans no cooler, se eles estiverem com o fluxo de ar convergindo, poderá causar som, se for causado um escoamento do fluxo de ar tal, que ele ao passar pelas aletas faça barulho, ou no caso de um escoamento turbulento (é uma situação não muito fácil, mas que PODE acontecer). As duas na mesma direção, sem problemas de ruído.

Quanto ao amigo com problema de ruído da fonte, da uma verificada no tópico dela, pra ver se alguém mais teve este tipo de problema. Pode ser que o ruído não seja proveniente do fan da fonte, mas dos componentes da mesma, que estão vibrando em ressonância. (fato que ficou muito famoso nas VX450 da corsair).

e a disponibilidade da MoBo, dá uma olhadinha no tópico de lojas e promoçoes pra ver se tem, se não depois damos uma olhada.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pit. Aproveitando seu tópico para trar minhas duvidas sobre essa placa, que realmente é tudo de bom, mas que ainda me gera questões.

1º: K8N; KN9-SLI; K9A2 CF; A785GM-M5... seja qual fosse a placa, simples ou de luxo, na minha história com os K8~10, nunca tive problemas em usar em paralelo o Cool And Quiet e fazer o overclock. Isso me parecia muito sensato, e a conta de luz agradece, pois como você sabe, eu gosto de um over bem agrecivo. O multiplicador fixo é algo que não é algo muito... eficiente. Bem, Eu uso meu vcore a até 1.55V com meu CNPS 10X flex com 2 coolers de 12 de 1000 a 2200rpm. Quando tento usar o EPU em "auto" no windows, sempre que altero o multiplicador do processador -faço overclock-, ele se recusa a ir para o modo economico por conta própia, me forçando a coloca-lo manualmente. O cool and quiet não parece combinar com essa placa, pois não consegui ativa-lo, nem desintalando o EPU. Quando setado manualmente o clock e o Vcore caem, mostrando que É POSSÍVEL, mas a ASUS não ta com programas maduros pelo visto. Você tem esse problema?

2: O switch não garante que o "core" esteja ativo... nem desativo... ou seja, é um jeito bem complicado para mudar uma opção de bios, que pode ser revertida na mesma, ignorando o ajuste fisico. (não é como um jumper). Pelo menos você escolhe: com ou sem led vermelho.

3: O vcore que se seta na bios tem um erro de até +0.05V, mesmo com 2.5V no VDCC.

4: DVD ignora a existencia do Win Xp.

5: não tem botão pra CMOS; restart; power...

6: chip Via, controlador IDE lento e limitado.

bem... esses ultimos são caracteristicas aceitaves da placa, mas os 3 primeiros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, Dragun eu e o Pti ja fizemos um overclock consideravel nessa placa e eu não tive problemas em usar o cool n' quiet com o processador em overclock, a respeito do EPU como você consegue faze-lo funcionar com o sistema em overclock??? nessa mobo eu nunca tentei mas na M4A785TD-V EVO ele não inicia diz que não é possivel ativar com um overclock ativo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então me diga como ativa-lo: passei um mal bocado tentando descobrir.

Quanto ao EPU. AO fazer overclock (lembrem-se, uso apenas o multiplicador do processador para atingir 3.8Ghz), posso tranquilamente iniciar o programa, OU, instala-lo sem problemas. O EPU inicia sem avisos, e ao abrir a janela de configuração, seleciono vCore Downgrade para Extremo, tanto no modo automático, como no max. power saving. Neste momento ocorrer um teste de estabilidade de aprox. 20 segundos, e o overclock tem de estar ativo neste momento, pois se n aguentar esse pequeno teste, jamais aguentará o prime 95. Após o teste se concluir é que temos um grande problema: sempre quando modifico o multiplicador, quando opto pela opção "AUTO" no programa, ele apenas faz uso do modo "MAX. PERF.", diferentemente de quando não se muda o multiplicador: quando este está em "AUTO" o programa ocila o clock sem problemas. Agora, quando seto manualmente o modo Max power saving, funciona corretamente: 1.1V 800Mhz. É um saco ter que ficar setando isso manualmente, cá entre nós. Ao desinstalar o EPU, atualizo o driver do processador, vou no modo de economia e seleciono (blended) mas mesmo assim o cool and quiet faz questão de nem dar as caras. Na bios, ele vem em ATIVO comoopção padrão, mas tem uma obs. tecnica que eu não consegui deduzir... nem no manual, onde esta só não está presente. Como se ativa o cool and quiet realmente... minha conta de luz ja agradece as respostas de prontidão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae povo, precisando de uma ajuda aqui.

Vi muitos comentários bons a respeito dessa placa mãe, estou montando um pc novo e estava pensando em comprar ela, mas já terei uma placa de vídeo dedicada desde o início, então a placa onboard seria completamente inútil.

Visto que uma placa onboard é mais cara justamente por isso, e como eu não vou ter necessidade, podem me recomendar uma placa offboard tão boa ou equivalente a essa?

Ou apesar do custo ser maior, não há nenhuma offboard no mesmo custo x benefício dessa placa?

Qualquer ajuda/conselhos são bem vindos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Bem Vindo ao Fórum !!!

Olha sem video onbard temos a

M4A87TD/USB3

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=nlWYrI9wlNIYHAaa&templete=2

e a M4A87TD-EVO

http://www.asus.com/product.aspx?P_ID=YATvwCy0OZLGNWwp

Lembrando que esse são modelos similares e não idênticos a M4S88TD-V EVO/USB3 porém te atenderão muito bem!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo conselho, mas estava dando uma olhada, e essas placas parecem ser mais caras, ou praticamente no mesmo preço da M4A88TD-V EVO, e eu preferia uma offboard equivalente justamente pela diferença de preço, já que eu não estaria "pagando" pela placa de vídeo onboard que seria basicamente inútil.

Mas visto que a diferença de preço é tão pequena, vale mais a pena pegar a M4A88TD-V EVO do que alguma outra offboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz não sei quem foi que te falou que as placas Off Board são mais baratas, porém estava muito enganado pois elas são mais caras, mesmo que a VGA onboard lhe será inútil fique com a M4A88TD-V EVO/USB3 pois não terá problema algum e outra coisa se um dia sua placa de video der problema você terá um "socorro" na VGA onboard!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ram eu ainda estou em dúvida se pego 1x4GB 1333MHz, 2x2GB 1333MHz ou uma memória 2x2GB 1600MHz boa para um possível OC.

Vamos falar um pouco sobre memórias?

Eu comprei um kit de 4Gb e gostaria de saber o quanto que ela é usada na configuração que tenho e se vale a pena compra + um kit da mesma (1333) ou se é desperdicio e como ela aceita também as DDR2 eu poderia comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Speed Race não acho necessário mais de 4Gb de Ram, a não serr que você trabalhe com uma coisa que use absurdamente muita memória, caso contrario 4Gb ja esta bom demais!!

Outra coisa o que é que suporta DDR2?? pois a M4A88TD-V EVO/USB3 só funciona com DDR3, DDR2 nem encaixa no slot!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos estou com algumas duvidas para fazer funcionar minha mobo, minha duvida é onde plugar cabos etc, então fiz uns rabiscos na figura da mobo onde acho que tem que ser plugados os itens.

é isso que preciso fazer pra mobo funcionar alem de colocar o processador é claro??

alem disso para plugar o hd sata II uzo o cabo sata normal ou sata 6 gb que vem com a mobo??

post-608724-13884958516969_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!