Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformando os processadores K7 em Mobile


gfranzoi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ao invés d fazerem todo este alvoroço bastaria pedir ao moderador do setor q analizasse o tópico...

Realmente, ótimo trabalho, acompanhei o Sledge e outras pessoas d fóruns diversos, mas este é o primeiro relato "próximo" q vejo da função Power Now ! sendo ativada em plataformas K7 Desktop...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara to com uma duvida q ta mi deixanu pirado nesse overclock, quando você vai tranformar um athlon xp em mp você mexe justamente nas pontes L5 e pra transformar em mp justamente é a 3 ponte L5 q você mexe, agora eu não estou intendendo como uma placa-mãe q suporta somente athlon xp vai suportar um mp e legal é q da nos chipsets da via, e isto pode explicar o caso de não funcionar na da nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara to com uma duvida q ta mi deixanu pirado nesse overclock, quando você vai tranformar um athlon xp em mp você mexe justamente nas pontes L5 e pra transformar em mp justamente é a 3 ponte L5 q você mexe, agora eu não estou intendendo como uma placa-mãe q suporta somente athlon xp vai suportar um mp e legal é q da nos chipsets da via, e isto pode explicar o caso de não funcionar na da nvidia.

Não é bem assim. A estrutura do xp é a mesma do xp-m. Todas as placas não velhas, assim como as de chipset nforce, suportam o PowerNow!.

O problema dos nforce, é q eles não suportam a troca de multiplicador on the fly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se você der uma olhada na tabela de equivalencia de tensão q eu postei, vai ver q pra cada tensão q você libera na bios, o mobile vai estar recebendo outra. Portanto, até um certo ponto, a tensão q está indicada na bios é maior do q a liberada realmente, fazendo com q a temperatura seja menor.

Quem fez essa tabela foi o criador do CPUMSR, não tive oportunidade de testar essas equivalências.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por gfranzoi@31 mar 2004, 10:47

Sim, se você der uma olhada na tabela de equivalencia de tensão q eu postei, vai ver q pra cada tensão q você libera na bios, o mobile vai estar recebendo outra. Portanto, até um certo ponto, a tensão q está indicada na bios é maior do q a liberada realmente, fazendo com q a temperatura seja menor.

Quem fez essa tabela foi o criador do CPUMSR, não tive oportunidade de testar essas equivalências.

O BIOS com suporte nativo a esta função vai interpretar o sinal pelos VID's como sendo 1.45v...

Na verdade, um Mobile com vcore 1.45v está setado em 1.57v nas suas pontes, e as placas-mãe desktop pegam exatamente este valor, 1.57v... Comparei as pontes do meu lá no OCInside e realmente bate com tudo isto... Tanto q fiz um pinmod para 1.6v, fazendo apenas um contato q faltava, podendo liberar agora até 1.85v no setup da minha A7N8X...

A vantagem d c ter um "autêntico" mobile é o fato dele naturalmente suportar trabalhar numa certa velocidade com o vcore reduzido... Fazendo uma comparação por cima, um XP Barton trabalhando a 2.5GHz precisaria d 1.9v, já um XP-M Barton precisaria apenas d 1.8v... Quer dizer, seu potencial para over é melhor, faz mais com o mesmo vcore...

D resto, todos os processadores da linhagem XP (Palomino, T-Bred A, T-Bred B, Barton) e os Duron's Morgan e A-Bred possuem a instrução Power Now! desativada, bastando apenas fazer o mod para habilitá-la, mas não são "CORE's" selecionados para trabalhar numa tensão baixa, como os verdadeiros Mobile's...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim eu tenho um XP 2600+ DESTRAVADO

numa ABIT NF7-S Rev 2.0

Se e utransforma-lo o meu apenas em Mobile vai ficar padrão em 1.45v ou ira ficar 1.6v por aquela tabela?

E tipo se transformar em Mobile no programa do Sledge ira aparecer o PowerNOW!

??

E ele ficaria com desempenho como se fosse um verdadeiro Mobile 2500+ para OC? ou a melhora e minima??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por renuac@31 mar 2004, 20:39

Assim eu tenho um XP 2600+ DESTRAVADO

numa ABIT NF7-S Rev 2.0

Se e utransforma-lo o meu apenas em Mobile vai ficar padrão em 1.45v ou ira ficar 1.6v por aquela tabela?

E tipo se transformar em Mobile no programa do Sledge ira aparecer o PowerNOW!

??

E ele ficaria com desempenho como se fosse um verdadeiro Mobile 2500+ para OC? ou a melhora e minima??

C apenas ligar a 3ª ponte do conjunto L5 ele terá sua função Power Now! habilitada, mas o resto dos parâmetros permanecerão (vcore, máximo multiplicador, etc...)

No programa do Sledge vai aparecer o Power Now!, mas só isso, na sua placa não dará para mudar os multiplicadores "on the fly".

Seu desempenho para OC será o mesmo d antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por renuac@31 mar 2004, 21:59

acho q não risquei completamente pois no programa do sledge não pareceu PowerNow! e como posso fazer paar ele ficar default em 1.45v?

Pra q você quer isso? Sua placa não manipula abaixo dos 1.5v? Olha, isto em nada vai adiantar, ele vai consumir menos energia mas também obterá um menor clock... Para deixar em 1.45v como o Mobile você teria q setar o vcore em 1.575v... Aí, em placa com suporte ao power now! ele seria reconhecido como 1.45v, na sua não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, não da para controlar os valores de vcore para mobile se a placa não tiver suporte certo? Bom se a resposta for certo, então esquece porque placas para PC não dão suporte a vcore de mobile afinal ele é um processador para notebooks. Resumindo. Nem isso da para aproveitar se o chipset for nforce porque no chipset da via é possivel mudar o vecor pelo software (segundo o primeiro post), que parece não ser compativel com o nforce. Q puxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por marcos_vargens@31 mar 2004, 22:28

Ou seja, não da para controlar os valores de vcore para mobile se a placa não tiver suporte certo? Bom se a resposta for certo, então esquece porque placas para PC não dão suporte a vcore de mobile afinal ele é um processador para notebooks. Resumindo. Nem isso da para aproveitar se o chipset for nforce porque no chipset da via é possivel mudar o vecor pelo software (segundo o primeiro post), que parece não ser compativel com o nforce. Q puxa.

Para controlar o vcore nem precisar ser mobile, basta utilizar programas específicos para isto, como o 8RDA_VCORE, NF7_VCORE, nVidia System Utility, e outros... Mas só algumas placas aceitam isto, das nForce seriam a 8RDA e suas derivadas, A7N8X-E Deluxe, NF7/S e AN7... Acho q a DFI Lan Party e Infinity também...

A sacada d transformar em mobile é mudar os multiplicadores on the fly, ou seja, dentro do windows... E isto, até agora, na plataforma desktop, só tem acontecido com os chipsets KT da VIA (a partir do 266a c não me engano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom um pouco atras eu não entendi uma parada q toda vez q ligar o pc tem q mudar o multiplicador, e também não entendi esse negocio de faze config, e como faz essa config?

exatamente, cada vez q liga tem q mudar, justamente por ser on the fly.

Criando essa esse arquivo de configuração, os valores q você escolher, passam a ser setados automaticamente ao abrir o windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não confunda as coisas. você tem q raspar se ele tiver as novas pontes q vêm pintados por cima assim:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.ocprices.com/ben/newamd/bridges.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Se for como os velhos, aí não precisa.

Lapis 6b você encontra em qualquer papelaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por renuac@01 abr 2004, 14:56

o meu e smena 32 não tem o tal verniz ele e destravdo mesmo assim precisaria raspa-lo? o waffle e verde! pois usei muito grafite 2b dam inha lapiseira 0.9mm hehe e não apareceu o PowerNOW! !!

ele reconheceria como Athlon XP-M ?

Os modelos novos não são necessariamente travados... Seu encapsulamento é "estriado", você vê listras, "caminhos" por cima dele, como em auto-relevo... Os antigos, encapsulamento liso, não precisam ser lixados... A cor pouco importa, verde, marrom, tanto faz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!