Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Mas se a AMD não tem mais fábricas, isso já não fica implícito ? :confused:

Não, se a AMD "fabrica" e a Sony não tem uma licença do núcleo a AMD poderia, por exemplo, se recusar a vender e a Sony não em como contestar, mesmo que o chip seja fabricado de fato na TSMC.

Agora, se a Sony tem a licença e a AMD se recusa a vender, é só a Sont contratar uma terceira (por exemplo, a própria TSMC) e mandar fabricar a máscara.

• Curtir 1
Postado
E também, a AMD pode ter aceitado licensiar a CPU, algo que a Intel nunca faria.

Sim, embora provavelmente a licença seja em relação ao SoC já alterado pela AMD para a Sony. Acho que isso é uma prática da AMD na verdade.

Postado

Então essa licença, por exemplo não daria poder a Sony sobre a ISA "X" e sim sobre aquela mascara "Y" especifica, dando poder apenas para ela poder "produzir" a mascara "Y"!?

• Membro VIP
Postado

Licença sobre ISA não existe.

O que a Sony pode fazer depende de como foi negociado, no XBOX 360 tenho quase certeza que a MS tem licença para alterar o projeto a vontade e não só usar a máscara.

Com uma licença sobre a máscara a Sony poderia apenas fazer cópias, com uma licença completa a Sony teria direito ao uso de todas as patentes envolvidas no chip podendo assim fazer alterações nele.

Nesse caso acredito mais em uma licença completa ou ao menos sobre os blocos de CPU e GPU ao invés de apenas sobre o SoC completo, como o videogame deve durar alguns anos ele pode passar por alguns shrinks e mudanças tecnológicas, uma licença mais abrangente é importante.

• Curtir 1
Postado

Ah, eu falei licença sobre ISA, mas não soube me explicar, lembro de você ja corrigindo isso antes.

Então resumindo, algo parecido com o modelo de negócio da ARM.

Postado
Licença sobre ISA não existe.

O que a Sony pode fazer depende de como foi negociado, no XBOX 360 tenho quase certeza que a MS tem licença para alterar o projeto a vontade e não só usar a máscara.

Com uma licença sobre a máscara a Sony poderia apenas fazer cópias, com uma licença completa a Sony teria direito ao uso de todas as patentes envolvidas no chip podendo assim fazer alterações nele.

Nesse caso acredito mais em uma licença completa ou ao menos sobre os blocos de CPU e GPU ao invés de apenas sobre o SoC completo, como o videogame deve durar alguns anos ele pode passar por alguns shrinks e mudanças tecnológicas, uma licença mais abrangente é importante.

Sim, a Microsoft tem sim a licença completa, o chip Valhala (a verdadeira "primeira APU" :D) foi desenvolvido pela Microsoft (e acho que a IBM, n sei a participação da AMD nisso).

Mas talvez eu devesse ser mais completo na minha afirmação, o bloco da GPU do X360 já era "semi-custom" (usando as palavras do Rory), então a licença para o uso desse bloco não pode afetar de nenhuma forma os outros produtos da AMD simplesmente por ser um bloco único, feito pela AMD especificamente para a Microsoft.

No caso da Sony, se se confirmar o rumor da APU, então ela também deverá ser semi-custom, e como tanto o CPU quanto a GPU deve ser criada pela AMD, achei que faria mais sentido a Sony ter só a licença para o SoC mesmo. Mas como você lembrou que tem a questão do shrink e etc realmente uma licença mais completa talvez seja mais interessante. Depende do que a Sony quiser na verdade. Mas no fim das contas todas as licenças só devem se referir aos blocos "semi-custom", pois é isso que a AMD deve fornecer à Sony.

Postado

Eike vai fazer uma fábrica de semicondutores de 1Bi de reais, metade de tudo pago/financiado pelo governo. A IBM vai trazer o suporte técnico. 2014 é a previsão para ela entrar online.

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/governo-banca-fabrica-de-semicondutores-de-eike

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4401798/IBM-backs-Brazilian-wafer-fab-project

Ainda tem muuita coisa mal explicada dessa fábrica ai, primeiro porque acho que por alguma confusão na hora de explicar para as redes de notícias... falaram que a fábrica vai produzir wafers (ou seja, o que apesar de inédito não seria lá muita coisa não... só fazer a matéria prima para os chips)... ao mesmo tempo que o cara da IBM fala que vai ser uma fábrica focada no mercado de chips médicos/industriais (ou seja, embedded)... O que significa que ela serve de foundry...

Acho MUITO improvável (se não impossível) que uma fábrica seborréia de apenas 500Mi de doletas sirva para fabricar wafer E servir de foundry nas litografias mais atuais. Ainda mais no Brasil... Aplaudo a notícia mas ainda falta saber direito como é que vai ser isso tudo...

MAIS: parece que o aporte de recursos públicos já tá sendo computado a mais de 70% do investimento total... R$245M para o BNDES ter 33% das ações, R$267M de financiamento do próprio BNDES... e R$202M de financiamento de uma suposta estatal denominada Finep - Financiadora de Estudos e Projetos. Junto também teremos o BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), a Matec Investimentos e Tecnologia Infinita, a já mencionada IBM e por fim a EBX do Eike.

http://www.momentoverdadeiro.com/2012/11/bndes-entra-com-mais-da-metade-do.html

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
Acho isso interessante.. esse povo caga dinheiro e precisa do BNDES pra financiar as coisas..

E para que usar dinheiro próprio se o do governo é praticamente grátis?

O teu dinheiro você investe em coisas melhores: iates, barcos de competicao, apartamentos em Miami, etc., e para projetos, o governo "te da la plata".

Certa vez, investigando sobre investimentos em agricultura (sim, já vi projeto disso), o funcionário que me atendeu, disse que é idiotice usar dinheiro próprio, que o melhor é usar dinheiro do governo, porque é subsidiado, e dependendo, você nem paga tudo, ou nem paga.

BNDES funciona do mesmo jeito, mas só para os grandes. Se você for um pequeno empresário, para usar dinheiro do BNDES é um trabalho, se fores o Eike, basta pensar em um projeto e o dinheiro jorra na tua mao (ou no teu projeto).

• Curtir 1
Postado

Acho que a lógica é a seguinte, você tem muito dinheiro, então esse muito dinheiro serve de garantia para você conseguir financiamento. Isso é até normal em uma economia de mercado, todos os bancos funcionam assim (vai pedir empréstimo com um salário mínimo para você ver...).

Mas o problema é, como o Eriberto disse muito bem, quando existe um benefício desnecessário ofertado pelo governo ao empresário em detrimento do órgão de financiamento estatal.

Me permitam completar o que eu penso: se o financiamento for pago no final pode até ser que não tenha sido o melhor uso desse dinheiro público, mas "vá lá", pelo menos tudo acaba sendo um contrato que se resolveu como esperado... Ainda teriamos o problema de algum eventual benefício nos juros que o Eike vai pagar, mas isso ninguém nunca vai saber...

... sinceramente para mim o maior problema é o fato do BNDES ter 33% das ações dessa presepada toda. Para quê o BNDES vai gastar dinheiro para correr o risco de perder esse dinheiro todo gasto em ações... E o dinheiro financiado?

Se a empresa estiver com problemas no futuro, quem duvida que ela não vai conseguir mais empréstimos a um preço camarada diretamente do BNDES? Claro que sim! Afinal o BNDES é sócio dela, e é claro que o sócio vai investir mais para não perder o já investido... A diferença é que esse "sócio" tem um bolso bem fundo e certamente não vai ter o mínimo de análise de risco e de retorno de investimento nisso tudo.

Se for para financiar, financie, principalmente porque tudo me parece um interesse (legítimo, diga-se de passagem) da Presidente de trazer algumas empresas de tecnologia para o Brasil. Mas esse investimento público tem que ser MUITO bem fundamentado e "feito no papel". Porque se o Eike não conseguir tirar nada desse investimento todo... ele teria que pagar todo o financiamento de volta, é a lógica econômica mais básica que eu consigo imaginar. Ter o governo como "sócio" só vai confundir tudo mais ainda, mistura interesses.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Agora a AMD vai deitar e rolar se for inteligente. Já tinha lido uns rumores e li hoje no Chile Hardware.

Isso de processador soldado na placa-mãe vai ser horrível para quem monta pc, mas vai ser maravilhoso para a Intel e os OEM.

• Membro VIP
Postado

Será que vai deitar e rolar mesmo ?

Muita gente hoje em dia compra PC pronto, dos bons e dos ruins, foi-se o tempo onde o "técnico de informática" do bairro era O cara no assunto. :(

• Membro VIP
Postado
mas tem que ser básico mesmo .. quem vai ser o I****A que vai comprar i5/i7 ... FX-81** Etc.. grudado na placa ? "."

Quem não tiver opção, oras, é disso que estão falando ali atrás..

• Membro VIP
Postado

Mas isso é tão problemático assim?

O sucessor do Haswell provavelmete será um SoC, a placa mãe será só um PCB com pedaços de plástico, digo, soquetes, será que é tão ruim se o processador for soldado?

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!