Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Realmente difícil entender a AMD.

Tenho para mim que uma das melhores escolhas da AMD foi comprar a ATI, hoje o que ela lucra não esta escrito e ela comprou em um bom momento ( prestes a sair a serie HD ) e hoje colhe bons frutos nesta área ...

Concordo que foi excelente para a AMD ter comprado a ATI, principalmente pelo fato de que ela nao dava conta de fabricar chipset para os próprios processadores, e tinha que ficar na mao da SIS e da VIA (a Ali já nem tinha destaque nessa época), e na mao da nVidia, que fez um favorzao para a AMD lancando os nForces, que eram o que tinham de melhor na época. A AMD lancou o Athlon e o que controlaria ele? Um lixo da SIS ou algo medíocre da VIA, com bugs e tudo mais. Aqui eu acho que a AMD acertou.

Preco? Nao sei dizer, pois acho que nem a AMD hoje vale o que pagou na ATI.

Lucro? A AMD já registrou dezenas de trimestres em prejuízo, e só vi um lucro ridículo, que qualquer empresa média no Brasil conseguiria empatar.

O problema da AMD foi o foco, em algum momento ela se perdeu no tempo, e como já disseram, ela nao tinha nada para brigar com a arquitetura Core, que se livrou do péssimo Netburst.

A tacada da AMD foi com a linha Fusion, que se ela conseguir terminar, e o mercado ajudar com aplicativos otimizados, vai dar uma boa dor de cabeca para a Intel, porque ai pararemos de comprar processadores para "jogos" ou para "edicao de vídeo" e compraremos um Fusion que fará tudo isso. E reforca a ideia de unificar os soquetes, tendo um Piledriver (e sucessores) com cpu "forte" misturado com uma HD Radeon do futuro.

• Membro VIP
Postado
Tenho para mim que uma das melhores escolhas da AMD foi comprar a ATI, hoje o que ela lucra não esta escrito e ela comprou em um bom momento ( prestes a sair a serie HD )

Desculpa mas... O momento foi péssimo... Claro que ninguém tem bola de cristal e na época não dava para saber, mas:

1) Foi na passagem das X1000 (bem sucedidas) para as HD2000 (fiasco);

2) As vésperas de uma crise econômica;

3) A nVidia tinha acabado de lançar ótimas placas de video.

Postado
Só para deixar claro, quando a AMD lançou o Magny Cours ela mudou a forma como o mercado de servidores é segmentado, mais tarde a Intel acompanhou (ou se preferir, a AMD tentou eliminar a segmentação jogando tudo pra baixo e a Intel achou um jeito de ressegmentar de outra maneira) tento o segmento inferior (Nehalem-EP, Westmare-EP e Sandy Bridge-EP) e segmento superior (Nehalem-EX e Westmare-EX), o problema é que quando a AMD fez isso ela se esqueceu que não tinha uma plataforma para o segmento superior, a única coisa pior do que a queda da competitividade da CPU é não ter uma CPU para competir.

Um CPU AMD de 8 ou mais núcleos seria melhor, mas creio que o problema maior da AMD é o desempenho dos núcleos, independente da segmentação de mercado.

Se projetar CPUs da prejuízo não seria muito mais fácil usar CPUs da Intel?

Ou da AMD, que tava precisando de um rendimento extra...

Se a IBM não fosse verticalmente integrada e não pudesse cobrar muito mais caro por cada CPU do que a Intel ou AMD, então sim, seria mais fácil usar exclusivamente CPUs x86 (depois de portar o AIX e todo o ecosistema relevante para x86). Mas ela é verticalmente integrada e pode cobrar caro por cada sistema.

E a IBM também usa CPUs x86.

Dependem do lucro das vendas.
Obviamente. Mas o ponto é que, no modelo de negócios de empresas como a AMD, Intel ou Nvidia, o alto custo de desenvolvimento de produtos faz com que um bom volume de vendas seja necessário para deixar o produto a um preço acessível.
Digamos que a nVidia lucre 100 milhões vendendo, ham 100 mil Teslas e 100 milhões vendendo 10 milhões de Geforces, se qualquer um dos dois segmentos deixasse de existir seria muito ruim para a empresa porque acabaria com emtade do lcuro, juntos os dois segmentos dão a emrpes 200 milhões para investir em novos chips, com apenas um deles seriam 100 milhões, mas o importe é que a perda de qualquer um dos dois segmentos seria igualmente ruim porque os dois tem o mesmo lucro, o fato dela vender 100 vezes mais Geforces não faz a menor diferença.

ps: Obviamente os valores são hipotéticos, não sei quanto lucro cada segmento da.

Sim, são valores hipotéticos.
O que a AMD precisa é lucro, não importa se tem volume ou não, ter volume e não ter lucro não adianta nada.

O que eles tinham não era competitivo em desktops e não passaria a ser da noite para o dia não importa o que eles fizessem, a única forma de vender seria baixando os preços o que reduziria o lucro.

Mas a longo prazo eles poderiam dar a volta por cima, para isso seria bom, por exemplo, nos segmentos onde eles tem lucro continuar tendo lucro para poderem se manter durante esse período, guinadas bruscas não ajudam no longo prazo e não fazem milagre a curto prazo.

Concordo que precisam de lucro.

Você basicamente está dizendo que "já que a ***** está feita, seria melhor ter ao menos feito servidores um pouco melhores já que é o segmento mais lucrativo". Nisso eu concordo, eu só não acho que servidores 8S seriam suficientes para mudar muito as coisas caso o Bulldozer venda mal em desktops e laptops.

Ter um lixo de GPU que nem a Intel não ajudaria, seria só continuar com um chip separado mesmo.

Por outro lado, hoje as APUs estão vendendo relativamente bem, e o único motivo é que a GPU não é um lixo.

Eu não chamaria os melhores GPUs PowerVR de "lixo" (são melhores que os da Intel). Lixo é ter que vender partes importantes da empresa e demitir um terço dos funcionários para poder sobreviver à falta de dinheiro. Entre pagar 5.4 bilhões na ATI ou ficar com o GPU no chipset mesmo, seria melhor ter ficado com GPU no chipset. "APU" até agora é só marketing mesmo.

É estranho você chamar as GPUs da Imagination ou da XGI de "lixo" enquanto diz que teria sido melhor a AMD ter feito os próprios GPUs, como se fosse garantido que os GPUs AMD seriam melhores. Os GPUs "made by AMD" provavelmente seriam do mesmo nível dos da Intel ou XGI, e inferiores aos da ATI, Nvidia ou Imagination.

Precisar quase o dobro do número de núcleos era um problema do ponto de vista de licenciamento de software, algo que pdoeria ser resolvido em breve com o Bulldozer chamando um módulo de "núcleo", ao invés disso mataram de vez as chances de voltar a esse segmento.
Isso eu concordo que foi muito estúpido. A nomenclatura original dos engenheiros era 4 núcleos / 8 módulos.
  • Membro VIP
Postado
Desculpa mas... O momento foi péssimo... Claro que ninguém tem bola de cristal e na época não dava para saber, mas:

Ou seja, fez uma compra legal (a meu ver), mas em uma péssima época.

• Membro VIP
Postado
Eu não chamaria os melhores GPUs PowerVR de "lixo" (são melhores que os da Intel).

A Intel usa PowerVR no Atom, não?

É estranho você chamar as GPUs da Imagination ou da XGI de "lixo" enquanto diz que teria sido melhor a AMD ter feito os próprios GPUs, como se fosse garantido que os GPUs AMD seriam melhores. Os GPUs "made by AMD" provavelmente seriam do mesmo nível dos da Intel ou XGI, e inferiores aos da ATI, Nvidia ou Imagination.

As GPUs "made by AMD" seriam feitas desde o início em torno dos objetivos da empresa (memória compartilhada coerente, "turbo", offloading?), se por um lado não conseguissem superar um GTX680 por outro se encaixariam nos planos da empresa e poderiam ter as qualidades que fizessem a diferença, com a ATI a GPU é boa, mas já se passaram 6 anos e até agora CPU e GPU não se falam.

Claro que vai da vontade de investir e aqui estou assumindo que existiria essa vontade, se não fica que nem a Intel que deixou o chip gráfico por anos na m$% para depois acordar, se não houver orgulho e vontade de matar a nVidia a AMD poderia integrar o chip gráfico ao processador somente quando já estivesse em um estágio mais maduro, economizando a revisão anual que a Intel faz no seu gráfico.

Postado
Não li tudo, só por cima, mas achei o artigo um monte de m#$%!, o trabalho dele é conseguir page views e a melhor forma de conseguir isso é criando polêmica, para isso acho que ele exagerou bastante no tom e acho que nem tudo ali tratado como fato é verdade.

O Charlie aumenta mesmo e tem o estilo agressivo (ou meio ofensivo mesmo), mas não muda o fato que combina bem com alguns "ouvir-dizer" que sairam durante o ano. Dentre eles um engenheiro da AMD afirmando que o Seifert estava quebrando a empresa, cortando o investimento e gerindo a empresa ligado unicamente na contabilidade.

No fim das contas está ficando cada vez mais claro que o tempo para a direção da AMD botar a mão no fogo e mostrar serviço já está passando.

Comprou na alta. Sai caro.

Mas foi compreensível porque a AMD também estava em alta (sem contar que os CEOs da AMD antigamente pareciam gostar de um holofote).

As GPUs "made by AMD" seriam feitas desde o início em torno dos objetivos da empresa (memória compartilhada coerente, "turbo", offloading?), se por um lado não conseguissem superar um GTX680 por outro se encaixariam nos planos da empresa e poderiam ter as qualidades que fizessem a diferença, com a ATI a GPU é boa, mas já se passaram 6 anos e até agora CPU e GPU não se falam.

Claro que vai da vontade de investir e aqui estou assumindo que existiria essa vontade, se não fica que nem a Intel que deixou o chip gráfico por anos na m$% para depois acordar, se não houver orgulho e vontade de matar a nVidia a AMD poderia integrar o chip gráfico ao processador somente quando já estivesse em um estágio mais maduro, economizando a revisão anual que a Intel faz no seu gráfico.

E como fica a questão do capital humano? E as patentes? E o software? Convenhamos que criar uma divisão do zero não é simples. (por exemplo: fala-se muito do quanto a ATI pecava no SW e do quanto a AMD ainda falha nisso, imagine sem qualquer base nisso)

• Membro VIP
Postado
E como fica a questão do capital humano?

Contrata.

E as patentes?

As patentes básicas eles já tinham (compraram uma GPU junto com a Natinal Semiconductors), de resto é só licensiar se alguém criar problema.

E o software? Convenhamos que criar uma divisão do zero não é simples. (por exemplo: fala-se muito do quanto a ATI pecava no SW e do quanto a AMD ainda falha nisso, imagine sem qualquer base nisso)

O software da ATI melhorou bem depois de comprada pela AMD e, os poucos programas que a AMD tinha de uma maneira geral tinham qualidade superior, software bom é uma questão de cultura na empresa, a AMD costumava ser mais exigente com a qualidade do que a ATI.

Postado

Acho que esta claro que as demissões, algumas ligadas à antiga engenharia da ATI, estão diretamente relacionadas com os boatos de rendimento apenas 15% maior nas ilhas do mar. Por acaso, a compra da ATI é o que permite existir AMD hoje, me desculpe.

Acho que esse Streamroller virá com um front-end reforçado, mas continuará faltando um requinte tanto na unidade de inteiros, como na de ponto flutuante.

AMD_BulldozerVsSteamroller.jpg

Postado
Contrata.

As patentes básicas eles já tinham (compraram uma GPU junto com a Natinal Semiconductors), de resto é só licensiar se alguém criar problema.

O software da ATI melhorou bem depois de comprada pela AMD e, os poucos programas que a AMD tinha de uma maneira geral tinham qualidade superior, software bom é uma questão de cultura na empresa, a AMD costumava ser mais exigente com a qualidade do que a ATI.

Acho que você não entendeu o que eu quis dizer.

Todas essas questões têm solução, isso é óbvio já que a AMD não seria a primeira empresa da história a criar uma nova divisão...

... Mas todas essas questões não são tão simples, ela precisaria contratar gente experiente, então ela precisaria canibalizar outras empresas que trabalham com gráficos (pelo menos para os principais cargos).

... e uma divisão não pode funcionar com apenas um punhado de gente, enquanto contratacoes nem sempre são tão simples, podem demorar consideravalmente (veja a busca pelo RR... u.u). E se conseguissem 9 de 10 pessoas... e ficassem sem o principal cara para mexer na rebimboca da parafuseta?

Mudando para patentes, licensiar é uma possibilidade, mas para isso precisaria de negociacoes, movimentaria o pessoal jurídico (imagine se a Rambus ACHASSE que alguma patente dela tivesse no meio... -_-), demoraria ainda mais.

E não ter um SW já estabelecido é uma bênção (pode fazer CERTO) e uma maldição (pode demorar, pode ter problemas por falta de experiencia, também precisa de mais gente trabalhando).

No fim das contas o que eu quero dizer é que, calculando tudo acharam mais viável comprar a ATI e resolver de uma tacada muitas dessas questões de uma forma rápida, ficando só o ajuste fino e aprimorações (como no SW, que você bem lembrou que melhorou). A ATI foi cara mas não quer dizer que a decisão foi intrinsecamente errada... só que o preço não foi o ideal.

Postado

Saiu mais info sobre o imbróglio todo.

http://seekingalpha.com/article/934141-advanced-micro-devices-management-discusses-q3-2012-results-earnings-call-transcript?part=single

http://www.anandtech.com/show/6383/amd-q3-2012-earnings-157m-loss-15-of-workforce-to-be-cut

http://www.brightsideofnews.com/news/2012/10/18/amd-posts-q3-2012-net-loss-of-24131-million2c-announces-restructuring-plan.aspx

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20121018190154_AMD_to_Cut_15_of_Workforce_This_Quarter_Plans_Consolidation_of_Sites.html

AMD deve fechar as operações no Canada, migrando o povo para os EUA (chute).

Ainda não está muito claro o efeito disso tudo no R&D, teremos que esperar as demissões. Ou ainda, os primeiros anuncios de produtos para 2014 e adiante, o que para mim seria muito mais tranquilizador (ja basta de ouvir de Kabini e Kaveri) e a gente pode prever o caminho da "nova" AMD.

Detalhe: parece que o RR deixou escapar algo, Lisa tentou arrumar:

Hans C. Mosesmann - Raymond James & Associates, Inc., Research Division

Rory, you mentioned as part of your new strategy that you would be incorporating third-party cores and if you can just clarify the third-party cores, would that be for the server powered market or is it more broad?

Rory P. Read - Chief Executive Officer, President and Director

We are clearly focused in terms of bringing those cores into the SeaMicro Freedom Fabric, the Supercompute fabric. I think that's very important in terms of building that basis in which to lower the cost of those cloud compute environments, Hans. Maybe Lisa, you want to add a little bit to that?

Lisa T. Su - Senior Vice President and General Manager of Global Business Unit

Yes. Let me just add some color to that. I think we said from our strategy all along that we believe we want to build into the larger ecosystems in the industry. So we'll continue to build x86 products. But as we've announced before, we also have a partnership with ARM in the trust sale and security area and we'll continue to look at how we incorporate more third party IP over time to address some of these higher-growing markets.

Talvez a AMD esteja decidindo entrar no mercado server com ARM, quem sabe oferecendo a diferenciação da compatibilidade ARM-x86 com o interconnect da SeaMicro.

Enquanto isso a ARM anuncia um interconnect proprio.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20121010230349_ARM_Announces_On_Chip_Interconnect_Technology_Memory_Controller_for_Many_Core_Heterogeneous_Chips.html

Por outro lado essa informação tb pode ser "politica", uma informação que a AMD esta fazendo lobby para o interconnect dela na HSA.

Massa foi um Patrick W tentando enganar a Lisa a falar que mercado embutido a AMD está focando. xD

Patrick Wang - Evercore Partners Inc., Research Division

Okay. Can you also quickly just mention a couple of the key competitors that are currently in that space today?

Lisa T. Su - Senior Vice President and General Manager of Global Business Unit

I think you're familiar with many of our competition. I think our ability to be flexible and really put the semi-custom approach in place is something that's unique to our capability.

Ruim foi ver que outro analista confunde GCN com Kepler... u.u

...Só quero saber porque diabos a AMD não conseguiu entrar com força no mercado OEM com a GCN, a Nvidia parecia muito atrasada no começo do ano. Isso forçou a linha grafica, que vendeu menos (mas lucrou mais porque a GCN esta vendendo mais caro no mercado client). Mas o lucro continua uma mixaria.

• Curtir 1
Postado
Mas a próxima geração de APUs já vai ter um ARM ali dentro.. não vi muita novidade nisso.

O ARM dentro dos futuros APUs não será usado para processamento de dado, deve servir apenas para gerenciar a segurança baseada em HW que a ARM já tinha integrado e a AMD não (por isso o núcleo ARM que vai ser integrado é um dos mais simples que existem).

Como a Freedom fabric existe FORA do die eu li que o RR não se refere ao que já foi anunciado, mas a algo novo: suponho que a informação é a que a AMD está pensando em usar ARM como unidade de processamento "puro-sangue" ao invés de "co-processador de gerenciamento de segurança".

• Membro VIP
Postado
O ARM dentro dos futuros APUs não será usado para processamento de dado, deve servir apenas para gerenciar a segurança baseada em HW que a ARM já tinha integrado e a AMD não (por isso o núcleo ARM que vai ser integrado é um dos mais simples que existem).

Como a Freedom fabric existe FORA do die eu li que o RR não se refere ao que já foi anunciado, mas a algo novo: suponho que a informação é a que a AMD está pensando em usar ARM como unidade de processamento "puro-sangue" ao invés de "co-processador de gerenciamento de segurança".

E você acredita nisso ? Especialmente depois da AMD anunciar o desenvolvimento de um programa pra possibilitar o acesso aos apps Android nos x86 ?

Ou eu preciso trocar meu remédio ? :D

Alguém sabe algo sobre os novos chipset AM3+, 1090FX e o 1070.

Mesma coisa dos atuais, com algumas leves modificações, se bem me lembro, portas SATA 3 ou USB 3 nativas (não sei qual ainda não é), coisa do tipo.

Postado

Eriberto, isso o rory falou mesmo. Ta confirmado.

E você acredita nisso ? Especialmente depois da AMD anunciar o desenvolvimento de um programa pra possibilitar o acesso aos apps Android nos x86 ?

Ou eu preciso trocar meu remédio ? :D

Acho mais provável que seja uma referência às negociações dentro da HSA, mas se sair um CPU ARM da AMD para mercado server daqui a uns 3 anos eu já vou pode falar "AH-HA! EU SABIA! :lol:

Postado

Tablet AMD Z-60 Fujitsu com Windows 8:

http://www.techpowerup.com/174205/New-AMD-Tablet-APU-Lands-in-Fujitsu-STYLISTIC-Q572.html

fujitsu_stylistic_q572_01.jpg

STYLISTIC Q572 Características

● brilhante (380 nits) 10.1 "anti-reflexo de alta definição (1366 x 768) IPS

● capacitivo multi-touch para até 10 dedos

● entrada caneta digital para captura de assinatura e tomando nota

● Frente câmera HD / câmera Full HD traseira (5,0 megapixels com foco automático)

● Bateria removível

● Conjunto de recursos de segurança: de Smart slot para cartão, sensor de impressão digital, TPM

● 2 x porta USB 2.0, porta HDMI, slot SD / SDHC / SDXC

Postado

Resta saber o que sera falado pela AMD neste dia 29.

Especula-se que a AMD ira anunciar nova estratégia, economia e aquisição de empresa.

( sera na situação atual aos 45 do segundo tempo ^_^ )

:lol: Adoraria que fosse para mensionar AMD no PS4 ou XBOX ( os dois talvez )

e animar um pouco os investidores.

Por que ações fechando a U$ 2,07 fica difícil (_(

z?s=AMD&t=1m&q=l&l=on&z=l&a=v&p=s〈=pt-BR&region=BR

http://vr-zone.com/articles/amd-to-announce-its-future-strategy-on-october-29-2012/17551.html

Postado
Resta saber o que sera falado pela AMD neste dia 29.

Especula-se que a AMD ira anunciar nova estratégia, economia e aquisição de empresa.

( sera na situação atual aos 45 do segundo tempo ^_^ )

:lol: Adoraria que fosse para mensionar AMD no PS4 ou XBOX ( os dois talvez )

e animar um pouco os investidores.

Por que ações fechando a U$ 2,07 fica difícil (_(

z?s=AMD&t=1m&q=l&l=on&z=l&a=v&p=s〈=pt-BR&region=BR

http://vr-zone.com/articles/amd-to-announce-its-future-strategy-on-october-29-2012/17551.html

Ta confirmado, tem um pressrelease, http://ir.amd.com/phoenix.zhtml?c=74093&p=irol-newsArticle&ID=1749646.

N vai ser o PS4 e o X720 porque nem a sony nem a M$ anunciaram ele ainda então eles não podem vazar essa info. Salvo se eles participarem desse evento (o que é improvável, se for para anunciar o console, que seja na E3 ou outro evento parecido).

Eu chuto que pode ser a ARM ou algum grande desse mercado. Mas eu compartilho a sua opinião que seria melhor se fosse algum CLIENTE GRANDE, dando um pontapé forte na estrategia delineada um dia desses.

Postado

Algo que devem anunciar também, é a quantidade de design wins, para tablets com windows 8, especula-se que seja entre 6 e 18 se não me falha a memória, conforme publicado no Xbits. lembrando que esses tablets viriam equipados com o Chip Hondo

Postado

De acordo com o Xbritus a AMD anunciou ontem que passará a trabalhar com ARM, no desenvolvimento de chips para processadores em 64 bits. Serão os ARM Opteron =)

"AMD led the data center transition to mainstream 64-bit computing with AMD64, and with our ambidextrous strategy we will again lead the next major industry inflection point by driving the widespread adoption of energy-efficient 64-bit server processors based on both the x86 and ARM architectures. Through our collaboration with ARM, we are building on AMD's rich IP portfolio, including our deep 64-bit processor knowledge and industry-leading AMD SeaMicro Freedom supercompute fabric, to offer the most flexible and complete processing solutions for the modern data center," said Rory Read, president and chief executive officer at AMD.

Outro detalhe também é que com essa parceria, parece que a AMD não descarta trazer para o mercado civil tecnologias ARM. Isso também conforme noticiado pelo Xbit Labs

“We view ARM as a strategic partner and expect that our relationship will continue to grow over time. Today we are focused on the immediate opportunity for ARM in the server space where we believe AMD can provide a unique leadership solution,” a statement by AMD reads.

Ainda pelo que falaram a AMD vem trabalhando com ARM na moita desde o ano passado, então logo logo, teremos mais noticias sobre essa parceria.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...